SRZD



Tunico da Vila

Tunico da Vila

CARNAVAL. Cantor, compositor, percussionista, bi-campeão pelo Grupo de Acesso e tri-campeão do Grupo Especial do Carnaval carioca pela Vila Isabel.

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



25/10/2013 17h28

Ode às Alas de Compositores das escolas de samba!
Tunico da Vila

Galera blogada aqui no meu blog no SRZD... Depois das eliminatórias das escolas de samba, vou falar um pouco sobre as Alas de compositores e as obras desse ano.

Resolvi escutar apenas os sambas campeões após as eliminatórias. O certo seria esperar passarem as gravações oficiais para comentar algo, pois as obras estão sendo modificadas (ou não) e isso interfere um pouco. Mas ouvindo os sambas desse ano, nas gravações feitas pelos compositores, achei excelente os sambas da União da Ilha do Governador, Mocidade Independente de Padre Miguel e Império da Tijuca. Unidos da Tijuca, Salgueiro, Vila Isabel, Portela e também vem com bons sambas pra Avenida esse ano.

Gostaria de salientar a coragem da diretoria da Grande Rio por dar, no entendimento dela, o melhor samba como o vencedor; contrariando as apostas em nomes de peso. Parabéns pela coragem e pelo samba! Além de demonstrar carinho e respeito com sua ala de Compositores.

A Império da Tijuca dará trabalho, ledo engano de quem acha que a escola já caiu ano que vem. A União da Ilha vem com um samba à altura da alegria da escola e de sua bateria, e a Padre Miguel vem com o estreante de Grupo Especial, Dudu Nobre, que mostra seu talento, e, junto com Jefinho e cia., fez um dos melhores sambas desse ano, possibilitando assim, dependendo do desfile da escola e do investimento, uma boa colocação a sua escola de coração, onde ela realmente mereça ficar! Tudo dependerá dos desfiles dessas escolas. Três sambaços!!!

Mas que engraçado... Ilha, Mocidade e Império da Tijuca lutam para não cair? Não é o que falam por aí? Aguardem...

No pelotão de cima a Unidos da Tijuca, Vila Isabel, Salgueiro e Portela brigarão feio esse ano, pois vêm com sambas capazes de empurrar suas comunidades que é o verdadeiro combustível das escolas de samba.

Mangueira e Beija-Flor são duas escolas que quando não tem um samba assim aclamado, são perigosíssimas. Essas escolas vêm por fora e vão brigar pelo campeonato. A Mangueira vem com um samba que vai dar muuuuito trabalho e a Beija-Flor, devemos esperar a gravação para termos a dimensão do samba desse ano.

São Clemente e Imperatriz vem com bons sambas.

Adorei a safra! Melhor do que a do ano passado, mais equilibrada, a meu ver... Uns gostei mais e outros gostei menos... Vamos ver na gravação oficial como ficará, mas minha expectativa é muito boa.

Espero que a gravação dos sambas termine logo, para poder falar com mais clareza sobre os mesmos.

Só mais uma coisa, alguns sambas desse ano são semelhantes? Será? Se são, por que essa semelhança?

Isso é assunto pra mais de um ano inteirinho! rs
Ah... Se você achou que eu ia sentar o cacete na Vila Isabel ou na sua diretoria porque perdi o samba esse ano... Falo-te uma coisa apenas.

"Sou da Vila e Não tem jeito
Comigo quero respeito
Que o meu negócio é sambar"
(Jorginho Saberás e Jaiminho Harmonia)

=)

"Que os Deuses do Samba Estejam sempre com os sambistas de bem"
Deus existe, é meu Amigo e não me Desampara"


Veja mais sobre:Carnaval 2014

Comentários
  • Avatar
    31/10/2013 18:06:10Priscila PereiraMembro SRZD desde 27/04/2012

    E falam por aí que a Ilha tá lutando pra não cair??? Onde??? Que eu saiba a Ilha não é favorecida por bicheiro, patrocínador rico, traficante, emissora de TV ou pela fama de titulos conseguidos ha decadas atras e, ainda assim, só caiu do grupo especial uma vez e vem apresentando belissimos carnavais nos últimos anos! Essa gente é engraçada...se carnaval fosse justo, lutava pra não cair escola que não tem criatividade de criar seus proprios enredos, que não tem comunidade forte, que tem administrações corruptas ou sambas vendidos para compositores de nome! Há de se reconhecer a força, a tradição e a garra de uma comunidade que luta sozinha, isso sim!

