SRZD



Tunico da Vila

Tunico da Vila

CARNAVAL. Cantor, compositor, percussionista, bi-campeão pelo Grupo de Acesso e tri-campeão do Grupo Especial do Carnaval carioca pela Vila Isabel.

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



10/01/2014 15h44

Volta do Cid à Vila Isabel: 'Não podemos ter vaidade'
Tunico da Vila

Galera blogada comigo!

Muito se falou da saída do grande carnavalesco Cid Carvalho da Unidos de Vila Isabel.
Ele voltou. Cid Carvalho é realmente uma pessoa verdadeira e corajosa.
Com a sua saída disseram que enfraqueceria a escola e eu até concordo com isso.
Na época, foi falado de uma dívida da escola com o carnavalesco, que até existia, mas não estava deixando de ser paga. O presidente e sua diretoria sentiram o golpe, que também foi sentido pelo Cid.

Cid é um cara que chega à quadra e coloca os pés no chão ficando lá em baixo com a galera fazendo com que a comunidade passe a gostar muito dele. Sempre solícito e explicativo pra qualquer pessoa que tenha dúvidas sobre o enredo que ele está construindo.

Com a saída dele, a comissão de Carnaval assumiu os trabalhos do barracão.
Tanto o presidente Wilsinho, quanto Cid, comentaram comigo que não podemos ter vaidade. Temos que passar por cima dessa vaidade pelo o bem da escola. Golaço de ambas as partes!

A tarefa do presidente é ter esse pensamento. Visar sempre o bem da escola é sua obrigação. E a nossa Vila só ganhou mais força com a volta do nosso carnavalesco. É legal ver que Cid já não tem mais nada a perder voltar a agremiação e arregaçar as mangas para finalizar seu trabalho, é claro que se perdeu algum tempo.

A volta de Cid enfraquece a comissão de Carnaval? Ébvio que não. A comissão sempre esteve lá, fez e fará sempre o seu papel com muita competência, e agora deixa a responsabilidade também nos braços do carnavalesco e autor do enredo da escola.

Seja bem-vindo de volta Cid !!!!!

Foto: Divulgação
____________________________________

Quarta feira passada foi o primeiro ensaio técnico da Vila Isabel na 28 de setembro, exalto aqui o trabalho feito por Mestre Wallan.

Ele reduziu um pouco o número de chocalhos e colocou eles atrás da ala das cuícas e tamborins, melhorou a batida das caixas de guerra e colocou de volta alguns centradores fazendo assim com que a caracterização da bateria voltasse um pouco. Aquela bateria de outros tempos não pode ser comparada. A cadência é outra. Os tempos são outros. Mas já deu para se aproximar um pouco mais daqueles velhos tempos.

Martinho da Vila me disse há pouco: 'Que saudade da bateria da Isabel!!!".
É seu Martinho, você sente saudades de um lado, sua comunidade, sente saudades de você. Está na hora de pintar lá pelo Boulevard 28 de Setembro para que matem a saudade de você.

É frente da bateria, eu disse ao Moisés que Wallan estava de parabéns e ele me disse: "Tunico, a gente erra mas acerta também, né?"

Claro que sim e todas as pessoas são assim ao longo da vida. Acertam, erram, perdem, ganham e todos juntos são mais fortes... Juntos somos mais fortes !!!!!

Eu agradeço muito aos mestres Átila e Paulinho que são de fora e engrandeceram muito a bateria. Mas cada vez fico certo de que aqui temos grandes mestres que podem fazer a diferença. Eles aprenderão errando e errando é que se aprende.

Muito legal ver a frente da bateria a Dandara... Como samba essa pretinha musa da nossa escola!
O barracão está a todo vapor e aqueles que dizem que a Vila Isabel dançou, eu digo...Esperem o desfile pra depois falarem alguma coisa.

Vamos deixar a escola soberana sempre, pois o Bi campeonato é o que todos almejam.
Desejo a todos um FELIZ ANO NOVO e um belíssimo Carnaval !!!!!

