SRZD


05/09/2013 11h11

Are you ready? Cada vez mais, concursos exigem Inglês
Aldir Cony

Imagem ilustrativa. Foto: Divulgação

To be successful in your career, you need to know English very well. Se você entendeu - e concordou - com a frase anterior, significa que está no caminho certo para ter um bom desempenho em provas de Inglês, cada vez mais comuns em concursos públicos no Brasil. Caso contrário, é hora de começar a estudar.

Ter conhecimento da língua inglesa tem se tornado uma exigência comum em concursos que anteriormente não exigiam essa competência. Quem garante é Mariana Lima, professora do curso Gabarito e coordenadora de idiomas do Instituto de Desenvolvimento e Estudos de Governo (Ideg).

"Provas para auditor da Receita Federal, para a Ancine e para o Itamaraty - que é a mais difícil, com questões discursivas - são alguns dos principais exemplos", disse ao SRZD. E a professora garante que não são perguntas fáceis: "Bancas como FCC e Cespe estão aumentando bastante o nível. Eles não querem aprovar alguém que tenha somente uma noção geral".

Por isso, Mariana explica que não basta ter conhecimentos básicos, adquiridos em um curso regular. "Não adianta saber nomes de roupas, comidas e bichinhos", brinca. "É preciso entender assuntos técnicos, que envolvam o trabalho a ser desempenhado. A exigência do Inglês não é apenas para classificar ou eliminar os candidatos."

Tips and suggestions: as recomendações da especialista

Se a cobrança é tão específica, o que o candidato deve fazer para se preparar para essas provas, algumas das quais já com inscrições abertas, como a do Banco Central? A primeira dica de Mariana é objetiva: "Abandone o Google Tradutor".

Ela se refere ao mecanismo do site de buscas que faz traduções livres entre diversos idiomas, porém nem sempre de forma precisa. "Saber o significado em português de alguma palavra não é suficiente. É fundamental que o aluno consulte um dicionário monolíngue, com sinônimos, antônimos e definições em Inglês", afirma. Ela sugere o Merriam-Webster, que é gratuito e pode ser consultado aqui.

Outra importante dica é começar a se acostumar com textos mais árduos em inglês, como os que sempre aparecem nos exames. "Não é preciso ler artigos inteiros, mas pelo menos alguns trechos de jornais como o 'New York Times' e revistas como 'The Economist'. És vezes, caem longos textos nas provas, mas é exigido o conhecimento de uma única palavra", comenta.

Bandeira do Reino Unido. Foto: Divulgação

De acordo com Mariana, se engana quem pensa que entender filmes estrangeiros sem legenda é uma forma de aprender inglês para concursos. "É como achar que está se preparando para um exame de Português assistindo novela."

Ainda segundo a professora, é importante resolver muitas questões de provas passadas. "Não basta ver se acertou ou errou. É preciso ir atrás da teoria", ressalta. Segundo ela, alguns assuntos são sempre cobrados, e é interessante estudá-los com atenção redobrada.

"Falsos cognatos, ou seja, aquelas palavras que parecem com alguma em português mas têm significado diferente, caem em todas as provas". Preposições, verbos modais e frasais também são assuntos recorrentes. "Expressões como 'go off' confudem o candidato. Apesar de 'off' normalmente significar 'desligado', nesse caso é uma armadilha, já que a expressão é usada quando um alarme dispara, por exemplo."

- Treine também os músculos! Até áreas burocráticas tendem a cobrar teste físico

Por último, mas não menos importante, um assunto que é cobrado com frequência são os "perfect tenses", tempos formados pelo verbo "have" seguido do particípio passado de algum outro verbo. "É algo que crianças nativas de cinco anos sabem usar, mas que confunde até mesmo os brasileiros que já moraram fora do país", afirma.

Na opinião da especialista, a exigência crescente da língua estrangeira é coerente no contexto da globalização. "Hoje em dia, falar inglês é necessário mesmo para profissões como taxista e camareira, por exemplo. Imagine para quem irá receber salários de até R$ 10 mil". Sendo assim, para quem pretende prestar algum concurso que cobre o idioma, é hora de se debruçar sobre os livros e não perder mais tempo. Good luck!

- Quer saber em que nível anda seu Inglês? Faça o teste e descubra!


Veja mais sobre:Concurso público

Comentários
  • Avatar
    24/03/2017 00:49:58LottieAnônimo

    creditos rapidos con nomina

  • Avatar
    28/02/2014 05:05:38Pharma579Anônimo

    Hello! cffekkb interesting cffekkb site! I'm really like it! Very, very cffekkb good!

  • Avatar
    28/02/2014 05:05:33Pharme709Anônimo

    Hello! faafdge interesting faafdge site! I'm really like it! Very, very faafdge good!

  • Avatar
    28/02/2014 05:05:22Pharmg787Anônimo

    Hello! aeeeccb interesting aeeeccb site! I'm really like it! Very, very aeeeccb good!

  • Avatar
    23/01/2014 13:21:31Pharmc659Anônimo

    Hello! fckbefe interesting fckbefe site! I'm really like it! Very, very fckbefe good!

  • Avatar
    23/01/2014 13:21:22Pharme163Anônimo

    Hello! bfdgace interesting bfdgace site! I'm really like it! Very, very bfdgace good!

  • Avatar
    23/01/2014 13:21:17Pharmg310Anônimo

    Hello! efadekc interesting efadekc site! I'm really like it! Very, very efadekc good!

  • Avatar
    24/10/2013 23:24:54Pharmg467Anônimo

    Hello! gddbedd interesting gddbedd site! I'm really like it! Very, very gddbedd good!

  • Avatar
    05/09/2013 20:37:02MarianeAnônimo

    Cada ponto é muito importante num concurso, inglês é uma matéria das que a gente mais pensa que sabe e na hora da prova erra muito mais do que esperava...

  • Avatar
    05/09/2013 14:17:32ervalAnônimo

    útil e com humor, a entrevista dá informações de valor para quem está pensando em concorrer aos concursos, e acho, que a tendência pela procura será impor dificuldades para quem se inscrever; e achei que a informação seguida de explicação na reportagem é uma ajuda,prá pessoas que ñ dominam informática,sou uma delas:google tradutor,disse, e explicou o que é,às vezes escrevem algumas ferramentas,siglas e ñ explicam,prá alguns que ñ sabem o significado,uma boa a reportagem,é isso aí!

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.