  • Avatar
    29/10/2013 19:25:17binocaMembro SRZD desde 17/07/2011

    prezado amigo tunico este ano temos uma safra boa de sambas de enredo as escolas tiveram muito cuidado nas sua escolhas...na sua vila ano passado quando te disse que realmente deveria ser rachado o bambu e cada um mostraria seu espaço voce ficou ate um pouco aborrecido ..sei que voce e seu pai são vila de verdade mais pessoas de fora infiltraram na sua escola pra ganhar samba e voces permitiram..muito legal a grande rio tiveram hombridade em não dar a vitoria pra nomes consagrados porque o samba era pessimo..essas pessoas estão acabando com as alas de compositores na vila apresentaram somente oito sambas que no proximo ano serão muito menos..tunico cria uma escolinha na vila para se criar compositores porque esta morrendo em detrimento das vantagens aferidas pelos valores..mais a cultura esta morrendo...chega desses escritorios...um dia eles podem se voltar contra voces cuidado..atenciosamente binoca de madureira

  • Avatar
    29/10/2013 02:52:08Bruno ImperatrizMembro SRZD desde 07/07/2011

    Tunico... A unica coisa que tenho que descordar é sobre o "Império da Tijuca" dar trabalho e não cair...já que conheço uma pessoa grande dentro da escola, e me foi passado e confio nele...que a escola já vendeu perto de 400 fantasias em sites para gringos, e vai vender muito mais...O que me levou a relembrar 2012, em que a Renascer fez o mesmo...Concentrou do mesmo lado da Imperatriz e por isso vi a escola com mais de 500 gringos perdidos que nem sego em tiroteio e bebados...já vi esse filme e vou ver de novo na Império da Tijuca.

  • Avatar
    28/10/2013 19:41:17niltonMembro SRZD desde 25/10/2009

    sambas bons para 2014 já falava Albino Pinheiro que um mesmo samba pode ter três respostas, na quadra, no cd e na avenida. e, o que importa realmente e a possibilidade de envolver a desfilantes e consequentemente a plateia, de um samba. nesse casminho estão Salgueiro, Mocidade, Poetela, Imperio da Tijuca e Imperatriz Leopoldinense. Salgueiro tem um sambao nas mãos...vai desfilar como a muito tempo não desfila, apoiada num samba de letra e melodia ótimos. Mocidade tem um samba a altura de homenagear Fernando Pinto. Imperio da Tijuca vai dar trabalho com seu Batuk; Ilha poderia ter um samba mais original. As demais, vao depender de suas comunidades para engrandecer suas obras... a forba do canto e das baterias fara a diferença. No caso da Imperatriz, de um enredo fraco saiu um samba forte.

  • Avatar
    27/10/2013 15:16:04Tunico Da VilaMembro SRZD desde 16/10/2012

    continua....eu apenas estou comentando sobre sambas...nada demais...Quanto ao Samba da Vila Isabel...é um grande samba...explica bem o enredo e não podem cometer a covardia de compararem esse samba com o de 2013 pois os de 2013 foi feito por 4 bambas(Diniz, Eu, Arlindo e Leonel) e um Deus que é o Martinho da Vila.Não vamos comparar esse samba com o do passado e nem falar de tem que respeitar...eu tenho minha opinião..você a sua....mas não falarei o que tinha que ser correto pois não pega bem....só sei que cantarei esse samba na avenida com fervor e com vontade de ser campeão novamente.

  • Avatar
    27/10/2013 15:11:50Tunico Da VilaMembro SRZD desde 16/10/2012

    David Menezes boa tarde.Não posso afirmar o que é melhor ou o que não é melhor para o samba tal ou o samba tal.Os compositores é que tem que saber o que é melhor ou não....Os asseclas desses compositores é que tem que parar de ficar falando besteiras em internet do tipo tem que respeitar pois o burro, idiota e imbecil) acha que jurado não lê o que escrevem e nem sabem quem é quem? Esse espaço não está aqui pra falar o que é melhor para o samba tal ou tal....E

  • Avatar
    27/10/2013 13:48:52david menezesMembro SRZD desde 29/08/2013

    Em tempo: corrigindo a palavra DESRRESPEITAR. A Vila de Noel, Martinho, Tunico e outros mais, sempre foi e será respeitada por todo, sem nenhum apelo. Bocão, André, Arlindo e outros mais por várias conquistas, talentos e capacidades também são.

