SRZD


20/09/2014 15h42

Festa na Unidos de Padre Miguel acabou na manhã deste sábado
Redação SRZD

A comunidade da Vila Vintém se vestiu de vermelho e branco para participar de um dos momentos mais importantes para os sambistas, a escolha de samba-enredo. Para o Carnaval de 2015, a Unidos de Padre Miguel contará na avenida, a literatura de cordel através do enredo: " O cavaleiro Armorial Mandacariza o Carnaval" , tema que rende homenagem ao escritor Ariano Suassuna e idealizado pelo carnavalesco Edson Pereira.

Edson Pereira. Foto: SRZD- Ana Paula Catrib

Em conversa com o SRZD, o carnavalesco Edson Pereira revelou se os três sambas concorrentes conseguiram captar a proposta do enredo:

"Fiquei muito feliz, mais uma vez nós conseguimos passar para os compositores o que nós queríamos. Nós temos três sambas que qualquer um que ganhe nos servirá muito bem na avenida. Eu acredito num samba que seja forte para a comunidade. Se a comunidade aceita o samba e ele é vibrante, esse samba é o meu preferido", disse ele antes do anúncio do vencedor.

Por volta de 1 hora da manhã, as apresentações com a troca de bandeira começaram. A atual porta-bandeira da galeria da velha-guarda, Rosangela foi nomeada a cidadã velha-guarda das escolas de sambas do Rio de Janeiro e por isso precisou ser substituída. Quem passa a ocupar o cargo é a Sra Marli.

Dando continuidade ao evento, foi a vez da apresentação do grupo de balé da escola que fez uma performance afro, em homenagem a xangô, enredo de 2012. Em seguida, a ala de passistas comandada por George Louzada e Elaine Nascimento brindou à comunidade com um em excelente show, inclusive com o grupo de passistas masculinos chamados 7 Malandos, que buscam resgatar a "malandragem" na dança deles.

Foto: Diego Mendes

"Tudo o que tentamos, conseguimos colocar em prática. Tenho certeza que faremos um grande desfile. A nossa comissão de frente virá bem criativa e embora eu não possa adiantar muita coisa, posso dizer que traremos um leque de possibilidades. A frente da escola trará uma marca de Suassuna", conta David Lima, coreógrafo da comissão de frente.

Na apresentação feita para a festa a final, a Comissão de Frente trouxe os seus integrantes com a indumentária apresentada no carnaval de 2014. A partir do meio da performance, o primeiro casal Jéssica e Vinícius interagiu com o grupo numa representação cênica, até se posicionarem para começar o bailado de mestre-sala e porta-bandeira. Foram surpreendidos por uma surpresa da diretoria da escola, que trouxe de volta o coreógrafo Bonifácio. Jéssica ficou tão emocionada que não conteve as lágrimas. Ele apresentou o casal ao Presidente Leandro e aos integrantes das co-irmãs. Um dos pontos altos da festa foi a apresentação da Jéssica e Vinícius que foram muito aplaudidos quando começaram a bailar.

Foto: SRZD

"A expectativa é a melhor possível. Ano passado tivemos dezoito sambas, esse ano apenas três, mais quantidade não é qualidade. Os compositores abraçaram a idéia do carnavalesco. Temos dois sambas que tem o ritmo mais acelerado e um mais cadenciado. A minha preferência é por um samba mais rápido, contou o diretor de Carnaval Cícero Costa.

Foto: SRZD

Por volta das 02:20 da manhã, a primeira parceria dos compositores Marfim e cia subiu ao palco para apresentar duas passadas sem bateria, três passadas com bateria, duas somente o canto e mais duas com bateria. O samba passou com uma torcida menor, mas bastante animada.

A segunda parceria a entoar o seu samba foi a dos compositores Jr Beija Flor e Cia fazendo uma grande festa, trazendo uma torcida significativa, com alegorias e com direito a fogos de artifício no início do samba. com ares de apresentação campeã, os compositores foram anunciados os melhores da disputa, que durou quase dois meses.

O terceiro e último samba a se apresentar passou com animação, uma torcida não tão numerosa quanto ao segundo, mas também trouxe alegorias como todas as outras parcerias.

Foto: SRZD

O Presidente Leandro Augusto está feliz com as três obras, e diz que a escolha para o carnaval de 2015 será um samba alegre e com as características da escola.

Após todas as apresentações, o público se divertiu  ao som de muito funk e pagode que cantou sambas do gosto popular. És 05:55 da manhã o presidente subiu ao palco para fazer o anúncio do hino para o carnaval 2015 e pediu que todas as parcerias estivessem presentes. Em seguida Marquinhos com o seu gogó de ouro deu o grito de guerra e entoou o tão esperado samba que ajudará a escola a contar o movimento de literatura de cordel na Sapucaí, no sábado de Carnaval.

*Angélica Zago e Ana Paula Catrib, colaboradora SRZD

foto SRZD

 

Confira o vídeo com o anúncio do samba campeão!

 



Comentários
Comentar