SRZD



Rachel Valença

Rachel Valença

CARNAVAL. Carioca, historiadora, filóloga e jornalista. Mestre em Língua Portuguesa pela Universidade Federal Fluminense. Coautora do livro "Serra, Serrinha, Serrano: o império do samba". Pesquisadora do projeto de elaboração do dossiê "Matrizes do samba no Rio de Janeiro", para registro do samba carioca como patrimônio cultural do Brasil. No Império Serrano há 40 anos, foi ritmista e vice-presidente da escola.

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



06/03/2014 00h05

Por um décimo
Rachel Valença

O resultado do carnaval de 2014 entre as escolas do grupo especial não tinha uma favorita. Nem mesmo duas favoritas, que decidiriam quesito a quesito. Deu Unidos da Tijuca por um décimo... e não foi injusto. Mas se desse Salgueiro também não seria nenhum absurdo. E quer saber? Se ganhasse a Portela, daria para entender muito bem.

Foto: SRZD - Tatiana Perrota

Logo, não há motivo para revolta, para reclamação, para confusão. Melhor assim, porque nos permite analisar com serenidade as notas atribuídas às escolas pelos julgadores e comentá-las por um viés mais técnico.

Primeiramente, vou morrer sem entender como os julgadores de fantasias conseguiram dar notas que variaram entre 9,7 e 9,9 às fantasias da Unidos de Vila Isabel. Será que não repararam a falta de elementos como chapéus e palas nas fantasias julgadas? Já a São Clemente e a Império da Tijuca tiraram, cada uma, duas notas 9,6 neste quesito. Como? A resposta será sempre a mesma: vamos esperar as justificativas. E quando elas vierem, daqui a muito tempo, já nem nos lembraremos dessa questão. Assim, os absurdos são logo esquecidos e a coisa nunca muda.

E quanto aos quesitos enredo e conjunto? A mesma Vila Isabel deixou de apresentar alas que estavam no organograma de desfile, comprometendo a integridade do conjunto e o desenvolvimento do enredo, mas também nesses quesitos foram timidamente penalizadas, sendo sua menor nota 9,7. No quesito conjunto, Império da Tijuca e São Clemente levaram seu 9,6 regulamentar. Em Alegorias e Adereços a Vila chegou a ganhar um 10, embora seus carros tivessem elementos de composição com fantasias incompletas e até de sunga. Sunga? Teve gente que viu até cueca. Mas os julgadores nada viram. E não venham me dizer que é por causa da posição do módulo em que o julgador se encontra: os carros passaram assim por todos os módulos.

O que acontece todo mundo sabe: o julgador nem sempre julga o que vê: julga a "importância" da escola. A marca Vila Isabel, campeã do carnaval passado, vale mais que a "marca" Império da Tijuca, brava escola que subiu ao especial no ano passado e fez um desfile digno, lindo, mas fadado à má-vontade dos julgadores. Uma pena!

Outra curiosidade é a colocação da Grande Rio em 6º, justamente no ano em que fez o melhor desfile de sua história. A escola de Caxias estava linda, alegre e leve, que [e o que raramente consegue ser. O perigo é que seus dirigentes tomem este resultado como indicio de que a fórmula não funcionou e voltem ao modelo anterior, para tentar agradar os senhores julgadores.

Muito me alegra a volta da Portela ao desfile das campeãs. A escola veio linda, como escola de samba, entoando um autêntico samba de enredo e para quem ainda gosta disso é muito bom ver tais valores premiados. Da mesma forma, a União da Ilha, com este resultado, consolida-se como uma grande escola.

Ambas optaram por carnavalescos de talento e foram capazes de oferecer a eles condições propícias de trabalho. O resultado é o reconhecimento disso.

Por outro lado, será triste, depois de tantos anos, uma festa das campeãs sem a Beija-Flor, escola que tem uma torcida crescente e empolgada, que certamente já tem na mão seu ingresso para sábado. Há quantos anos isso não acontece? Que sirva de advertência para o risco de certas inovações, que podem ferir os ritos mais importantes de um desfile. A mistura de coreografias de comissão de frente e mestre-sala e porta-bandeira parece ter causado prejuízo a todos: as notas da comissão foram baixas e o veterano e festejado casal Selminha e Claudinho amargou um 9,7, felizmente descartado, e não conseguiu um dez unânime, apesar de sua excelência técnica.

