SRZD



Cadu Zugliani

Cadu Zugliani

CARNAVAL. Jornalista, trabalha no Sportv há 7 anos e na TV Globo há 18. Compositor campeão da Mangueira em 2004, 2015 e 2016. Louco, amante, apaixonado por Carnaval, onde já fez de tudo um pouco, ou muito.

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



26/02/2014 11h59

Bola de Cristal 2014
Cadu Zugliani

Mais uma edição do Bola de Cristal, mais uma vez explicando que são motivados apenas por achismos, ensaios e barracões e que o desfile pode mudar muito o panorama deste quadro. É, apenas, a MINHA OPINIÉO. E bola pra frente!!!

Foto: Reprodução de Internet

REBAIXAMENTO

A briga aqui, na MINHA OPINIÉO, não traz grandes novidades. Aliás, traz sim: a MOCIDADE está fora desta briga. Apesar de toda a turbulência por que passou, a escola, se não tem barracão, tem quesitos para se salvar com tranquilidade e planejar algo muito melhor e digno para 2015. Um deles é o excepcional samba que já emocionou no ensaio técnico e vai emocionar ainda mais no desfile oficial.

A SÉO CLEMENTE, na minha opinião, errou na escolha do enredo e, depois, na troca da sinopse original, que foi escrita pelo André Diniz. Também pesa o fato de achar que enredos sociais demais não dão samba. Mas a escola aposta na grandiosidade de seus carros e na experiência de quem já completa quatro anos seguidos de Grupo Especial.

IMPÉRIO DA TIJUCA terminou em tempo recorde seu barracão mas não fez nada muito grandioso, apesar do enredo ser bem legal. O popular samba do "Vai Tremer", que é uma das apostas da escola, não rendeu o esperado no ensaio técnico da Sapucaí, mas eles tiveram tempo de fazer acertos. A bateria do Mestre Capoeira evoluiu bastante e achou um andamento mais cadenciado para ela. O problema é que todos sabem que a primeira a ser julgada na Sapucaí é sempre muito castigada.

ZONA DA MAROLA

Aqui sim entram a MOCIDADE e a VILA ISABEL. A campeã do ano passado vem cheia de problemas e dificuldades, apesar de ter feito um bom ensaio técnico. O barracão não está tão atrasado mas está bem fraco.

BRIGA POR VAGA NAS CAMPEÉS

Este é o bloco mais equilibrado e disputado do carnaval.

A UNIÉO DA ILHA tem um dos melhores barracões do ano, bonita demais, e um enredo que promete emocionar. Mas o samba tem problemas e alguns quesitos precisam ser bem trabalhados para o desfile. A bateria comandada pelo mestre Thiago Diogo promete melhorar as notas ruins dos últimos anos.

Falar do Zico não era uma aposta muito boa, mas a ideia de enredo do Cahê para a IMPERATRIZ mudou este quadro. Ao criar um reino do futebol, ele conseguiu desenvolver uma ideia deliciosa e rica. O samba é que não rendeu no ensaio e também vejo problemas de construção nele com letra fraca e repetições desnecessárias em alguns versos. A bateria do mestre Noca também não esteve bem no ensaio técnico.

Se a GRANDE RIO já voltou em sexto no ano passado, quando estava cheia de problemas, imagina este ano que está muito bonita. Méritos totais ao trabalho do carnavalesco Fábio Ricardo, que descascou um abacaxi e conseguiu montar um belo enredo em cima de um tema árido, Maricá. Em termos de harmonia e bateria a escola vem muito forte.

Neste carnaval, a PORTELA é emoção pura e promete fazer um desfile com a essência do que é o portelense. É isso que espero a partir do momento que a Águia (uma das mais bonitas que já ví) comece a evoluir pela avenida. Em termos de quesitos, a escola está bem em quase todos e promete brigar forte por uma boa colocação.

MANGUEIRA vai fazer um desfile nos mesmos moldes da Portela. Muito bem vestida e acabada pela Rosa Magalhães, a escola vem forte, apesar de não ter feito um bom ensaio técnico. Tem carnaval e quesitos para brigar na parte de cima também.

BRIGA PELO TÍTULO

Aqui eu só vejo três escolas brigando.

BEIJA-FLOR, com a faca entre os dentes para tentar recuperar o título que não ganha desde 2011, vem apostando na melhora de alguns quesitos que custaram pontos importantes para a escola, como a Comissão de Frente. Pelo barracão, dá para ver que o investimento foi alto, apesar de não ter um conjunto maravilhoso. Também não gosto do samba, mas ele rendeu demais nos últimos ensaios, ajudado pelo andamento da bateria do Rodney e do Plínio que, para mim, é das melhores do ano.

