SRZD


01/07/2014 08h28

Leia a sinopse da Unidos da Tijuca para o Carnaval 2015
Redação SRZD

A Unidos da Tijuca divulgou, na noite desta segunda-feira, a sinopse do enredo que levará para a Avenida em 2015. O tema, que vai tratar sobre o tempo, será desenvolvido pelo Departamento de Carnaval.

A agremiação será última a desfilar na segunda-feira de Carnaval.

- Vídeo: carnavalesco Mauro Quintaes fala sobre a sinopse da Tijuca

- Clique aqui e saiba tudo sobre o Carnaval 2015

Departamento de Carnaval Tijuca. Foto: Divulgação

Leia a sinopse abaixo:

Enredo: "Um conto marcado no tempo - O olhar suíço de Clóvis Bornay"

Ainda me lembro, sentado aos pés do meu pai... entre as páginas dos livros, ouvindo suas histórias de uma terra mágica, viajava nos contos encantados que davam vida aos cavaleiros medievais montados em ginetes, cavalgando em direção aos montes gelados e brancos. Dragões alados sobrevoavam castelos e aldeias, o povo aterrorizado, fez um pacto até mesmo com o diabo para construir uma ponte e, assim, seguir seu caminho. Minha imaginação me embalava; eu ali estava, guardado pelas emoções, o tempo não passava. Os ponteiros do relógio bailavam em prosa e verso, eu ali continuava, despertando personagens sem fronteiras nesse universo. 

Fiquei admirado com um bravo caçador, de pontaria certa, salvou seu filho da tirania fatal. Homem de bem, respeitado por todos, lutou pela independência de sua terra e pela liberdade de seu povo. Subindo aqueles montes gélidos, forrados por nobres estrelas brancas que caíam do céu, vivia um lendário gigante soprando ventos frios, congelando plantações e lagos ao léu. Eis que surge para salvar os que estavam a precisar, o anjo dos Alpes sempre pronto a zelar.

A cada instante, minhas lembranças giravam como engrenagens de uma caixinha de música, dando vida a uma variedade de proezas e façanhas que jamais pude imaginar, onde em um instante tudo cabia no bolso, na palma da mão, tantas ferramentas em uma só. Em outra caixa, curioso fiquei, nela senhas secretas que nem mesmo o tempo era capaz de apagar. De repente, deparo-me com um novo tempo que se forma, ponteiros a girar em todas as direções. "Uma nova hora começou! Aproveite-a sabiamente." - assim o cuco falou. Livros, então, passaram a registrar pensamentos e teorias escritas por um homem de mente brilhante e coração puro, que, no girar dos ponteiros, viajou a um futuro, transformando o tempo em fórmulas, fórmulas em sonhos, e sonhos em realidades. O tempo voa, o tempo vai, o tempo me leva na brilhante história de um viajante a planar entre o céu e o mar na aeronave que tem o sol a te alimentar.

Assim, um novo tempo se anuncia. Pessoas que passam pessoas que vêm e que ficam. Bandeiras que voam, dançam e giram acompanhadas de trompas gigantes encantadas, soando uma melodia em perfeita harmonia. Mas vejam só: nessa história fascinante, um escultor transformou o movimento, alcançando todos seus desejos, fazendo com que sua arte fosse importante para aquela terra de cores. Cores que protegiam, em tempos distantes em que guardas fardados defendiam igrejas, vestindo ricos trajes. Cores que brincavam sobre folhas brancas, riscos e traços que conduziam a cadência pintavam o que eu não via. Atravesso, então, para um tempo futuro, nos filmes de máquinas e seres viajantes.

Gotas de chuva caem do céu, passeiam entre as nuvens, descem montanhas, alimentam pastos e fontes. Entro em uma página em que uma fábrica se faz presente. Sinto o gosto de tudo que já comi, de tudo que já bebi. Litros e mais litros do mais puro leite, repleto de aromas e sabores, são transformados em passe de mágica em queijos empilhados. E lá do alto vejo uma coroa a reluzir, nossa... existe um rei ali! Percebo o giro dos ponteiros, como a colher do cozinheiro mexendo sem parar. Cachos de uvas enfeitam todos os cantos. São cascatas e rios dos mais deliciosos chocolates, levando meu paladar a percorrer minhas lembranças. E o cuco? Novamente alegre a cantar, anuncia "A fábrica não pode parar!"

As páginas do livro vão se acabando. Vejo que as histórias de ontem e de hoje misturam-se com as do amanhã. Percebo diante dos meus olhos uma avenida estendendo-se a mim, aqui e acolá, festas que duram o dia inteiro, até o sol brilhar. Foliões fantasiados fazem soar instrumentos, girando os ponteiros da engrenagem do tempo, bailando em versos, despertando luzes acesas e o brilho das cores. Agora não mais uma criança e sim um folião a desfilar, ainda fascinado pelos contos daquele lugar. Encontro-me em meio à Sapucaí, de tantos carnavais, que sempre festejei. Escrevo mais um conto marcado no tempo, neste lugar de cores e riquezas mil, laços Suíça-Tijuca-Brasil.

