SRZD


29/11/2013 15h03

Aprenda a cantar o samba da sua escola favorita!
Redação SRZD

Mocidade, União da Ilha e Vila Isabel Foto: Reprodução

O Carnaval está chegando! As quadras das escolas de samba já estão fervendo, os barracões estão a todo vapor, mestre-sala e porta-bandeira já ensaiam seu bailado, os ritmistas já treinam as paradinhas das baterias, e as rainhas já mostram todo seu gingado. Mas e você? Já aprendeu o samba da sua escola do coração?

SRZD-Carnaval te dá uma ajudinha. Durante quatro dias vamos disponibilizar o aúdio dos sambas oficiais para o Carnaval 2014 das escolas do Grupo Especial, três sambas a cada dia. Os sambas serão disponibilizados na ordem do desfile oficial.

Ouça, aprenda, e faça bonito no Carnaval. Aproveite o espaço destinado aos comentários e deixe sua opinião.

Clique em cima do nome de cada escola para ouvir o samba.

- Mocidade - A verde e branca de Padre Miguel vai levar para a Avenida o enredo "Pernambucópolis", uma viagem cultural pelo estado de Pernambuco, sob o olhar de Fernando Pinto.

- União da Ilha - A agremiação insulana vai levar para a Avenida o enredo "É brinquedo, é brincadeira, a Ilha vai levantar poeira!", que vai mostrar um pouco da história e a importância de fatos referentes à infância.

- Vila Isabel - A azul e branca do bairro de Noel, vai levar para a Avenida o enredo "Retratos de um Brasil plural", que vai abordar os biomas existentes no Brasil e as características das diferentes populações.

* Os áudios das demais escolas entrarão no ar no decorrer da semana.



Comentários
  • Avatar
    04/12/2013 03:13:58Leonardo BessaMembro SRZD desde 15/04/2009

    Amigo Leo Campos continua errando o local de seus comentarios...e me parece bem preocupado em divulgar suas criticas à respeito do cd da serie A...

  • Avatar
    04/12/2013 03:12:38Leonardo BessaMembro SRZD desde 15/04/2009

    [email protected]

  • Avatar
    03/12/2013 15:30:44ZepêreraMembro SRZD desde 03/12/2013

    um samba-enrredo é consequência de uma boa sinopse(no sentido explicativo e conclusivo) porém, a arte do compositor é transformar em versos melodicos aquilo que lhe foi apresentado como "tema", ou seja, eles podem receber uma doce laranja ou um limão, a qualidade desse "suco" será determinada pela inspiração do compositor. E é com base nessa linha que escuto e analiso os sambas. Refrente as 03 escolas do tópico penso o seguinte: MOCIDADE - Com um bom enrredo, saiu um coisa muito boa... melodia, poesia e emoção. porém, a letra apresenta 03 questionamentos quanto ao objeto do enrredo "Pernambucípolis". 1º "batucada" no são joão, não confere esse tipo de expressão. 2º "Padim padre Miguel" trocadilho com "Padim padre Cícero" reverenciado em massa pelo estado do Ceará, cujo seu santuário encontrase no Crato, estado em questão, não em Pernambuco. 3º A expressão "rodar ciranda" também não é "pernambucolicamente" correto. Ciranda no caso, é uma ação, então... dança-se ciranda, ou entrar-se na roda de ciranda. Ninguém em Pernambuco "roda ciranda" porque não é um objeto como um pião ou um bambolê. Não fosse esses pecados seria um excelente Samba. UNIÃ?O DA ILHA- Enrredo leve, com samba também leve e pra cima, como a escola. Eficiente para o enrredo e musicalmente falando de samba, um ótimo. VILA ISABEL- Esquecemos os comparativos de 2013, um time é formado por determindados integrantes, na substituição dos mesmos, temos OUTRO time para 2014. No caso dos compositores de noel, não foi diferente, parte deles não integrou a equipe que ganhou o hino de 2014. Porém, como citei acima, fizeram uma bela limonada com o limão que lhes foram dado. Samba muito bonito, e extremamente poetico.