O SALGUEIRO vem com carros maravilhosos e um samba muito bom, mas precisa encontrar uma evolução mais solta para conquistar a avenida. A bateria fez um ensaio firme, mas não brilhante. Mesmo assim, pisa forte para tentar o título.

E finalmente, quem tem Paulo Barros tem sempre chance de brigar. A homenagem que a TIJUCA fará ao Ayrton Senna virou uma corrida que vai ter de tudo e isso abriu espaço para a criatividade do seu carnavalesco. Em termos de quesitos, ela é, para mim, uma das mais fortes. Casal, Comissão, harmonia, evolução... Só o samba não é uma unanimidade. E se os carros e fantasias funcionarem, Senna pode vencer mais uma.


Veja mais sobre:Carnaval 2014

Comentários
  • Avatar
    02/03/2014 06:02:03Gustavo LucasMembro SRZD desde 16/02/2014

    VerdeRosaFT falou tudo! Concordo em tudo com você! E é muito bom ver alguém no site que respeite a opinião e escolhas alheias.

  • Avatar
    02/03/2014 05:57:04Gustavo LucasMembro SRZD desde 16/02/2014

    Caramba pessoal, vamos nos respeitar um pouquinho. Tá dando nojo ver a galera entrando em discussão por conta de escola de samba. Gente que não sabe escrever chamando os outros de gentinha, e o resto de comportando de fato como gentinha. Se você é Mocidade, como eu, torça e respeite os co-irmãos. Agora se você é co-irmão, e principalmente você Luiz Claudio, que se esconde atrás de um nome falso pra agredir e ameaçar, respeite também. Eu to vendo que dentro de poucos anos a coisa vai descambar pra pancadaria por conta de zé C.U.S que nem vocês, que nem fazem parte das escolas e ficam digladiando por aí. Deixem de ser manés e vão torcer por suas escolas em paz, respeitando os outros. Pessoal do SRZD, não há como ter um critério mais rígido para esses comentários?

  • Avatar
    01/03/2014 19:59:59luiz claudioMembro SRZD desde 04/11/2011

    Recado do Paulo Viana, Mocidade vem pra chupar muito. Prepara a boquinha Aghata? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.

  • Avatar
    01/03/2014 18:30:42EL AFARMembro SRZD desde 09/01/2013

    Amantes, apaixonados e ceguetas pelo carnaval, sejamos sensatos e equilibrados até em nosso "achômetro", pois não há possibilidades da Mocidade ser Campeã, só dando uma zebra descomunal que isso acontecerá, e olhando pelos últimos resultados, a verdade é dolorosa e coloca como favoritas, Salgueiro(conjunto da obra e samba-enredo), Beija-Flor( que para mim já ganhou o campeonato só pelo fato de falar do Globonifácio Sobrinho) e Unidos da Tijuca ( leia-se Paulo Barros). As demais lutarão para entrar no desfile das campeãs, quem sabe com boa vontade dos jurados, entrarão Imperatriz e Vila no páreo. No modelo de desfile atual para ser campeã, a agremiação precisa ter grana, barracão, politicagem, carnavalesco de peso, e por último que é o que deveria ser o principal quesito, um bom enredo e um bom samba-enredo. No demais, conte com a sorte e a simpatia do júri da LIESCEGA.

  • Avatar
    01/03/2014 18:12:37AghataMembro SRZD desde 20/05/2013

    A Mocidade, vem para ganhar o campeonato!!!

  • Avatar
    01/03/2014 16:37:52S.GonçaloMembro SRZD desde 17/07/2011

    Pobre Império da Tijuca, caiu em um ninho de cobras e logo vai ser expelida para que outras piores fiquem, dá-lhe LIE$$$A.

  • Avatar
    01/03/2014 08:14:01Tedy - "A marca do Carnaval é ela!"Membro SRZD desde 12/04/2012

    A coitada da aghata já é chacota de todo mundo do site, e nem se deu conta ainda, kkkkkkkkk. Ela tá tão desnorteada que uma hora diz que diz que â??a Mocidade será a campeãâ?, aí quando eu digo que Beija-Flor vem pra disputar o título junto com o Salgueiro, aí ela se desespera e muda o rumo da conversa diz que â??a campeã será o Salgueiroâ?. Ou seja ela muda a conversa a todo momento com medo de ser a chacota do site depois da apuração (que besteira, né?! afinal ela já é a chacota desse site a muito tempo, kkkkk). ....//// A Mocidade só vai ficar no especial pois a Liesa não faz desfeita a memória de Castor de Andrade, e porque a Mocidade tem história no Carnaval. Mas, o resto nem vale a pena comentar.

