SRZD



Cadu Zugliani

Cadu Zugliani

CARNAVAL. Jornalista, trabalha no Sportv há 7 anos e na TV Globo há 18. Compositor campeão da Mangueira em 2004, 2015 e 2016. Louco, amante, apaixonado por Carnaval, onde já fez de tudo um pouco, ou muito.

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



06/03/2014 01h15

Bola de Cristal 2014 e os acertos
Cadu Zugliani

E não é que mais uma vez o resultado da Bola de Cristal foi um acerto com mais de 90% de aproveitamento. Adivinhação? Conhecimento na LIESA como alguns inistem em dizer? NÉO, vivência de carnaval mesmo.

- Relembre: 'Bola de Cristal 2014'

De todas as escolas citadas no texto, apenas uma apresentou um erro de avaliação. Pra mim, a Beija brigava pelo título, apesar de achar o samba fraco...sobre o samba eu acertei, e as notas foram um reflexo, a colocação da escola errei feio. Realmente não esperava a Beija longe da disputa pelo título e, ainda por cima, fora das campeãs, fato que não ocorria desde 1992.

Foto: SRZD - Tatiana Perrota

Salgueiro e Tijuca, como adiantei, brigariam pelo título e a disputa foi décimo a décimo.
Portela, a surpreendente Ilha, Imperatriz e Grande Rio foram colocadas por mim como algumas das favoritas ao retorno para o desfile das campeãs. Aliás, este bolo era grande e ainda contava com a Mangueira que terminou em oitavo.

Mocidade e Vila Isabel, apesar dos protestos ferrenhos de seus torcedores sobre o meu texto, acabaram mesmo na zona da marola pois não dá para fazer carnaval campeão em poucos dias....Ainda sobre a Vila, achava mesmo que a escola não cairia pois tem quesitos fortes mas não precisava contar com o desatino dos jurados que deram notas excelentes para fantasias e conjunto alegórico. Sobre a Mocidade, digo e repito o que escrevi no Bola de Cristal, aguardem a escola em 2015...tá com pinta de quem volta a disputar títulos, espero que consigam um samba tão bom ou melhor que este e que a bateria do Andrezinho siga em sua nítida evolução.

Sobre o rebaixamento, aconteceu o que previa, o Império da Tijuca foi julgado por ser uma escola que veio da série A. Mais um julgamento sem nexo, equivocado e sem refletir o que foi visto na avenida.
Mesmo assim, as escolas, em geral, estão de parabéns, foi um belo espetáculo plástico, com alguns erros é verdade, mas emocionante e disputadíssimo como há tempos não víamos.


Veja mais sobre:Carnaval 2014

Comentários
  • Avatar
    19/03/2014 21:20:46Geovany Galdino DantasMembro SRZD desde 21/07/2009

    Acompanho carnaval a muito tempo, ainda que a distância (moro em Natal/RN). Mesmo concordando que a Império da Tijuca seria a candidata ao rebaixamento, após ver o desfile tenho total convicção de que este foi o mais injusto rebaixamento do Grupo Especial. Fazia tempo que não via uma escola abrir os desfiles do Rio de Janeiro com tanta energia. Quanto a Beija-Flor achei que de longe era o pior enredo e o pior samba do GE, mas que a escola compensaria isso em outros setores. Para minha surpresa ficou em 7º lugar, repetindo a colocação de de 1992 quando o enredo também foi sobre comunicação (será que a BF no futuro voltará a falar sobre comunicação?). Quanto Vila Isabel, depois das notas de fantasia é justa a indignação de quem trabalha para apresentar o seu trabalho completo. Fiquei muito feliz com o resultado da Portela. Quanto a Unidos da Tijuca, é preciso reconhecer que Paulo Barros juntamente com a diretoria sabe como colocar a escola para fazer um desfile correto do início ao fim. Ã? mim não agrada mais o estilo do PB, mas que dentro da proposta do concurso é o que deve ser batido (assim como foi com a Beija Flor na década passada e como a Imperatriz no final dos anos 1990.

