SRZD



Tunico da Vila

Tunico da Vila

CARNAVAL. Cantor, compositor, percussionista, bi-campeão pelo Grupo de Acesso e tri-campeão do Grupo Especial do Carnaval carioca pela Vila Isabel.

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



24/02/2014 16h56

Minha Vila tá legal!
Tunico da Vila

Galera blogada comigo!

Já dizia mestre Martinho da Vila que a minha Vila tá legal, tá legal... Sempre brigando para ganhar o carnaval.

O que se viu na Avenida no ensaio técnico foi um show da comunidade da azul e branca. A Unidos de Vila Isabel vem pra dar novamente um show na Avenida por vários motivos. O primeiro deles é o samba-enredo, que é redondinho para tirar nota 10 em todos os jurados. Explica bem a narrativa do enredo desenvolvido por Cid Carvalho e pegou onde mais tinha que pegar que é aqui dentro da escola.

"Vai todo mundo tomar um susto outra vez achando que o boi tá morto. Vão ter que desfilar muito para ganhar da Vila. Estou quase convencendo a patroa para que o nome de minha filha seja Isabel". Essas são palvras de André Diniz, completadas por Leonel:

"A adrenalina está lá em cima e estamos apreensivos para que possamos fazer um belo ensaio e aí sim dia 3 a escola venha queimando o chão pois é isso o que vai acontecer na avenida. As pessoas compararam o nosso samba desse ano com o nosso samba do ano passado.A comparação tem que ser com os sambas das escolas desse ano.Nós sabemos a força da nossa comunidade e do nosso chão".

Foto: SRZD - Ary Delgado

Mas, tirando a euforia do ensaio, vem nas nossas cabeças a pergunta de como será que está indo o nosso barracão? Eu estive essa semana por lá e garanto que está uma maravilha e o presidente Wilsinho completa minha teoria:

"O cansaço é grande mas os resultados compensam muito.Fiquem calmos com a Vila Isabel. Não damos resposta antes do tempo, não fazemos nada antes do tempo, não possuo rede social e meu negócio é fazer o trabalho que temos feito. Meu negócio é sambar. Nos últimos cinco anos a pior colocação da escola foi um quarto lugar.As pessoas que trabalham no barracão são muito competentes. Junior Schall, minha mãe (D.Rita), toda a comissão de carnaval, marceneiros, iluminadores. Na Avenida mostraremos quem somos mais uma vez. A Vila Isabel tem um cronograma diferente. Priorizamos as fantasias que são doadas para a comunidade. Priorizamos o componente da escola e lutamos muito por eles. O barracão da Vila Isabel é um pouco desigual não sendo tão bom quanto aos barracões de outras escolas e por isso temos um outro barracão. Já expliquei isso algumas vezes, mas explico novamente. Rumo ao bicampeonato!"

Tá certo Wilsinho! É bom ver a diretoria da escola animada para esse carnaval e com o sangue nos olhos.

Ahh...já sei...e as fantasias?

Diz aí D. Rita:

"É uma emoção fora do normal.Além, de brigar pelo bi campeonato tenho a emoção de ver a nossa escola concluída com todo esse trabalho que tivemos começando pela demora de entrega de material, mas agora está tudo mais fácil e agradeço a Deus o tempo todo pelo o que está acontecendo.Vamos rumo ao Bi e entregaremos nossas fantasias completas no prazo certo".

Para tudo... E a bateria? Defende aí, Mestre Wallan:

"O coração está em dia e super tranquilo pelo trabalho que foi feito durante o ano.Foi árduo mas estamos concientes do trabalho que tem que ser feito no dia 3.Me espelho pelo trabalho de vocÉs aí que são mais experientes e quem tem visão acaba absorvendo muita coisa boa.Quem não entende a nossa mensagem só temos que lamentar."

Evandro Bocão, qual é a tua?

"A Vila Isabel é a escola da emoção e a estrela da escola é a comunidade e vamos buscar esse bi campeonato Tunico, Vamos com tudo."

Bocão, com poucas palavras, falou tudo. E, meu povo da Vila Isabel, estamos com tudo em cima para brilharmos nesse carnaval. O trabalho foi feito e tudo foi entregue no tempo certo e agora vamos esperar o desfile.

Minha comunidade, mesmo de longe estarei com o pensamento e o coração presente e peço mais uma vez que cantem nosso samba como ninguém. Tantas coisas faladas e comentadas e para quem disse algumas coisas desde o nosso campeonato do ano passado digo que muito obrigado. Vocês motivaram ainda mais os meus componentes, meu povo, podem ter a certeza que viremos forte no dia 3.

Pude ver com meus olhos todo o trablho que foi feito e digo que vamos chegar realmente com tudo.
E mais uma vez me desculpem, mas em minha defesa digo que o artista tem que atuar por sua arte. De longe desfilarei pela minha Vila Isabel do meu coração. De longe chorarei com minha Vila na Avenida e de Longe gritarei É CAMPEÉÉÉÉÉÉÉOOOO!

Alô Sapucaí, te vejo no desfile das campeãs. Tô aí e vou lhe usar.