  • Avatar
    01/03/2014 03:15:24Daiv EickhoffMembro SRZD desde 20/11/2009

    Não quero desanimar vcs independentes, mas eu, por exemplo, vou desfilar (espero) no carro 4 (Galo da Madrugada). Madrugada de sábado e ainda sequer temos a previsão de entrega de fantasia. Tá todo mundo apreensivo.

  • Avatar
    28/02/2014 23:08:46Cláudia BauerMembro SRZD desde 19/01/2013

    Gente, acabei de ver o desfile da Em Cima da Hora e da União de Jacarepaguá no site da Globo. Pois bem, plasticamente a União de Jacarepaguá estava melhor sim, pois é uma escola que possui mais dinheiro que a Em Cima da Hora. Porém, foi um desfile que faltava algo que a outra tinha de sobra: a excelência no enredo. Por que estou dizendo isso? Ã? o enredo que é a mola propulsora de todos os outros quesitos. Percebi uma diferença muito grande de uma pra outra. Uma gerou um samba que é uma OBRA PRIMA (Os Sertões) e outra nem tanto. Claro que é um bom samba, mas limitado. Pode parecer óbvio o que falo, mas a escola é DE SAMBA, e o samba é DE ENREDO. Então o enredo é tudo. A escola pode vir trajada de diamantes, mas se o enredo não for bom, não adianta. Espero que me entendam.

  • Avatar
    28/02/2014 22:51:30luiz claudioMembro SRZD desde 04/11/2011

    Gente vou falar a verdade não vou esconder. Mocidade, estar uma mer-da dá pena olhar o barracão da Escola tudo atrasado. Você não acha Aghata? A putinha do Paulo Viana.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

  • Avatar
    28/02/2014 21:53:07ROBERTOMembro SRZD desde 11/04/2009

    A INVEJA Ã? UMA ME RDA. Saudações Nilopolitanas.

  • Avatar
    28/02/2014 18:00:11AghataMembro SRZD desde 20/05/2013

    VOU FALAR VERDADES Q MUITOS TENTAM ESCONDER!!!!! A Portela esta há 44 anos sem ganhar um campeonato, isto é fato e não há contestação, até pq a supercampeã de 1.984 foi a Mangueira. E ouuuuuutra se o Beija-Flor, ganhar este campeonato é o fim do carnaval carioca, perderá qq credibilidade perante a opinião publica, enfim será uma tragédia, pois como pode uma escola com um enredo de sem pé e nem cabeça e um samba q é o pior dos últimos trinta anos ganhar um campeonato? Como é q a LIESA vai explicar uma cagada desta????

  • Avatar
    28/02/2014 17:09:28Phelippe Beija FlorMembro SRZD desde 22/02/2012

    #aceitaquedoimenos

  • Avatar
    28/02/2014 17:07:19Phelippe Beija FlorMembro SRZD desde 22/02/2012

    tem gente q brinca com a verdade ne so pode em 1989, 1999, 2000 e 2001 o mundo inteiro sabe q a beija flor foi a campea e metade dos q estao aqui criticando ela hj estava dizendo q ela deveria ser a campea daqueles anos e nem por isso a beija deixou a escala cair e por isso hj e a potencia q e to cansado de chororo se metade das escolas q ja foi grande um dia hj nao conseque nada a culpa nao e da beija flor se a mocidade se afundou em divida a culpa nao e da beija se o carro da manqueira encalhou na avenida no ano passado a culpa nao e da beija se a portela nao conseguiu nos ultimos anos fazer um carnaval descente a culpa da beija portanto vcs torcedores de outras agremiaçoes parem de se precupar com a beija e cobrem de suas diretorias parem de se iludir com sambas bons e cobre fantasias alegorias luxo em suas escolas

  • Avatar
    28/02/2014 13:19:22ZepêreraMembro SRZD desde 03/12/2013

    Infelizmente quem ganha esse ano é a Beija, dinovo... pode ter certeza, esse enrredo e samba-enrredo será empurrado "guela abaixo" Descaradamente como aconteceu em 2011. Por isso, vamos curtir cada escola, que com certeza farão grandes desfiles como: Salgueiro, Mangueira, Mocidade, Imperio da tijuca, Unidos da tijuca... Porquê ela pode ganhar todos os anos o título oficial, mas nunca o convencimento de mérito por parte do público que acompanha o carnaval carioca.

Comentar