SRZD



Laíla

Laíla

CARNAVAL. Luiz Fernando Ribeiro do Carmo, o Laíla, nasceu em 1943, no Morro do Salgueiro, situado na Tijuca, no Rio. Foi lá que o hoje renomado Diretor de Carnaval e Harmonia teve seu primeiro contato com o samba e o Carnaval, e onde criou, nos anos 50, uma Escola de Samba Mirim, chamada Independentes da Ladeira, que foi um grande sucesso na época, funcionando como espécie de trampolim para o convite feito pelo Acadêmicos do Salgueiro. Líder nato e apaixonado por seu trabalho, Laíla acumulou profundos conhecimentos harmônicos e melódicos ao longo dos seus 54 anos de atividade; tendo trabalhado, ainda, como cantor, músico e compositor. A primeira junção de sambas-enredo foi feita por Laíla, em 1975, em "As Minas do Rei Salomão"; e de lá para cá, todas as junções de sambas-enredo feitas por ele, nas diversas escolas por onde passou, foram sucesso. Há 45 anos trabalha como produtor do CD de sambas-enredo das Escolas de Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro, e há 26 é o Diretor Geral de Carnaval e Harmonia da Beija-Flor de Nilópolis, onde criou, em 1997, a vitoriosa Comissão de Carnaval da Agremiação.

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



22/11/2013 13h43

Vídeo-blog: Laíla revela como estão os trabalhos no barracão da Beija-Flor
Laíla

Fazendo sua estreia no SRZD como blogueiro, Laíla conta como estão os trabalhos no barracão da Beija-Flor de Nilópolis.

"É uma promessa nossa! Vamos entregar o Carnaval 15 dias antes do desfile"

A Deusa da Passarela vai levar para a Avenida no ano de 2014 o enredo "O astro iluminado da comunicação brasileira", que vai homenagear Boni.


Veja mais sobre:Laíla

Comentários
  • Avatar
    02/12/2013 21:01:40Beija SempreMembro SRZD desde 20/01/2013

    Ã? impressionante como entra ano, sai ano e algumas pessoas não conseguem se reciclar, sair do marasmo, expandir suas mentes e percepções das coisas da vida. Coisa mais chata e sem lógica é essa conversinha tosca de que a Globo é protetora da Beija-Flor. A Rede Globo é tão protetora da Beija-Flor que foi a primeira emissora a divulgar as falsas acusações de armação no resultado do carnaval de 2007, e o fez de forma extensa, já que usou, não só os seus vários programas jornalísticos televisionados, como, também, seus jornais impressos e suas revistas, tal qual: â??Ã?pocaâ?. Bem, se isso é proteção, eu não sei mais o que é proteger! Isso, estes falastrões não citam. Só sabem acusar, movidos pela imensa inveja que sentem pelo sucesso e alto padrão que essa agremiação possui. Cadê que alguém falava que a Beija era protegida, beneficiada ou que fazia falcatruas quando a mesma passou 15 anos realizando desfiles memoráveis e nunca levava o título? Quantos desfiles arrebatadores e apontados por toda a crítica como os melhores a escola realizou e não levou o título (â??A Saga de Agotimeâ?/2001- só pra citar um exemplo, dentre vários). Isso, ninguém fala, ninguém comenta. Fala serio!

