SRZD


23/05/2014 22h28

Leia a sinopse da Portela para 2015
Redação SRZD

 A Portela divulgou esta noite, a sinopse do enredo "ImaginaRio, 450 Janeiros de Uma Cidade Surreal", tema que renderá homenagem aos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro. Confira a sinopse na íntegra.


Enredo: ImaginaRio, 450 Janeiros de Uma Cidade Surreal

Autor: Alexandre Louzada (carnavalesco)
Colaboração: Luiz Carlos Bruno (diretor de carnaval)

Rio, hoje meu samba se reveste do mundo azul que teu céu empresta à Majestade do Samba, que em sua fugaz realeza foge à realidade e, na "surrealeza" de sua beleza, te faz a festa.

Num olhar dito louco e transgressor, te ergo aqui um monumento aos seus 450 janeiros, que distorcem o tempo e dissolvem as duas realidades afastadas para fundir-se em um sonho febril, como visão de "Dali" e outros tantos que, na absurda plasticidade das cores e formas, reinventam seus encantos mil.

Eu, artista de trinta carnavais, vividos entre devaneios e verdades, criei sonhos e vesti teu povo de plumas e paêtes, iludindo os olhos estrangeiros que se encantam com a sua maior festa, sem perceberam que ès feito de antagonismos que me inspira a olhar-te com o meu tempo, entendendo o seu, pelo tempo de Deus.

Usando seus curvos e distorcidos cenáril, interpreto e retrato a ti e a teu povo, diverso e plural, que te faz cidade surreal, hoje expressa em arte neste carnaval. Para isso, em desfaço de laços, refaço meu traço, me solto em teu espaço e, como um "salvador daqui", recrio suas linhas pela visão da arte de tantos, pois és cria de Deus e tens fome da arte do Homem.

És a feliz Cidade Maravilhosa, repleta de encantos que são espantos da criação, da imagem provocante e criativda e da arte que sustenta a vida, quando as mãos mais abusivas tentam te imitar em vão. És a viagem convidativa, que hora se refaz e se reconstrói, nas asas da imaginação do lúdico fértil e gentil, onde hoje imagina, Rio, a minha "águia redentora", num abraço de asas acolhedora que te faz abrir imenso o coração do meu Brasil.

És o Rio que surge de um declínio, que nunca foi foz ou desemboco de rio algum, convergindo fantasias desde o branco olhar distante no tempo, surgido das ondas, ungido do desconhecido, dos bravos, dos reinos de além mar. Foste o palco de disputas e conquistas, um caldeirão de culturas a se mesclar enfim, nos contornos do desenho sensual das curvas de sua geografia, como corpo de mulher de fartos seios a debruçar-se assim, sobre o mar, no abraço plácido de sua bela Guanabara.

És o verde que esbanja o viço da tenra juventude, que se retorcendo entre o azul serpenteia o olhar à mata que entra pelo mar, és "jardim das delícias", éden de sua plenitude, que às vezes se disfarça em canteiros, legados de Dom João, na terra em que tudo dá, portal a espelhar suas florestas e a envolver como moldura os recortes dos teus rechedos, sua natural escultura, onde o sol vem repousar.

És, de fato, o cartão postal de todo um país, paisagem abençoaa pelos trópicos, de relevos imprevisíveis feito notas musicais, que acalantam e inspiram a criatividade de seu povo, a refazer o compasao em uma nova divisão, traduzindo suas curcas que entram pelo "balanço de seu mar". És tempero puro de sal e sol, a têmpera de jeitos e trejeitos ao tempo que passa, com graça de não passar, és sempre jovem no que esboça, a "bossa" nova de cantar, as suas sereias morenas, as princesas do seu mar, que "continua lindo", "continua sendo" assim a desfilar, do "Leme ao Pontal", de "maravilha de beleza e do caos", de garotas de Ipanema, de meninos do Rio, de seus 40 graus.

