SRZD


06/08/2014 13h31

Blogueiros do Carnaval de São Paulo
Redação SRZD

Clique na caricatura para conferir os artigos: 

Raul Machado

Jornalista, radialista e gestor de Rádio e TV. Editor do SRZD em São Paulo, atua em projetos ligados à comunicação. Desde 2007 apresenta semanalmente o Programa "No Mundo do Samba" no canal FlixTV.

 

Leci Brandão

Primeira mulher a fazer parte da ala de compositores da Mangueira possui, além da adoração de sambistas de todas as idades, uma trajetória de sucesso e premiações. Cantora, compositora de vários sucessos, contabiliza em seu currículo comentários nas transmissões dos desfiles das escolas de samba durante muitos anos. Atualmente, exerce o cargo de deputada estadual por São Paulo. 

Ednei Mariano

Natural de São Paulo, nasceu no bairro de Vila Mariana, Zona Sul. É pesquisador, escritor, dançarino, carnavalesco e professor. Foi o primeiro passista da escola de samba Vai-Vai. Como mestre-sala, defendeu durante 34 anos de carreira os pavilhões da Barroca Zona Sul, Tucuruvi, Vai-Vai (de Honra), Rosas de Ouro e Unidos de São Lucas. Atua como diretor da Associação de mestres-sala, porta-bandeiras e estandartes do Estado de São Paulo, a Amespbeesp. 

Aurora Seles

Jornalista, com especializações no Instituto de Psicologia da USP e em Marketing e Comunicação Publicitária pela Faculdade Cásper Líbero. Bacharelanda em Direito. Professora e profissional de comunicação. Foi assessora de imprensa da Tom Maior, Rosas de Ouro e Vai-Vai. Coautora do livro SOFIA Belas Artes - Encontro de Saberes: Artes, Arquitetura, Saúde, Ciências Sociais e Humanas, lançado em dezembro/2015. 

 Dicá

Ativista negro, embaixador e cidadão samba paulistano de 2004, é compositor, batuqueiro, passista e fundador da Velha Guarda da Rosas de Ouro de Vila Brasilândia, junto com a embaixatriz do samba Maria Helena. É pesquisador cultural e estudioso da cultura popular brasileira e afrodescendente. 

Maria Apparecida Urbano

Historiadora, escritora e decoradora, é considerada uma das mais respeitadas autoridades do Carnaval de São Paulo. Há 35 anos começou a se interessar pelo samba, em que desenvolveu vários projetos. Entrou para a história ao se tornar a primeira carnavalesca da folia paulistana. 

Tadeu Kaçula

Sambista, sociólogo e pesquisador das origens do samba e da cultura tradicional de São Paulo. Fundador do Instituto Cultural Samba Autêntico e do Projeto Rua do Samba Paulista. Idealizador e produtor do projeto Memória do Samba Paulista, que reúne uma coleção com 12 CDs dos principais sambistas e Velha-Guardas das Escolas de Samba de São Paulo. Diretor cultural da Uesp - União das Escolas de Samba Paulistana - e membro do departamento cultural da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo. Ex-presidente da Escola de Samba Mocidade Camisa Verde e Branco. Autor do livro "Casa Verde - Uma pequena África na Zona Norte de São Paulo.