SRZD


25/02/2014 10h08

Lavagem do Sambódromo: sincretismo pela paz no Carnaval
Redação SRZD

Como já é tradição, a Marquês de Sapucaí foi oficialmente "lavada" no último dia de ensaio técnico, no domingo, 23 de fevereiro. Com a imagem de São Sebastião abrindo os caminhos do cortejo, baianas, casais de mestre-sala e porta-bandeira, crianças das escolas de samba mirins e as velhas guardas de todas as agremiações se encontraram para celebrar os 30 anos da Passarela do Samba e pedir aos deuses, santos e orixás - cada um com sua crença - um Carnaval abençoado.

- Conheça o Machine, síndico da Sapucaí há 30 anos

Levando uma rosa vermelha dedicada a Ogum, Dona Marilene, que desfilou na ala das baianas, lembrou ao SRZD-Carnaval sobre a origem deste rito tradicional: "Deve ter uns cinco anos que a gente vem lavar a Sapucaí. A gente não tinha essa tradição. Quando começaram a organizar os ensaios técnicos, importaram a lavagem da Bahia para fazer aqui".

Foto: SRZD- Ary Delgado

Dona Vanda, que também conversou com o SRZD-Carnaval, contou que há mais de 15 anos o afoxé Filhos de Ghandi não fazia a lavagem oficial do Carnaval. A simbologia do ato faz referência à história. "Nossos ancestrais, quando aqui estiveram, no navio negreiro, enterraram raízes, e essa lavagem significa a limpeza. O Carnaval vai ser bom. O Carnaval vai ser um sucesso. E neste ano, essas mulheres que estão com rosas vermelhas homenageiam Brizola, Darcy Ribeiro e Oscar Niemeyer por 30 anos dessa Passarela do Samba".

- Personalidades do mundo do samba falam sobre lavagem na Sapucaí

Acompanhe, nos vídeos abaixo, os depoimentos sobre a lavagem oficial da Avenida por quem revive a história, além de entrevistas exclusivas com personalidades do mundo do samba, entre eles o Vô Macumba, presidente da Mocidade Independente de Padre Miguel, e Sergio Procópio, presidente da Portela. O padre José Carlos dos Passos, que abençoou a chegada do Carnaval do alto do carro de som, também deixou sua mensagem positiva para os leitores.

Veja!

 

Veja galeria de fotos da lavagem:



Comentários
  • Avatar
    25/02/2014 16:50:27Almir da Silva LimaMembro SRZD desde 11/10/2011

    ATENÃ?Ã?O, AVISO AOS NAVEGANTES: Eu não sou elitista, discriminatório e sectário enquanto torcedor-amante da Portela a ponto de pensar não ser portelense, quem se equivoca considerando estar defendendo a agremiação com mais torcida organizada, mais coirmã-madrinha e a mais vitoriosa do Carnaval Carioca no mesmo nível de provocações através do uso excessivo de palavrões e desrespeitos ofensivos tanto aos adeptos quanto às demais agremiações. Eu considero o democrático espaço aqui existente de comentários se destina ao salutar e imprescindível debate de ideias nele incluso informações complementares, por mais conflituoso, divergente ou polêmico que seja. Ao menos, em relação à correta concepção filosófica da autodenominação-marketing da Portela como a Águia Guerreira de Oswaldo Cruz e Madureira, sobretudo, como a Majestade do Samba e principalmente como a Águia Altaneira. Almir de Macaé.

  • Avatar
    25/02/2014 11:34:27ECOMembro SRZD desde 28/05/2012

    Loyana.....Bom dia ....Boa tarde .....Boa noite...!!!!!!...Eu não sou Beija -Flor........Sou /\/\ocidade...sempre!!!!....essa história é unica somente e exclusiva da /\/\ocidade...Esse tal de luiz claudio (que escreve o nome dele com letra minúscula) tá criticando minha guerreira escola "/\/\ocidade"....um bobão....:isso que eu escrevi é um pouco dela....."/\/\ocidade".............tem muito mais coisas!!!... gosto ...vivo.. amo ...*SAMBA*...!!!......Só que não aceito uma pessoa que não entende nada de samba ....falar mal de uma agremiação ENORME igual a "/\/\ocidade"......Se for pra falar a verdade.....: a !"/\/\ocidade".. tomou de assalto o lugar da queridíssima PORTELA...")SEMPRE 10ª)"....POR MÁ ADMINISTRAÃ?Ã?O.....Também tomou de assalto o lugar ....da queridíssima UNIDOS DA TIJUCA )'SEMPRE 11ª("....FAZER O QUE....

Comentar