SRZD


09/07/2014 15h49

Boca seca e mau hálito
Beatriz Alhanati*

Quando vivenciamos momentos de ansiedade e emoções, podemos ficar com a boca seca. Esta situação não é nada agradável, mas é muito comum, pois o sistema nervoso central é quem controla em parte nossa salivação. 

Resumindo: ficamos ansiosos; salivamos menos. 

A saliva possui várias funções. Entre elas, a saliva lubrifica e atua na limpeza natural da cavidade bucal, ajuda a digerir alguns alimentos, assim como protege a mucosa do nosso estômago. Quando a saliva diminui, temos também grande chance de ter mau hálito.  Então, respirar fundo e relaxar, beber água e não abusar de bebida alcoólica em momentos de tensão podem ajudar. Caso observe que sua boca permanece seca mesmo tomando os cuidados comentados, converse com seu dentista. Avaliar o funcionamento das suas glândulas salivares através de testes específicos será util para descobrir suas causas e tratá-las.

Tenha um bom hálito e seja feliz!

 

*periodontista em colaboração voluntária ao SRZD


Comentários
  • Avatar
    30/10/2014 13:00:19LUZIA ANTONIOLIAnônimo

    Minha mãe está com muitas rachaduras na língua e com falta de saliva. Ela não consegue se alimentar pois sente muita dor. Ela tem Parkinson. Existe tratamento para minimizar a dor?

  • Avatar
    21/09/2014 12:46:25elaine de O LIVEIRA CRUZAnônimo

    EU QUE RIA SABE SOBRE A QUELAS BOLINHA QUE SAI DABOCA

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.