SRZD


13/08/2014 08h30

Mau hálito não escolhe idade
Beatriz Alhanati*

Pesquisas do IBGE têm mostrado um continuo crescimento da população de idosos no Brasil. Sabendo disso, a Associação Brasileira da Halitose - ABHA - realizou uma pesquisa sobre o "Mau hálito", com pessoas acima de 60 anos.

Esta pesquisa mostrou que pessoas nesta faixa etária tomam muitos medicamentos que têm como um dos efeitos colaterais uma redução na salivação. A diminuição de saliva pode causar danos aos dentes e tecidos bucais, sensação de boca seca, alteração no paladar, dificuldade no uso de prótese, entre outros problemas.

Os medicamentos que mais frequentemente causam esses efeitos são anti-hipertensivos, ansiolíticos, antidepressivos, sinvastatina, hipoglicemiante oral e protetores gástricos.

Caro idoso: além de cuidar da sua saúde sistêmica, você necessita de orientação para fazer uma boa higiene bucal e para ter uma saliva em quantidade e qualidade adequadas, fatores importantes para um hálito agradável.

Para resolver seu problema de saúde, não crie outro! Para mais informações, procure o site da ABHA.

Leia também:

- Mau hálito tem tratamento

- Saúde bucal e qualidade de vida

 

*periodontista em colaboração voluntária ao SRZD


Comentários
  • Avatar
    06/05/2016 16:50:16paulaAnônimo

    ola!gostaria que voces me ajudasse, pois ja fiz de tudo para acabar c o mal halito e nao consigo. Me ajude.

  • Avatar
    16/11/2014 13:45:03Maria Leonor VilelaAnônimo

    Ã? muito difícil localizar um dentista especialista em periodontia perto de casa...o tratamento não é acessível a todos porque tem custo alto e os planos não cobrem.Mas se resolver o problema, vale os custos. Vou tentar...e acreditar!

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.