SRZD


07/07/2014 23h23

Lançamento do enredo da Mangueira foi marcado pela emoção
Joice Hurtado

A Estação Primeira de Mangueira viveu na noite desta segunda, um momento importante para o Carnaval e também para seus 86 anos de história. Anunciado como tema da verde e rosa para 2015, o enredo "Agora chegou a vez vou cantar: Mulher de Mangueira, Mulher brasileira em primeiro lugar", terá como fio condutor, as mulheres que fizeram parte da história da escola.

As baianas da Estação Primeira marcaram presença no evento. Foto: SRZD

Nomes como vó Lucíola, Neide, Zica e Chininha, convidarão outras figuras femininas a "passear" pelos caminhos que conduzem à folia. Segundo Cid Carvalho, a Mangueira e o samba foram embalados pelas mulheres, e é isso que a escola vai levar para a Avenida.

Presidente Chiquinho e Chininha. Foto: Felipe Araújo

"Embora exista a questão patriarcal do samba, há que se dizer que esta história foi construída e embalada por mulheres. O enredo foge dessa atmosfera sofrida e vitimada e mostra mulheres vitoriosas. É a leveza do bailado, a delicadeza dos gestos das nossas porta-bandeiras que dão vida ao traço majestoso de Tarsila do Amaral; é a força das nossas tias e a sabedoria de vó Lucíola que nos contará essa história rica em magia e cores", disse o carnavalesco.

A mesa formada para o anuncio do enredo teve a presença da cantora Alcione entre outras personalidades femininas da escola. Foto: SRZD

Com várias personalidades femininas da escola presentes ao evento, o presidente Chiquinho da Mangueira abriu a noite falando sobre a escolha do tema:

"Tivemos várias opções de enredo que bateram à nossa porta, inclusive algumas que nos deixariam muito confortáveis financeiramente, mas, como sempre disse, a Mangueira não se venderia e teria o enredo que fosse digno dela. De todas as opções que nos chegaram, tenho que dizer que a única que nos balançou foi para falar sobre o Haiti, que tem uma historia de lutas, de gente sofrida. Estamos aí, com um tema que não tem patrocínio, mas que vai emocionar a avenida e temos a certeza de que vamos conquistar o apoio que a Mangueira merece para contar essa história", disse Chiquinho, anunciando em seguida, o título do enredo.

Alcione tem certeza de que a escola será campeã. Foto: SRZD

Bastante aplaudido após o anúncio do tema, o presidente da verde e rosa passou a palavra à cantora Alcione. Mangueirense atuante na escola, a Marrom fez uma emocionada declaração.

"Não tenho dúvidas de que seremos campeões. A Mangueira precisava de um enredo como esse, forte como sua comunidade e que resgata a história de figuras tão importantes dentro da comunidade", disse ela.

- Leia a sinopse da Mangueira para o Carnaval 2015

A sinopse do samba será entregue aos compositores na próxima quinta-feira, dia 10 de julho, no auditório da Vila Olímpica. Já estão agendadas duas datas para que o carnavalesco Cid Carvalho tire as dúvidas com os compositores da escola. Os encontros serão individuais e acontecerão no barracão da agremiação nos dias  23 e 30 de julho. Nessas datas, Cid estará disponível paa atender os poetas mangueirenses das 14h às 21h.

- Clique aqui e veja todas as notícias sobre o Carnaval 2015

Os sambas concorrentes para a disputa poderão ser entregues até o dia 12 de agosto, na secretaria da escola. Para concretizar a inscrição, as parcerias deverão disponibilizar 10 cds e 30 cópias da letra do samba. A divisão das  chaves do concurso será divulgada através do site da escola www.mangueira.com.br, no dia 14 de agosto.

Em 2015, a Mangueira será a segunda escola a desfilar pelo primeiro dia de apresentações do Grupo Especial que acontece no domingo, 15 de fevereiro.



Comentários
  • Avatar
    09/07/2014 13:40:59LeandroMembro SRZD desde 20/10/2013

    parabens a mangueira pela bela sinopse!!! no meu entendimento se juntou a imperatriz, beija e sao clemente como as melhores sinopses de 2015.

  • Avatar
    09/07/2014 08:42:35Luiz FragosoMembro SRZD desde 15/09/2011

    Cid, você está de parabéns. Que sinopse linda e emocionante. Você fez meu olha lacrimejar. Desejo todo sucesso a você e para Mangueira. Vou combinar com o ricardo santo e com o Vinicius Pacheco e ir até você parabenizá-lo pessoalmente com um abraço, daqueles bem forte e cheio de carinho. Te admiro muito. Sou da Mocidade mas, torço para o teu sucesso pelos belos carnavais que você fez em minha escola.

Comentar