SRZD


10/06/2014 17h01

Portela motivada para o desfile de 2015
Redação SRZD

Segunda agremiação a desfilar na segunda-feira de Carnaval, a Portela vai homenagear os 450 anos do Rio de Janeiro. Embora entre cedo na avenida, o planejamento realizado pelo diretor de Carnaval Luiz Carlos Bruno e pelo carnavalesco Alexandre Louzada não será afetado. 

O trio que administra a portela formado por Marcos Falcon, Monarco e Serginho Procópio está confiante no desfile de 2015. Foto: JRicardo/Divulgação

Marcos Falcon, vice-presidente e superintendente de Carnaval, acredita que a motivação depois do resultado deste ano, e a vontade de levar um título à Madureira após quase 30 anos, superarão a questão do horário em 2015.

"Para alguns, ser a segunda de segunda pode representar um desafio. Se é assim, não vejo problema algum. Seria só mais um desafio para o portelense enfrentar. Nada será mais complicado pra gente do que a situação que encontramos a escola há um ano, quando o Monarco (presidente de honra) Serginho (Procópio, presidente) e eu assumimos. E quem quer vencer tem que estar preparado pra tudo. E garanto que estamos", disse ele.

O carnavalesco Alexandre Louzada não só concorda com o dirigente como afirma que tem ótimas recordações sobre ser a segunda de segunda.

"Em 1998, eu era carnavalesco da Mangueira. Quando foi definido que a escola seria a segunda a desfilar no segundo dia de espetáculo do Grupo Especial, muita gente acreditou que a Mangueira estava fora da briga pelo campeonato. Pois foi um desfile lindo, emocionante e, graças a ele, fui campeão pela primeira vez. Outra desvantagem que as pessoas apontam é que a Portela vai concentrar do lado do 'Balança', o que pra mim também não é problema. Em 2007, eu era carnavalesco da Beija-Flor, a escola foi campeã entrando por aquele lado. Então, não tenho motivos para desanimar ", concluiu o artista, que está desenvolvendo o enredo "ImaginaRIO, 450 janeiros de uma cidade surreal".

Figuras importantes da escola receberam homenagem da Comissão de Cultura da ALERJ

O cantor e compositor Monarco, as pastoras Áurea Maria e Tia Surica, da Velha Guarda Show da Portela, a ex-porta-bandeira Vilma Nascimento e Osni Nascimento, filho de Natal da Portela, foram homenageados em sessão solene realizada esta segunda no plenário da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Vilma, que está em viagem ao exterior, não participou da solenidade.

Surica foi uma das homenageadas. Foto: Divulgação
Os portelenses, por iniciativa do deputado Zaqueu Teixeira, presidente da Comissão de Cultura da ALERJ, receberam moções de congratulações como trabalhadores da cultura que se destacaram na promoção e valorização da atividade cultural no estado.

Leia também:

- Agenda da Copa: escolas de samba abrem as portas para os jogos do Brasil

- Confira as fotos do sorteio da ordem dos desfiles do Grupo Especial

- Veja a ordem dos desfiles do Grupo Especial para 2015


Comentários
  • Avatar
    12/07/2014 20:16:22ClóvisMembro SRZD desde 27/10/2011

    A melhor diretoria de toda história portelense prepara o melhor carnaval da história da escola,aposto...com experiência de 46 carnavais assistindo ou desfilando...mas prefiro a Portela fazendo carnavais com temas Líricos... impressiona

  • Avatar
    16/06/2014 02:12:28TedyMembro SRZD desde 12/04/2012

    Mas, numa coisa eu tenho que concordar com a Aghata: Esse enredo da Portela, da Prefeitura do Eduardo Paes não cola. Enredo chato, repetido, não pelo Rio que é a cidade maravilhosa, e que já foi homenageada pelo Salgueiro e São Clemente. Mas, sim porque é um enredo chapado, feito pra agradar um governo, um prefeitura. Apenas São Clemente, Vila, e Salgueiro apresentaram bons enredos até agora.

