SRZD



Laíla

Laíla

CARNAVAL. Luiz Fernando Ribeiro do Carmo, o Laíla, nasceu em 1943, no Morro do Salgueiro, situado na Tijuca, no Rio. Foi lá que o hoje renomado Diretor de Carnaval e Harmonia teve seu primeiro contato com o samba e o Carnaval, e onde criou, nos anos 50, uma Escola de Samba Mirim, chamada Independentes da Ladeira, que foi um grande sucesso na época, funcionando como espécie de trampolim para o convite feito pelo Acadêmicos do Salgueiro. Líder nato e apaixonado por seu trabalho, Laíla acumulou profundos conhecimentos harmônicos e melódicos ao longo dos seus 54 anos de atividade; tendo trabalhado, ainda, como cantor, músico e compositor. A primeira junção de sambas-enredo foi feita por Laíla, em 1975, em "As Minas do Rei Salomão"; e de lá para cá, todas as junções de sambas-enredo feitas por ele, nas diversas escolas por onde passou, foram sucesso. Há 45 anos trabalha como produtor do CD de sambas-enredo das Escolas de Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro, e há 26 é o Diretor Geral de Carnaval e Harmonia da Beija-Flor de Nilópolis, onde criou, em 1997, a vitoriosa Comissão de Carnaval da Agremiação.

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



28/05/2014 13h59

Videoblog: Laíla fala sobre o olhar dos jurados para a Beija-Flor
Luciano Olivieri

Confira o vídeo onde Laíla comenta as justificativas dos jurados, especialmente para a Beija-Flor. "Muitas justificativas não têm razão de ser, são pré-julgamento e direcionadas para um julgamento a uma pessoa ou a um órgão específico". 

 

 


Veja mais sobre:Laíla

Comentários
  • Avatar
    01/06/2014 16:46:24GeanMembro SRZD desde 22/02/2016

    Valeu Almir... Mas não deixe de colocar a última frase costumeira em seus comentários.

  • Avatar
    01/06/2014 11:35:21Almir da Silva LimaMembro SRZD desde 11/10/2011

    Gean, parceiro de mundo do samba & torcedor-amante da Majestade do Samba conforme eu sou é o seguinte. O meu comentário anterior só não foi concluído com as costumeiras â??Saudações carnavalescas, Almir de Macaéâ?, o que também não será feito neste, para evitar que eu me torne repetitivo... Rsrsrs... Agora, falando sério, tal costumeira conclusão de comentário se trata de um digamos estilo ou vício causado tanto por meu ofício profissional quanto pela convicta militância filosófica no nosso mundo do samba e outras militâncias, que não vem ao caso citá-las. A ausência da costumeira conclusão de comentário deveu-se a um equívoco meu ao não perceber o excesso de palavras na hora de copiá-lo e colá-lo. Por fim, é oportuno eu dizer o seguinte. Boa parte dos últimos comentários feitos pelo nilopolitano parceiro de mundo do samba Tedy coincidem com as minhas opiniões. O que não significa nada demais... Rsrsrs... Democraticamente e sem hipocrisia, ambos prosseguimos com nossas convicções filosóficas enquanto respectivamente nilopolitano e portelense, até pelo fato de que a Deusa da Passarela é uma das afilhadas da Majestade do Samba. Haja vista, a espécie de homenagem a Beija Flor quando mencionei o seu épico desfile no Carnaval 1995. Ainda assim há adepto/adepta do mundo do samba que â??achaâ? que eu sou â??anti-Beija Flor ou anti-nilopolitanoâ?... Rsrsrs...

  • Avatar
    01/06/2014 00:29:41TedyMembro SRZD desde 12/04/2012

    Mas acredite torço que a Mocidade volte no Desfile das campeãs, esse tempo sem nem voltar no Desfile das campeãs é osso, kkkkkk. Qual foi mesmo a última vez que voltou no Desfile das campeãs???... Eu nem me lembro quando foi, ...rsrrs. E olhe que eu fui bonzinho, falei só da questão Fernando Horta da Tijuca, eu nem citei ainda a questão do Capitão Guimarães, a torcedora frustrada e independente sabe do que estou falando, pergunta pra ela. A não ser que você e ela sejam a mesma pessoa numa dupla personalidade... rsrs.

