SRZD


24/10/2013 12h31

Grupo racista do Facebook diz que negros estão dizimando brancos
Redação SRZD

Página que defende força e honra do povo branco gerou polêmica. Foto: Reprodução/ Facebook

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) manifestou repúdio a uma página racista criada no Facebook e denunciada pela coluna "Informe do Dia", do jornal "O Dia". O grupo é nomeado de "Associação Brasileira dos Eurodescendentes" e, segundo o jornal, compartilha mensagens preconceituosas. Somente internautas com permissão podem participar e visualizar o conteúdo.

A página defende que a cultura africana massacrou a "cultura branca" e que o povo branco está sendo dizimado no Brasil. Os integrantes do grupo também condenam a miscigenação e dizem que os navios que trouxeram os negros da África pertenciam a judeus. Um dos membros chegou a declarar orgulho de Benito Mussolini, ditador do Fascismo italiano.

Em nota, a SEASDH afirmou que vai apurar a suspeita de incitação a discriminação junto à Polícia Judiciária. Caso fique constatada a transgressão à Constituição, a denúncia será encaminhada ao Ministério Público.

Confira a nota da SEASDH na íntegra:

"A Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos vem a público manifestar profundo repúdio a uma página, criada em uma rede social, divulgada na coluna "Informe do Dia" do Jornal O Dia, com o Título 'Racismo na Rede'.

O estado brasileiro é parte da Convenção Internacional sobre Eliminação de todas as Formas de Discriminação Racial, a qual dispõe, em seu artigo 1°, que "toda distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada em raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica que tenha por objeto ou resultado anular ou restringir o reconhecimento, gozo ou exercício em um mesmo plano (em igualdade de condição) de direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou em qualquer outro campo da vida pública.".

Com o fim de apurar a eventual INCITAÉÉO A DISCRIMINAÉÉO, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), por meio da Superintendência de Igualdade Racial (SUPIR), irá diligenciar junto a Polícia Judiciária, buscando apurar o ilícito em tela, objetivando a remessa ao Ministério Púbico."



Comentários
  • Avatar
    25/10/2013 12:59:07Amigo da OnçaAnônimo

    Que vão para ..... alguns países sul-americanos que deram guarita a Hitler e inúmeros criminosos de guerra nazista.

  • Avatar
    25/10/2013 12:58:27Amigo da OnçaAnônimo

    Que vão para ..... alguns países sul-americanos que deram guarita a Hitler e inúmeros criminosos de guerra nazista.

  • Avatar
    24/10/2013 13:35:49Nidia Jussara FdasilvaMembro SRZD desde 25/06/2012

    Se o problema desse grupo de racista é pura cor branca,uma autoridade suprema desse país deveria coloca-los em um navio e manda-los para o Circulo Polar Ártico,Costas Setentrionais da América e da Eurósia,pois lá vivem os ursos polares de pura cor branca!

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.