SRZD


03/07/2014 09h13

Mais de 150 gatos abandonados serão levados para colônias superlotadas
Redação SRZD

A Secretaria de Proteção e Defesa dos Animais do RJ (SEPDA) e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) vão desepejar, nesta sexta-feira, mais de 150 gatos que vivem nos arredores do prédio onde funciona o Centro de Administração São Sebastião (CASS), o centro administrativo da prefeitura.

Gato abandonado. Foto: Reprodução de Internet

Os animais serão levados para o Gatil São Francisco de Assis e, talvez, para a Fazenda Modelo, locais que já estão superlotados por conta da quantidade de animais abandonados pela cidade.

A Associação Nacional de Implementação dos Direitos dos Animais (ANIDA) mostrou preocupação pelo fato de que a retirada será feita em dia de jogo do Brasil na Copa, e os animais podem não receber a assistência necessária. Além disso, alegam que a remoção é inútil, já que, em pouco tempo, outros gatos estarão no local novamente.

A colônia do CASS foi criada há mais de 15 anos devido ao grande número de gatos abandonados. No local, os gatos são alimentados com ração premium, castrados e tratados em clínicas veterinárias, em casos de doença. As despesas são pagas por voluntários.

Secretaria dos Animais garante integridade e saúde dos gatos 

Em nota ao SRZD, a Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais (Sepda) informou que a decisão de retirar os gatos saiu após denúncias de funcionários da Secretaria de Fazenda de que os locais onde os animais estavam eram insalúbres. O texto afirma que uma vistoria técnica foi feita no local.

"Coube a Sepda cumprir a determinação com o suporte veterinário e logístico juntamente com o CCZ, abrigar os animais no gatil São Francisco de Assis que fica no Centro do Rio, que terá uma área específica para esses animais e garantir que essa transferência seja feita preservando a integridade e saúde dos gatos".

Leia também:

- Sueca cria associação para ajudar a Suipa

- Veterinários da Secretaria dos Animais do Rio pedem ajuda à Suipa

- Justiça determina bloqueio das contas da Suipa

- Suipa: uma manhã salvando animais

- Dívidas e superpopulação: os problemas da Suipa aos 71 anos

- Sidney Rezende: Salvar a Suipa é moral

- Presidente da Suipa entrega carta para Dilma: 'Tenho certeza que vai abraçar a causa'

- Conheça a história de Empezão, o cavalo salvo pela Suipa

- 'HelpSuipa': campanha pede que Suipa seja ajudada



Comentários
  • Avatar
    07/07/2014 10:26:46PriscilaAnônimo

    Corrigindo a notícia, eles não estavam abandonados, eram bem tratados, vacinados, castrados e recebiam ração todos os dias.

  • Avatar
    05/07/2014 21:27:11TanisAnônimo

    Fatima, vou dizer a realidade,animais valem mais que o lixo humano, prefiro animais pois sao sinceros e nao bajuladores falsos e corruptos como os humanos, so quem ja conviveu com gente desse tipo sabe o que é ter compania apenas por interesse, hoje sou muito bem de vida e somente convivo com animais, daria tudo que possuo em nome deles e ao bixo homem..desculpa o termo mas....que se dane. Ah e sobre politica, o povo tem o governo que merece. Quer respeito? faça como eu, estude, tenha um otimo emprego e nao vote em lixo. Quanto aos bichanos, estes la estavam por culpa dos irresponsaveis que adotam e depois largam por ai deixando a pobre criatura a sua propria sorte.Ou seja..de quem é a culpa, acertou quem disse "do humano".

  • Avatar
    04/07/2014 09:33:25fatimaAnônimo

    Vou fazer um comentário ácido e triste, é provável que os gatinhos da prefeitura tenham mais defensores que os educadores que tiveram o salário integralmente cortado (quando a Legislação desse país diz que os alimentos são invioláveis e os cortes não podem ultrapassar 30% dos vencimentos). E a desembargadora Leila Mariano ainda disse que isso é culpa da "intransigência". Ou seja, a ilegalidade está respaldada. tenho pena dos animais sim ... mas tenho muito mais dó de que está em apertos terríveis.

  • Avatar
    03/07/2014 15:22:13Zé NegãoAnônimo

    Figuei triste em saber que o meu gato Sangue Bom, virou petisco regado a cachaça e o teu couro de tamborim.

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.