SRZD


05/11/2008 23h32

Lesga prepara novidades para 2009
Isaac Ismar

O recém-criado Departamento Cultural da Lesga apresentou nesta quarta-feira, na sede da entidade, os seus primeiros projetos, visando o próximo ano. Coordenado pelo pesquisador de enredo e diretor cultural da Lesga Marcos Roza, o departamento conta com o trabalho integrado do diretor de carnaval Edson Marcos e do diretor de eventos Dida Vieira, cujas ações visam aproximar profissionais de diversas áreas ao mundo do carnaval.

Para isso, o seminário "Vida de Bamba" está previsto para acontecer em março de 2009. É provável que outros debates com a mesma proposta aconteçam ao longo do ano, envolvendo pedagogos, historiadores, jornalistas, profissionais de cinema, entre outros.

- Quero criar mesas para trazer artistas, músicos e cineastas para discutir o carnaval de todas as formas. As escolas de samba estão inseridas no contexto sócio-cultural, acho importante abordarmos isso mais a fundo. Quais são as linguagens que podemos trabalhar daqui pra frente? O objetivo é fazer com que esses profissionais de diversas áreas possam criar um maior diálogo na área cultural, sempre com temas ligados ao carnaval, como por exemplo, como seria a folia no olhar cinematográfico? - prevê Marcos.

Mais um projeto do departamento cultural da Lesga é a oferta de especialização em cursos técnicos de profissionais do carnaval, com duração de 24 horas. O sambista filiado na Liga responsável pelos desfiles do Grupo A pagaria R$ 150. "Folclore Brasileiro", "Maquiagem e Caracterização", "Redação e Interpretação de Texto", "A Voz de um Locutor", "Filmar o Real" (documentário), "Ética na Internet", "Circuito Ateliê", entre outros, são algumas das idéias.

- Queremos sair do lugar comum. Ir além do universo carnavalesco, criar um diálogo entre os amantes do carnaval com as áreas culturais e de recursos humanos - exemplifica Marcos.

Outros planos

Na internet, mais precisamente no site da Lesga (www.lesga.org), em breve já estarão disponíveis as defesas dos enredos de cada escola do Grupo A, as letras dos sambas-enredos, além de matérias e fotos, que podem ser enviadas pelos internautas.

Este ano os carnavalescos entregaram suas fichas técnicas em DVD, com a logomarca de suas escolas, e não mais em disquetes. De acordo com Marcos, foi criado um modelo de preenchimento para as agremiações, o que padronizou as informações sobre o enredo e os segmentos.

Existe ainda uma proposta do departamento cultural da entidade que é o sonho de muitos foliões. Trata-se da distribuição do roteiro de cada desfile aos expectadores na entrada da Sapucaí. Os guias teriam nome dos carros, fantasias, além de uma breve descrição deles no enredo. O resumo da ficha técnica, que já é entregue para imprensa, também chegaria ao público.


Comentários
  • Avatar
    15/04/2009 13:52:42João da SilvaMembro SRZD desde 07/04/2009

    Grande diretor! Roza ler seus textos é um sonho. Parabéns por nos dar mais essa riqueza intelectual e cultural para o caranaval do Rio. Que os parceiros e patrocinadores possam enxergar desse prisma produtivo e contribuir com excelentes retornos de apoio financeiros e institucionais.

  • Avatar
    12/03/2009 11:26:11Cris Nega Lima.Membro SRZD desde 28/05/2009

    Marcos Roza, parabéns! escrever é uma dádiva divina , e você foi abençoado pelos DEUSES. Parabéns pelo sucesso dos enredos e perabéns ao detºCultural LESGA por ter profissionais como Marcos Roza.

  • Avatar
    24/11/2008 22:14:27João da SilvaAnônimo

    MARCOS ROZA O REI DO CARNAVAL

  • Avatar
    09/11/2008 23:01:50Jandyr AntunesAnônimo

    Alô, Marcos Roza! Li os primeiros projetos visando carnaval 2009, gostei muito e desejo desde já sucesso total, essa dupla Marcos Roza e Edson Marcos vai dar samba como nós gostamos, espero que venha tambem algum projeto em termos harmônico, para darmos mais harmônia ao nosso carnaval, já que com toda essa correria atual fica muito dificil trabalhar a beleza do desfile. quanto ao resumo da ficha técnica deveria na minha vizão serem destribuidas tambem junto com as fantasias aos componentes desfilantes das escolas, para que pudesem entender melhor o que fazer respeitando assim o Canto a Dança e a Evolução.

