SRZD



Carlos Molinari

Carlos Molinari

FUTRJ - FUTEBOL DOS TIMES PEQUENOS. Jornalista da TV Brasil e historiador, nascido e criado no bairro de Bangu, onde conheceu sua grande paixão: o tradicional Bangu Atlético Clube. É autor de três livros: "Nós é que somos banguenses", "Almanaque do Bangu" e "A História das Copas". Pesquisador da história do futebol carioca e atento às notícias dos times do Rio, especialmente aqueles que estão fora da grande mídia. Hoje, apesar de trabalhar em Brasília, acompanha cada detalhe do Campeonato Carioca e da Copa Rio, torcendo sempre para que os pequenos "Davis" derrotem os quatro grandes "Golias". Neste blog, iremos dar palpites, especular, criticar, alfinetar as arbitragens (sempre tão prejudiciais aos nossos clubes) e abrir um canal de diálogo com os fanáticos pelo Madureira, Olaria, Bangu, América, Bonsucesso, Volta Redonda, Goytacaz, Resende, Americano, Friburguense, Portuguesa...

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



20/05/2014 18h12

Goytacaz e um estreante na Série-A
Redação SRZD

Depois do emparceiramento das semifinais da Taça Corcovado (o 2º Turno do Campeonato Carioca da 2ª Divisão), já é possível prever que teremos um estreante na Série-A do ano que vem.

No Triangular Final, além do Barra Mansa (campeão do 1º turno), do Barra da Tijuca (que somou o maior número de pontos nos dois turnos), teremos ou Ceres, ou Tigres, ou Goytacaz ou São João da Barra (isso, caso o Barra da Tijuca vença o 2º Turno).

De todos esses seis times, apenas o Tigres (em duas ocasiões) e o Goytacaz (12 vezes) participaram do Campeonato Carioca da 1ª Divisão.

Foto: Divulgação

Esse ineditismo não deixa de ser uma surpresa. Afinal, quando muitos esperavam ver as equipes tradicionais brilhando - como América, Olaria e Portuguesa - eis que o Campeonato revelou que o importante mesmo é ser bancado ou pela prefeitura (caso do São João da Barra), de empresários (caso do Barra da Tijuca) ou por políticos (caso do Ceres).

Creio que a Federação torce (e pode até fazer alguns "esforços") para ajudar o Goytacaz a subir este ano. Principalmente pelas críticas que o Campeonato Carioca vem recebendo da imprensa pela falta de público. O time de Campos na 1ª Divisão significaria, pelo menos, um acréscimo de 10 mil pessoas a cada partida, especialmente nos jogos no Ari de Oliveira e Souza. O Goytacaz, pelo tamanho de sua torcida, pelos anos de ausência na "elite", pode ser a grande atração de 2015.

Por isso, se fosse possível apostar, creio que o time azul e branco irá eliminar o Tigres, neste sábado, em Los Larios e seguir vivo na 2ª Divisão. No outro jogo, disputado em Moça Bonita, entre Barra da Tijuca e Ceres, torcerei abertamente para o simpático time do Ceres, até porque o Barra da Tijuca de Adílson de Oliveira já tem vaga garantida no Triangular Final.

O acesso de times sem tradição compromete a qualidade do Campeonato Carioca. Seria um desastre para a Federação se o Ceres e o Barra da Tijuca aparecessem na 1ª Divisão ano que vem. Assim como também seria se Barra Mansa e Tigres conseguissem subir.

Nada contra nenhum deles, até porque o Barra Mansa já é um clube mais do que centenário (foi fundado em 1908) e o Ceres é de 1933, mas quem se animaria a assistir um confronto entre Botafogo x Ceres ou entre Fluminense x Barra Mansa?

Por mais que o Goytacaz não possua um elenco extremamente forte, o time possui o "rei do acesso" Manoel Neto no banco, está invicto há 9 partidas e sua diretoria ávida para se recuperar da falha grosseira que cometeu no Campeonato de 2013. Pra mim, são ingredientes suficientes para o Goytacaz vencer a Taça Corcovado e monopolizar o Triangular Final.

