SRZD



Carlos Molinari

Carlos Molinari

FUTRJ - FUTEBOL DOS TIMES PEQUENOS. Jornalista da TV Brasil e historiador, nascido e criado no bairro de Bangu, onde conheceu sua grande paixão: o tradicional Bangu Atlético Clube. É autor de três livros: "Nós é que somos banguenses", "Almanaque do Bangu" e "A História das Copas". Pesquisador da história do futebol carioca e atento às notícias dos times do Rio, especialmente aqueles que estão fora da grande mídia. Hoje, apesar de trabalhar em Brasília, acompanha cada detalhe do Campeonato Carioca e da Copa Rio, torcendo sempre para que os pequenos "Davis" derrotem os quatro grandes "Golias". Neste blog, iremos dar palpites, especular, criticar, alfinetar as arbitragens (sempre tão prejudiciais aos nossos clubes) e abrir um canal de diálogo com os fanáticos pelo Madureira, Olaria, Bangu, América, Bonsucesso, Volta Redonda, Goytacaz, Resende, Americano, Friburguense, Portuguesa...

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



01/07/2014 18h43

O recomeço ou o fim do América
Carlos Molinari

Fiquei bastante surpreso com a decisão do presidente americano, Léo Almada, de fechar a sede social do América, no história número 118 da rua Campos Sales.

A nota explicativa é direta: a sede social vem gerando prejuízos ao próprio clube. O afastamento deliberado de muitos sócios, descontentes com o loteamento de várias salas da pomposa sede, a crise financeira que o clube atravessa há muitos anos, a situação calamitosa da conservação física do patrimônio do América. Tudo isso somado, fez com que o Conselho Deliberativo tomasse tal atitude.

Sede do America. Foto: Divulgação

Em 20 de junho, o clube já tinha tomado a medida de interditar a sede por falta de laudo do Corpo de Bombeiros. No entanto, alguns sócios mais radicais, dizem que o laudo dos bombeiros foi manipulado a favor da própria diretoria americana que estaria ávida por negociar a área, valorizadíssima, por sinal.

Desde que o América começou a jogar ali, pelos lados da rua Campos Sales, por volta de 1912, a área pertence ao clube rubro. No entanto, a situação da sede social do clube não é muito diferente das de outros tradicionais do Rio de Janeiro. O Campo Grande passa pelo mesmo problema. Suas dependências, em Ítalo Del Cima, são as mais deterioradas possíveis. O Bangu também alugou várias salas de sua sede social para diversos comerciantes e a cada ano que passa, o prédio de 1907 se despedaça ainda mais. Talvez, só o Madureira ainda mantenha sua sede social - contígua ao estádio de Conselheiro Galvão - em condições de impressionar o sócio e o visitante.

O caos financeiro nos clubes tradicionais do Rio é real. Se a diretoria americana chegou à conclusão que o histórico prédio da rua Campos Sales deve ser fechado, é porque não vê outra viabilidade econômica para a área. A solução pode ser a mesma que fizeram alguns clubes sociais da cidade de Santos, como o Clube XV.

Com um terreno valorizadíssimo na orla de Santos, o Clube XV, fundado em 1869, vendeu sua sede para uma construtora. No local, foi erguido o Hotel Mercure, sendo que à antiga agremiação foi destinada dois andares para continuar com suas atividades. Em um andar, o clube está lá, com suas mesas de bilhar, sua parte administrativa, sua vida corrente. No outro, há um salão de festas que a diretoria aluga e se mantém vivo.

Por isso, o fechamento da história sede social de Campos Sales pode significar o recomeço para o América, desde que se saiba aproveitar as ofertas que logo aparecerão (se é que já não apareceram) à diretoria rubra. Caso contrário, é mais um capítulo rumo ao desaparecimento...


Veja mais sobre:America (FutRJ)

Comentários
  • Avatar
    16/08/2014 13:16:20Joao Alfredo Leite CostaMembro SRZD desde 06/08/2012

    E o BANGLUGLU que não tem sede, sede se tiver na favela da Vila Vintém

  • Avatar
    03/07/2014 11:14:07fatima nascMembro SRZD desde 18/03/2014

    Ã?,a tvGlobo conseguiu o q keria: matou o America... sinto dizer aos americanos, mas aqueles 7 titulos estaduais vao pro limbo com o encerramento do America q vem chegando a passos largos a unica soluçao seria subir pra elite e ficar la no maximo uns 5 anos, pegando as cotas da globo e tendo repercussao na midia, conseguisse mais patrocinios, mas como nem subir o america vai conseguir, eh so preparar o encerramento do america

  • Avatar
    01/07/2014 20:14:34Wagner Ferreira LopesAnônimo

    Naõ se iludam torcedores. O América não tem presente e não tem futuro. Essa historia de arrendar a sede para recuperação financeira é conversa fiada. Na prática o America já acabou e daqui a pouco será oficializado o fim de suas atividades. Atenciosamente, Wagner de Vaz Lobo

  • Avatar
    01/07/2014 20:01:09kkkkkkkkkkkkkAnônimo

    Nova sede é no cemitério de Mesquita do lado do estadinho que também esta caindo aos pedaços,Mequinha não faz falta pra ninguém.

Comentar