  • Avatar
    01/06/2014 00:20:20TedyMembro SRZD desde 12/04/2012

    Bom, se não acredita melhor pra mim, e pra todos nós das demais escolas. O Horta é daquele tipo na dele, tranqüilo, mas sabe dar o troco sutilmente. Quando a Tijuca perdeu pra Beija-Flor em 2011, o Horta reclamou no início, mas depois ficou na dele. Pouco meses antes do carnaval 2012, a Polícia Federal foi bater na porta de Anízio. Há quem diga que Horta esteve por trás disso. Verdade ou mentira? Não sei, nada é comprovado, mas o fato de Anízio passar preso no carnaval 2012 foi bem esquisito.. .... Além do carnaval desse ano (2014) em que a Tijuca não estava nem em segundo lugar no ranking da Liesa, e a Liesa de uma hora pra outra pois em seu site oficial, a Tijuca como líder do ranking da Liesa, pondo a Beija-Flor em segundo. Quem você acha que mexeu os pauzinho pra essa mudança no ranking???... Agora numa coisa eu agradeço ao Seu Rogério Andrade, ele ter contratado o Paulo Barros. A união de Paulo Barros e Fernando Horta já estava começando a ser... diríamos â??perigosaâ? para a Beija-Flor. Agora o Fernando Horta terá outra ocupações, ou melhor outra escola pra se ocupar. Além disso vale lembrar que o prestígio de Fernando Horta não começou da noite pro dia na Liesa, com exceção de 2009, a Tijuca sempre teve ótimas colocações mesmo quando o Paulo Barros estava fora da Tijuca.

  • Avatar
    31/05/2014 23:24:35Rodrigo VasconcelosMembro SRZD desde 22/02/2014

    Essa tedyazinha é louquinha mesmos, cada hora inventando histórias mais ridículas e cômicas kkkkkkk, outrora era o jurado que odiava a mocidade, so que o PV já saiu, agora é essa do horta kkkkkkkkkkkkkk so rindo mesmo,mais pensando bem o horta além de se vingar da mocidade vai aproveitar e jogar a decadente Beija flor para oitavo dessa vez, já que é ele que manda kkkkkkkkkkkkkkkk...#tediazinhanomundodai maginação.

  • Avatar
    31/05/2014 20:44:20TedyMembro SRZD desde 12/04/2012

    E só mais uma coisa: "cara" torcedora frustrada e independente, ... Tu acha mesmo que os jurados vão "enlouquecer de amores" de uma hora pra outra pela Mocidade, só porque o novo presidente de honra é sobrinho de Castor???...kkkkkk. Por favor, me responda a PERGUNTA: Quanto é que tu tá cobrando pra fazer esse show de piadas em uma festinha aqui no meu bairro???...rsrs.

  • Avatar
    31/05/2014 20:31:20TedyMembro SRZD desde 12/04/2012

    â??Caraâ? torcedora frustrada e independente, ... Quem falou de renome aqui??? .... â??Queridaâ? não se faça de boba, você é asquerosa, é [email protected], mas também não é tão boba assim; pois eu já vi você mesma falar da política da Liesa. ... Você sabe muito bem que renome não serve pra nada, nadica de nada, renome quase todas tem, o Salgueiro por exemplo tem renome e passou 15 anos com péssimas colocações. Se renome e torcida fossem tudo, a grande Mangueira iria ganhar todos os anos. .... E segundo: â??Meu bemâ?, O QUE â??SEU VERâ? INTERESSA AO CARNAVAL OU AOS JURADOS???.. Outra pergunta: QUEM Ã? VOCÃ? NO MUNDO DO SAMBA, PRA SUA OPINIÃ?O SERVIR PARA ALGUMA COISA???.... O ver que interessa é o dos jurados, e não o seu de fake inútil. E o ver dos jurados é que a Mocidade é uma escola que não volta no Desfile das campeãs a mais de dez anos, é uma escola esquecida por eles. .... â??Queridaâ?, renome só serve pra não rebaixarem uma escola conhecida, como não rebaixaram a Vila esse ano. .... Volto a dizer a Mocidade comprou uma â??belaâ? encrenca ao contratar o Paulo Barros, pois â??titioâ? Fernando Horta vai saber dar o troco na hora certa, pra que o Paulo Barros volte arrependido de ter saído da Tijuca.

  • Avatar
    31/05/2014 20:26:12GeanMembro SRZD desde 22/02/2016

    O que que ouve pro Almir não ter colocado sua última frase costumeira hoje.

