SRZD



Cadu Zugliani

Cadu Zugliani

CARNAVAL. Jornalista, trabalha no Sportv há 7 anos e na TV Globo há 18. Compositor campeão da Mangueira em 2004, 2015 e 2016. Louco, amante, apaixonado por Carnaval, onde já fez de tudo um pouco, ou muito.

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



17/02/2014 14h21

Temas ruins, plástica nem tanto
Cadu Zugliani

Taí, gostei do que ví. Após duas semanas de giro por todos os barracões da cidade do samba, posso dizer que o meu primeiro susto, por conta dos temas escolhidos e dos sambas beeeeem razoáveis, passou. Os temas ruins viraram enredos e estes enredos se tornaram carros e fantasias plasticamente agradáveis aos olhos. Em alguns casos, ficou claro o esforço que os competentes profissionais dispensaram para contar histórias em cima de temas difíceis e, muitas vezes, áridos.

Zico e Boni não eram temas fáceis, mas o Cahê e a comissão da Beija-Flor descascaram muito bem estes abacaxis e vão contar uma história boa de se ver e escutar. Paulo Barros fez de uma corrida com o Senna um prato cheio para o seu estilo ousado e teatral e, como sempre, trará surpresas em todos os carros.

Não vou perder o meu tempo e nem o seu elogiando Renato Lage que, mais uma vez, tem um barracão fora de série, até porque Gaia não é nenhum tema ruim.
Mas o prêmio de descascador de abacaxis do ano vai para o Fábio Ricardo, da Grande Rio. Juro que morria de curiosidade pra saber como tirar 6 ou 7 carros de um tema como Maricá. E não é que ele conseguiu!!! Não só conseguiu, como transformou num espetáculo de alegorias e fantasias. Fabinho, cada vez mais, se posiciona como o grande carnavalesco desta nova geração. O que vem por aí vale o ingresso. Podem apostar.

Foto: Reprodução de Internet


Veja mais sobre:Carnaval 2014

Comentários
  • Avatar
    27/03/2014 09:11:21Mauricio SantosMembro SRZD desde 01/02/2011

    Ã? isso ai Leandro Silveira falou tudo.

  • Avatar
    21/02/2014 15:59:07Leandro SilveiraMembro SRZD desde 23/11/2011

    Grande Mauricio, perfeita observação, acho que deveria se respeitar um pouco mais o trabalho de quem faz este maravilhoso espetáculo, até porque se a Beija encontrou seu estilo com plumas e riqueza, a Tijuca com seus carros vivos, o Salgueiro e a africanidade, Ilha irreverência e por aí vai, ainda que tenham fugido ultimamente de seus estilos, cada um faz seu carnaval da forma que se acha mais correto, não é por que não se gosta de estilo de A ou B que precisa se achincalhar o trabalho, tanto se dizia que a Beija era engessada, antiga e ela esse ano vem 100% interativa, vamos ter nossas opiniões, mas acima de tudo vamos admirar este espetáculo que tanto nos encanta e o debate respeitoso e sadio é importante não só para o carnaval, mas para tudo na vida...Um excelente carnaval a todos!!!

  • Avatar
    21/02/2014 15:58:33Renata MottaMembro SRZD desde 21/02/2014

    Tenho ingressos para arquibancada Setor 3 domingo e segunda, havendo interesse, favor enviar e-mail! [email protected] A braços!

  • Avatar
    21/02/2014 12:57:49Mauricio SantosMembro SRZD desde 01/02/2011

    Gente! carnaval não é futebol, no carnaval somos adversários na avenida, mas não somos inimigos, é claro que algumas escolas têm mais títulos, dinheiro, torcida e poder, mas como disse um outro blogueiro, ninguém faz um espetáculo sozinho, precisamos de todas as escolas, eu até defendo um novo sambódromo, para as escolas que hoje estão desfilando na Intendente Magalhães, todas as escolas de todos os grupos são importante, até para que novos sambistas e profissionais, sejam formados, então vamos respeitar uns aos outros.

