SRZD


11/11/2008 15h45

DVD: "Live At Montreux 2005" (Beth Carvalho) - Muita areia para o caminhão suíço
Luiz Felipe Carneiro

Aquela famosa noite brasileira idealizada pelo produtor Marco Mazzola, lá pelos anos 70, no famoso festival de Montreux já rendeu shows antológicos, como os de Elis Regina, Gilberto Gil, A Cor do Som, Os Paralamas do Sucesso etc. Por sorte, alguns estão disponíveis no mercado (como todos os citados). E por falta de sorte, vários outros ainda não estão disponíveis.

Para corrigir esse erro, a ST2, volta e meia solta um DVD de artista brasileiro no festival mais chique do verão europeu. Foi o que aconteceu com Martinho da Vila, Seu Jorge e, agora, Beth Carvalho. Infelizmente, tais DVDs não se comparam com os CDs que já foram lançados anteriormente. E o de Beth Carvalho é mais uma prova disso.

A vantagem desse "Live At Montreux 2005" é o fato de conter um show redondo de Beth Carvalho, com 70 minutos de duração. Ou seja, não há gordura no enxuto repertório de 17 faixas. Por outro lado, apesar da maioria brasileira na platéia (conforme se pode notar no vídeo), uma certa frieza incômoda marca a apresentação de Beth Carvalho realizada no auditório Stravinsky, no dia 08 de junho de 2005. Está certo que a culpa não foi sua. Desde o início do espetáculo, com "O Show Tem Que Continuar", clássico do recém-falecido Luis Carlos da Vila, Beth Carvalho faz de tudo para empolgar o público. Mas a sensação, no final das contas, é de fim de festa.

Uma pena! Imagina um show de Beth Carvalho só com clássicos no roteiro, e o carnaval que não seria aqui no Brasil? Apenas para citar algumas canções, o repertório de "Live At Montreux" contou com "Saco de Feijão", "Camarão Que Dorme a Onda Leva", "Coisinha do Pai", "O Que É, o Que É", "Vou Festejar", "Sonhando Eu Sou Feliz", "1800 Colinas" e por aí vai. A "Madrinha" ainda homenageia alguns expoentes da Música Popular Brasileira, como Tom Jobim e Vinícius de Moraes ("Chega de Saudade"), Cartola ("As Rosas Não Falam") e Nelson Cavaquinho ("Folhas Secas"). E isso sem contar com as participações de Jorge Aragão e do Quinteto em Branco e Preto.

Como se não bastasse tanto sucesso, lá pelo final da apresentação, Beth Carvalho incluiu um pot-pourri com mais de uma dezena de marchinhas de carnaval, com clássicos como "Pierrot Apaixonado", "A Jardineira", "Saca-Rolha", "Marcha do Cordão do Bola Preta" e "Cidade Maravilhosa". Mas nem isso fez a apresentação, ora registrada nesse DVD, deslanchar.

Bem que a "Madrinha do samba" poderia pegar o repertório desse DVD e fazer um grande show no Brasil (pode ser em qualquer cidade). Aí, a gente gravava e mostrava para os suíços como é que se deve se portar em um show da nossa grande Beth Carvalho!

Cotação: ***

 

Compare os preços do DVD "Live At Montreux 2005"


Veja mais sobre:Beth CarvalhoResenhas

Comentários
Comentar