  • Avatar
    27/10/2013 13:20:02david menezesMembro SRZD desde 29/08/2013

    Tunico, O que você acha,a diretoria tem esse poder para que se mude a conotação e até a gesticulação no refrão da nossa vila, que no meu entender não tem nada a ver com o enredo se é que ainda há tempo: tem que respeitar para " SEM DESRESPEITAR", evitaria uma possível animosidade no desfile por parte das outras escolas?

  • Avatar
    27/10/2013 09:49:07Tunico Da VilaMembro SRZD desde 16/10/2012

    Denil... Não escutei ainda...vou esperar o cd ficar pronto, analisar e aí sim falar pora aqui ok? Abraços parceiro... ___________________________ _____________________________________ F abinho...você realemnte está denegrindo e muito a imagem de sua parceria e de nossa escola...essa coisa que você falar em todos os sites tem que respeitar por causa da vitória de sua parceria só faz Diniz, Arlindo e Bocão serem mal vistos pois você com todos sambem trabalha pra eles...seja mais inteligente nas suas postagens garoto e pare com esse fanatismo exagerado...paga mal isso __________________________________ ___________________________ Almir ...obrigado pelo apoio....mas a disputa já passou...já nem sei mais cantar o samba que eu concorri....mais uma vez obrigado parceiro. _____________________________ _________________________________ El Afar...bom dia mano...por isso que eu disse que preciso escutar as gravações oficiais...mas uma coisa é certa...ano passado tirando Vila e Portela foi sofrível...esse ano as coisas se equilibraram melhor...abraços parceiro ______________________________________ ______________________---- Adriano....o brigado mano....abraços pra você _________________________________ ____________________________ QUE OS DEUSES DO SAMBA ESTEJAM COM OS VERDADEIROS SAMBISTAS DE BEM =)

  • Avatar
    27/10/2013 02:28:20IasfyMembro SRZD desde 15/12/2011

    COM CERTEZA TIJUCA, SALGUEIRO E VILA VIRÃ?O EM BUSCA DO TÍTULO, PORTELA JÁ Ã? DEMAIS, MESMO COM UM BOM ENREDO AINDA NÃ?O VEJO A COMUNIDADE (AO MENOS O QUE VEJO NOS DESFILES)COM ESSA GARRA, GÁS PARA SER CAMPEÃ?. DO OUTRO LADO MOCIDADE, IMPÃ?RIO E ILHA NOS TRARÁ GRATAS SURPRESAS, Ã? ESPERAR, POIS 2014 NOS PROMETE MUITAS COISAS. E SE BEIJA FLOR VENCER JÁ SABE NÃ?, ASSIM COMO ROBERTO CARLOS (TÍTULO MUITO ESTRANHO E QUE NINGUÃ?M ENGOLIU), BONI VEM AÍ, E POR TRÁS DELE VEM TODA REDE GLOBO PARA BRINDAR ESSE MOMENTO.....

  • Avatar
    26/10/2013 18:34:29Almir da Silva LimaMembro SRZD desde 11/10/2011

    Fábio Alexandre Rosa Maffei, parceiro de mundo do samba, você deturpa a parte louvabilíssima de um dos refrãos do â??hinoâ?? oficial 2014 da agremiação de Noel (tem que respeitar) tornando-a autoritária. Seja coerente, respeite você, o meu democrático direito de expressar minhas opiniões. Não sou a única pessoa do mundo do samba que considera este samba-enredo entre sofrível e razoável. Assim como eu reafirmo todos & todas nós sabíamos que um samba em parceira liderada pelo hegemônico trio de bambas André Diniz, Evandro Bocão & Arlindo Cruz é praticamente imbatível no democrático & representativo esquema de escolha da Vila Isabel. O qual, não difere das demais agremiações. Eu reafirmo considero os sambas concorrentes das parcerias lideradas pelos compositores Eduardo Katata e Tunico da Vila, flagrantemente mais qualificados & belos em letra e melodia que o â??hinoâ?? oficial 2014 da tradicional, respeitabilíssima e ultimamente competitiva & vitoriosa escola de samba Unidos de Vila Isabel. Em outras palavras, dizer â??venceu o melhor na quadra e no coração da comunidadeâ?, com todo respeito, eu considero marketing de um adepto fanatizado e sem consciência crítica de que a escolha de samba-enredo em qualquer agremiação é democrática, representativa sendo sempre de responsabilidade da diretoria e ou de uma Comissão. Afinal, a comunidade participa ativamente, mas não é ela em si quem decide, mas a diretoria e ou a Comissão. Abraço & axé do parceiro, Almir de Macaé.