  • Avatar
    20/02/2014 19:23:01Tedy - "A marca do Carnaval é ela!"Membro SRZD desde 12/04/2012

    Ã? como eu vi um torcedor da Beija, em outro site dizer: Se acham que o Barracão da Beija esta feio, se acham que o samba é péssimo, NÃ?O ASSISTAM O DESFILE DA BEIJA-FLOR, vão embora do Sambódromo, desligue suas tv's. E eu digo: Tem mais 11 escolas pra se curtir só no Grupo Especial, a Beija-Flor não é a única escola. Se elas duas deixarem de assistir o desfile da Beija, 03 coisas eu garanto: 1)Nem o sambódromo vai ficar vazio / 2) nem a audiência da Globo vai cair /3) Nem a Beija-Flor vai sentir a falta delas. .... Por mim, eu já vou, pois não há como conversar com pessoas sem argumentos, rancorosas, fazendo acusações vazias, a Duquesa pela menos ainda é engraçada, já a outra moça nem isso consegue ser.

  • Avatar
    20/02/2014 18:48:56Beija SempreMembro SRZD desde 20/01/2013

    Esse debate não vai chegar a lugar algum. Temos aqui estas duas patéticas que só sabem remoer suas amarguras, seus despeitos e que não conseguem explicar à que vieram. A tal duquesa escreve, escreve e nada de responder às minhas indagações. Até agora a surtada não conseguiu responder em que a revista caras é melhor que os criadores de cavalos. Não respondeu como fama pode ser mais importante que a história do banho. A Claudia, que eu achei que tinha algum neurônio, deixou cair definitivamente a máscara e se mostrou tão patética quanto a duquesa. Logo, não tem graça mais perder tempo com estas patéticas. Mas, ao menos foi divertido constatar as teorias dessas duas surtadas de que o Cássio aprendeu a sambar em cima de um solo banhado de água com sabão somente pra Beija poder prejudicar à Tijuca â?? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk k só essa valeu tudo!

  • Avatar
    20/02/2014 18:39:05Beija SempreMembro SRZD desde 20/01/2013

    Pois é, Tedy... Ã? como eu disse... A Duquesa, ao menos é risível. Ã? divertido ver ela todo ano alucinada, correndo trás do próprio rabo desesperada tentando diminuir à Beija de qualquer forma e colocando a culpa na escola por todos os problemas, todas as catástrofes que acontecem no mundo â?? kkkkkkk. Já essa Claudia é uma paté/tica dissimulada. Odeia à escola nilopolitana, mas, prefere se fazer de polida.

  • Avatar
    20/02/2014 18:38:30Cláudia BauerMembro SRZD desde 19/01/2013

    Eu entrar na neurose, Duquesa? Ai ai, tu realmente não me conhece. Eu to tão preocupada com certos comentários.... imagina, eu na minha cadeirinha aqui há 1200 quilômetros de distância estou incomodando a toda poderosa Beija-flor pq falei que aquelas duchas foram propositais. Nossa, quanta ingenuidade. Então se for pra processar a Justiça vai ficar mais lenta do que já é.

  • Avatar
    20/02/2014 18:38:05Duquesa Dholores: sou do morro e da nobresaMembro SRZD desde 18/10/2010

    Boa noite a todos. Bom carnaval. Se divirtam. Brinquem sem esse espírito acirrado de competição neurótica. Esse sistema é anti alegria, anti espontaneidade. Por isso que muitos desfilam com carrancas sizudas, cantam mecanicamente, são puros produtos de laboratórios. Chutem o pau da barraca (por fala eme pau D. Maria já ficou toda ouriçada) e sejem felizes. Porque da vida, só se leva a vida que agente leva. Abracinho pra todos. Evoé! Vou lavar minha xavasca que já tá com cheirando a bacalhau seco. D. Maria, aproveite e lave esse rabo podre!