O pavilhão de uma escola é sagrado. Eu diria que é a peça mais importante de um desfile, a que marca a identidade da agremiação. Não deve ser tornado parte de um todo. No caso da Unidos da Tijuca, em que a comissão também interage com o casal, isso é feito com mais sutileza, quando o homenageado pelo enredo vem respeitosamente beijar a bandeira da escola, nem gesto de reverência e gratidão. Mas a junção gratuita dos elementos, como se deu na Beija-Flor, não me pareceu feliz. Penalizada, não fará escola, não virará moda. Antes assim.

A colocação da Mangueira não surpreende. Só entristece. Não posso entender como uma escola experiente, com uma carnavalesca espetacular, presta tão pouca atenção a detalhes importantes como a altura de um carro alegórico, para que se evite um problema recorrente, como o que foi visto. Sai diretoria, entra diretoria e a fita métrica da Mangueira continua com defeito? Uma pena...

A Mocidade Independente fez um desfile muito bom, surpreendentemente bom. Sabíamos todos nós o problema político que a escola acaba de enfrentar e temíamos não poder esperar muito dela. Pois bem: estava Lina, animada e o samba foi uma agradável surpresa que empolgou a Sapucaí. Pena que as notas não corresponderam.

Então está tudo certo: as primeiras a desfilar tiram notas baixas, a escola que subiu volta para o lugar de onde veio e a gente fica esperando as justificativas, pra ver se consegue entender por que os julgadores não veem a mesma coisa que nós.



Comentários
  • Avatar
    11/03/2014 13:50:21Glaucio da ala energia da beija-florMembro SRZD desde 17/09/2010

    Agradeço voces(principalmente essa tal de Aghata)pela audiencia que dao a nossa querida dona beija......

  • Avatar
    09/03/2014 03:07:29KezinhoMembro SRZD desde 09/03/2014

    Aplaudo de pé suas críticas pena que o dinheiro e o nome de algumas fale mais alto e por isso críticas como a sua sejam caladas abafadas ou esquecidas

  • Avatar
    07/03/2014 19:51:20julio_sanMembro SRZD desde 13/04/2009

    Impressionante a nobre blogueira só não cita uma escola.

  • Avatar
    07/03/2014 15:53:31Almir da Silva LimaMembro SRZD desde 11/10/2011

    Rachel Valença, imperiana blogueira, a discussão e a reflexão sobre o que o meio portelense & meio imperiano (rsrsrs), blogueiro Rainho chama de â??especialistasâ? não ligados ao mundo do samba enquanto julgadores/julgadoras da LIESA, passa pela mudança estrutural do órgão. No qual, em meados de 2015 ocorrerá eleição pra Presidente, Diretoria, Conselho Deliberativo e Fiscal, menos do esdrúxulo & vitalício Conselho â??Superiorâ?, que urge ser extinto. Tal eleição que sempre ocorreu através de chapa única, em 2015 necessita ter a concorrência da candidatura a presidente e chapa independentes ou oposicionistas. Uma coisa ou outra se define na composição, pois, são necessários 20 nomes para completar a chapa. Para ter-se ideia e sem a necessidade de mencionar nomes, o atual presidente da LIESA cumpre o 4º mandato consecutivo. Ou seja, foi â??reeleitoâ? três vezes. Nas quais os seus aliados estratégicos, dentre outros, tem sido o atual vice e diretor de patrimônio, o diretor jurídico é parente do ex-presidente da Caprichosos de Pilares em 2006 quando a agremiação foi rebaixada, o diretor de Carnaval e um dos membros titulares do Conselho Fiscal são ex-presidente da Mangueira, o vice do Conselho Fiscal é o atual presidente da União da Ilha, o secretário do Conselho Deliberativo é ex-presidente da Portela , o presidente do Conselho Fiscal é o presidente da Unidos da Tijuca e o membro do Conselho Fiscal é ex-presidente da Mocidade Independente. Assim, por serem discriminados no Conselho Fiscal da LIESA onde estão relegados a meros suplentes, a presidenta salgueirense e os presidentes clementiano e da agremiação de Noel juntos com o presidente portelense têm que liderarem tal chapa independente ou oposicionista. Os outros 16 componentes devem ser de dirigentes das demais agremiações especialmente das que estão fora da diretoria da LIESA. Almir de Macaé.