És a vida fervilhante, que vai e vem, entra e sai, atravessando os montes ao monte de coisas por ver, no atraente paraíso que revela as faces do pecado e do prazer, de suas noites boêmias sobre os teus tantos arcos, Lapa que abriga segredos múltiplos de sabores, de cores e de tons. És a catedral da luxúria, a serpente tentação que nos induz ao sonho, nos conduz à dança das ilusões, na sedução que lança o brilho dos seus neons.

És num momento à parte, um mundo em seu próprio universo, que gira, que rola com ginga e malícia, na magia que joga e inocente se lança ao espaço ao panteão dos deuses, o palco do absurdo, o templo do futebol, Maracanã, ès nave mãe do planeta bola, de teus fiéis, da crença e paixão, abduzidos de êxtase, o rio de contrastes, que passa e que atravessa a realidade da vida com sua alegria de viver.

És um anfiteatro das artes que gera, em cada canto dos seus recantos montanhosos, eventos que te montam irreal. Invertes a valorizada vista altiva para o descanso de tuas favelas encontrarem a cidade no asfalto, pois és imaginada em cores, formas e vida e acima de tudo, ès o samba de todos, cantado pelo sangue azul da Portela, que dentro de teu tempo festivo, meu Rio, comemora ainda a vida vivida da arte de um princípe "da Viola". Hoje, o samba que ouves, e festeja com a fome de saborearmos tua arte de ser, receber e inspirar. Aplausos aos teus quatrocentos e cinquenta janeiros, criada cidade de Deus aonde até teu filho veio morar e pra sempre te abraçar. Parabéns a você e a todos nós, por sermos tão criativos em vivermos em ti, feliz cidade surreal.

Com amor: Alexandre Louzada



Comentários
  • Avatar
    02/06/2014 10:47:46Carlito BFMembro SRZD desde 16/11/2009

    Sempre gostei do Louzada, como carnavalesco é uns dos melhores da atualidade. Bela sinopse e pode contar que vem coisa boa por ai. Fui assistir ao filme Maléfica, com a noção que eu já conhecia a estória, afinal quem não conhece a historia da Bela Adormecida. Com uma grata surpresa, o filme é feito com outra perspectiva e é muito bom.....que isso tem haver com enredo da Portela......o Rio todos nós conhecemos...mas....o Alexandre pode fazer desde Rio algo que ainda não conhecemos e encantar a todos. Abraços aos amigos Amaury, Ted, Claudia, Almir, Fabiano e Quinha. Vlw.

  • Avatar
    30/05/2014 00:48:46Gustavo LucasMembro SRZD desde 16/02/2014

    Nossa pessoal, ninguém trabalha não? Não consigo entender esse ódio tamanho entre fakes aqui...o samba é lindo e todas as agremiações merecem ser respeitadas.

  • Avatar
    29/05/2014 02:05:39GeanMembro SRZD desde 22/02/2016

    Olha Beija Sempre, vc é um arrogante mesmo, já vi vários comentários pesados escritos por vc.

  • Avatar
    29/05/2014 00:53:04Beija SempreMembro SRZD desde 20/01/2013

    Arrogante, eu?(!) Arrogante é você que, além de burrinho â?? já que não é capaz, se quer, de redigir um texto o minimamente correto â??, chegou agora no ônibus e já quer sentar na janelinha, e, como se não bastasse, ainda se acha o tal e tem a petulância de dizer que está causando (???)! A bem da verdade, você está causando mesmo... Está causando constantes gargalhadas. Faz o seguinte, brother.... Volte a sentar o popozão num banco de escola (que tal o telecurso primeiro grau? Ã? gratuito e você pode estudar em casa pela tv) e quando for capaz de redigir duas linhas sem assassinar a gramática, volte a comentar e, aí, quem sabe você receba a um mínimo da atenção que venha a merecer, ok? Essa é boa!!!!

