SRZD


16/08/2014 17h01

Viradouro: ouça samba completo do Carnaval 2015
Redação SRZD

Get the Flash Player to see this player.

ÉOOOO ÉOOOOO ÉOOOOO ÉOOOOO 

BRASIL
OS NEGROS

OS NEGROS TRAZIDOS LÁ DO ALÉM MAR
VIERAM PARA ESPALHAR SUAS COISAS TRANSCENDENTAIS
RESPEITO AO CÉU, É TERRA E AO MAR
AO ÍNDIO VEIO JUNTAR O AMOR, É LIBERDADE

A FORÉA DE UM BAOBÁ TANTA LUZ NO PENSAR VEIO DE LÁ A CRIATIVIDADE X2

EM CADA PALMA DE MÉO, CADA PALMO DE CHÉO, SEMENTE DE FELICIDADE
O FIM DE TODA OPRESSÉO, O CANTAR COM EMOÉÉO, RAIOU A LIBERDADE

TANTOS, O PRETO VELHO JÁ CUROU
E A MÉE PRETA AMAMENTOU
TEM ALMA NEGRA O POVO
OS SONHOS TIRADOS DO FOGÉO, A MAGIA DA CANÉÉO, O CARNAVAL É FOGO

O SAMBA CORRE NAS VEIAS DESSA PÁTRIA-MÉE GENTIL
É PRECISO ATITUDE DE ASSUMIR A NEGRITUDE PRA SER MUITO MAIS BRASIL X 2

Viradouro. Foto: Divulgação

A Viradouro apresentou, neste sábado, o samba que vai desfilar em 2015, no domingo de Carnaval. A composição é de Luiz Carlos da Vila e adaptado por Gusttavo Clarão.

Apostando na ousadia para se manter entre o grupo de elite do Carnaval carioca, a escola decidiu não realizar disputa de sambas para eleger o hino que cantará na Sapucaí a história do enredo "Nas veias do Brasil, é a Viradouro em um dia de graça", tema baseado em duas canções de Luiz Carlos da Vila.

 

Já curtiu a página do SRZD-Carnaval no Facebook?

 


Veja mais sobre:Viradouro

Comentários
  • Avatar
    11/11/2014 16:57:55haroldo g de resendeMembro SRZD desde 26/01/2010

    #isso è passado vamos pra frente falar o que è presente ou futuro nâo è um samba pra uma escola que sobe pra o grupo especial podia ter um futuro mmelhor para 2015 MAIS VAMOS VER!

  • Avatar
    30/09/2014 02:33:28joao silva camposMembro SRZD desde 30/09/2014

    Olha só. Quando a Viradouro, assim como tantas outras, reeditou sambas antigos, os compositores não participaram também. Tenho certeza que o Presidente não é maluco e conversou antes com os compositores, até porque também é um deles. Só espero que com este belíssimo samba, com linda melodia e letra simples mas poética, não seja PROSTITUÍDO COM A BATERIA SENDO OBRIGADA A TOCAR EM UMA VELOCIDADE MALUCA E HORRÍVEL. A Bateria da Viradouro não tem que copiar as outras com correria e trezentas paradinhas. A bateria é muita boa e seu mestre tem que ter mais humildade e entender que o protagonismo é do samba enredo. Não vejo bateria melhor do que a nossa, desde que o nosso Mestre adote a cadencia como base do sucesso. Este samba é para a bateria "brincar" na avenida. Falei.

  • Avatar
    25/08/2014 12:12:00luiz claudioMembro SRZD desde 03/02/2014

    A Viradouro esta fazendo o que tanto os comentaristas de Carnaval queriam a algum tempo,samba mais cadenciado junto com sua bateria menos acelerada pois ai esta essa obra prima para os que entendem de melodia e que sabem admira um bom samba.Então Parabens a Familia Viradouro e a todos os responcaveis por esse belissimo Samba Enredo....(Claudio Passista da Viradouro)

  • Avatar
    24/08/2014 01:54:37josebenedito filhoMembro SRZD desde 23/11/2012

    verdade um samba maravilhoso agora vai depender do arranjo de bateria pra ele funcionar legal na avenida não pode ser muito acelerado se não quebra toda melodia fico na torcida pra viradouro continuar no grupo especial

  • Avatar
    20/08/2014 22:40:31Erick DebossanMembro SRZD desde 26/01/2013

    Iludidos são aqueles que acham que o samba na avenida será no mesmo ritmo dessa gravação. Vocês podem assistir aos videos da quadra para ter uma noção real sobre como poderá ser. Consigo visualizar claramente como funcionará na avenida... têm vários bons momentos... a letra é bem poética e a melodia gruda na cabeça! vamos esperar os próximos capítulos...