"QUE OS DEUSES DO SAMBA ESTEJAM COM A VILA ISABEL"



Comentários
  • Avatar
    25/02/2014 11:27:53Phelippe Beija FlorMembro SRZD desde 22/02/2012

    sempre brinco q Mangueira e Portela quando se arruma um pouco da um trabalho enorme pq tds ficam felizes em ver essas escolas bem no meu caso ate pela paixao dos meus pais adoro ver a portela bem acho q esse ano vai ser uma verdadeira batalha essas seis vagas das campeoes pq tem Grande Rio e Imperatriz q vem forte tbm

  • Avatar
    25/02/2014 11:19:41Phelippe Beija FlorMembro SRZD desde 22/02/2012

    Beija Sempre nao sabia q os atrasos chegava a tanto pensei q fosse algo como no ano passado ai realmente compromete mto o trabalho ainda mais quando se concorre com escolas como Beija Flor, Tijuca e Salgueiro q ja estao em fase de ultimos detalhes carnaval hj e feito de detalhes e quando se trabalha em multirao sempre fica detalhes pra tras e todo o esforço vai por aqua a baixo começo mto a torcer entao pra q a vila faça um carnaval de superaçao pq e um estilo de comunidade q lembra mto a beija flor e por isso me identifico mto

  • Avatar
    25/02/2014 11:09:37Beija SempreMembro SRZD desde 20/01/2013

    resultado favorável. Além do mais, a Vila tem esse ano, outro grande percalço a vencer que é, Portela renascida e voltando engalanada e Mangueira revoltada e determinada por conta da perda que teve ano passado. Duas poderosas pedras (seriam montanhas?) no caminho da Vila. Tomara Baco que eu esteja absolutamente equivocado. Mer/da, muita mer/da à Vila.

  • Avatar
    25/02/2014 11:03:29Beija SempreMembro SRZD desde 20/01/2013

    Phelippe Beija Flor, ano passado, quando as notícias de problemas internos e barracão atrasado começaram a vazar a Vila já tinha mais de 50% do seu carnaval pronto. A Rosa reclamava do atraso de material, mas, mesmo com todo esse atraso, a escola tocava seus trabalhos num ritmo menos intenso, porém, seguindo sempre. Quem viu o desfile da Vila de 2013 dirá, com toda certeza, que a escola esteve impecável no conjunto, na harmonia, na evolução. O canto da escola foi magnifico. O enredo, outro fortíssimo aliado para o sucesso daquela apresentação, era brasileiríssimo. Desses que pegam na veia. Todo brasileiro, por mais sulista que seja, gosta de uma festa no arraiá. O samba era delicioso. A escola estava, mesmo com os problemas já evidentes, muito empolgada com aquele enredo e também por conta da performance da Vila no desfile anterior, quando a escola só não levou o caneco por poucos décimos, mas, fez uma apresentação elogiadíssima. Coloque aí, nesse caldeirão, o fato de a escola poder contar com uma Rosa, que, embora repetitiva (opinião totalmente pessoal), tem tariba de décadas e sabe transformar xixi em champagne. O Cid é talentoso, é corajoso, mas, ainda está alguns degraus abaixo da Rosa. No entanto, plasticamente falando, a Vila deixava muito a desejar. Algumas alegorias e fantasias eram de uma pobreza atroz. Só que todo o restante da escola estava magnifico e então estes detalhes não foram percebidos. O manto de energia que tomou a Vila em sua passagem pela Marquês cobriu todo e qualquer defeito existe, daí o resultado inquestionável que a escola alcançou. Esse ano o buraco não é só mais embaixo. Ele já deixou de ser buraco e virou cratera e por sua dimensão, já atingiu setores importantíssimos da escola. O barracão está, sim, muitíssimo atrasado e por mais que se faça mutirão, por mais que se dobre expediente, por mais que se corra contra o tempo, a verdade é que nenhum trabalho realizado dessa maneira tem result

  • Avatar
    25/02/2014 09:59:20Tedy - "A marca do Carnaval é ela!"Membro SRZD desde 12/04/2012

    Comunidade a Vila tem. Depois da Beija-Flor, é a escola que melhor ensaia, que mais canta. Só que pelo segunda vez, a escola terá carregar totalmente a escola nas costas, como em 2012. Só que agora sem a Rosa Magalhães, artista de primeiro nível que driblou com muita garra as dificuldades. ... Falta agora esse presidente da Vila, parar de dar calote, tomar vergonha e pagar as pessoas, pois ninguém merece trabalhar e não receber.

  • Avatar
    24/02/2014 23:32:30Phelippe Beija FlorMembro SRZD desde 22/02/2012

    concordo Beija Sempre pelo q se fala porem no ano passado mtas especulaçoes em torno da vila aconteceu ate msm q a Rosa seria demitida antes do carnaval pelo atraso no carnaval e no entanto e vila foi campea pode nao ser campeao mas nao acredito em lutar pra nao cair ate pq quem esta la e o Cid e esse conhecemos bem sabemos q e capacitado a plastica hj e fundamental mas ainda tem aqueles quesitos q depende do ser humano e esse a vila tem por isso ate acredito em um bom desfile em relaçao a plastica acho q cada vez mais ela toma o lugar da emoçao concorda?