  • Avatar
    07/03/2014 17:46:50Almir da Silva LimaMembro SRZD desde 11/10/2011

    Kadu Zugliani, eu proponho-lhe como pauta a discussão e a reflexão sobre o que o seu colega blogueiro Rainho chama de â??especialistasâ? não ligados ao mundo do samba enquanto julgadores/julgadoras da LIESA. Por que isto passa pela mudança estrutural do órgão. No qual, em meados de 2015 ocorrerá eleição pra Presidente, Diretoria, Conselho Deliberativo e Fiscal, menos do esdrúxulo & vitalício Conselho â??Superiorâ?, que urge ser extinto. Tal eleição que sempre ocorreu através de chapa única, em 2015 necessita ter a concorrência da candidatura a presidente e chapa independentes ou oposicionistas. Uma coisa ou outra se define na composição, pois, são necessários 20 nomes para completar a chapa. Para ter-se ideia e sem a necessidade de mencionar nomes, o atual presidente da LIESA cumpre o 4º mandato consecutivo. Ou seja, foi â??reeleitoâ? três vezes. Nas quais os seus aliados estratégicos, dentre outros, tem sido o atual vice e diretor de patrimônio, o diretor jurídico é parente do ex-presidente da Caprichosos de Pilares em 2006 quando a agremiação foi rebaixada, o diretor de Carnaval e um dos membros titulares do Conselho Fiscal são ex-presidente da Mangueira, o vice do Conselho Fiscal é o atual presidente da União da Ilha, o secretário do Conselho Deliberativo é ex-presidente da Portela , o presidente do Conselho Fiscal é o presidente da Unidos da Tijuca e o membro do Conselho Fiscal é ex-presidente da Mocidade Independente. Assim, por serem discriminados no Conselho Fiscal da LIESA onde estão relegados a meros suplentes, a presidenta salgueirense e os presidentes clementiano e da agremiação de Noel juntos com o presidente portelense têm que liderarem tal chapa independente ou oposicionista. Os outros 16 componentes devem ser de dirigentes das demais agremiações especialmente das que estão fora da diretoria da LIESA. Almir de Macaé.

  • Avatar
    07/03/2014 14:19:54Phelippe Beija FlorMembro SRZD desde 22/02/2012

    O JUMENTO NAO SABE NEM O NOME DO CARA E TA AQUI CRITICANDO descubra oq e carnaval q ao meu ver vc nao entende nada e depois volta aqui pra debater

  • Avatar
    07/03/2014 02:11:47Cristiano ValoisMembro SRZD desde 03/03/2014

    Louzada, kkk, nao Gaonzaga, que era o poeta, desculpem.

  • Avatar
    07/03/2014 02:08:42Cristiano ValoisMembro SRZD desde 03/03/2014

    Minha bola de cristal é melhor que a sua kkk. Confesso que assisti apenas a primeira noite. Com a Mangueira convalescendo, o Salgueiro mauricinho e quadrado de sempre e a Beija-Flor (mesmo se tivesse um enredo, o que nao tinha) remendada por uma comissao tecnica à mercê dos pitacos de quem não entende, sem um nome forte para assinar o enredo e dar coerência ao conjunto do desfile, fui dormir sabendo que a campeã seria a Tijuca, pois nenhuma das outras, salvo a Vila, é escola de chegada, e quanto a esta se sabia que se apresentaria pela metade. Gostaria de ver a Portela, acho que este ano supreendeu, mas seus desfiles sempre desanimam, e isso há mais de vinte anos. Todo mundo diz que escola que sobe é penalizada, e é mesmo, dentre outros motivos, porque tem escola como a Portela que está de favor no grupo de acesso pelo menos desde que abriu o Sambódromo. Receio, porém, pelo fato de que, salvo se ele tenha sabido se renovar, como todo mundo deve nesses tempos em que o mundo "acelerou", o Alexandre Gonzaga sempre fez desfiles de gosto duvidoso. Vamos ver nos próximos anos e constatar se a Portela reencontrou seu rumo ou vai continuar morando de favor no ninho alheio.

  • Avatar
    07/03/2014 00:50:38Luiz ClaudioMembro SRZD desde 22/11/2010

    Ã? maravilhoso um desfile das campeãs sem a arrogância da Beija-Flor. A escola de Nilópolis intimida tanto a tantos, que até mesmo os mais entendidos de samba a apontavam como candidata ao título, mesmo após um desfile ridículo, empurrado por um samba igualmente ridículo. A única coisa que se pôde aplaudir dos jurados foi o fato de eles me darem o prazer de ver a cara de anta do Laíla. De resto, manipulação total. Escola que sobe não pode permanecer no grupo especial, a Vila Isabel não precisa de fantasias para tirar notas boas e a Portela não pode ser campeã!!!

