SRZD


22/05/2014 18h02

Leonardo Bessa: 'Aqui bate um coração salgueirense'
Bárbara Mello

A pouco menos de um mês para retomar a rotina de ensaios, o Acadêmicos do Salgueiro anunciou em sua fanpage a permanência de seus intérpretes oficiais Leonardo Bessa e Serginho do Porto para o Carnaval 2015. Após o afastamento de Quinho, causado pela sua polêmica candidatura à presidência da agremiação, os dois assumem a responsabilidade de conduzir o carro de som do Salgueiro.

Presidente Regina apoia intérpretes Serginho e Bessa. Foto Alex Nunes

Em entrevista ao SRZD-Carnaval, Leonardo Bessa afirmou que não haverá muitas mudanças, mas dará continuidade ao bom trabalho que a dupla já exerce à frente da escola. O intérprete que assumiu o posto oficialmente em 2011, declarou que, além de sua boa relação com Serginho, as afinidades favorecem a parceria. "Somos acima de tudo profissionais. Eu já trabalhei com Serginho em outras escolas e nos conhecemos há muito tempo. Temos afinidades musicais e o desejo comum de fazermos o melhor pelo Salgueiro", destacou.

Bessa sabe que este será um período de cobrança de parte dos salgueirenses, mas segue se preparando normalmente para realizar um bom desfile. "Temos o apoio e o carinho da escola como um todo, o que vai tornar essa missão bem tranquila pois é apenas a continuação de um trabalho que já fazíamos desde 2011".

O cantor está na escola desde 1988, convidado por Elisabeth Nunes. Ex-integrante da Alegria da Passarela, em 1990 Bessa foi um dos fundadores da Aprendizes do Salgueiro, ao lado de sua mãe Tia Mirthes. Foi o primeiro intérprete da agremiação mirim e autor dos primeiros sambas apresentados pela escola na Sapucaí. Se afastou da escola em 2000 sendo repatriado pela presidente Regina Celi em 2009, quando compôs o carro de som. Em 2011 assumiu como um dos intérpretes oficiais. "Aqui dentro bate um coração salgueirense", revelou emocionado.

Tanta identificação com a escola faz com que Bessa defenda a ideia de que não há alguém que "seja a cara do Salgueiro". "Costumo dizer que a cara da escola é sua historia, suas cores, sua bandeira, sua gente. Hoje nós estamos fazendo parte da história dando nossa contribuição, mas no passado outros estiveram e no futuro outros estarão. Ninguém é insubstituivel. A cara do Salgueiro é o próprio Salgueiro", declarou.

Nos últimos dias, Leonardo tem ouvido comentários a respeito da saída de seu ex-companheiro, Quinho. O interpréte, como ele mesmo diz, não fica "em cima do muro". Para ele, é natural que as pessoas comentem e sintam falta de Melquisedeque à frente do microfone da escola, não só pelo tempo que permaneceu no Salgueiro, mas também porque fez por merecer o carinho do público. "Mas o Salgueiro já era uma grande escola antes dele e vai continuar sendo", afirmou.

"Ele é um puxador que marcou época na escola. Se não era unanimidade, tem um grande público que se identifica com seu jeito irreverente de levar um samba. Mas na vida temos responsabilidades sobre nossos atos e palavras. Eu já havia acompanhado ele quando atuava como cavaquinista no Salgueiro e na Grande Rio em 2001, depois como apoio aqui no Salgueiro em 2009 e 2010. Eu nem sonhava em fazer parte de uma escola de samba e ele ja cantava. Sempre fui fã da sua alegria. Depois de anos poder dividir com ele o microfone da Academia do samba foi uma honra muito grande, pois da geração dos intérpretes dos anos 80, somente ele e o Neguinho ainda estão em atividade no Grupo Especial".

Comentários em redes sociais e páginas da internet estimulam a dupla Bessa e Serginho a mudar o pensamento do público de que a escola perdeu com a saída de Quinho, principalmente as que não acompanham a rotina da agremiação. "Entendo que vários admiradores vão sentir a falta dele mas precisam entender que foi uma escolha dele e ele como é uma pessoa de gênio forte se posicionou a respeito de algo que talvez não estivesse confortável para ele. Respeito muito toda história que ele construiu no Carnaval, mas o Salgueiro seguirá em frente forte como sempre". Se depender de Leonardo, o Salgueiro continuará bom à "Bessa"!