  • Avatar
    24/02/2014 21:50:14Beija SempreMembro SRZD desde 20/01/2013

    Phelippe Beija Flor, sejamos sensatos... Você está corretíssimo em enaltecer a Vila Isabel, que, sim, por sua história, sua trajetória merece muitos aplausos. Foi lindo ver aquela comunidade de vilabelenses(?) (não sei se é esse o termo correto) carregando carinhosamente no colo sua agremiação, conscientes das suas graves feridas, sem, no entanto, fraquejar, esmorecer, sem desacreditar. Esse é o ponto mais importante dessa constatação. Nesse momento delicado da escola, os vilabelenses(?), mesmo diante de tudo que se tem divulgado da escola, não desacreditaram e, ao que tudo indica, não desacreditarão até o desfile. Nada mais belo! Nada mais fundamental! No entanto, o carnaval de hoje é quase que totalmente visual. Os quesitos relacionados à plástica são os que possuem maior peso, tanto pra o júri, quanto para o público que se prende demasiadamente à beleza estética e às pirotecnias e cada vez mais cobra isso das escolas. Além disso, a Vila está enfraquecida internamente. As brigas, as disputas são constantes e intensas. A escola está rachada em três e é muito difícil que toda essa guerra não interfira na sua exibição, principalmente no lado emocional tão importante para a fluidez de uma harmonia solta, leve, como ocorreu nessa escola ano passado. Assim sendo, o ensaio foi show. A bateria, perfeita! O canto e a garra dos componentes, magníficos. Sim, foram! Ã? verdade que foram. Mas, e todo o resto? Então, peçamos a Baco pra que a escola faça um carnaval digno e suficiente pra se manter no grupo tido como â??especialâ?. Essa é a verdade!

  • Avatar
    24/02/2014 20:41:39Phelippe Beija FlorMembro SRZD desde 22/02/2012

    nao e novidade pra mim uma vila isabel forte afinal e escola de comunidade de raiz e atual campea do carnaval em relaçao ao samba e normal as comparaçoes afinal o samba do ano passado atingiu um nivel mto alto apesar de achar q o samba de 2010 (do genio Martinho) e o grande samba da vila desde seu retorno a elite em 2005 mas a vila e super candita ao titulo em 2014 esse ano acredito q a disputa das tres primeiras vai ser por decimos espero mto q minha beija flor esteja nessa briga saudaçoes ao povo de noel

  • Avatar
    24/02/2014 18:18:26Almir da Silva LimaMembro SRZD desde 11/10/2011

    Salve, salve blogueiro-sambista-compositor com DNA de bamba & ícone da MPB, democraticamente e com todo respeito, quando vejo um texto assim de adoração à agremiação do coração â?? você parceiro não é único a fazê-lo â?? conscientemente eu assumo que farei, modéstia à parte, uma altiva provocação. Afinal eu considero que no fundo seja pra isto mesmo que serve um blog e um democrático espaço para comentários como este. A propósito, em outras palavras e para provocar o salutar e imprescindível debate de ideias, no final mencionarei um fragmento do samba-enredo 2014 de minha amada Majestade do Samba, por sinal, madrinha de sua adorada Vila Isabel. Antes, porém, esclareço duas coisas. Em primeiro lugar, eu só considero que minha amada Portela disputará uma vaga entre as seis primeiras colocadas, sobretudo, o título se a nova diretoria junto com os responsáveis pelos seguintes quesitos obtiverem notas 10 unânimes: Harmonia, Evolução, Conjunto, Comissão de Frente e Mestre-Sala & Porta-Bandeira. Os números do desfile 2013 não mentem. Em segundo lugar, dando crédito aos artistas que criaram o samba-enredo 2014 da Portela cujo fragmento eu citarei de forma bem humorada e zoada são os compositores os bambas Toninho Nascimento e Luiz Carlos Máximo mais Waguinho, Edson Alves e J. Amaral: â??(...) O teatro da vida não sai de cartaz/A ilusão é uma atriz/Se exibindo na praça linda e feliz (...)â?. Almir de Macaé.

  • Avatar
    24/02/2014 17:10:12Cláudia BauerMembro SRZD desde 19/01/2013

    Foi belo o ensaio da Vila, Tunico. Graças a Deus tenho a satisfação de dizer que vocês CALARAM A MINHA BOCA. Pelo samba (que eu não gostava), pelo enredo (que pela sinopse achei denso demais), por tudo. Confesso que eu estava preocupada, pois pelo que eu estava lendo tudo migrava para o rebaixamento. Mas também não estava me conformando da falta de respeito que várias pessoas falavam da Vila. Pois bem, com as bençãos de São Sebastião a Vila teve a alma lavada. Sinceramente este ano vai ser o carnaval do cala a boca, tanto para a sua escola como para a minha amada Mocidade, disso não tenho dúvida.

Comentar