  • Avatar
    28/05/2014 19:49:57TedyMembro SRZD desde 12/04/2012

    Tá Ok, Gean. ... O comentário do tal Leandro foi uma falta de respeito com a Portela. Desejo que sua Portela faça uma bom samba, pois nesses setor a escola é uma das melhores. Enredo sinceramente não posso dizer o mesmo, pois uma escola de 91 anos, que tem mitos da Música Brasileira em seu histórico, tem infinitasa possibilidades de enredos do que ficar fazendo enredo repeteco encomendado por prefeito. Acho que a Portela poderia dar muita honra aos já veteranos, e dar muita aula a nova geração. Mas ao invés disso, a escola esta saturando com esse mesmo enredo do Eduardo Paes praticamente todo ano.

  • Avatar
    28/05/2014 19:04:13GeanMembro SRZD desde 22/02/2016

    Pelo visto em menos de 24 horas comentando no SRZD das escolas de samba do Rio de Janeiro já estou causando. Calma, calma, caaalma Tedy: Em nenhum momento fiquei ofendido com um comentário seu. Só citei aqueles comentaristas mais famosos do site(aqueles q estão sempre aparecem em um comentário) e vc é um desses. E outra meu irmão, acho vc o único torcedor da Beija-Flor dos q comentam aqui nesse site, q se salva, pois pessoas como o Beija Sempre e o Leandro lixo são muuuuito arrogantes.

  • Avatar
    28/05/2014 18:44:24TedyMembro SRZD desde 12/04/2012

    Gean, ... Pode ficar sossegado, pois eu me cuido: tomo banho, escovo os dentes, passo perfume e creminho no cabelo, kkkk. Eu não ofendi em momento nenhum a Portela pra você vir falando abobrinha pro meu lado: então mais respeito. Se você achou "falta de respeito", eu falar que a Portela ao invés de homenagear um de seus muitos bambas e honrar sua grandiosa história, prefere virar palanque eleitoreiro do Eduardo Paes, se isso te desagrada, só estava falando o que todo mundo sabe. Isso não é ofensa. Pelo contrário ofendido você tem que tá com o tal do Eduardo Paes que praticamente todo ano mandar fazer o mesmo enredo, ao invés de deixar a Portela livre pra fazer um enredo sobre si mesma, sobre sua história. A última vez que vi um portelense ser homenageado nem foi na Portela, foi na Águia de Ouro de SP.

  • Avatar
    28/05/2014 18:28:18GeanMembro SRZD desde 22/02/2016

    Não sei por q tanta pedra atirada na Ághata, ela é super repetitiva nas provocações com a Majestade do Samba, são sempre as seguintes provocações: "Volta a ser grande Portela pois já são quase meio século sem ganhar nada" e blá blá blá...... Sinceramente achei o torcedor da Beija-Flor, Leandro lixo, bem pior pelo menos nos comentários dessa página.

  • Avatar
    28/05/2014 18:19:48GeanMembro SRZD desde 22/02/2016

    Obrigado Beija Sempre por se referir a minha pessoa, é o meu primeiro ibope nessa parada desse site, onde terá muitos ibopes dos meus, me aguardem gente, não racho a cara e quero aparecer.... se cuidem: Ághata,Almir de Macaé, Beija Sempre, Cláudia Bauer,João Silva, Tedy..........

  • Avatar
    28/05/2014 18:03:19senior_rexMembro SRZD desde 24/03/2014

    Eu fico aqui tentando imaginar qual seria a reação de grandes mestre que foram precursores do carnaval, como Paulo e Cartola, ao lerem alguns dos comentários aqui postados. Aqui vence a disputa quem conseguir encontrar mais adjetivos que desqualifiquem a outra escola de samba. ALGUNS fazem de tudo pra achar algum defeito em escola grandes como Portela, Mocidade e Beija-Flor. Acredito que esse tipo de comportamento só pode vir de pessoas que não gostam de carnaval e o usam apenas como desculpa para poder brigar mais; porque pra mim carnaval é uma festa em que só cabe alegria e felicidade, onde as classes sociais e as diferenças de raça e religião dão lugar à alegria do povo. Afinal, por melhor ou pior que uma escola seja, ela continua sendo algo que espalha o ano todo cultura, oferecendo ao mundo um espetáculo de alegria e belos sambas .