  • Avatar
    09/11/2008 14:21:17Marcelo JustoAnônimo

    parabéns... valeu Marcos Roza tu é o cara mesmo. Sucesso! Mano

  • Avatar
    07/11/2008 23:51:39ANA PAULAAnônimo

    Tudo de bom sou frequentadora assídua da Avenida e vou adorar entender mais o que vejo nos desfiles. Parabéns Marcos Fui...

  • Avatar
    06/11/2008 23:35:31Carolina MarquesAnônimo

    Que sucesso é essa Lesga, hem. Será que tudo que planta aí dá? Tomara porque de boas intenções o carnaval tá cheio, mas idéias como essas ainda não tinha visto. Parabéns para o idealizador.

  • Avatar
    06/11/2008 21:29:50BinhoAnônimo

    Os ingressos do Grupo de Acesso deveriam custar no mínimo R$ 50,00 a arquibancada e pensar em outros valores possíveis para camarotes e frisas. Bom, gosto das propostas do pesquisador Marcos Roza se bem trabalhadas trarão muito benefício ao carnaval do Rio. Parabéns LESGA.

  • Avatar
    06/11/2008 18:07:57igorAnônimo

    absurdo. onde eles estao com a cabeça, em cobrar essa valor. existe uma lei federal que proibe, cobrar valores tao excessivos, em festas populares, que aliás, já não é popular a muitos anos. se cobra tão caro, por nada.... todo ano é a mesma história, para prder encher os olhos, e se vender. carnaval está " privatizado ". Já era........

  • Avatar
    06/11/2008 15:24:47BiantevezMembro SRZD desde 07/04/2009

    Agora só falta saber qual TV passará o desfile do Grupo de acesso A, torço pra que seja a BAND, aí vai ser bom que o Grupo Rio de Janeiro 1 passará na CNT

  • Avatar
    06/11/2008 14:16:53CarlosMembro SRZD desde 04/08/2009

    LESGA sucesso. A criação dessa entidade foi a melhor notícia desse ano no mundo do samba. E agora constamos propostas pertinentes e muito bem elaboradas. Excelente carnaval e parabéns aos idealizadores do departamento cultural.

  • Avatar
    06/11/2008 11:46:53Família IMPERIANAAnônimo

    Parabéns Marcos Roza! A família imperiana te felicita. Boa sorte filho verde e branco.

  • Avatar
    06/11/2008 11:33:25PEDRINHO SAMBOTECO *Membro SRZD desde 07/04/2009

    Parabéns a diretoria da "LESGA", muito especialmente ao dptº Cultural da entidade, que é assinado por execelente e idoso profissional que é o Marcos Roza. + importante que a criação de novas idéias e inéditas, é a coragem com que essa entidade vem atuando com pouquíssimo tempo de existência, focalizando temas e necessidades emergenciais, contribuindo para a manutenção especializada, do dia-a-dia das precariedades dos foliões e sambistas. Isso é super "IMPORTANTE", ressaltar. A Lesga vem até ao sambista,procurando amenizar suas necessidades, abolindo aos poucos suas carências. Que venham outras ótimas idéias, e que possam ser colocadas em prática o + rápido possível,como por exemplo eu destacaria: Cartilha (Ficha Técnica) para os assistentes do desfile, e a volta da visão de produção do Cd . Vc foi muito feliz nessa sua ideologia, continue assim amigo Rosa, perdão quero dizer: tio "ROZA". A cuíca é sua.

  • Avatar
    06/11/2008 11:26:33SandraAnônimo

    Que idéias legais. Tomara que certo. Mais um ponto pra LESGA e sua diretoria.

  • Avatar
    06/11/2008 11:22:43AnselmoAnônimo

    Grande Marcão! Mandou muito bem no projeto. Parabéns! Mais uma vez sai na frente. Empreendedorismo cultural nato. Sorte e muito sucesso.

Comentar