SRZD



Tunico da Vila

Tunico da Vila

CARNAVAL. Cantor, compositor, percussionista, bi-campeão pelo Grupo de Acesso e tri-campeão do Grupo Especial do Carnaval carioca pela Vila Isabel.

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



06/06/2014 13h08

Samba de Tunico da Vila é homenageado por crianças de escola em Irajá
Tunico da Vila

Essa coisa de samba enredo é muito louca mesmo.

Primeiro os carnavalescos, historiadores e as diretorias das escolas mandam a sinopse. Depois o compositor tem um tempo para fazer o samba e é aí que a coisa pega. Gasta-se dinheiro para gravar, torcida, enfeitar as quadras e muitas vezes você perde de uma forma tão covarde que você realmente quer desistir de tudo.

Ano passado o enredo da Unidos de Vila Isabel foi "Retratos de um Brasil Plural" e eu concorri ao samba enredo e cheguei a final. Fui apontado por muitos e pela imprensa como o favorito...e aí...perdi.

Fiquei um pouco chateado, mas como o amor pela escola fala mais alto, me conformei, e fiquei ajudando naquilo que eu achava que poderia ajudar.

Um pouco depois, uma amiga minha muito louquinha chamada Neiva Alencar me ligou dizendo que meu samba foi escolhido pelos alunos da Escola Municipal Sebastião Lacerda para um trabalho deles feito em cima do enredo da Vila Isabel.

Desliguei o telefone, não acreditei e ri muito pra mim mesmo achando nobre o gesto da minha amiga pra confortar o amigo dela que estava triste.

Agora, me mandaram fotos sobre o trabalho.

Foto: Acervo pessoal

As crianças das turmas EI22, 1321 e 1322 fizeram um mural sobre esse compositor que escreve nessa coluna. A escola atende a 620 crianças desde a educação infantil até o terceiro ano do ensino fundamental tendo 24 turmas.

Eu, sendo filho de quem eu sou, carrego muitas vezes o peso enorme nas costas e na minha época de estudante via os sambas de meu pai serem escolhidos por professores para os trabalhos e até para provas. Via os professores cantarolarem esses sambas para mim e meus colegas de classe durante suas aulas. Mas nunca vi um samba que não foi para a avenida servir de tema de trabalho para alunos de uma escola Municipal.

Neiva, minha doce amiga maluquinha diga a essas crianças que o titio careca e barrigudinho aqui nem sabe dizer o quanto ficou feliz e que essas crianças deram a ele a vontade de tentar novamente.

Foto: Acervo pessoal

Em nome de meus antigos parceiros que foram o Pedro Luís, Thales Nunes e a Suzana Pires agradeço mesmo de coração e fico até me sentindo uma pessoa um pouco especial. Um compositor feliz e honrado por receber essa linda homenagem e nem sei o que dizer quanto a isso. A Sebastião Lacerda foi a escola que adotou meu samba para um projeto importantíssimo para esses erês do ensino fundamental. Irajá, terra boa.

Em julho irei visitar a escola e tentarei levar meus antigos parceiros comigo.

Essas crianças me tornaram, assim, um compositor verdadeiramente campeão.

Um beijo do titio Tunico da Vila!

"OS DEUSES DO SAMBA E DO ENSINO OLHARAM POR MIM E ME DERAM ESSA VITÉRIA"

QUE OS DEUSES DO SAMBA ESTEJAM COM A VILA ISABEL !!!!!


Veja mais sobre:Unidos de Vila Isabel

Comentários
  • Avatar
    08/06/2014 08:37:39Tunicotunico da VilaMembro SRZD desde 08/09/2013

    Bom dia Aderito ,como cai você? Ã? o seguinte.Rezo para que os deuses do samba sempre estejam comigo e acho que estão. Nas vitórias e nas derrotas.Mas essas crianças me dera uma vitória tão grande que é como se meu samba tivesse ido para a avenida. Mas Deus escreve certo por linhas tortas. Nunca imaginei que isso poderia acontecer. SALVE A EREZADA !!!!!!

  • Avatar
    07/06/2014 18:39:59Aderito S.PereiraMembro SRZD desde 12/07/2010

    Um samba como o seu elogiado por muitos,não poderia ter sido apresentado da forma que foi o desfile da Vila. Ai te pregunto,caro Tunico!!! Vc ñ acha q os Deuses conspiraram ao seu favor,por seu samba ñ ter sido sagrado campeão???

  • Avatar
    06/06/2014 15:28:38Thales NunesMembro SRZD desde 06/06/2014

    Que honra e emoção estou sentindo! Já me espanto com o quanto nosso samba é comentado até hoje e, como professor, essa enorme surpresa e alegria! Meu padrinho Tunico, conte comigo nessa visita! A comunidade mandou avisar!!!!

Comentar