  • Avatar
    01/12/2013 16:07:19Oscar SantosMembro SRZD desde 10/04/2012

    O Laila foi muito diplomático. Gostaria de saber qual seria a atitude dele se a Beija Flor atrasasse o salário dele e dos funcionários de baixa renda como ele mesmo citou, 1, 2 ,3, 4 meses, se no barracão não tivesse madeira, ferro, tecido, cola, resina, por falta de crédito com os fornecedores, se cortassem a luz, a água. Os profissionais que saíram da escola antes do Cid, foi pelo mesmo motivo; só para relembrar: Rosa Magalhães, o coreógrafo Marcelo Missailidis, a assessora de imprensa e o fotógrafo (que se transferiram para a Beija Flor), a porta bandeira, o mestre sala, o intérprete, o Diretor de bateria Paulinho, além de outros menos expressivos. Assim como o Cid, todos tentaram e muito, conversar com os dois presidentes e nada. Todos tomaram um calote de vários meses de salários. Todos foram buscar sobrevivência em outras escolas. E acredito, acertaram. Os que ficaram e os que chegaram estão passando pelo mesmo processo. O Cid teve mais coragem. Não tem dinheiro para o carnaval, mais tem dinheiro para bancar a vida fútil e luxuosa da família que comanda a Vila Isabel. Na Portela, da qual faço parte, a administração anterior era a mesma coisa. O ex presidente deixou uma dívida quase impagável, a qual está sendo negociada, com a finalidade de restaurar a credibilidade portelense. Na Mangueira idem. Todos do mundo do samba conhecem a realidade de algumas escolas. Além de não cumprirem com os compromissos, humilham, ameaçam, agridem, xingam, gritam. Se apropriam das verbas públicas e privadas, se intitulando donos. Ledo engano. Um dia a casa cai. Na Vila Isabel a casa caiu. Felizmente nem tudo está perdido. Não existe fórmula mágica, o que existe é honestidade, seriedade, dignidade, competência, amor ao samba e aos sambistas. Parabéns Cid Carvalho, parabéns Chiquinho da Mangueira, parabéns Sergio Procópio.

  • Avatar
    27/11/2013 23:23:34jose benilton alvesMembro SRZD desde 27/11/2013

    Patético e Ridículo esse carnaval... Na vida, tudo passa.

  • Avatar
    26/11/2013 11:06:32Almir da Silva LimaMembro SRZD desde 11/10/2011

    Tatiana Nogueira, estimada parceira de mundo do samba, preliminarmente aquele beijo, com todo respeito é claro. As suas críticas ao vezo personalista & autoritário do mestre Laíla são corretas. Eu sempre afirmei, nem ele nem ninguém deve ser idolatrado. Somente Deus. Também é correta sua crítica à subserviência do presidente da Inocentes, Reginaldo Gomes. Ocorre, democraticamente, eu reafirmo o que disse anteriormente. Quanto a um hipotético malogro no desfile 2014 da Inocentes se dependesse tão somente do quesito samba-enredo, eu creio que deverá mesmo pôr fim ao ciclo de â??ajudaâ? sem compromisso do mestre Laíla à agremiação de Belford Roxo. Por conseguinte, eu reafirmo o que disse anteriormente em relação a um abalo no prestígio profissional do mestre Laíla junto a Deusa da Passarela. Caso a Beija Flor em 2014 não seja campeã. Ou seja, de 2003 para cá, se isto ocorrer será a 1ª vez que a agremiação mais gloriosa & vitoriosa da era sambódromo ficará três anos consecutivos sem conquistar um título. O que, dado à pública & notória prepotência existente nas hostes pentecostais da Beija Flor, isto pode causar uma â??criseâ? que acarrete em um forte abalo no prestígio profissional do mestre Laíla. Eu, por exemplo, não descarto a hipótese de uma injusta e cruel demissão. Haja vista, a mencionada prepotência pentecostal existente na Beija Flor. O que acaba agravado pelo já mencionado autoritarismo entre as mazelas do perfil do presidente de â??honraâ? e do presidente executivo da Beija Flor. Almir de Macaé.

  • Avatar
    26/11/2013 07:39:36Tatiana NogueiraMembro SRZD desde 14/09/2011

    Prezado Almir: Não tenha duvida que a responsabilidade é do presidente. Só que neste caso específico, ficou claro para todos os presentes na quadra que a escolha foi feita pelo "mestre". Palavras ditas pelo presidente Reginaldo e pelo próprio Laíla. Não duvido da capacidade do "Mestre", mas ele é humano, portanto erra, inclusive já vi entrevista dele na qual ele afirmou que queria que um determinado samba fosse vencedor,o Neguinho bateu de frente com ele, ele recuou, o samba foi um sucesso e a Beija Flor ainda foi campeã. Voltando ao caso da Inocentes ele matou essa bola no peito afirmando e reafirmando que a escolha foi dele. Tudo bem ele é capacitado, só que não foi na quadra durante toda a eliminatória, só apareceu na final. Eu achei isso estranho.Você pode não achar. Agora haja capacidade e conhecimento do "Mestre" para de longe, sem ir a quadra decidir e mais haja submissão da direção da Escola para aceitar e acatar.