  • Avatar
    06/03/2014 21:43:34jussara candidaMembro SRZD desde 14/03/2011

    Bola de cristal ou um cara muito bem informado!!!!!! Faz-me rir.kkkkkkkk

  • Avatar
    06/03/2014 16:20:49Phelippe Beija FlorMembro SRZD desde 22/02/2012

    sou sincero e sensato em dizer q a beija flor nao fez um desfile pra ser campeao porem tbm entendo ja era claro antes do carnaval q enredo samba era fraco e isso iria refletir nas notas como aconteceu porem fantasia alegoria e m.sala e p.bandeira e dificil de act ainda mais pelo q se viu em termos de nota (vila) por esse motivo acreditava de ficar entre as seis. E dificil de discutir com uma pessoa do mundo do samba q vive ali diariamente eu por exemplo vou a quadra ensaio tecnico desfile mas estou longe de ter as informaçoes como o cadu um cara do bem q foi mto desrespeitados por mtos parabens pelos acertos bela cobertura so pra lembrar em um dos seus videos vc elogiou mto a bateria da beija flor mais um acerto seu

  • Avatar
    06/03/2014 14:59:12André LuizMembro SRZD desde 11/02/2014

    Meu Salgueiro perdeu de novo para si próprio! Os 0,3 décimos em Alegorias e Adereços foram decisivos. Ã? campeã, com seu desfile técnico, de formato repetitivo e um samba que na próxima segunda-feira estará esquecido, nada tem a ver com isso e levou o título conforme os critérios vigentes. Paciência!!! O Salgueiro perde a oportunidade em seu 61º aniversário de eternizar este maravilhoso samba enredo "GAIA", uma pena a todos aqueles que amam o samba. Nos resta corrigir nossos repetidos erros em 2015. Não deixando à emoção, a tradição e o samba, perderam para a técnica. Nos resta neste sábado sacudir à Sapucaí com nosso grande samba!

  • Avatar
    06/03/2014 12:47:43Gladisnei dos Santos SoaresMembro SRZD desde 26/11/2013

    Meu caro, desculpe descordar. Mas quanto a Portela...você errou feio também! Ela disputou o carnaval e não posição no desfile das campeãs, assim como errou feio quanto a Beija-flor que não disputou o título. Prova disso são os prêmios de melhor escola para a Portela dos sites Carnavalesco e SRZD e a diferença de 4 décimos para a campeã. Valeu!!!

  • Avatar
    06/03/2014 08:40:01Cláudia BauerMembro SRZD desde 19/01/2013

    Cadu Zugliani, não se esqueça de uma coisa importantíssima: se não fosse os descontos mega injustos da Mocidade em harmonia (3 décimos), enredo (7 décimos) e evolução (5 décimos), a escola estaria sim no sábado das campeãs. Alegorias é apenas um dos quesitos, existem outros 9. E outra coisa, a Vila Isabel mereceu ser rebaixada. Como é possível uma escola receber 10 em alegoria e ser descontado APENAS 3 décimos nesse quesito, enquanto que a Mangueira se descontou OITO décimos???? Na minha escola foram descontados 6 décimos com justiça, pq na Vila não se descontou mais, sabendo que ela veio plasticamente inferior à Mocidade? Então apesar de você ter acertado em quase tudo, existem avaliações injustas a meu ver.

  • Avatar
    06/03/2014 01:59:11Tedy - "A marca do Carnaval é ela!"Membro SRZD desde 12/04/2012

    Sobre a Beija-Flor, só tenho uma coisa a comentar:. A FRUSTRAÃ?Ã?O DOS QUE DIZIAM QUE A BEIJA IA SER â??BONI-FICADAâ?: Os que falaram que a Beija-Flor ia ser BONIficada se lascaram e tiveram que morder a própria língua. .... Por incrível que pareça eles estavam torcendo pra que a Beija ganhasse só pra terem o gostinho de dizer: â??Não disse que a BONIficada ia ganhar o carnaval?!â? e depois juntar a patotinha e irem pros desfile das campeãs vaiarem a escola. QUA, QUA, QUA ... SE F.. ! Se lascaram na emenda, pois nem ganhamos,. e nem vamos desfilar nas Campeãs. . ... Pode ter certeza que por incrível que pareça: Os que não gostam da Beija-Flor estão sofrendo muito mais do que todos os torcedores da Beija-Flor juntos, porque os que não gostam da Beija, já estavam se acostumando com o discurso que iam fazer depois da apuração: â??foi roubadoâ?, â??foi o Boniâ?, â??foi BONIficadaâ?, â??foi a Globoâ?, â??vaiasâ?. Enfim eles vão ficar com esse chororô entalado na garganta tendo que esperar até próxima vez que a Beija volte a ganhar, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. Até perdendo minha escola sai ganhando! Quá, quá, quá. Qui, qui, qui.

Comentar