SRZD



Ana Cristina Von Jess

Ana Cristina Von Jess

FRANQUIAS. Advogada, formada pela Universidade Católica de Petrópolis, especializada em Direito Empresarial com foco no segmento de franquia, Pós-Graduada em Responsabilidade Civil, Diretora Jurídica da ABF-Rio, Associação Brasileira de Franchising - Seccional Rio de Janeiro e sócia do escritório Von Jess & Advogados.

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



05/06/2014 17h42

Resiliência
Ana Cristina Von Jess

Participei ontem em São Paulo da abertura da 23ª ABF FRANCHISING EXPO, atualmente a maior feira de franquias do mundo. Reunindo 480 marcas expositoras em uma área superior a 30 mil metros quadrados e com a expectativa de receber um público de 66 mil pessoas e movimentar recursos da ordem de R$ 520 milhões, é sem dúvida uma grande prova da força do franchising no Brasil.

Apesar de todas as incertezas que estamos vivendo na economia e das necessárias mudanças político-sociais que devem ser implementadas em nosso país, somos o 3º País do mundo em número de marcas franqueadoras e o 6º em unidades franqueadas.

É uma realidade. O franchising cresce na contramão de todos os índices de macroeconômicos e supera todas as expectativas mais otimistas de nosso mercado. Talvez por isso, nas reuniões que participei com vários franqueadores e na própria cerimônia de abertura da feira, a palavra mais utilizada tenha sido resiliência. Ela foi repetida por quase todos que tiveram oportunidade de falar aos demais e, com certeza, resume o modo de viver e ser (vitorioso) desse mercado tão promissor.

Crescer em um país como o Brasil, onde os políticos corruptos são regra, com uma carga tributária massacrante, com uma legislação trabalhista que sobrecarrega o empresário, sem transporte público de qualidade, com a grande maioria da população sem acesso à educação e a um sistema de saúde básico é realmente uma vitória.

Deve-se sim enaltecer essa capacidade que alguns indivíduos têm de lidar com os problemas, superar os obstáculos e resistir à pressão de situações adversas.

O mercado de franquias vem se consolidando dessa forma. Enfrentando de frente as dificuldades e crescendo apesar das adversidades.

A incerteza do que está por vir é senso comum em todos os empreendedores desse setor, mas a vontade de vencer, de expandir e consolidar suas marcas no mercado é maior.

Nunca se falou tanto em prevenção, em crescimento estruturado, planejamento, em parceria para superar os entraves que todos os brasileiros, particularmente hoje, estão sendo obrigados a conviver.

Com a concorrência acirrada, os sistemas de franchising estão cada vez mais maduros e profissionais. Os candidatos à franquia tem um leque enorme de possibilidades e, com isso, aumentam os níveis de exigência para sacramentarem seus negócios.

É nesse cenário conturbado que esses brasileiros empreendedores seguem exercitando sua capacidade de superar desafios e de transformar crises em oportunidades e os números expressivos de crescimento mostram quem, no fim das contas, está vencendo essa luta.

Somos brasileiros e não desistimos nunca!


Comentários
Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.