  • Avatar
    16/06/2014 02:01:41GeanMembro SRZD desde 22/02/2016

    Claro q não Tedy, eu tinha um ódio imaturo pela Beija-Flor, pois nessa época minha avó era viva e a gente gostava de ficar secando a Beija-Flor nas apurações. E sobre o ''Valéria Bandida'' não esperava q ficasse tão bolado, te peço desculpas por isso.

  • Avatar
    16/06/2014 01:55:11TedyMembro SRZD desde 12/04/2012

    Gean, você tentou me ridicularizar sim, eu que não deixei é claro. Afinal ninguém ridiculariza a gente, se a gente não permitir. E eu nunca permitiria você me ridicularizar. A historinha que você inventou que eu era a "Valéria bandida" foi um troco seu, por eu ter falado que a Portela repete enredo pra agradar Eduardo Paes. O Tocandira é uma formiga, até natural que os torcedores da Mocidade se dirigem a mim, um forma bem humorada de me dar o troco, diferente do seu joguete de dizer que eu era a tal de "Valéria bandida". ... Pensando bem, eu só vejo a Aghata e alguns quererem destratar a Beija-Flor de uns tempos pra cá, já os portelenses sempre vi querendo ofender e fazer piadinhas maldosas com a Beija-Flor. Tem suas exceções que já citei como o Quinha da Portela que respeita muito as escolas. ... E você dizer que odiava a Beija em 2005, só prova o que eu digo. Porque você odiaria a Beija-Flor em 2005? Porque a Beija convidou a velha guarda da Portela pra desfilar no Desfile das Campeãs em 2005. Já que a própria Portela deixou sua Velha Guarda do lado de fora do Desfile original. Porque a Beija fez um grande desfile?

  • Avatar
    16/06/2014 01:04:09GeanMembro SRZD desde 22/02/2016

    kkkkkkkkkkkkk. O quê que você fez essa noite Tedy, bebeu muito, só pode. Nunca te ridicularizei, você mesmo já viu um comentário em que eu te alertava pra você não se tornar o mais ridicularizado do site, pois você estava de muitas piadinhas com outras pessoas. E outra: se eu te ridicularizasse te chamaria de Tocandira, coisa q metade das pessoas q comentam no site fazem. E mais uma coisa: já odiei a Beija-Flor, quando ela foi Tri em 2005 senti ódio e tudo, mas hoje não tenho nada contra ela, assim como não tenho nada contra nenhuma outra escola, e nunca a diminuí. E sobre o Tri da Beija-Flor em 2005, é sem dúvida o desfile q eu mais curto daquele ano, bem mais q o da Tijuca. Quer prova maior de que eu não diminuo a Beija-Flor, com você eu não quero confusão meu irmão.

  • Avatar
    16/06/2014 00:39:20TedyMembro SRZD desde 12/04/2012

    Como as coisas são interessantes, né ?!... Quantas vezes não vimos portelenses fazendo mil piadinhas com a Beija-Flor, chamando de â??Branca de neveâ?, â??Rei Anízio e suas alopradasâ? e tantos outros insultos. Um dia desses esse tal Gean disse que a Beija não concorre porque é â??odiadaâ?, como se â??ódioâ? fosse quesito, rrsrs. Agora esta aí esses mesmos portelenses sofrendo com a tal Aghata, e ela não é nilopolitana, é Mocidade. ... Com exceção do Quinha da Portela e do Almir que sabem comentar, no início o Almir polemizava mais que comentava, mas hoje comenta até bem dependendo do momento. Com exceção desses dois portelenses, muitos portelenses aqui já ridicularizaram de alguma forma a Beija-Flor. ......... Pensei, juro que pensei em responder pra Aghata, dizendo a ela coisas que ela não sabe sobre a história da Portela no carnaval. Mas, depois eu me perguntei: Pra que fazer isso?!.. Pra depois os portelenses irem lá na notícia da Beija-Flor e ficarem de novo soltando piadas maldosas pra Beija-Flor?... Eu digo não, eles que se entendam, afinal os portelenses na hora de tentarem diminuir a Beija-Flor eles não são tão inofensivos assim, quanto estão parecendo aqui.