  • Avatar
    02/12/2013 09:47:45JORGE FREITASMembro SRZD desde 10/08/2010

    A cada anos os sambas de enredo vem caindo muito,na minha opinião isso não é samba enredo,prefiro meus vinil de sambas de enredo dos anos 70,80,e alguma coisa dos anos 90,muita gritaria hoje e sambas muito corridos, no desfile não se entende nada,se coloca 10 puxadores um gritando mais que o outro,é o fim dos sambas de enredo é olhe que todo ano eles falam que a safra é boa, imagine os que perderam!

  • Avatar
    30/11/2013 21:55:18Cláudia BauerMembro SRZD desde 19/01/2013

    Bom, Duquesa, eu já vejo de maneira diferente o enredo da Mocidade de 2013. Eu adorei o enredo, achei que ficou bem com cara de Mocidade. A impressão que eu tenho é de que por causa que se fala da estória de um festival de rock as pessoas ficam com um pé atrás por puro preconceito. Que me desculpem quem não concorda comigo, mas isso eu não mudo de opinião. Sobre o Paulo Viana, não o conheço e nem sei direito a situação da escola, mas eu acho que as pessoas misturam muito as coisas. O que tem que ser avaliado é o desfile em si, e não o caráter do presidente. Sobre o samba, é como eu te falei, eu ADORO esse samba. Ele é um samba que me conquistou na primeira escutada. Como eu falei anteriormente, gosto é gosto. Agora que realmente eu to sentindo falta de uns enredos mais politicamente incorretos, isso é inegável. E Eddie, eu sei cozinhar sim, mas já que você não é machista, então vamos nos encontrar e você lava a louça que eu vou sujar ta querido? Ah, e complementando, pra mim o melhor samba do Grupo Especial é o da MOCIDADE INDEPENDENTE DE PADRE MIGUEL, entendeu? O samba da Grande Rio eu gostei, mas pra mim NÃ?O Ã? O MELHOR.

  • Avatar
    30/11/2013 12:48:17EddieMembro SRZD desde 13/02/2013

    Cláudia Bauer, não sou machista mais faço uma pergunta, você sabe cozinhar? Qualquer opinião é válida, mais dizer que o melhor samba enredo de 2014 é da G. Rio, nos poupe. Abraços.

  • Avatar
    30/11/2013 12:03:24Almir da Silva LimaMembro SRZD desde 11/10/2011

    Cláudia Bauer, bombom de chocolate branco & parceira, tô contigo e não abro sobre o samba-enredo 2014 da Mocidade. As opiniões desqualificadoras desta obra musical ocorrem devido ao preconceito regional em relação à História, Cultura e Arte nordestina e pela obra ter parceria liderada pelo granaleiro sambista-compositor-bamba & cantor de sucesso na MPB, Dudu Nobre. Haja vista, pela gravação só dá pra comentar os quesitos samba-enredo e bateria. Os demais (Alegorias & Adereços, Fantasias, Comissão de Frente, Mestre-Sala & Porta-Bandeira, Harmonia, Conjunto, Evolução) junto com o quesito enredo é mais objetivo fazê-lo conforme os julgadores e julgadoras da LIESA. Isto é, depois de assistir ao desfile. Bem, como já comentei anteriormente os quesitos bateria e samba-enredo da Mocidade e da União da Ilha, agora comento os da Vila Isabel. A bateria Suingueira de Noel sob a batuta do promissor mestre Wallan abrilhanta tanto o arranjo quanto a execução instrumental-rítmico-musical tradicional da agremiação. O canto do estreante Gilsinho se revela melhor â?? não para minha surpresa â?? que o de Tinga que costumava â??gritarâ?. Se o Estandarte de Ouro 2011 Gilsinho não sofrer calote dos presidentes de â??honraâ? e executivo da agremiação de Noel em seu contrato de prestação de serviços profissionais, prosseguindo na Vila Isabel, o tempo provará: Gilsinho canta melhor que Tinga. Por fim, o samba-enredo 2014 da agremiação de Noel é um bom samba nada mais que isto em letra descritiva da sinopse/enredo e melodia harmônica com a identidade, a raiz e o DNA da escola de samba Unidos de Vila Isabel. Não por outra razão e sem fazer chororô, eu sempre considerei muito melhor qualificado, pela ordem, os sambas concorrentes das parcerias lideradas pelo compositor-bamba Eduardo Katata e pelo promissor compositor com DNA de bamba Tunico da Vila. Beijos tipo café e axé! Almir de Macaé.