  • Avatar
    20/08/2014 16:25:46Almir da Silva LimaMembro SRZD desde 11/10/2011

    ´O compromisso de poetas, atletas esportivos e artistas inclusos sambistas não é com a consciência do politicamente correto, mas, sim com a produção de obras com excelência na qualidade, que quando ocorre acaba entrando para a História, podendo transformá-la´ livro Literatura e Revolução. Já no livro Nacionalismo Negro também de Trotsky, ele ensina: `A luta dos negros contra o colonialismo (imperialismo) e o racismo na África e países da diáspora é específica, estratégica e indissociável da luta de classes. Por sua vez, o maior herói negro mundial (Mandela e Zumbi são heróis nacionais) o Mártir da Consciência Antirracista, o sul-africano Steve Biko ensinou: `Racismo e capitalismo são os dois lados de uma única e mesma moeda´. Trotsky e Biko não conheceram a luta que é do Século XXI contra a ideologia e ou crença fundamentalistas na existência (não comprovada cientificamente) de ´raças´ humanas, o racialismo. Assim, não se trata da equivocada, direitista e reacionária filosofia da negritude dos racialistas o senegalês Leopold Senghor e do antilhano Aimée Cesaire, a menção à palavra (negritude) feita pelo sambista-compositor-poeta Luiz Carlos da Vila (LCV) nas obras musicais Nas Veias do Brasil e Por Um Dia de Graça adaptadas/fundidas pra servir como samba-enredo 2015 da Viradouro. A menção do inesquecível LCV deve ser compreendida como a chamada licença poética numa referência à luta antirracista ou pela igualdade entre as pessoas independentemente da condição de classe social, religiosa ou de característica antropológica como cor da pele ou traços étnico-raciais. O samba-enredo 2015 da Viradouro tem excelência na qualidade em letra e em melodia, com certeza será protagonista no desfile de abertura do Carnaval Carioca a ser realizado pela agremiação da Cidade Sorriso na tentativa de permanecer no Grupo Especial. Saudações carnavalescas, Almir de Macaé.

  • Avatar
    19/08/2014 20:59:04Eliane Domina GonzagaMembro SRZD desde 19/08/2014

    Sinceramente eu espera algo grande, pois a Viradouro sempre fez sambas belíssimo. Eu achei uma falta de criatividade tamanha, sendo a primeira escola a abrir o desfile, deveria vim com algo empolgante e gracioso, não um samba que não tem nem cadencia para época de hoje com as baterias cada vez mais aceleradas.

  • Avatar
    19/08/2014 12:09:40LUIS ALBERTO DA SILVA BASTOSMembro SRZD desde 07/12/2012

    Se me lembro, boa parte dos compositores da viradouro estavam no sábado cantando aos plenos pulmões essa obra prima!! Com uma adaptação perfeita...Ã? verdade, a viradouro nao fez nada... A escola através de seu Presidente só fez A ESCOLHA CERTA!!!!! Isso se chama INOVAÃ?Ã?O!!! Algo q é sempre citado no mundo do samba. Tem mais SEGURA A BATERIA DA VIRA COM ESSE PANCADAO DE SAMBA...ESPEREM VCS NAO VÃ?O SE DECEPCIONAR. ..

  • Avatar
    19/08/2014 12:08:43LUIS ALBERTO DA SILVA BASTOSMembro SRZD desde 07/12/2012

    Se me lembro, boa parte dos compositores da viradouro estavam no sábado cantando aos plenos pulmões essa obra prima!! Com uma adaptação perfeita...Ã? verdade, a viradouro nao fez nada... A escola através de seu Presidente só fez A ESCOLHA CERTA!!!!! Isso se chama INOVAÃ?Ã?O!!! Algo q é sempre citado no mundo do samba. Tem mais SEGURA A BATERIA DA VIRA COM ESSE PANCADAO DE SAMBA...ESPEREM VCS NAO VÃ?O SE DECEPCIONAR. ..

  • Avatar
    19/08/2014 00:48:05GeanMembro SRZD desde 22/02/2016

    Gostei do Samba!!!! Pra mim é um bom Samba!!!! Mas tenho que concordar com Ítalo Silva: é um defeito não ter o nome da escola no Samba. Mas, concordo com a Cláudia Bauer, quando ela diz que parece um Samba dos anos 70... Realmente, bem diferente dos Sambas de hoje.