  • Avatar
    07/03/2014 10:26:55AlexandreMembro SRZD desde 18/12/2009

    No dia que comemoramos 61 anos, recebemos um presente de grego, um vice-campeonato, não que sentimos envergonhados, mas pela forma como ocorreu, um décimo é doido por demais, ainda mais quando a â??diferençaâ? se deu em Alegorias e Adereços onde não tivemos nenhuma nota 10, com magnífico trabalho do Renato Mago Lage. Perdemos vários e perderemos outros mais, faz parte do jogo. O que preocupa é a americanização e hollywoodinização da campeã, que desde 2010 exalta e torna protagonistas personagens que não pertencem a nossa cultura. Não sou adepto ao piegas â?? â??Ame-o ou deixo-o!â?, mas em uma manifestação popular não é concebível ter qualquer influência estrangeira. Será que na festa das bruxas o Saci Pererê será convidado? Jamais! Como falar de velocidade e não mencionar, Saci Pererê e seus rodopios; Boitatá, a cobra de fogo e toda sua ligeireza; Mula Sem Cabeça que sai embestada; Boto Cor de Rosa que nada rápido de dia para ao anoitecer se transformar em homem e César Cielo atual nadador mais rápido do mundo? Isso não é lapso, erro ou esquecimento, porque exaltaram personagens de desenhos animados, como da corrida maluca, super-heróis e velocista jamaicano, em detrimento o que é brasileiro, como é o desfile das escolas de samba, nossa cultura popular. Não podemos deixar virar Pop. Trouxemos a luz personagens ignorados, esquecidos ou marginalizados, tornando-os protagonistas e conhecidos, como Chica da Silva, Dona Beija, Aleijadinho, Chico Rei e Zumbi dos Palmares. Orgulhamo-nos de exaltar o que realmente fazer parte do Brasil. Quando adentramos com o imponente abre-alas todo em madeira, com Nosso Olorum â?? Djalma Sabiá, â??alguém começo a falar é essa escola que vai ganharâ?. â??Segunda-feira estava tão feliz mesmo cansado de tanto sambar. No ano que vem vamos voltar. Um velho ditado é quem diz: Salgueiro tem uma raiz que nasce forte em qualquer lugarâ?. Vamu-Ki-Vamu-Ki-Vamu !!!

  • Avatar
    06/03/2014 21:09:08Calio RodrigoMembro SRZD desde 06/03/2014

    Poderias falar da Imperatriz né, afinal, foi um belo desfile também (à exceção dos incompetentes da harmonia e afins)!

  • Avatar
    06/03/2014 18:27:06Almir da Silva LimaMembro SRZD desde 11/10/2011

    Ainda sobre a 3ª colocação de minha amada Portela, analisando os 290 pontos obtidos, eu esclareço. Anteriormente eu sempre disse, para a Portela sagrar-se campeã teria que obter improváveis notas 10 unânime nos quesitos Comissão de Frente (CF), Mestre-Sala & Porta-Bandeira (MS/PB) e nos de responsabilidade da nova diretoria junto com a de Carnaval: Harmonia, Evolução e Conjunto. Assim, não considero como causas da perda do título 0,1 ponto no quesito MS/PB cujas notas foram: 9,9 (descartada), 10, 10 e 9,9. Isto porque o par e, não casal conforme erroneamente é dito nunca obteve isto. Haja vista, sendo muito jovem Diogo Jesus estreou como promissor 1º MS. Já Danielle Nascimento retorna à Portela como 1ª PB. Daí eu considerar o mesmo em relação à perda de 0,2 pontos no quesito CF cujas notas foram: 9,5 (descartada), 10, 10 e 9,8. Apesar de eu repudiar o pentecostalismo da Deusa da Passarela, ao demitir injustamente em 2010 e acusá-la sem prova de â??incompetenteâ? a coreógrafa Ghislaine Cavalcante por ela ter deixado de obter nota 10 unânime. Então, pra deixar claro, embora eu continue confiando no trabalho da diretoria, no do eficiente diretor de Carnaval Luiz Carlos Bruno e no do gabaritado e vitorioso carnavalesco Alexandre Louzada. Os números mostram que a Portela deixou de ganhar o título de campeã em 2014 por ter perdido inesperados 0,1 ponto no quesito Harmonia cujas notas foram: 9,8 (descartada), 10,10 e 9,9. Assim como as mais inesperadas e fatais foram as perdas de 0,6 pontos nos quesitos Enredo, Fantasias e Alegorias/Adereços cujas notas foram: 10, 9,9 (descartada) mais dois 9,9 em Enredo - 9,9 (descartada) mais dois 10 e 9,9 em Fantasias e 9,8 (descartada) mais três 9,9 em Alegorias/Adereços. A luta continua Portela Verdade! Almir de Macaé.