Clóvis Bornay

Departamento de Carnaval - G.R.E.S. Unidos da Tijuca 2015
Carlos Carvalho
Annik Salmon
Hélcio Paim
Marcus Paulo
Mauro Quintaes



Comentários
  • Avatar
    16/07/2014 11:41:52Marcus Paulo LinoMembro SRZD desde 29/06/2009

    Mais patético é quem entra numa de querer esculachar os outros e só consegue feder mais do que o lixo. E, na moral, cara, não devo nada a você, porque sou FELIZ, bicho! Mal resolvido é quem não tem cultura feito você, não tem argumentos e fica reproduzindo os palavrões de quem não tem classe pra achar que tem razão de alguma coisa! Só pra você ter uma ideia (se é que isso existe na sua cabecinha oca), sou gay assumido, casado e bem casado, tenho dois filhos espetaculares, uma carreira brilhante de 14 anos de serviço público, 2 faculdades e falo 5 idiomas. Ã? uma pena ter que me prestar a esse papel de me comparar a você, que verdadeiramente conhece a realidade do lixo! SUA LARVA!

  • Avatar
    14/07/2014 16:50:07Beija SempreMembro SRZD desde 20/01/2013

    E A BICHONA MAL RESOLVIDA AINDA ACHA QUE TEM CLASSE!!!!!(kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk) Ã? CADA FIGURA PATÃ?TICA QUE APARECE NESTE SITE!!!! VAI SONHANDO LIBÃ?LOLA, VAI SONHANDO QUE ESSA TUA CLASSE VAI TE COLOCAR EXATAMENTE NO TEU DEVIDO LUGAR, O LIXO.

  • Avatar
    10/07/2014 17:00:12Marcus Paulo LinoMembro SRZD desde 29/06/2009

    Shhhhh... Shhhh... A mensagem tá picotando, Beija Sempre, não tô te ouvindo... Shhhh... Ah, foi mal, cara! Esqueci que o pessoal daí das trevas não paga a conta da luz, que dirá a do telefone, da net... Shhhh. Foi mal, tá? Desculpa se a classe incomodaaaa... Shhhh. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKk

  • Avatar
    09/07/2014 23:40:59Rodrigo VasconcelosMembro SRZD desde 22/02/2014

    Ta "serto" então! ! Logo, a senhora peida sempre disse tudo, essa foi a primeira e a ultima vez que te dei uma moralzinha, não sou mosca.

  • Avatar
    09/07/2014 20:04:52Beija SempreMembro SRZD desde 20/01/2013

    Marcus Paulo Lino, VAI TOMAR NO C.U com seu discursinho baba.ca. Vê se me erra, seu otá.rio. Acho que agora você me entendeu, né? Então, pega esse teu comportamento politicamente correto, enfia no ra.bo e vai pra PQP e que o diabo te acompanhe, baba.ca

  • Avatar
    09/07/2014 15:45:41Marcus Paulo LinoMembro SRZD desde 29/06/2009

    Ã?, Beija-Sempre... Sou de luz, sim, mas eu não tive que buscar a luz estendida de ninguém, não. Ela se expandiu porque percebi que cada um tem a sua e a desenvolve no ritmo que desejar, por si mesmo, meu caro. Mais uma vez, pena para você que vive em tão densas trevas que não lhe permite a menor iluminação para enxergar que não vim aqui falar DE pessoas, mas sim COM pessoas a respeito de carnaval. E não para fazer do respeito um carnaval de bloco de sujo, como você faz. Seja digno de pena, já que não se mostra digno de cultura! E chega dessa conversa porque já desci além do limite que era pra descer. Vence o lodo que te inundas e verás a luz!

  • Avatar
    09/07/2014 10:55:19Beija SempreMembro SRZD desde 20/01/2013

    Rodrigo Vasconcelos, eu sou o cara que coloca merdinhas ralas feito você em seu devido lugar que você sabe bem qual é. Quem da moral pra mer-da é mosca, meu camarada. Logo...

  • Avatar
    08/07/2014 15:18:26Beija SempreMembro SRZD desde 20/01/2013

    Marcos Paulo Lino, agora você me fez chorar. E chorar copiosamente! Quanta evolução espiritual!!! Quanta luz eu vejo à sua volta!!! Ã?s, indubitavelmente, um ser enviado das mais evoluídas esferas espirituais para nos doutrinar, a nós, espíritos das trevas e trazer-nos de volta à luz. Mas, deixa sugerir algo ao grande mentor espiritual... Que tal você estender toda essa sua â??â??â??luzâ?â?? aos independentes a quem você defende? Afinal, querer dar-nos sermão você sabe, mas, se nega a ver que é a corja à qual você defende que mais desrespeita, ofende e desmerece esse espaço de debates carnavalescos. Ã? como diz o velho ditado, casa de ferreiro o espeto é de pau. Meu caro, faz o seguinte... doutrina os teus e tu verás que o clima aqui será de cordialidade. Agora, enquanto os patéticos dos independentes continuarem a esculachar às demais escolas, sinto muito, o pau vai comer, irmão. Sinto muito por tu ser um ser tão sensível e sofrer por isso. Mas, bateu levou. Ã? assim que funciona.