"QUE OS DEUSES DO SAMBA ESTEJAM COM A VILA ISABEL

QUE OS DEUSES DO SAMBA ESTEJAM COM AS ESCOLAS DE SAMBA"

Leia também:

- Cid Carvalho: 'Estou de volta à Vila Isabel'



Comentários
  • Avatar
    26/01/2014 14:53:17Tunico Da VilaMembro SRZD desde 16/10/2012

    Oi Leilane boa tarde. Uma vez que faço parte da bateria desde 1985 não posso esquecer de grandes mestres.Nas outras postagens aqui do meu blog, se você ler eu já falei carinhosamente de Mestre Ernesto(esse aí sim já foi esquecido por muitos) e de Mestre Mug.Mas não cabia falar deles aqui nessa postagem uma vez que é postagem atual e os últimos dois mestres foram Átila e Paulinho.Mestre Atila e mestre Paulinho trouxeram organização a bateria da Unidos de Vila Isabel e implementaram alguns toques e bossas.Algumas coisas eu discordei plenamente e outras eu concordei. Sempre procuro falar de todos mas realmente em algumas postagens não dá. Grande beijo pra você e parabéns pela sua colocação =)

  • Avatar
    26/01/2014 07:49:15Leilane AmorimMembro SRZD desde 06/06/2012

    Tunico esta com amnesia??? Pra você a bateria da Vila Isabel se resume em 5 ou 6 anos. Refrescando sua memoria. Antes da vinda do Atila, a bateria foi o seguimento que a pontuação era garantida , foi nessa época também que vários ritmistas foram formados inclusive o atual mestre. De valor a quem é da escola de coração e que deu a vida pela Vila Isabel. Isso não é um comentário pessoal são fatos e contra isso não há argumentos.

  • Avatar
    23/01/2014 22:32:15Tunico Da VilaMembro SRZD desde 16/10/2012

    Oi Rainho.Boa noite.Muito Obrigado por suas palavras.Sou muito seu fã e admiro o que escreves na sua coluna. Vale a pena lembrar que algumas pessoas querem que eu fale mal de A...B...ou C...Já lembrei a algumas delas que essa coluna aqui eu apenas falo de samba e acacabo mesmo falando mais da minha amada Isabel.Procuro sim ser imparcial e até quando estava envolvido em samba enredo não falei do assunto aqui.Me amarro em escrever e debater por aqui.Só não gosto muito de fakes.Mas respeito.Vamos marcar um dia e tomarmos um vinho e falar de sambas e outras coisas.Muito obrigado parceiro e qque os deuses do samba estejam com você =)

  • Avatar
    22/01/2014 09:33:29Hélio Ricardo RainhoMembro SRZD desde 26/01/2010

    Prezados, de minha parte, posso falar alguma coisa sobre a Unidos de Vila Isabel. Entrevistei seus dirigentes numa mesa do Seminário SRZD - o presidente wilsinho e o diretor Junior Schall - e estive algumas vezes na quadra dessa escola tão querida, inclusive no dia em que o carnavalesco Cid voltou. A Vila tem uma equipe de carnaval muito forte, destemida, um povo realmente afiado com seu trabalho e paixão pela escola. Estive lá na semana em que o carnavalesco saiu e na semana em que ele voltou. posso dizer que o departamento de carnavale stava preparado para enfrentar o barracão independente desses fatos. apto a disputar, como qualquer outra escola, o carnaval. Ã? linda a forma como a comunidade está cantando o samba, por exemplo: muito além do que supomos quando ouvimos a gravação. Quanto ao Tunico, é um menino de respeito, sério, que não prevaleceu de sua condição de compositor famoso, filho de um mito do samba, para se fazer presente como colunista e expor opiniões. Corajosamente, aqui está, em meio a nós outros, "o artista onde o povo está", e o faz com notável elegância. Queridos leitores, nossas opiniões são controversas porque, como costumo dizer, o carnaval e as escolas de samba são eivados de paixão. Mas sempre tentamos acertar, de forma sincera e equilibrada. Se me permitem a participação, saúdo a todos e desejo um lindo carnaval!