  • Avatar
    30/11/2013 10:11:06Duquesa Dholores: PHD (PHODA) do sambaMembro SRZD desde 18/10/2010

    Quá quá quá quá... Fabianozinho, cê é uma graça!

  • Avatar
    30/11/2013 10:08:35Fabiano de Vila-ForteMembro SRZD desde 15/10/2009

    Duquesa Dholores para jurada da LIESA. Já! #compartilhe.

  • Avatar
    29/11/2013 22:24:54Duquesa Dholores: PHD (PHODA) do sambaMembro SRZD desde 18/10/2010

    Seu Fabiano e Cráudia Power... porque não podemos debater temas correlacionados a samba neste tópico? Podemos sim. Pessoas como vocês dá tesão dialogar. Vamo começar com a querida Mocidade. Olha... Mocidade tem um dos melhores enredos dessa temporada momesca. Fernando Pinto fez reviver uma escola que sucumbia aos deleites de um presidente que escolheu a pinicação como método de elaborar carnavais ditos competitivos (palavrinha bem adequada ao sistema mercenário raparigueiro vigente). Nem competência pra isso o barril Vianna tem e teve. Esperou verdinhas do roque in Rio e o que restou pra Mocidade foi uma enxurrada de notas baixas. Esse ano Padre Miguel parece ter olhado lá do alto pra escola que lhe tem o nome estampado no pavilhão. Mocidade está em festa pelo fato de resgatar sua identidade. Vejam! Meditem! Analisem! Como uma escola se reencontra, faz seus torcedores felizes, quando se volta pra ela merma. Pernambucópolis está provando isso. Acredito muito num belo desfile. Mas não posso dizer o mermo em relação ao samba. Sabe, Craudinha, quando penso em sambas na Mocidade me recordo algo como Vira Virou, Sonha não custa nada, De corpo e alma na avenida, Criatura e criador, Vila Lobos, o grande circo místico, Tupinicópolis, Ziringuindum, By By Brasil... sambas que não apenas descreviam o enredo como tinham momentos poéticos, uma linha melódica coerente do início ao fim. Diferente desse atual. Não condiz com a beleza do enredo. Melodia árida, sem poesia, cheio de altos e baixos. Uma letra não linear (que não conta uma história), portanto, fragmentado. Uma decepção. Mas espero que a escola reverta isso na avenida. Esse belo ernedo tem elementos prausíveis pra colocar a Mocidade entre as campeãs.

  • Avatar
    29/11/2013 20:35:18Fabiano de Vila-ForteMembro SRZD desde 15/10/2009

    Impressionante como as minhas opiniões acerca destes 3 sambas são EXATAMENTE IGUAIS àS de Duquesa Dholores! Ei-las: 1) Mocidade: não vejo esse "samba todo" que estão comentando, apenas o acho MEDIANO. Já o enredo, sim, é ótimo! ( ... mas isto é para outro tópico); 2) Ilha: samba sem a cara da escola. Sinceramente, esperava mais. O enredo é bom (... mas isto é para outro tópico - risos); 3) Vila Isabel: detestei o samba. Eu o considero, juntamente com o samba da BF e o da U. Tijuca, o pior samba do CD. O enredo é MA-RA-VI-LHO-SO!!! (... mas isto é para outro tópico).