Hoje, o azul e branco de Campos e o Barra da Tijuca são os meus favoritos.



Comentários
  • Avatar
    29/06/2014 20:27:28RubensAnônimo

    Bangu, berço do futebol brasileiro.

  • Avatar
    29/06/2014 20:22:28RubensAnônimo

    BANGU, BERÃ?O DO FUTEBOL BRASILEIRO

  • Avatar
    29/06/2014 20:21:03RubensAnônimo

    Bangu, berço do futebol carioca. O Futebol brasileiro começou em Bangu. Cada dia que passa, o prazer e a satisfação de torcer pelo BANGU AUMENTA. .

  • Avatar
    08/06/2014 21:44:57Luis Eduardo Reis BorgesAnônimo

    Qual time que é bancado somente pelos torcedores? O próprio Maracanã e o Engenhão foram construídos por governos. O campeonato é de futebol, não de tradição e torcida. Se os pequenos não tiverem oportunidade ficarão sempre os mesmos grandes. Conheço muitas pessoas que iriam ver Fluminense x Barra Mansa. Já o Goytacaz, Portuguesa, Olaria, América .... vão ter que esperar. Boa sorte aos times que não se deixam abater por bairristas e tradicionalistas.

  • Avatar
    03/06/2014 11:08:50Luis CarlosAnônimo

    Po Molinari não tem noticias e jogos do meu bancuu, quero tomar no cuuu, quero gastar dinheiro indo ver jogos do meu bancuu, torcer e tomar no cuu

  • Avatar
    02/06/2014 12:10:03tenorio de almeida pradoAnônimo

    O seu sofredor do bancuu cara de cuuu,tu agora sofredor de bostacaz, bostacaz tem sofredores de alugueis, iguais ao teu bancuu e de que adiantou isso bostacaz mais um ano na serie b, mas como são intrometidos esses caras de cuuu bancuuenssesss, deve ser falta de noticias do bancuu, falta de jogos do bancuu para eles irem tomarem no cuuu e voltarem para casa com as caras de sempre de cuuuuu

  • Avatar
    02/06/2014 11:45:35SO NO CUUU DO BANGLUGLUAnônimo

    Vai tomar no cuuu sofredor do bancuuu,bancuuusinhooo teu bancuuu uma bosta, não tem noticias do bancuuu aqui, se meta com o seu bancuuu, ninguem aqui te pediu a sua opinião coorrnooo otariooo sofredor do bancuu, bancuusinhooo, bancuuu cara de cuuu, bancuuu tem torcida kkkkkk aquela torcidinha velhos de museus, insss, sofredores caras de cuuu de alugueis,bancuuu sempre kkkkkkkk so sempre todos os anos, em todos os campeonatos em tomar no cuuu

  • Avatar
    01/06/2014 15:47:30Luis CarlosAnônimo

    Oi davizinho o teu time é uma bosta, o teu ameriquinha, que nada, nada e morre sempre na praia. Quem é você para falar do Goytacaz. Quanto a torcida, o Goytacaz comparece com mais gente, que vocês lá da Baixada. O torcida do mequinha cabe num fusca. Banguzão sempreeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee Quin ta força do futebol carioca

  • Avatar
    31/05/2014 18:44:27fatima nascimentoAnônimo

    Molinari, faça um favor à tradiçao do futebol carioca: apenas dê a noticia e deixe o leitor pensar, nao somos "gado"! nao de palpites, nao faça torcida,pq vc é um pé frio do cacete! O verdadeiro futebol do RJ agradece!

  • Avatar
    30/05/2014 13:07:38DAVI DE SOUSA MENDESAnônimo

    Bostacaz nadou nadou morreu na praia, disputar de novo o campeonato da serie B, chupa papa goiabas, sofredores de alugueis.

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.