  • Avatar
    16/06/2014 00:06:25TedyMembro SRZD desde 12/04/2012

    Ã? Gean, ... Eu tinha tudo pra chegar aqui e defender a grande Portela, mas por sua causa eu vou ficar de bico calado. Quando eu fiz uma crítica totalmente respeitosa e coerente pelo enredo da Portela ser â??made in Eduardo Paesâ?, você veio desdenhando do meu direito respeitoso de opinião e dizendo que eu era mais ridicularizado que a Aghata. ... Você que entrou no site ontem praticamente já veio dizendo que eu era um fake de uma tal de â??Valéria bandidaâ?, quando mundo que esta a mais tempo nesse site e chegou bem antes de você, já viu essa Valéria bandida comentar e sabe de duas coisas: que é o fake de alguém portelense, e que detesta a Mangueira também, pois essa Valéria bandida vive de tentar ridicularizar a Mangueira. No entanto, por estar com raiva do meu comentário respeitoso de crítica em relação ao enredo da Portela, você veio me dando o troco dizendo que eu era fake dessa â??Valéria bandidaâ?, isso sem nenhuma prova, apenas no seus achismos, tentando me ridicularizar por eu ter criticado o enredo da Portela. ... Entre a Aghata e você não vejo muita diferença, não, a Aghata pelo menos nunca tentou me ridicularizar levando para o lado mais pessoal da história.

  • Avatar
    14/06/2014 04:54:52GeanMembro SRZD desde 22/02/2016

    E... qual é Rodrigo Vasconcelos, vai entrar na onda da tua amiguinha diabinha é. Tú deve comer ela pra ficar seguindo a zoeira dela.

  • Avatar
    14/06/2014 04:51:58GeanMembro SRZD desde 22/02/2016

    kkkkkkkkkkkkkkk. A Aghata tem um diabo no corpo, kkkkkkkkkkkk. Ela vê q tá dando ibope e provoca mais kkkkkkkkkkkkkkkkk.

  • Avatar
    14/06/2014 04:47:48GeanMembro SRZD desde 22/02/2016

    Aghata, quem tem q voltar a ser Grande é sua Mocidade q já ficou 3 Carnavais na porta do acesso. Volta a ser Grande Mocidade, pois já está mais de uma década em pura decadência.

  • Avatar
    13/06/2014 16:20:50Sérgio SantosMembro SRZD desde 16/07/2013

    ë amiga Aghata, vamos ver se a Mocidade, 3 a desfilar de domingo, com um enredo sem pé e sem cabeça consegue pelo menos voltar no sabado das campeas pois sao quase duas décadas que nem entre as 6 fica.

  • Avatar
    13/06/2014 12:38:55RICARDINHO DA PORTELAMembro SRZD desde 28/02/2013

    VALEU ESTIMADO AMIGO E PORTELENSE, ALMIR DE MACAÃ?. MAS ESSA IMUNDA REALMENTE Ã? UMA VERGONHA,"AGHATA" NESSE SITE.ACHO QUE SIDNEY REZENDE ,DEVERIA TOMAR UMA SÃ?RIA ATITUDE COM PESSOAS QUE VEEM AQUI, PARA DENEGRIR A IMAGEM DE ESCOLAS DE SAMBA COMO A PORTELA, QUE TANTO CONTRIBUIU, E CONTINUA A CONTRIBUIR PARA O MAIOR ESPETÁCULO DA TERRA. SEI QUE ESSA SENHORA VERGONHOSA,JÁ ESTÁ ANTIPATIZADA ATÃ? PELOS ADEPTOS DA ESTRELA GUIA DE PADRE MIGUEL. MAS COM CERTEZA NÃ?O VOU ME CALAR,E NEM MESMO, ME QUALIFICAR OU ME IGUALAR A ESSA INERGUME MULHER,QUE NUNCA DEVERIA ESTAR AQUI. A PORTELA Ã? UM UNIVERSO DE BELEZA, E NUNCA NINGUÃ?M SER HUMANO ALGUN JAMAIS IRÁ DESTRUIR UM PASSADO TÃ?O BRILHANTE COMO O DA MAGESTADE DO SAMBA DO BRASILEIRO.VIVA A PORTELA A MAIOR ESCOLA DE SAMBA DESTE PAÍS, EM TODOS OS SENTIDOS.TE AMO MINHA PORTELA QUERIDA. Ã?S TRIUNFAL. Ã?S O AMOR DE MILÃ?ES DE BRASILEIROS. AXÃ? ALMIR DE MACAÃ?!

