SRZD


31/10/2008 16h43

Manifestantes protestam contra resultado das eleições
Laura Machado

A passeata convocada por meio da  internet pelo "Movimento pró-democracia" (MPD) reuniu os cariocas na tarde desta sexta-feira (31). Centenas de pessoas lotaram as escadas da Câmara dos Vereadores, na Cinelândia, onde aconteceu a concentração.

O cantor  Tico Santa Cruz em seu discurso disse que o "presidente do TRE classificou o movimento como uma manifestação de perdedores".  Ele denunciou também que em seu blog  chegou a receber diversas ameaças, por estar ajudando a divulgar a manifestação.

Vestidos de preto, alguns manifestantes com caras pintadas, usando nariz de palhaço e com apitos, cantaram o hino nacional, e, em seguida, o grito de guerra da passeata "Vamos mudar Rio, vamos mudar Rio". Eles caminharam até a sede do Tribunal Regional Eleitoral, onde  fizeram um minuto de silêncio pelo que chamaram de a "morte da democracia."

Os organizadores da manifestação se reuniram, nesta quinta-feira (30), com juizes eleitorais e coordenadores da fiscalização para explicar as intenções dos movimentos, bem como os ideais de democracia, apartidarismo e pacifismo.

Um militante do PV com uma bandeira do candidato derrotado Fernando Gabeira foi vaiado pelos manifestantes. Eles pediram para que a bandeira fosse abaixada para que a passeata não fosse caracterizada como partidária.

O MPD critica a prática de boca-de-urna, o feriado decretado pelo governo estadual na segunda-feira (27), que teria ajudado a elevar a abstenção, e a falta de apuração de denúncias.

Segundo a organização, cerca de  cinco mil pessoas compareceram à passeata nesta sexta. A próxima manifestação também está sendo convocada pela internet - uma das possibilidades discutida por meio da comunidade do site de relacionamentos Orkut é para as 10h do dia 15 de novembro na Orla de Copacabana, mas a informação não foi confirmada pelo MPD.

Confira o vídeo da concentração do movimento:

 


Comentários
  • Avatar
    07/11/2008 11:44:44FábioAnônimo

    Movimento Pró-Democracia? Democracia se faz com o exercício do direito do voto e não por mobilizações extraordinárias. Isso mais parece um movimento "golpista" que a aristocracia sempre se prevalesceu, aliás, certamente, é a identidade daqueles que participaram desse ato. Acho que ainda é pertinente, então, como comentei em outra notícia: - Afirmo que atualmente nós vivemos a real democracia pacificada neste país. O mais incrível é que o povo tem amadurecido muito mais rápido do que a aristocracia burra que ainda não acordou para o detalhe de que neste regime todos tem o poder de execer o direito do voto e dele se utilizam na forma da manisfestação de escolher o seu representante, portanto, considerando que vivemos num país de mais de 90% classe baixa, pobre ou abaixo da linha da pobreza, nada mais democratico, como a própria definição do verbete, que o povo escolha o representante que mais se identifique. Vejam o mapa das eleições, as classes mais baixas que definiram o resultado. O pior que ainda terá muita gente que dirá que o povo desse país é ignorante. Para este eu digo: "-Mude-se para a Dinamarca, pois você não acredita na democracia ou ela não te convém!" - Faça a mudança através do voto, pois é soberana a supremacia do interesse coletivo! Minorias tem que se submeter a vontade desse interesse.

  • Avatar
    01/11/2008 22:48:27L HenriqueAnônimo

    Só há um problema nesse movimento. Ele se diz contrário à envolvimento político, não é? Porém, um de seus organizadores foi candidato à vereador esse ano, e é um apoiador do prefeito César Maia. Acho que existem causas mais obscuras sobre esse movimento, além da nobre luta pela democracia. Seu nome é Romulo Mattos (candidato pelo legenda PSDC), podem procurar na internet sobre sua trajetória. Ele inclusive já andou dando algumas entrevistas onde afirma ser um dos organizadores do MPD, é ele quem assina os manifestos, é ele que contrata os carros-de-som... Cuidado... muitas pessoas que participam de movimentos assim acabam servindo de massa de manobra para alavancar a carreira política de alguns políticos.

  • Avatar
    01/11/2008 20:44:14Ana Paula DuqueAnônimo

    Eu sou de Brasília, e queria expor aqui o arrepio que eu senti quano vi essa vídeo.Ã? disso mesmo que o nosso país precisa, gente interessada , que lute pelo que acredita... todos que participaram estão de parabéns!Eu que moro na capital do país, o centro dessa robalheira toda me indigno quase diariamente com essa corja, com todo esse absurdo, e mais ainda de ver a passividade do povo ... O Brasil tem muito o que mudar e só assim, expondo o que nós pensamos, mostrando que não somos alienados que alguma coisa pode vir a ser diferente...

  • Avatar
    01/11/2008 10:09:38Fábio MedeirosAnônimo

    Picareta ao extremo esse feriado antecipado. Em tese, Democracia e Jeitinho calhorda deveriam ser incompatíveis. Mas aqui desafiamos o imponderável e tornamos mais elásticas as fronteiras ... o fato social novo é a volta de um sentimento de ideologia, que gera revolta. E nada melhor do que exercê-la com ironia ... 15 de novembro é dia da República, cai num sábado ... nada mais adequado.

