SRZD


28/11/2013 18h33

Já sabe cantar o samba da sua escola do coração?
Redação SRZD

Mangueira, Salgueiro e Beija-Flor Foto: Reprodução

O Carnaval está chegando! As quadras das escolas de samba já estão fervendo, os barracões estão a todo vapor, mestre-sala e porta-bandeira já ensaiam seu bailado, os ritmistas já treinam as paradinhas das baterias, e as rainhas já mostram todo seu gingado. Mas e você? Já aprendeu o samba da sua escola do coração?

SRZD-Carnaval te dá uma ajudinha. Durante quatro dias vamos disponibilizar o aúdio dos sambas oficiais para o Carnaval 2014 das escolas do Grupo Especial, três sambas a cada dia. Os sambas serão disponibilizados na ordem do desfile oficial.

Ouça, aprenda, e faça bonito no Carnaval. Aproveite o espaço destinado aos comentários e deixe sua opinião.

Clique em cima do nome de cada escola para ouvir o samba.

- Mangueira - A verde e rosa vai levar para a Avenida o enredo "A festança brasileira cai no samba da Mangueira", desenvolvido pela carnavalesca Rosa Magalhães.

- Salgueiro - A vermelha e branca vai levar para a Avenida o enredo "Gaia - a vida em nossas mãos", que vai contar a história da criação do universo.

- Beija-Flor - A azul e branca de Nilópolis vai levar para a Avenida o enredo "O astro iluminado da comumicação brasileira", que vai fazer uma homenagem ao comunicólogo Boni.

* Os áudios das demais escolas entrarão no ar no decorrer da semana.



Comentários
  • Avatar
    25/12/2013 13:03:12Paulo JúniorMembro SRZD desde 11/08/2013

    Todos criticando o enredo e o samba-enredo da minha Deusa da Passarela mais é lógico, vai ser como o enredo do Roberto Carlos todos falando que teve uma ajuda da GLOBO aí agora que vão falar do BONI aí e que vão falar isso mesmo,a GLOBO fez a Beija-Flor vencer pode escrever o que eu digo Nação Nilopolitana... Eu só digo uma coisa MANGUEIRA...SALGUEIRO...BEIJA-FLOR são as três favoritas ao Título disso eu não tenho dúvida......

  • Avatar
    05/12/2013 02:43:18Andréa Aparecida SilvaMembro SRZD desde 18/08/2013

    Nossa,kkkkkkkkkkkkkkkkkkk...como eu imaginei,por isso fui respeitosa em colocar minha opinião,mas para algumas pessoas é impossivél. Zepera gostei muito da sua opinião,gostei de verdade,respeito é tudo,escreva mais. Até mais amigo.

  • Avatar
    03/12/2013 18:17:36AdrianoMembro SRZD desde 27/11/2013

    Quando a pessoa vem num site dar opinião e, antes disso, já invoca o DIREITO DE LIBERDADE DE EXPRESSÃ?O é por que ja sabe que vai falar besteira. Aí já entra em jogo outro direito, o de CONSCIÃ?NCIA.

  • Avatar
    03/12/2013 18:07:19ZepêreraMembro SRZD desde 03/12/2013

    Continua... o homem da comunicação?... Essa não deu pra inspirar mesmo os competentes compositores da beija. Desse samba só sobrou isso realmente, o competente trabalho melódico, lindo!(ponto final). O samba precisou falar da Deusa da passarela(concordo, sempre espero-a passar) pra na última estrofe lembrar que o enrredo é Boni, aí chama: - Bôooooni! tu és o astro da televisão!... indisfarçadamente forçado. Palavras e frases inacreditáveis, ex: Clareou... (chavão), um lado a comunicar do outro comunicou, hãn?... Mostra que "babado" é esse de samba no pé... quem?... Sendo assim só nos resta saudades de Araxá, Pará-nas águas do patuanú, Áfricas, entre tantos outros. Bom, é o que tem pra hoje, fazer o quê? A Beija-Flor em 2014 está contando com a salvadora comunidade.