  • Avatar
    20/02/2014 18:32:31Tedy - "A marca do Carnaval é ela!"Membro SRZD desde 12/04/2012

    VOLTO A DIZER: Se vcs não gostam da Beija, tem mais 11 escolas aí pra vocês curtirem, ok! Ninguém tá mandando vocês assistirem a Beija, se não gostam desliguem a tv, saiam do Sambódromo, vão namorar, vão dormir, enfim. A Beija esta peidando pro que vcs pensam ou deixam de pensar. Ela é a ultima de Domingo, vcs vão pra casa depois que o Sal passar. Com a Beija é assim, geralmente é a última da noite a desfilar, pra quem não gosta dela poder ir embora e não ter que ficar esperando outra escola que venha depois. Só fica pra ver a Beija-Flor quem gosta (agora curioso é quem a Sapucaí fica lotada mesmo assim), kkkkkk.

  • Avatar
    20/02/2014 18:30:04Duquesa Dholores: sou do morro e da nobresaMembro SRZD desde 18/10/2010

    Craudia... eu axo que nós não deve entrar na neurose desse povinho. As escolas são entidades púbricas. Sendo assim, estão sujeitas a análises. As minhas são em cima daquilo que elas apresentam. Eu sempre defendi Paulo Barros aqui. Os mais antigos sambem disso. Mas esse ano, assim como ano passado, não gostei dos enredos apresentados por elas. Ano passado foi um enredo piniqueiro que engessou paulinho. Esse ano uma sugestão infeliz do presidente. Gostaria de ver ele livre para criar. Não concordei e nem por isso nenhum tijucano (os sensatos ao menos) me acusou disso ou daquilo. Se ano que vem eles trouxerem um enredo que eu goste, vou dizer que é bom sim. A merma coisa faço com todas as escolas. Mas esse povinho do Cordel encantado axa que tudo que eles apresentam é bom, tem que ser aplaudido. Ã? uma paixão neurótica que cegam eles. Se metade do que essa escola faz e apresenta fosse numa outra, tipo Salgueiro, 5 lugar seria pouco. Eu axo que agente deve fazer nossa análise e deixar pra lá quem não gosta, ou pelo menos quem não gosta e é agressivo como D. Maria, e, no seu caso, Tedy também. Temos liberdade para opinar, eles axam que é dispeito, inveja, frustração, tadinho deles, na verdade tenho pena. Pobres meninos ricos.

  • Avatar
    20/02/2014 18:23:09Cláudia BauerMembro SRZD desde 19/01/2013

    Nossa, quanta intimidação... se me falarem que eu faço programa, ora que pensem. Isso não vai me prejudicar, até pq nem conheço vocês pessoalmente e muito provavelmente nunca vou conhecer. Ã? inacreditável certas coisas, como se a Beija-flor estivesse preocupada em saber das minhas opiniões, sendo uma pessoa que nunca foi no Rio e nunca sequer vai poder influenciar no poderio da escola. Faça-me o favor!!!

  • Avatar
    20/02/2014 18:19:06Cláudia BauerMembro SRZD desde 19/01/2013

    Quer dizer, nem conhece a cidade.

  • Avatar
    20/02/2014 18:17:09Cláudia BauerMembro SRZD desde 19/01/2013

    Duquesa, vamos ser processadas hein? Olha, se for pra meter processo, então meu Deus, haja revirada de informações nos posts aqui e em outros sites..... acho que a sua escola tem muita coisa o que fazer para meter processo numa pessoa que mora há 1200 quilômetros do Rio de Janeiro e nem conhece a cidade direito. Ta louco, é cada coisa....

  • Avatar
    20/02/2014 18:13:12Tedy - "A marca do Carnaval é ela!"Membro SRZD desde 12/04/2012

    Agora, coitada dessa Claudia Bauer, né?! O criatura frustrada com a vida dela, com a escola dela, ô de longe se percebe isso.

Comentar