SRZD


16/05/2014 13h02

Saúde bucal e qualidade de vida
Beatriz Alhanati*

Ao contrário do que se pensa o estômago quase não participa como causa da halitose. Este é um mito já derrubado pelos membros da Associação brasileira de Halitose (Abha). Em minha experiência clínica constato que muitos pacientes, ainda hoje, acreditam que o mau hálito vem do estômago, e chegam a realizar exames invasivos e desnecessários para tentar resolver esse problema, sem sucesso.

Pesquisas apontam que as doenças periodontais (da gengiva e tecidos ao redor do dente) estão entre as principais causas do mau hálito. Cerca de 20% dos pacientes com halitose (mau hálito) apresentam esse problema sendo que algumas doenças, entre elas a diabete e as doenças cardiovasculares, também podem ser agravadas pelas doenças periodontais.

Assim, além de "caprichar" na higiene bucal (escovando os dentes, passando fio dental e limpando a língua), caso observe sangramento persistente na sua gengiva, procure fazer uma avaliação com um periodontista.

Leia também:

- Mau hálito não escolhe idade

- Mau hálito tem tratamento

 

*periodontista em colaboração voluntária ao SRZD


Comentários
  • Avatar
    28/08/2016 08:05:25Manoel da costa FilhoAnônimo

    Quando estou com mal halito eu sinto gosto ruim na boca,já procurei um clinico geral para me encaminhar para quem de direito,então ele me disse: que não tem cura. Entrei em parafuso.Me diga o alimento certo.

  • Avatar
    16/07/2015 17:09:39JoséAnônimo

    Mal Hálito Grato pela orientação , tomo remédios contínuos , Sivastatina , Losartana, marquei consulta com periodontista , descobri o mal hálito há uma semana .e faço a higiene corretamente

  • Avatar
    02/10/2014 16:32:17lucieneAnônimo

    gostaria de saber as origens do mau halito , tenho uma otima higiene bocal.mais ela persiste ..obg

  • Avatar
    15/09/2014 13:38:39Beatriz AlhanatiAnônimo

    Inicialmente é importante fazer uma consulta com um profissional capacitado na área (encontre na nossa associação - ABHA - o profissional mais perto de voce) para descobrir as causas do seu problema pois geralmente estão presentes várias causas. Problemas na gengiva como por exemplo o sangramento, contribuem para a halitose e precisam ser tratados.

  • Avatar
    11/08/2014 20:46:13nilAnônimo

    Queria saber como posso cuidar do meu mal hálito. Graças a Deus faço a higiene certa,nao tenho doença vasculares,tive problemas com gengiva.Hereditario do meu pai. Obrigada

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.