  • Avatar
    28/05/2014 15:46:43João SilvaMembro SRZD desde 18/08/2010

    DESCOLADO, você não passa de um DESCARADO. Vejam o que esse FDP, que agora se diz Mocidade 24 horas, escreveu no dia 11-04-2013 â?? 14:15 â?? EU NÃ?O PODERIA VISITAR ESSE SITE SEM ABRAÃ?AR OS MEUS IRMÃ?OS DA BEIJA FLÃ?R DE NILÃ?POLIS,VAMOS LÁ: ROBERTÃ?O,TED,MAURICIO SANTOS,MARCELO BEIJA FLÃ?R,IGOR FREITAS,CARLITO BF,RONALDO MARRENTO,BEIJA SEMPRE,ENFIM A TODOS AQUELES QUE TORCEM POR ESSA ESCOLA FANTÁSTICA.SAUDAÃ?Ã?ES DE UM PORTELENSE QUE AMA VOCÃ?S,MESMO A DISTÃ?NCIA.UM BEIJO NO CORAÃ?Ã?O DE TODOS,VALEU.!!!! Eu não sabia que a Mocidade havia construído uma sede fora do Rio. Não é seu PORTELENSE?

  • Avatar
    28/05/2014 10:46:26RICARDINHO DA PORTELAMembro SRZD desde 28/02/2013

    FICO COM TANTO Ã?DIO DE VC CARA QUE ESCREVO ATÃ? LETRAS TROCADAS.ME SINTO UM VERDADEIRO MOBRAL QUANDO ME REFIRO A VC AGHATA.VC Ã? UM ESCULACHO EM PESSOA.MAS PRA VC COM CERTEZA QUALQUER COISA QUE SE ESCREVE AQUI SOBRE SUA PESSOA SERVE.INFELIZMENTE SE DIRIGIR A GENTÁLIA Ã? ISSO QUE DA. TCHAU QUADRUPEDE !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!ADEUS.FIQUE COM SATANÁS,TEU PARCEIRO. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!

  • Avatar
    28/05/2014 10:39:39RICARDINHO DA PORTELAMembro SRZD desde 28/02/2013

    Ã?Ã?Ã?Ã?Ã?Ã?Ã?~AGHATA, VE SE VC SE TOCA,QUEM TEM QUE TENTAR SE GRANDE Ã? A TUA ESCOLA,MOCIDADE INDEPENDENTE DE PADRE MIGUEL. A PORTELA, Ã? GRANDE , IMENSA, GIGANTESCA,E MESMO SEM GANHAR A TANTO TEMPO,NENHUMA DAS ESCOLAS DO RIO,ATÃ? HJ A SUPEROU.TENHA SERTEZA, QUE A PORTELA Ã? UM ORGULHO PARA O SAMBA E CULTURA DESSE PAÍS. NUNCA, JAMAIS, TUA ESCOLA DE SAMBA TERÁ O GARBO E A FAMA DE MAJESTADE DO SAMBA, POIS ISSO AMOR, TEM QUE TER CACIFE E ISSO TUA ESCOLA JAMAIS TERÁ.ATÃ? NO SIMBOL SOMOS OS MAIORAIS.SAI FORA O INERGUME, DEIXE A CAMPEON´SSIMA PORTELA EM PAZ. VAI PLANTAR COQUINHO NO ASFALTO PRA VER SE NASCE. KKKKKKKKKKKKKKKKKKK VC MULHER TEM Ã? QUE TOMAR UMA SURRA BEM DADA.PRESTA ATENÃ?Ã?O HEIN !!!!!!

  • Avatar
    28/05/2014 09:54:32Beija SempreMembro SRZD desde 20/01/2013

    â??Houve uns erros no meu comentário (sic)â?. Uns, só!!!(???). KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKK. Então tá, né?

  • Avatar
    28/05/2014 02:16:46GeanMembro SRZD desde 22/02/2016

    Houve uns erros no meu comentário, mas eu avisei hein! Deixem a Portela em paz.

Comentar