  • Avatar
    03/12/2013 18:05:24ZepêreraMembro SRZD desde 03/12/2013

    MANGUEIRA - Um samba que conquista de primeira, escutou, gostou. principalmente depois de se ler a sinopse irretocavel da "Michelangela Magalhães" né?. O samba foi o único que captou o espirito do enrredo. a festividade é o objeto da questão, mais do que a festa em si. O porquê de se festejar no Brasil. As pessoas estão confundindo o enrredo com uma explicação das festas, origem, como e aonde... não se trata disso. A citação das festas no samba-enrredo é por conta da representatividade no cenário nacional e mais genuinas. Se fosse falar da "polêmica" festa da uva, teria que falar também, do morango, da pitomba, da banana... imaginem?! Se D. Rosa citou na sinopse, com certeza ela deve estar preparando um carro ou uma fantasia especial para isso. Não se contesta o que D. Rosa faz(fã). O enrredo pede um samba com esse perfil, mais do que um melódico, poético, explicativo... Ah!... e a questão do "ôba, ôba" é uma experessão instintiva de festa, ex: - Na casa de fulano está o maior ôba ôba! Portanto, cabe perfeitamente no enrredo da festança. O Momento da mangueira pede garra, alegria e festa! isso o Samba tem. SALGUEIRO - A emoção ja fala por si mesma ao ouvir esse samba, melodia até mesmo um certo lirismo em seus versos, uma obra prima sem dúvida. Não tem o que se falar, só escutar e curtir. Fica só a dúvida na confusão do enrredo(tema) com a sinopse e samba enrredo. Pois o enrredo diz "GAIA- A vida em nossas mãos" e de repente tanto na sinopse quanto no samba enrredo(esse mais evidente) a concepção da terra se dar unicamente pelos orixás africanos... "GAIA" mitologia grega... logo o enrredo deveria ser: "Terra - a vida em nossas mãos" dessa forma o carnavalesco teria toda liberdade pra desenvolver-lo em qualquer cultura. Mas GAIA pontua a grega... Mas isso é uma questão para os jurados. BEIJA-FLOR - Boni? Boni?... tic tac tic tac... uma figura de expresividade social a ponto de ser homenagiada?... o homem da comunicação

  • Avatar
    02/12/2013 19:28:25Andréa Aparecida SilvaMembro SRZD desde 18/08/2013

    Partindo da premissa,que em nosso país há liberdade de expressão,venho compartilhar o imenso medo que estou sentindo com a nossa maravilhosa Manga Rosa.Haviam sambas melhores,muito mais melódicos e COMPLETOS do que este que foi escolhido.Neste samba a festança da região SUL não aparece no samba e isto esta descrito no enredo,deveria ser demostrado no samba.Uma exposição demasiada da PARADA GAY no samba,sem necessidade.Um refrão que muitos como eu taxam de brega,muitas, mas muitas pessoas mesmo deletariam esse OBA OBA, além de ser grande o refrão é sem empolgação.Eu estive na quadra durante as eliminatórias e sei o que estou dizendo.O samba escolhido pela comunidade era outro,simplesmente seria assim (CHEGOU MANGUEIRA).Muitos tentaram comparar com a grande obra ( TEM XIMXIM E ACARAJÃ? )com o samba escolhido,quanto a isso não tenho nem comentários,desespero total. Só nos resta a sorte. Beijos á todos.

  • Avatar
    02/12/2013 02:45:17jose benilton alvesMembro SRZD desde 27/11/2013

    Uma coisa podem ter certeza, minha Estação Primeira vai fazer mais um desfile histórico, só que desta vez, ficará na memória de TODOS. (Mesmo na memória dos que são contra. Estaremos sim, entre as três. Claro que, nada se resolve antes da Indecifrável Marquês de Sapucaí, mas a Mangueira será um sonho... Vamos com a Energia e Garra de sempre, com um luxo e competência de outros carnavais... Somos eu, e o Brasil a Maior e mais apaixonada torcida de escola de samba do Mundo. e Nossas orações, rezas e clamores serão então, saciados em 2014. #EuQueroVerQuemVai #Em2014OMundoNosEspera #AguardemCenas #AmoQueNuncaAcaba #LuizitoSoberando #MangueiraCampeãPela19Vez #Religião

  • Avatar
    30/11/2013 17:50:38AdrianoMembro SRZD desde 27/11/2013

    O samba da Mangueira tem um plus sobre os demais. Tem um momento de explosão contagiante e que remonta aos tempos do "me dê me dá, me dá me dê, onde vc for eu vou com vc" e "explode coração na maior felicidade". A verde e rosa vai fazer muita gente cantar na Marquês de Sapucaí. #ficaaprofecia

  • Avatar
    29/11/2013 13:47:11Tedy - "A marca do Carnaval é ela!"Membro SRZD desde 12/04/2012

    Ah claro, como eu esqueci de dizer isso(?!); MANGUEIRA, SALGUEIRO, e BEIJA-FLOR, muito provavelmente uma dessas três Escolas será a Campeã do Carnaval 2014! Grandes chances da Campeã ser uma Escola do DOMINGO! ... O ponto de interrogação da Segunda, é a Imperatriz que tem um enredo popular, o Zico, e um Samba muito bom.