  • Avatar
    31/05/2014 18:17:09AghataMembro SRZD desde 20/05/2013

    Não Gean, a diferença da Mocidade pra tijuca, são três. Primeiro q a Mocidade é uma escola muiiiiiiiito mais de peso e renomada q a Tijuca q ao meu ver, sempre será uma pequena escola. Segundo, a torcida da Mocidade é infinitamente maior q a da Tijuca, nem da de comparar. E a Mocidade tem um Patrono q ama a escola e é sobrinho do grande fundador da LIESA, nosso eterno Dr. Castor de Andrade. Mas mudando de assunto o Dr. Rogério, tentou levar o Renato Lage de volta pra Mocidade só q o Renato não quis voltar. Dai ele partiu para o Paulo Barros q dispensa qq comentário, pois é gênio assim como Renato e manteve a direção de bateria q teve boas notas no ultimo carnaval, trouxe a grande revelação o mestre-sala Diego e a consagrada e renomada Lucinha e o competentíssimo diretor de carnaval o Anderson Abreu. Aguardem o fim do mundo em 2.015...

  • Avatar
    31/05/2014 15:42:33GeanMembro SRZD desde 22/02/2016

    Falando sobre o Fernando Horta: Esse é o responsável pelos resultados da Tijuca nos últimos 3 carnavais(2012, 2013 e 2014) em q a Tijuca sempre conseguiu duas posições a mais do q deveria ter conseguido. E assim vimos um título não merecido em 2012, um patético terceiro lugar em 2013, e um injusto título em 2014. Não posso deixar de provocar a Ághata: Fia torça pra q o PB faça um desfile como em 2005 e 2010 mesmo hein! Por que se ele faz um desfile como em 2012 com um aquele bolo ridículo no final..... se prepare pra ser zuada kkkkk.

  • Avatar
    31/05/2014 15:34:58GeanMembro SRZD desde 22/02/2016

    Vou ter q memeter entre o Tedy e a Ághata. Eu sinceramente acho q o PB pode fazer um grande carnaval na Mocidade e tenho q concordar com a Ághata em uma coisa: A BJ precisa de um carnavalesco oficial, o Laíla é mais diretor de carnaval q carnavalesco. Poderiam ter contratado a Rosa Magalhães, mas ela foi pra pequena São Clemente e não conseguirá um grande resultado lá, pois vimos o desfile de 2012 em q a São Clemente poderia desfilar tranquila no desfile das campeãs podendo até ser a primeira depois das 3 favoritas daquele ano e os FDP dos jurados a deixou em antepenúltimo. Sobre o PB na Mocidade, acho q se ele faz um desfile na Mocidade em 2015 com um nível de Tijuca 2005 e Tijuca 2010 e não conseguir no mínimo pelo menos um terceiro lugar, vai ficar muito na cara a manipulação de resultado, e a liesa vai ter q ter mudanças radicalíssimas pois não dá pra aguentar suas manipulações de resultado ano a ano.

  • Avatar
    31/05/2014 13:42:36TedyMembro SRZD desde 12/04/2012

    E outra a cada dia, eu acredito mais que a Mocidade comprou uma â??boaâ? encrenca ao contratar o Paulo Barros, pois Fernando Horta sabe sutilmente dar o troco. E hoje Fernando Horta é o "papai" da questão lá na Liesa, no lugar que já foi de Anízio, que foi de Luzinho, que foi de Castor. Fernando Horta só tem aquela cara de CORUJA TRANQUILA, é só cara, mas sabe dar o troco na hora certa (rsrs). Ele vem dando o troco na Beija por ter feito a Tijuca perder o carnaval de 2011. Pode contar que Fernando Horta não vai deixar a Mocidade tirar uma boa colocação por um simples MOTIVO: Ele não vai deixar que a Mocidade tire boa colocação, porque ele quer o Paulo Barros volte arrependido de ter deixado a Tijuca. Isso tá tão na cara, e você bobinha achando que o Capitão Guimarães era quem ia sacanear a Mocidade, rsrs, acredite Capitão Guimarães tem muito mais o que fazer na Vila e no carnaval, que mover uma palha sequer pra sacanear a Mocidade. .... Já disse isso uma vez e digo de novo, o Rogério Andrade deveria ter contratado o Alex de Souza, pois esse fez a Ilha, uma escola com pequena representação na Liesa alcançar um honroso quarto lugar. Agora Paulo Barros??? Foi comprar uma briga com o Fernando Horta, ou seja se meter numa â??belaâ? encrenca.