  • Avatar
    08/07/2014 09:51:07Marcus Paulo LinoMembro SRZD desde 29/06/2009

    Ainda que em tom irônico, aprecio seus elogios, Beija Sempre. Pois, embora chargeada, é nítida a verdade sobre o que diz a respeito de minha postura, coisa que em nenhum momento vejo em muitos torcedores que aqui escrevem. Ã? claro que muitos aqui não se preocupam em serem politicamente corretos, porque preferem usar o espaço para ofender as pessoas. Ã? cômodo se esconder atrás de um computador para brincar de "Entrudo Virtual", arremessando excreções verbais para todo lado. Ã? uma pena, porque o espaço sugere uma troca de conhecimentos e, no entanto, vejo apenas o câmbio de farpas desrespeitosas. Eu poderia passar horas aqui divagando com todos sobre conhecimentos do Carnaval que muito enriquecem a nossa cultura. Mas a pobreza de espírito alheia não me permite neste canal. Só dá pena, mesmo. Estimo as suas melhoras, assim como as de Tedy e de Gean, que não entendem que o samba nasceu para somar. Que pena!

  • Avatar
    08/07/2014 01:37:44TedyMembro SRZD desde 12/04/2012

    Mas Gean, Não ter a audiência desses torcedores da Mocidade, é uma honra. Conhece aquele ditado: "Antes só, do que mal acompanhado?!... Quero comentar com pessoas que tenham o mínimo educação, a Beija-Flor é sucesso desde os anos 70, e NÃ?O precisamos agora de uma hora pra outra de audiência de pessoas sem nenhuma educação que só querem desfazer de nós ou fazer acusações desonestas sem provas apenas por inveja, como se comportam esses torcedores da Mocidade. Ou porque que as agressões do fake "aghata" sempre são contra a Beija-Flor e a Portela. Simples: Portela porque é maior campeã da história do carnaval, e atual terceira colocada, e a Beija-Flor porque é a escola da década. Mais recentemente começaram a deixar a Portela e a Beija-Flor de lado (graças a Deus), e o foco desse povinho agora é falar da Unidos da Tijuca, ou seja falam de quem faz sucesso. Isso se chama inveja, pura inveja, como diz o ditado: "A inveja é a arma dos incompetentes".

  • Avatar
    07/07/2014 22:59:47Rodrigo VasconcelosMembro SRZD desde 22/02/2014

    Ok passo amanhã! Quem é você mesmo???

  • Avatar
    07/07/2014 18:51:16GeanMembro SRZD desde 22/02/2016

    Ã? Guimas Meyer... Só que além da Cláudia, a Aghata e o Rodrigo Vasconcelos se negaram a comentar na páginas Nilopolitanas. Ou seja: os Independentes se recusam a comentar na página da BF pra não dar audiência. Além do João Silva, que não sei se é Independente ou Portelense.

  • Avatar
    07/07/2014 18:39:50Beija SempreMembro SRZD desde 20/01/2013

    Gean, não são os independentes que não querem comentar nos tópicos referentes à Beija-Flor, mas, sim, a Claudia MALA SEM ALÃ?A que andou escrevendo um monte de mer-das sobre a escola nilopolitana, coisas do tipo que a Beija arquitetou e pós em prática um plano criminoso contra a Unidos da Tijuca naquele carnaval de 2009 sobre o banho e como eu e Tedy pegamos firme com ela (esculachamos mesmo) ela, muito da sem graça, tomou a maravilhosa decisão de não mais tecer seus comentários toscos em tópicos da nossa escola PARA NOOOOSSSSSAAAAAA ALEGRIA â?? KKKKKKKKK.

  • Avatar
    07/07/2014 18:27:25Beija SempreMembro SRZD desde 20/01/2013

    Nossa, Marcus Paulo Lino!!!!! Quer aplausos? Confetes? Ah! Deve desejar fogos de artificio também, estou certo? â??Adoroâ? essa tua postura e esse teu discurso â??politicamente corretoâ?. Tlac, tlac, tlac. Ta ouvindo? São os meus aplausos.

  • Avatar
    07/07/2014 18:07:08GeanMembro SRZD desde 22/02/2016

    Ã?... Mesmo com os Independentes não querendo comentar nas páginas Nilopolitanas pra não dar audiência pra Beija-Flor, saibam que a página da sinopse da Beija-Flor teve mais comentário que a página da sinopse da Mocidade. 81 comentários na página da sinopse da Mocidade contra 87 comentários na página da sinopse da Beija-Flor. Viu Independentes, viu João Silva, você apagou os comentários na página Nilopolitana achando que ia diminuir a audiência, mas a audiência foi maior que na página Independente. Sinto dizer, mas tenho que defender a afilhada da minha escola, e vocês Independentes parem de atacar a escola que é madrinha da escola de vocês.

Comentar