  • Avatar
    29/11/2013 11:58:46Duquesa Dholores: PHD (PHODA) do sambaMembro SRZD desde 18/10/2010

    Um beijo, meu querido Marcus Paulo. Sim, recomecei a vender churrasquinho adoidado. Vamo esperar a querida Mocidade pra eu tecer meus comentários. Sua escola tem um dos enredos mais promissores sim, mas ficou devendo no samba. No momento certo nos falamos. PS: gostei do seu comentário peidático sobre a Piniqueira... quá quá quá quá

  • Avatar
    29/11/2013 11:29:14Marcus Paulo LinoMembro SRZD desde 29/11/2013

    Ah, sim. E já ia me esquecendo do samba da São Clemente, de tão apagado que é. Eu tava super a fim do samba do Helinho 107. E o povo, besta, achando que esse samba é o supra sumo. Argh!

  • Avatar
    29/11/2013 11:26:15Almir da Silva LimaMembro SRZD desde 11/10/2011

    Cláudia Bauer, estimada parceira de mundo do samba, estamos entendidos (embora a expressão também tenha significado que não casa comigo Rsrsrs) sim. A propósito, quando eu redigi o meu comentário, mesmo sem citá-la, eu imaginei que você reagiria desta forma. Haja vista, se não me engano você é torcedora-amante quase pentecostal (rsrsrs) da agremiação da estrela-guia de Padre Miguel, não se irrite minha querida... Ã? que eu tenho fixação em você, no bom sentido é claro. Suas opiniões não me â??incomodamâ?, ao contrário. Imagina, eu não me sinto â??incomodadoâ? nem com o fanatismo pentecostal da quase totalidade dos adeptos & adeptas da Deusa da Passarela exibido aqui. Para não me alongar mais, sem intenção de â??provocá-laâ?, eu reafirmo que divirjo conceitualmente de parte de suas opiniões assim como repudio a forma idolátrica & pentecostal da quase totalidade dos adeptos e adeptas da agremiação mais gloriosa e vitoriosa da era sambódromo. Reafirmando minhas convicções ante a trilogia Igualdade, Fraternidade e Liberdade, abaixo toda e qualquer forma de monolitismo e ou dogmatismo de conceito, opinião e ideia! Beijos tipo café (quente, doce e forte) e axé! Almir de Macaé.

  • Avatar
    29/11/2013 11:26:01Marcus Paulo LinoMembro SRZD desde 29/11/2013

    Duquesa Dholores, que saudade de você!!! Muito churrasquinho em São Gonçalo, nega? Concordo contigo sobre o que abordas a respeito da Mangueira, tanto no Enredo, quanto no Samba. Pelo que pude observar na quadra, o samba disse a que veio, querendo "ver quem vai cair na folia e sambar com a Mangueira", porque é isso que ela sugere fazer, nos convidando de maneira atraentemente popular para a festança brasileira. Rosa foi esperta e os compositores mais ainda. Vai pras cabeças no que depender de mim. Já o samba do Salgueiro grudou na minha cabeça feito chiclete, assim como o do Império da Tijuca e o da minha querida Mocidade, é claro. União da Ilha vem com uma proposta de samba de poesia ímpar, que substitui a irreverência insulana por uma melodia sensível e emocionante. Grande Rio teve uma solução interessante, com um apelo popular agradável nos refrões. Vila Isabel está nos moldes da Ilha, também com muita emoção em sua letra. Agora A Peida-Flor e Unidos da Te Chupa podem dar as mãos e sair correndo em direção às vaias. Clichês passados de Rede Bobo e Jabá adoidado contrastam vertiginosamente com a bela melodia, detonando com tudo. Te Chupa, por sua vez, tinha um samba maravilhoso do Gabrielzinho da Penha e me escolhe uma trosoba auditiva dessas. Me poupe!

  • Avatar
    29/11/2013 10:20:51ECOMembro SRZD desde 28/05/2012

    SEI CANTAR TODOS........ MANGUEIRA.....Ã?TIMO SAMBA.... SALGUEIRO...SAMBA BONITO MAS MUITO CHATO...... BEIJA -FLOR....SÃ? NA AVENIDA....>> PQ NO CD NÃ?O DÁ.... Ã?Ã? FICA A DICA..!

  • Avatar
    29/11/2013 07:59:17Cláudia BauerMembro SRZD desde 19/01/2013

    Almir, cada um tem a sua opinião. Agora se não gostou, guarde para si. Estamos num espaço democrático, eu não tenho obrigação de mudar o meu ponto de vista por causa do que você disse, assim como eu não tenho o direito de expor que você está errado (e em nenhum momento vou fazer isso). Estamos entendidos?

Comentar