  • Avatar
    13/06/2014 11:35:19Almir da Silva LimaMembro SRZD desde 11/10/2011

    RICARDINHO DA PORTELA e Neilton, respondendo e pra caracterizar, zoar (rsrrs) e irritar (rsrsrs) os detratores e ou as detratoras da Majestade do Samba, especificamente à adepta do mundo do samba que se acovarda escondendo sob um apelido e envergonha a comunidade e a agremiação da estrela-guia de Padre Miguel, a mensagem é a seguinte. Dediquemos-lhes uma poesia e um clássico da Música Popular Brasileira (MPB). A poesia é de autoria do dramaturgo, poeta e encenador alemão Bertold Brechet â?? 10/02/1898 a 14/08/1956 â?? intitulada O Analfabeto Político: â??O pior analfabeto é o analfabeto político/Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos/Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas/O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política/Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionaisâ?. Já a letra do clássico da MPB é de autoria do compositor-poeta gaúcho Lupicínio Rodrigues â?? 19/09/1914 a 27/08/1976 â?? intitulada Esses Moços: â??Esses moços, pobres moços//Oh, se soubessem o que sei/Não amavam, não passavam/Aquilo que já passei/Por meu olhos, por meus sonhos/Por meu sangue, tudo enfim/Ã? que eu peço/A esses moços/Que acreditem em mim/Se eles julgam que há um lindo futuro/Só o amor nesta vida conduz/Saibam que deixam o céu por ser escuro/E vão ao inferno à procura de luz/Eu também tive nos meus belos dias/Essa mania e muito me custou/Pois só as mágoas que eu trago no peito/E estas rugas que o amor me deixouâ?. Saudações carnavalescas, Almir de Macaé.

  • Avatar
    13/06/2014 11:16:39RICARDINHO DA PORTELAMembro SRZD desde 28/02/2013

    SE EXISTE AQUI SOFRIMENTO AGHATA ,Ã? POR PARTE DE SUA ESCOLA DE SAMBA ,MOCIDADE DE PADRE MIGUEL. ALIÁS NUNCA ESTEVE NO ROL DAS GRANDES ESCOLAS.TUDO QUE FALAS DA IMENSA E MAJESTOSA PORTELA,JOGAMOS AO LIXO QUE Ã? O TEU LUGAR.QUALQUER DIA DESSES TUA ESCOLA AGHATA SERÁ,VELHARIA INDEPENDENTE, DE PADRE MIGUEL,SEM FAMA, VALOR E SEM DIZER QUE Ã? SOMENTE UMA A MAIS.UMA PENA UMA ESCOLA DE SAMBA TER VC COMO FÃ?, QUE SÃ? ESTÁ DEIXANDO TODOS DESTE SITE COM Ã?DIO DA MOCIDADE.ACHO QUE JÁ ESTÁ NA HORA DE TE MANDAR UM FEITIÃ?IO BRABO, DAQUELES QUE NÃ?O DA PRA SE LEVANTAR NUNCA MAIS.PORTELA Ã? PORTELA FILHA DA P/U T A .TUA ESCOLA NUNCA SERÁ UMA PORTELA,POIS NUNCA SE ESQUEÃ?A A MAJESTADE DO SAMBA DO BRASILEIRO ,CHAMA-SE GRES PORTELA A MAIOR DETENTORA DE TÍTULOS DESTE PAÍS.SEGURA TUA MARIMBA ,POIS VAI BAIXAR EM TEU TERRITÃ?RIO UM EGUN QUE VAI TE F/U/D/E/R/ PRA SEMPRE.C/A N C E R O S A IMUNDA.

  • Avatar
    13/06/2014 08:55:18AghataMembro SRZD desde 20/05/2013

    Quanto sofrimento Portela!!!!! Pois são quase meio século sem ganhar nada... Volte a ser grande um dia!!!!!

Comentar