  • Avatar
    06/03/2014 16:34:20Phelippe Beija FlorMembro SRZD desde 22/02/2012

    sem querer robar a bola de cristal Cadu ja se sabe q a sao clemente vai ser rebaixada em 2015 infelizmente e assim q funciona em relaçao a tijuca e um desfile correto e mais acho q esta batido falta um pouco da tradicinal na escola talvez um junçao de tradiçao e modernidade faça com q tijuca deixe de ser tao contestada

  • Avatar
    06/03/2014 11:01:51PortelenseMembro SRZD desde 06/03/2014

    PORTELA MERECIA, A TIJUCA NÃ?O! O DESFILE DA TIJUCA DEIXOU A DESEJAR, FOI DESANIMADO, NADA DE MAIS! JÁ O DA PORTELA COM INOVAÃ?Ã?ES, UMA ÁGUIA VOANDO, UM GIGANTE DE 18 METROS, UMA EVOLUÃ?Ã?O E HARMONIA EXCELENTE, E AINDA SAIU COM GRITOS DE Ã? CAMPEÃ?, A TIJUCA SAIU? NÃ?O! PARA MIM A PORTELA VENCEU! ME SURPREENDEU A TIJUCA TER VENCIDO! POOOOOORTELAAA!

  • Avatar
    06/03/2014 03:22:40PortelenseAntenadoMembro SRZD desde 10/01/2010

    Parabéns, portelenses! (Mesmo achando que Portela podia perder pra o Sal de samba e não pra um Cirque du Soleil) Era o ano de fechar os olhos pra imperfeições e fazer A Portela campeã (Mas essas desgraças têm uma pedra no peito no lugar do coração) E a prova é tanta, das suas cegueiras que "não viram" o desastre da Vila e penalizaram o Imperio (Juro que tou triste). Encheram UNIDOS DO MARKETING PESSOAL de 10, já com a intenção de fazê-la campeã. QUE FALTA NATAL FAZ!!!!! PARABÃ?NS, RACHEL VALENÃ?A PELA BRILHANTE INTELIGÃ?NCIA!

  • Avatar
    06/03/2014 01:57:06luiz claudioMembro SRZD desde 04/11/2011

    Coitada da Mocidade!!! As vagabundas de Padre Miguel nem desfilar vai de novo. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKK. Volta RENATO LAJE, sem você eles não ganha mais nada.

  • Avatar
    06/03/2014 01:36:04AghataMembro SRZD desde 20/05/2013

    VIVA A BONI!!!!!! VIVA A BONI!!!!! KKKKKKKKKKKK!!!!!!!!! MOSTRA Q BABADO Ã? ESSE DE SAMBA NO ´PÃ?.KKKKKKKKKKKKK!!!!! Q LETRA CRETINA!!!!

  • Avatar
    06/03/2014 01:03:54Fabio Da Silva AstyMembro SRZD desde 06/03/2014

    Não entendo as notas dos jurados, parece não ver a mesma coisa que vemos na televisão. Tem que acabar com enredos apelativos!!! Injustiça muito grande não ganhar o Salgueiro, depois de um desfile daquele, que me fez lembrar um pouco o Peguei um Ita no Norte. Mais uma vez a grande favorita não ganhou!!! Talvez quando a Regina Celi entrar para diretoria da liga o Salgueiro ganhe com um desfile mais ou menos.

  • Avatar
    06/03/2014 00:59:43Libório Costa de SouzaMembro SRZD desde 06/03/2014

    Concordo plenamente que foi uma injustiça o que foi feito com a Império da Tijuca. Sou torcedor da Vila Isabel e isso não me impede de admitir que a escola do bairro de Noel deveria ter sido rebaixada. O pior de tudo é que fiz um comentário na página oficial da Vila no facebook e meu comentário foi excluído e fiquei impedido de comentar e curtir qualquer post da página. Uma vergonha o que essa diretoria fez. Muitas mentiras e muita falta de vergonha na cara. E ainda por cima carecem de auto crítica e de espírito democrático. Censura e falta de transparência é coisa de ditador. E tenho dito! Espero que a comunidade de Vila Isabel tenha um futuro melhor e que consiga achar seu caminho e que esses paraquedistas que se instalaram por lá sumam do seu caminho.

Comentar