  • Avatar
    25/11/2013 16:40:17Almir da Silva LimaMembro SRZD desde 11/10/2011

    Tatiana Nogueira, parceira de mundo o samba, eu considero oportunista & desrespeitosa a forma como você usa este espaço para indevidamente atacar o trabalho de liderança, que pode ser criticado sim e não idolatrado, do mestre Laíla. Quando, sua correta crítica devia ser feita ao comando do presidente da Inocentes Reginaldo Gomes, no espaço devido. Isto é, onde tem a notícia, sobretudo, a gravação do samba-enredo 2014 da Inocentes. Haja vista, conforme você mesma diz, a responsabilidade maior é do presidente da agremiação uma vez que o trabalho de liderança de mestre Laíla no caso é de â??ajudaâ? sem compromisso. Bem, como este espaço é para comentar este â??vídeo blogâ? do mestre, eu tenho consciência, os idólatras e as idólatras do mestre e da Deusa da Passarela não irão gostar de eu voltarei a bater na tecla. Eu temo que se a Beija Flor em 2014 ficar o 3º ano consecutivo sem conquistar um título desde 2003, que isto custe o cargo do mestre Laíla. Por isto eu sempre afirmei que passa da hora dele eleger-se presidente da Beija Flor ou mesmo da LIESA, gabarito para tal não lhe falta. Afinal, além do risco da agremiação ficar em 2014 pelo terceiro ano consecutivo desde 2003 sem conquistar um título. Tudo leva a crer que a Deusa da Passarela se dependesse tão somente dos quesitos enredo e samba-enredo corre risco de nem voltar no Sábado das Campeãs. O que, em hipótese alguma eu desejo, para o bem do maior espetáculo da Terra. Porém, o fato que é a Beija Flor é dominada por uma autoritária, aburguesada, oligárquica e mafiosa dupla de presidente de â??honraâ? e indevido presidente executivo que retornou ao cargo sem ter sido eleito para tal. Almir de Macaé.

  • Avatar
    25/11/2013 08:12:56Tatiana NogueiraMembro SRZD desde 14/09/2011

    " A primeira junção foi feita por Laíla em 1975 e de lá pra cá todas as junções feitas por ele foram sucesso". Muito bem, esse ano ele está "ajudando" sem compromisso a Inocentes de Belford Roxo. Levou para a final de samba enredo 4 sambas, um muito bom, dois mais o menos e um sem a mínima condição de vencer. Inclusive na fala do presidente Reginaldo antes de anunciar o vencedor ele foi claro: " Tem 3 bons sambas".Bem ,se tinha só 3 bons sambas pra que levou 4 a final ?. Voltemos ao grande gênio. Ele pegou um samba mais ou menos (90%) o primeiro refrão do outro samba mais ou menos e fez a tal fusão.Deixando de lado o melhor samba, que inclusive era o mais cantado pelos diversos segmentos da Escola . O resultado está aí no CD do Grupo A para quem quiser escutar e avaliar. E o resultado mais doloroso será a classificação da Inocentes no desfile de 2014. Torço para que tudo venha a dar certo, acho dificil, pois os ensaios e até a feijoada de graça não está motivando os componentes a comparecerem.

  • Avatar
    23/11/2013 17:02:00everaldo guilhermeMembro SRZD desde 07/04/2009

    Daniel, você esqueceu da Unidos da Tijuca que é juntamento com as duas que você falou, a Tijuca é muito organizada.

  • Avatar
    23/11/2013 10:54:49DANIELMembro SRZD desde 21/07/2009

    KKKKKKKKKKKK, tanto rodeio para falar do mesmo! _ Quem tem competência tem, não precisa mendigar. A única escola que ainda hoje, pode competir em profissionalismo com a Beija-flor é o Salgueiro, as demais terão que percorrer um longo caminho. A questão não é apenas campeonato, a questão é saber o que estão fazendo< PLANEJAMENTO e DEDICAÃ?Ã?O.