  • Avatar
    14/01/2014 12:30:00Tunicotunico da VilaMembro SRZD desde 08/09/2013

    José Henrique. Desacreditado por que? Aqui na minha coluna falo sobre Samba e acabo falando mais fa Vila por ser minha escola e ter bastante acesso por aqui. Não tenho motivos pra falar mal de fulano ou beltrano pois todos graças a Deus sempre me respeitaram.Não sou do Ministério Publico e nem tão pouco policial ou reporter policiaL.Desacreditados são aqueles que são fakes..esses sim são descreditados.Não uso minha coluna para campanhas eleitorais e procuro ser o mais imparcial possível.Não sou repórter sou sambista e peço para que você respeite isso por favor assim como respeitarei você quando saber quem você é. Boa tarde

  • Avatar
    13/01/2014 19:31:18lenilson ozorio dutraMembro SRZD desde 16/02/2012

    Quero deixar um beijo no coração do Jose Henrique Oliveira e para Aghata, e dizer que não entendo esta raiva de Vila Isabel. Quero também, informar ao nobre amigos que em 1988, fomos campeão sem ter um quadra, ensaiando na Rua. abraços aos amigo. Informo que .....de corpo e alma nós somos a Vila, O coração na marcação e o sangue AZUL tá na veia com certeza, o samba é a minha natureza, é bom lembrar, TEM QUE RESPEITAR!. Que deus abençoe aos amigo.

  • Avatar
    12/01/2014 13:06:28JOSE HENRIQUE OLIVEIRAMembro SRZD desde 26/12/2013

    TUNICO SAI DE CIMA DO MURO, VOCE ESTA CARECA DE SABER QUE A SITUACAO DA VILA E CAOTICA O MOISES NAO PAGA AS PESSOAS , O CID SAIU PORQUE NAO RECEBEU , SO VOLTOU PORQUE NAO PODE FICAR FORA DO CARNAVAL VAMOS PARAR DE DEMAGOGIA, TEMOS QUE SER HOMEM E TER ATITUDES DIGNAS, NAO FICAR EM CIMA DO MURO, POR ISSO QUE VOCE E DESACREDITADO,FICA DE BLABABAAAA SE ACERTA.....

  • Avatar
    11/01/2014 19:00:18AghataMembro SRZD desde 20/05/2013

    A Vila, só ganhou o carnaval de 2.013 graças ao Guimarães e todos q vivem os bastidores do samba sabem disso e jamais ganhará agora em 2.014. Até pq a escola esta perdida perderam o fio a meada.

  • Avatar
    10/01/2014 17:18:32lenilson ozorio dutraMembro SRZD desde 16/02/2012

    Tonico -Olha, depois do ensaio da Vila na 28 de Setembro, ao chagar em casa, sentei e com muito cansaço, cochilei, um certa hora ouvi alguém me chamar dizendo: Você viu que desfile? E como todos cantaram muito com muito prazer? você viu algumas camisas de outras escolas assistindo o nosso desfile? que samba bonito! este samba vai dar muito trabalho lá no desfile, disseram que a nossa Vila estava sem motivação e que já era. Perguntei quem é você que tano fala no meu ouvido, sou eu, mais você viu a fachada do nosso berço do samba que eu tanto divulguei com meus sambas? olha, quando vai caindo a noite (você sabe que eu gosto muito da noite) é só ouvir as minhas musicas . Quando acendeu as luzes do letreiro , me deu até arrepio, como ficou bonita, esta é a escola de samba que naquela época eu pensei fazer. Algo me diz que você é Noel Rosa, o grande poeta da Vila Isabel. Você acertou. Ai eu acordei e vi que a minha Vila está no caminho certo. Parabéns para Diretoria e para Harmonia, todos os seguimento e pra comunidade. Vila chão da poesia, celeiro de bamba. Tonico é verdade o que você comentou acima" sua comunidade sente saudade de você" arriba vila! forte e unida.

Comentar