Saiba mais:

- Serginho do Porto fala sobre os planos para o Carnaval 2015

- Promoção: ganhe um camarote para o primeiro ensaio do Salgueiro rumo a 2015

 


Veja mais sobre:Salgueiro

Comentários
  • Avatar
    24/05/2014 16:35:10Tatiana kovasMembro SRZD desde 18/03/2014

    ESSA MULHER DEVERIA SAIR DO SALGUEIRO, SABEMOS BEM COMO ELA CHEGOU ATÃ? AQUI...TRAIU O MARIDO FU, QUE EM CONFIANÃ?A A ELA, PEDIU QUE CONDUZISSE A ESCOLA, NA SUA AUSENCIA, POIS TEM PROBLEMA RENAL GRAVE, E FOI TRANSPLANTADO. ESSA SENHORA SE APOSSOU DA ESCOLA, COMO SE FOSSE DONA DO SALGUEIRO. E A POUCOS MESES ATRÁS SABEMOS, E MUITO BEM, O QUE ELA MANDOU FAZER COM MARCELLO TIJOLO, SOMENTE PORQUE ELE NÃ?O QUIS MAIS APOIÁ-LA.FORA REGINA!

  • Avatar
    24/05/2014 16:35:08Tatiana kovasMembro SRZD desde 18/03/2014

    ESSA MULHER DEVERIA SAIR DO SALGUEIRO, SABEMOS BEM COMO ELA CHEGOU ATÃ? AQUI...TRAIU O MARIDO FU, QUE EM CONFIANÃ?A A ELA, PEDIU QUE CONDUZISSE A ESCOLA, NA SUA AUSENCIA, POIS TEM PROBLEMA RENAL GRAVE, E FOI TRANSPLANTADO. ESSA SENHORA SE APOSSOU DA ESCOLA, COMO SE FOSSE DONA DO SALGUEIRO. E A POUCOS MESES ATRÁS SABEMOS, E MUITO BEM, O QUE ELA MANDOU FAZER COM MARCELLO TIJOLO, SOMENTE PORQUE ELE NÃ?O QUIS MAIS APOIÁ-LA.FORA REGINA!

  • Avatar
    23/05/2014 16:42:24Nidia Jussara FdasilvaMembro SRZD desde 25/06/2012

    ESSE Ã? LEMA:MANDA QUEM PODE,OBEDECE QUEM TEM "JUÍZO".Quinho só expressou o que pensava e achava e aí qual o problema?

  • Avatar
    23/05/2014 01:34:51DUDA SGMembro SRZD desde 23/06/2009

    desde já um grande abraço e sucesso pra vcs. o salgueiro é mais forte que todos isso faz dela a academia do samba. Tá bom a Bessaaaaaaaaaaaaa.

  • Avatar
    22/05/2014 23:26:26Jack D2Membro SRZD desde 20/05/2014

    Quinho é um mestre, infelizmente o tempo passa e ele ja tem algumas falhas na sua interpretação, mas não sou daqueles que julgam a interpretação como cantor lirico, cantar samba enredo não é pra qualquer um e esse trio do salgueiro um completava o outro... vai ser triste ver o salgueiro sem o Quinho, assim como é triste ver a imperatriz sem o preto jóia, mocidade sem paulinho, e por ai vai, o samba precisa de interpretes com seu estilo proprio, e não cantores liricos...

  • Avatar
    22/05/2014 23:00:49Majestade DosambaMembro SRZD desde 04/05/2013

    A gente lê cada coisa aqui. o cara se candidata pela oposição, fala mal publicamente do seu chefe e tem gente que acha que ele deveria continuar na escola??? é surreal, parece papo de maluco...só pode ser.

  • Avatar
    22/05/2014 21:52:40AghataMembro SRZD desde 20/05/2013

    Dona Regina, vinha adorando o trabalho da senhora a frente da Academia. Mas essa de dispensar o Quinho, foi uma tremenda bola fora...

Comentar