  • Avatar
    23/11/2013 09:30:29Almir da Silva LimaMembro SRZD desde 11/10/2011

    O fato desta entrevista com mestre Laíla ter sido postada & editada com os dados de uma apresentação deste gabaritadíssimo sambista-dirigente-bamba, não torna a mesma um â??vídeo-blogâ?. Quando este prestigioso site anunciou que o mestre passaria ser um novo sambista-blogueiro, todos e todas do mundo do samba entendemos que ele o faria através de textos redigidos, os quais aqui seriam postados. Não assim através de uma entrevista apelidada de â??vídeo-blogâ?. Está parecendo que o anúncio do mestre estreando como sambista-blogueiro deste prestigioso site foi precipitado devido ao assoberbamento de compromissos profissionais de mestre Laíla. Afinal, só dá para pensar isto, porque conforme já foi dito capacidade individual e gabarito tanto mestre Laíla quanto sua profissionalizadíssima equipe tem de sobra. Por fim, eu constato a alienação, a subserviência e o reacionarismo fundamentalista pentecostal de adeptos e de adeptas da Deusa da Passarela que ficam idolatrando a filosofia mercantilista de política administrativa da agremiação ao captar recursos financeiros de forma praticamente monopolista privada junto às Organizações Globo, considerada como uma (multinacional) grande empresa â??sériaâ?. O que fazem lembrar ditos como â??O que engana o povo passa na Globoâ?, â??Globo & alienação do povo: Tudo a verâ?. Almir de Macaé.

  • Avatar
    23/11/2013 08:12:32Festadovaletudo Igor E RenatoMembro SRZD desde 01/11/2013

    Uma grande empresa, seja ela qual for, qdo quer investir no carnaval, a lógica empresarial manda que ela invista numa escola que dará um retorno. E felizmente ou infelizmente para alguns, essa escola e a BEIJA-FLOR. Não adianta ficar pelos cantos chorando e remoendo inveja. Se as escolas tem que captar recursos então estão no caminho certo. Agora o mais interessante é que essas pessoas que tanto criticam a Globo, com certeza absoluta, não deixam de ver as suas novelas ou programação, então eu não sei o porque das reclamações.....ahhh esqueci, estão reclamando porque suas escolas não tiveram competência de captar recursos de uma gde e séria empresa.

  • Avatar
    23/11/2013 00:14:41RogérioMembro SRZD desde 26/05/2009

    Boa sorte para o Senhor e para a Beija-flor, estou muito ansioso para ler sua primeira matéria na coluna!!! Em março a gente vai se ver de novo de azul e branco nos braços do povo!!!

  • Avatar
    22/11/2013 22:29:27Joao Batista Dantas DantasMembro SRZD desde 02/11/2012

    BOA SORTE A TODA COMUNIDADE DE NILÃ?POLIS PARA SER UM GRANDIOSO DESFILE EM 2014, NÃ?O IMPORTA OS COMENTÁRIOS MAS A BEIJA SABE MUITO BEM FAZER UM Ã?TIMO CARNAVAL. SORTE LAÍLA E TODA EQUIPE NO BARRAÃ?Ã?O. VAMOS Ã? VITÃ?RIA EM 2014, COM LUXO, BRILHO E CRIATIVIDADE.

  • Avatar
    22/11/2013 21:51:41DANIELMembro SRZD desde 21/07/2009

    Tudo na Beija-flor é mérito de muita competência. Ela sempre chega na frente, e se ela tem a GLOBO, isso é muito mérito de seus grandes carnavais. Todos os contrários dizem que o enredo é péssimo, uma porcaria, isso e aquilo, mas é porque sabem que só a Deusa da Passarela tem moral para preparar um desfile como o que vai passar na passarela em 2014. Parabéns Laíla e comissão de carnaval!

  • Avatar
    22/11/2013 16:41:44AntonioMembro SRZD desde 28/06/2011

    A globo vai bancar.... assim fica fácil...

Comentar