  • Avatar
    01/11/2008 03:37:45Matheus SouzaAnônimo

    HUGO, PODE ENTRAR EM NOSSA COMUNIDADE, VEJA NA DESCRIÃ?Ã?O UM AVISO DE Q NÃ?O FOI MARCADA NENHUMA PASSEATA AINDA! ENTÃ?O POR FAVOR, TIRA ESSAS INFORMAÃ?Ã?ES ERRADAS SOBRE A SEGUNDA PASSEATA. GRATO, O MODERADOR DA COMU DO MPD. LINK : http://www.orkut.com.br/Main#Community.a spx?cmm=74069409

  • Avatar
    01/11/2008 01:04:37YasmimAnônimo

    Parabéns pelas matérias não distorcidas. Só um detalhe: a segunda passeata ainda não foi marcada, essa data e local que você colocou não conferem oficialmente. ;)

  • Avatar
    01/11/2008 00:21:39Clara MariaAnônimo

    Fiquei sabendo aki desse movimento na seguda-feira, qdo a comunidade ainda era pequena. Hj embora não tenha conseguido participar da passeata por causa do trabalho. Dei uma lida nos jornais on lines que escreveram a respeito para saber como tinha sido. Porém, lendo esta matéria e assistindo o vídeo que colocaram, sinceramente consegui me sentir parte deste momento histórico que começa a ocupar as ruas da cidade maravilhosa. A jornalista Laura Machado PARABENS pela reportagem e ao SRZD continuem sempre com este espaço para nos trazer informações que contribuem para democracia!!!!!!!!!

  • Avatar
    31/10/2008 23:19:55Mari - TijucaAnônimo

    Se os cidadãos argentinos podem fazer suas manifestações politicas com passeatas e panelaços na Praça de Maio, por que nós não podemos também? Os cidadãos italianos acabaram de fazer uma grande manifestação contra a reforma de ensino do Berlusconi, por que nós não podemos também? O Hyde Park, em Londres, é palco constante de manifestações, inclusive de cidadãos solitários em cima de seus banquinhos, por que nós não podemos também? Parabéns, Sidney, por tratar do assunto de forma normal, como deveria ser tratado por toda a midia, sem distorções. Afinal, estamos em uma democracia...ou não?

  • Avatar
    31/10/2008 20:25:55Dione PradoAnônimo

    PARABENS PARABÃ?NS PARABÃ?NS!!! A Reportagem e a Manifestação traça com veracidade a nossa indignação diante dessa máquina política-partidária de cartas marcadas, partidos envolvidos e candidatos escusos!!!! O Rio não pode e nem deve se calar diante desse fenômeno eleitoreiro e anti democrático q atuou descaradamente nessas eleições!!! Q venham mais cariocas de todas as idades com suas crianças tbm e vamos encher nossa Cidade de Decência e Dignidade!!!!

  • Avatar
    31/10/2008 19:48:02NiravaAnônimo

    VERGONHA!!! Ã? necessário que os Cidadãos deste País tenham VERGONHA. Vergonha deste processo político; vergonha deste processo eleitoral; vergonha deste processo de admissão de candidatos; vergonha das manipulações fraudulentas pelos detentores do poder. Se queremos DEMOCRACIA devemos exigir MERITOCRACIA no lugar de demagogia, luta pelo poder. Devemos exigir Voto Distrital, Parlamentarismo, Eleições em todos os níveis, para todos os cargos públicos: Distritais, Vereadores, Deputados, Senadores, Prefeitos, Governadores, Juízes, Delegados, Conselhos, Agências, Presidências de órgãos Públicos, Estatais, etc.

  • Avatar
    31/10/2008 19:43:50Salvador BenevidesAnônimo

    Parabens aos "meninos", é isso aí, temos de protestar contra os MÃ?TODOS adotados pelo vencedor e a velha forma de fazer politica, por outro lado, se considerarmos os votos do Crivella e as abstenções dos eleitores do Gabeira, não temos como contestar a vitoria de Paes.

  • Avatar
    31/10/2008 18:47:09Ana Paula PontesAnônimo

    OBRIGADA SIDNEY!!! POR SER UM JORNALISTA RESPONSÁVEL E FIEL A VERACIDADE DA NOTÍCIA! TEM TODO O MEU RESPEITO! MUITO OBRIGADA!!!!

  • Avatar
    31/10/2008 17:58:37Inovação_UcamAnônimo

    Descordo do Hugo. Acho ridículo dizer que é algo relacionado a algum partido, visto que até aqueles que tentaram levar para o lado partidário, foram vaiados pelos próprios manifestantes, inclusive eu os vaiei! O objetivo não era esse, e sim, mostrar que apesar de vivermos num país "democrático", esta não vem sendo exercida. Pelo menos, o movimento foi muito bem tratado por essa matéria. O movimento foi extremamente produtivo e cumpriu sua 1a missão> A de mostrar a todos que não estamos mais aguentando esses políticos de quinta e que não vamos ficar calados, aguentando tudo que nos é imposto. As eleições tiveram várias armações que precisam ser averiguadas e os culpados punidos. E que venha o próximo movimento... estarei lá! =]

  • Avatar
    31/10/2008 17:44:21Rafael RodriguezAnônimo

    Com certeza, a matéria mais completa para a história que foi traçada hoje. Bonito ver as pessoas nos prédios dando apoio, nos aplaudindo, éramos muitos e cheios de vontade. Vamos mudar Rio!!! Movimento pacífico, apartidário, todos juntos para refletir sobre o agir moral Pé quente e cabeça fria.

  • Avatar
    31/10/2008 17:36:21MaryAnônimo

    Hugo, Seria bom que se informasse melhor!!! Fazer críticas sem se informar antes pode ser um sinal de ignorância! Nunca é tarde para aprender!

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.