  • Avatar
    26/10/2013 17:01:02fábio alexandre rosa maffeiMembro SRZD desde 25/09/2012

    Almir da Silva Lima , vc fala bonito ,apenas isso....gosta de colocar sua opinião de uma forma filosófica mas se confunde nela mesma ! samba sofrível e razoável ? vc frequenta disputa de samba ? sabe como é o processo ? na G.R.E.S UNIDOS DE VILA ISABEL a disputa é limpa como todo ano o fato é que venceu o melhor ! Samba se ganha na quadra e no coração da comunidade !! Um abraço ! O SANGUE AZUL TA NA VEIA COM CERTEZA !! TEM QUE RESPEITAR !!!

  • Avatar
    26/10/2013 10:29:10Almir da Silva LimaMembro SRZD desde 11/10/2011

    Salve, salve Tunico da Vila e El Afar, prezado (a)s parceiro (a)s de mundo do samba, eu concordo com os seis sambas-enredo escolhidos por El Afar como os melhores, independentemente da ordem de classificação da qual tenho algumas discordâncias. Porém, isto é secundário & irrelevante, pois, essencialmente os conceitos filosóficos emitidos pelo (a) parceiro (a) El Afar eu considero corretos. O mesmo, com todo respeito, não posso dizer quando, por exemplo, o parceiro Adriano considera que a Tricolor Insulana irá brigar para voltar no Sábado das Campeãs. Com todo respeito à simpaticíssima & querida afilhada de minha amada Majestade do Samba, esse â??marketingâ? ultimamente tem-se revelado caô. Esclarecendo, em 2014 eu considero que a Tricolor Insulana se colocará na faixa intermediária tradicional. Para não me alongar, por fim, prezado parceiro & promissor compositor com DNA de bamba Tunico da Vila, eu considerei o samba concorrente para 2014 na parceria que você liderou na agremiação de Noel de ótima qualidade, o meu 2º preferido. O 1º foi o da parceira liderada pelo compositor-bamba Eduardo Katata. Eu não esperava mesmo que você, utilizando sua própria expressão â??fosse sentar o caceteâ? na agremiação de Noel ou em sua diretoria por ter perdido o samba esse ano... Rsrsrs... O fato é que no mundo do samba, todos e todas já sabiam qual seria o samba concorrente â?? por sinal, entre sofrível e razoável â?? vencedor para o Carnaval Carioca 2014 da tradicional, respeitável e ultimamente competitiva & vitoriosa escola de samba Unidos de Vila Isabel. Almir de Macaé.

  • Avatar
    26/10/2013 02:23:52EL AFARMembro SRZD desde 09/01/2013

    Bom dia Tunico da Vila! O tão aguardado post sobre os sambas de enredo saiu! ahahahah... E que engraçado , concordarei com você sobre os sambas de Mocidade, Ilha e Império da Tijuca serem os melhores, também Paulo Menezes foi feliz na escolha do enredo, enfim, isso ja foi em outro post. Mas sobre a safra dos sambas eu ja não achei tão boa assim , salve algumas escolas, até em função dos enredos não serem tão bons assim e consequentemente não produziriam boas letras, o que vi e ouvi nas eliminatórias foram algumas injustiças, belos sambas eliminados, e alguns que venceram não serem de boa qualidade, apenas funcionais na avenida. Valeu o critério peso do nome e da famosidade, não vi talento na letra.Na minha lista estão: 1 - Mocidade, 2- Império, 3- Ilha, 4- Salgueiro, 5- São clemente, 6 - Portela, 7 - Mangueira, 8 - Vila, 9- Imperatriz, 10 - Unidos da tijuca, 11 - Grande Rio, 12 - Beija flor.

  • Avatar
    25/10/2013 22:39:27AdrianoMembro SRZD desde 23/01/2011

    agora concordo com vc..também acho sambas da ilha,Mocidade e Império da Tijuca os mais belos. Também concordo que elas farão grandes desfiles, acho até que a ilha vai entrar firme na briga pelo G6

Comentar