  • Avatar
    18/08/2014 17:27:42Rodrigo da Costa CoutinhoMembro SRZD desde 02/12/2009

    Tem alguns comentários aqui que eu IGNORO completamente. As pessoas não devem acompanhar direito e fica escrevendo um monte de bobagens. Só pode ser! O resultado final ficou maravilhoso! O grande Luiz Carlos da Vila deve estar orgulhoso de onde estiver com essa homenagem prestada pela Unidos do Viradouro. Deu para notar nos parentes do Luiz Carlos da Vila... que estiveram na quadra e se emocionaram com a releitura e adaptação proposta pelo Gusttavo Clarão. Espero que a sinopse esteja no mesmo nível do samba-enredo e que a plástica da escola seja digna de Grupo Especial... do padrão Viradouro que todo mundo já conhece! Aos IGNORANTES que escrevem um monte de besteira aqui e em outros meios... vão entender um pouco de carnaval antes de registrarem suas opiniões absurdas!

  • Avatar
    18/08/2014 12:02:21Leandro B.Membro SRZD desde 07/05/2009

    Nossa...belíssimo...parabéns a Viradouro pela iniciativa e ousadia. Eu adorei o samba, é só ver o vídeo do samba na apresentação na quadra, muito bom. Um samba diferente na cadência e na melodia, parece aqueles sambas da antiga que é delicioso de se ouvir. Parabéns.

  • Avatar
    18/08/2014 08:10:39Thiago FelippeMembro SRZD desde 18/08/2014

    Quem está comentando é CARLOS ALBERTO BAPTISTA, o samba na quadra está bem diferente, levar o nome da escola no samba acho que não é preciso o samba está muito bom e quanto ao que fala em desrespeito aos outros compositores não é por aí, então quando é reeditado sambas enredos também seria desrespeito, eu não acho, desrespeito são vários compositores escreverem samba e a escola já ter o samba ganhador, inclusive um compositor fazendo samba para varias escolas já certo que vai ganhar fazendo os outros gastarem tempo e dinheiro, acho que realmente voltou o estilo de samba clássico, valeu.

  • Avatar
    17/08/2014 20:42:39GuilhermeMembro SRZD desde 05/03/2014

    Legal a ideia mas a Viradouro sendo a primeira de Domingo acho difícil esse samba funcionar. Mas assim como o amigo Phelippe vou aguardar a gravação oficial

  • Avatar
    17/08/2014 17:14:23Almir da Silva LimaMembro SRZD desde 11/10/2011

    Gean, parceiro portelense conforme eu sou, sem defender as ´regras´ deste site, muito pelo contrário, qualquer comentário com palavras â??ofensivaâ??, links para outros sites ou dados pessoais como ano de nascimento e de falecimento separados por hífen, as aludidas regras (CENSURAM) o envio do comentário. Vide meu protesto nas notícias sobre a nova rainha de bateria da Mocidade Independente. Quanto à notícia em questão, a gravação provisória do samba-enredo 2015 da Viradouro, eu digo o seguinte. Mais que desrespeitosas são infamantes as ´críticas´ à medida de filosofia político-administrativa de não realizar concurso para escolha do samba-enredo 2015 da vermelho-branco niteroiense, que foi tomada democrática, transparente e eticamente por sua diretoria. Haja vista, o presidente o sambista-cantor-compositor e bamba Gusttavo Clarão somente pelo fato de ser médico, profissão honrosíssima & elitista, tendo optado por seguir carreira profissional que dá menos status como a de artista-sambista, merece loas. Por sinal, ele deixou claro aqui neste site que a medida pela escolha do samba-enredo 2015 da Viradouro conta com apoio inclusive da Ala de Compositores da agremiação e que 100% da verba de direitos autorais pagos pela gravadora de disco da LIESA irão para os familiares do saudosíssimo sambista-compositor-poeta Luiz Carlos da Vila (LCV). Vide a notícia postada neste site dia 22/07/2014 intitulada (Viradouro não realizará disputa de sambas para 2015). A propósito, a junção transformando as duas obras musicais de LCV em samba-enredo ficou a contento. Os aperfeiçoamentos que ocorrerão na gravação oficial do CD como arranjo musical & execução da bateria, canto do intérprete, ensaios na quadra e o técnico na Sapucaí, não deixam dúvida que o samba-enredo 2015 da Viradouro será apropriado para abrir os desfiles oficiais na Passarela do Samba no domingo de Carnaval. Saudações carnavalescas, Almir de Macaé.

Comentar