  • Avatar
    31/05/2014 13:41:51TedyMembro SRZD desde 12/04/2012

    Sabe, "cara" torcedora frustrada e independente... Quando você chegou aqui no site falando das novidades da Mocidade e de Seu Rogério Andrade, eu cheguei a pensar que você fosse um pouco mais inteligente, mas vejo que não é assim. Você vem se mostrando bem [email protected], mas bem [email protected] ... "Querida" frustrada, Renato Lage não foi pra Beija-Flor por um simples motivo: Ã?TIMAS CONDIÃ?Ã?ES DE TRABALHO NO SALGUEIRO. Ã? claro que Seu Anízio, tem dinheiro pra contratar o gênio Renato Lage, mas Renato Lage não saiu do Salgueiro porque ele sabe que não vai ter a liberdade de trabalho que tem lá, outra escola pode oferecer um salário de 5 milhões para o Renato que mesmo assim ele fica no Salgueiro. Renato que fez grandes desfiles na Mocidade Independente e 3 dos 5 títulos foram de carnavais dele. Você acha que o Seu Rogério Andrade cheio de grana, antes de ter convidado o Paulo Barros, não cogitou contratar o Renato Lage???... TU ACHA MESMO???....

  • Avatar
    31/05/2014 12:02:59Almir da Silva LimaMembro SRZD desde 11/10/2011

    A guisa de curiosidade na História da mais vitoriosa agremiação na era sambódromo, daí a autodenominação-marketing a Deusa da Passarela, são oportunos estes registros. Conforme revela a apresentação do sambista & vídeo-blogueiro mestre Laíla, a Comissão de Carnaval da Beija Flor que foi formada a partir do Carnaval 1997 comandou 58,30% (sete) dos 12 títulos conquistados pela agremiação nilopolitana. Sem que eu esteja querendo criticar sequer provocar a vitoriosa â?? até 2011 â?? filosofia adotada pela Deusa da Passarela, eu faço jus ao épico desfile apresentado pela Beija Flor em 1995. Na oportunidade, o enredo autoral e de justíssima homenagem a uma imortal cantora lírica foi desenvolvido pelo bom carnavalesco â?? lhe falta apenas um título consagrador - Milton Cunha, intitulou-se â??Bidu Sayão e o Canto de Cristalâ?. A bateria-orquestra que infelizmente permanece sem uma merecida e apropriada autodenominação-marketing, pra ter-se ideia, à época foi comandada pela batuta de ninguém menos que o maestro dos maestros regentes, mestre Odilon Costa, que deu um showzaço ou showzão na Passarela da Sapucaí. A obra musical foi a da parceria dos compositores Bira, Zé Carlos do Cavaco, Tião Barbudo, Dequinha Pottiêr e Jorginho, cuja íntegra da letra é: â??O Samba é amor, nessa que eu vou/Suinga, minha Bateria!/Tô nesta Ã?pera/Extravasando alegria (REFRÃ?O). Bela menina, â??Voz de Cristalâ??/Deslumbrava multidões/O seu talento, dom divinal/Encantou os corações/Grande guerreira que conquistou/Seu lugar ao sol/Ã? festa, é luz, é cor, é poesia/Ã? Diva Internacional. Neste palco surge ela, Bidu Sayão/Sacudindo a Passarela, quanta emoção/E a minha Beija Flor â??vem aplaudirâ??/â??Bachianasâ?? e â??O Guaraniâ?? (REFRÃ?O). Essa carioca da gema/Cultiva a vida inteira/O sonho de voltar à Pátria/E o orgulho de ser brasileira/E semeou de norte a sul desse País/Seu canto lírico feliz/E hoje é Musa na Sapucaíâ?. Saudações carnavales

  • Avatar
    31/05/2014 11:48:36AghataMembro SRZD desde 20/05/2013

    Só o grande gênio Renato Lage, para salvar o Beija-Flor de uma decadência colossal q se aproxima. Pois esta escola não tem carnavalesco, haja visto q todos os anos são as mesmas alegorias, com monstros, Reis e Rainhas. O Anizio, tem pra lá de condições de bancar um contrato com o Renato e dar a ele toda a estrutura para seu trabalho.

Comentar