  • Avatar
    29/11/2013 20:28:37Cláudia BauerMembro SRZD desde 19/01/2013

    Bom, vamos lá. 1) Mocidade: o melhor samba do Grupo Especial. Aí podem pensar que eu estou sendo parcial, já que sou torcedora da Mocidade. Ledo engano. Se for assim, eu iria adorar os sambas de 2009, 2010 e 2011, que eu odiei. Com todo o respeito, Duquesa, mas o samba é de um lirismo ABSURDO. Um dos momentos que isso é retratado é quando tem aquele verso "eu danço frevo até o dia clarear no colorido do folclore vem brincar". E incorpora a alma do Fernando Pinto, parece até que quem canta é ele. Acredito que a diretoria fez a escolha certa, além do mais que a escola vai abrir os desfiles. Estou viciada nesse samba, não canso de ouvir. Tenho certeza absoluta que vai sacudir a Sapucaí. 2) União da Ilha: pra mim o segundo melhor samba. Há quem diga que este samba não tenha o perfil da escola, mas eu acho que uma das vertentes do enredo é refletir sobre como é ser criança (pelo menos eu enxerguei isso) e os compositores trilharam este caminho. E acho que é um samba adequado, pois querendo ou não logo depois a Vila Isabel vai se apresentar, então teria que ter um samba que tivesse um refrão muito forte (principalmente) para levantar a galera. E não tenho dúvida que vai levantar. 3) Vila Isabel: eu classifico o enredo da Vila este ano como o do Salgueiro, ou seja, são ótimos enredos, mas as sinopses ficaram complexas demais. E isso daí se refletiu nos sambas. Como no vencedor do Salgueiro, o da Vila é um samba que eu considero enjoativo. Só que o samba do Salgueiro eu acho bem menos que esse. Outra coisa: pra que colocar esse refrão que exalta a escola? Não sou contra, mas eu acho que deve estar encaixado no samba enredo, como foi o caso do refrão principal da Mocidade. O da Vila não, foi o mesmo caso da São Clemente, fugiu totalmente do tema proposto. Enfim, não gostei, esse samba juntamente com o da São Clemente e Império da Tijuca foram minhas grandes decepções.

  • Avatar
    29/11/2013 20:20:46Tedy - "A marca do Carnaval é ela!"Membro SRZD desde 12/04/2012

    Desses três Sambas, o único que ainda gosto é o da VILA ISABEL. ... Vamos pela ordem: MOCIDADE: O Samba é chato, não me empolga, não me emociona. Só vejo uma coisa ali, o nome do Dudu Nobre na composição do Samba. Concordo com o que o Daniel disse nos comentários; que o Samba da Mocidade tenta fazer uma xote-samba como a Tijuca fez em 2012 com o Enredo do Luiz Gonzaga. Apesar o enredo elogiado, e da admiração que tenho pela Mocidade, esse Samba continua sendo chato. ........ ILHA: Samba complicado, burocrático, difícil de cantar, difícil de decorar. O refrão principal é bom e empolgante, mas o restante do Samba não acompanha a qualidade do refrão. ... VILA ISABEL: O Samba tem uma letra linda,e lembra um pouco a beleza do Samba da Mocidade de 1999 Vila Lobos, devido a beleza. São dois sambas diferentes, originais, mas se parecem. ... Mas, apesar da bela letra, o Samba da Vila não é Samba pra se cantar por 82 minutos, depois de um certo tempo se torna cansativo. Não se compara aos Sambas de 2012, e de 2013, da Vila que era muito melhores. ... Mas, mesmo assim é um Samba bonito, não esta entre os melhores, mas também não esta entre os piores, o Samba da Vila é um samba mediano.

  • Avatar
    29/11/2013 18:57:47Duquesa Dholores: PHD (PHODA) do sambaMembro SRZD desde 18/10/2010

    Vila tem um bom enredo. Conectar o homem ao ambiente onde vive e, este ambiente lhe proporcionando forjar cultura, é interessante sim. Mas, assim como Mangueira, poderia cair numa cilada que é inflacionar a sinopse com excessos de informação. Quase aconteceu. Não gostei da maneira como a sinopse foi redigida, aliás, Vila precisa rever conceito de concepção literário em suas sinopses. Até parecem dados retiradas da Wikipédia. O samba é um samba bom. Nem de longe pode ser comparado aos dos anos anteriores, mas dá pra fazer um bom desfile.Letra que exalta o vilaisabelense "sangue azul tá na veia", em termos gerais, bem comum.

  • Avatar
    29/11/2013 18:44:45Duquesa Dholores: PHD (PHODA) do sambaMembro SRZD desde 18/10/2010

    A ilha retoma seu DNA. Muito bom. Se o carnavalesco estiver inspirado fará um excelente desfile. Mas eis aqui outra escola cujo samba não acompanha a sinopse. Letra retrata pouco as brincadeiras. A melodia poderia proporcionar maior espontaneidade, leveza, alegria, características da escola. Até tentaram voltar aos áureos tempos augustianos de sambas memoráveis, mas ficou a desejar.

Comentar