SRZD


01/12/2008 11h23

Como ajudar os animais de Santa Catarina
Cláudia Zwarg

Abrigo dos Bichos arrecada ração e medicamentos veterinários para animais de Santa Catarina

Doações vão para a RESA - Rede Catarinense de Solidariedade aos Animais .
 
Em Campo Grande, várias clínicas veterinárias e pet shops se dispuseram a colaborar na arrecadação de recursos materiais para auxiliar os animais que estão sofrendo com a tragédia catarinense. Quem quiser pode doar, já a partir de hoje, segunda-feira:


 

ração (cães, gatos, cavalos e bois); 
medicamentos veterinários (vacinas contra Leptospirose, Raiva, Antibióticos, Sarnicidas, Anestésicos, seringas, agulhas);
máscaras e luvas descartáveis;
água potável em embalagens de 5 litros;

coleiras e correntes para cães;
casas e caixas de transporte para cães e gatos;
material de higiene e desinfecção de instalações e dos animais;
cobertores e toalhas;
potes para alimentação e água;

As doações devem ser feitas nos seguintes postos de coleta:
 
# Abrigo dos Bichos: Avenida Mato Grosso, 942, sala 4, centro (deixar com Lina). Fone: 3383-5410.
 
# Clínica Veterinária Centro-Oeste: Rua do Boticário, 162, Vila Ipiranga. Fone: 3346-4521.
 
# Pet Shop Cão de Elite. Rua Rio de Janeiro, 67, Monte Castelo. Fone: 3356-0008.
 
# Pet's. Cão:
- Loja 1: Rua Rodolfo José Pinho, 621. Fone: 3324-9000
- Loja 2: Rua Rio Grande do Sul, 1976. Fone: 3352-5544
- Loja 3: Avenida Mato Grosso, 3322. Fone: 3326-7777
 

Animais são as vítimas silenciosas das enchentes que atingem o Estado de Santa Catarina. Como explica Maria Lúcia Metello, presidente do Abrigo dos Bichos. "Estamos sendo bombardeados com e-mails contendo cenas de cães nadando perdidos na correnteza, gatos esperando que alguém os apanhe dos altos dos telhados, todos ensopados e com medo... Não podemos nos omitir!".
 
Várias ONG catarinenses se mobilizam nesse momento para auxiliar no resgate e socorro desses bichos, sob a coordenação do Instituto Ambiental Ecosul. Junto com a WSPA (World Society for the Protection of Animals) e o Blog Mãe de Cachorro, formou-se a Rede Catarinense de Solidariedade aos Animais - RESA. A rede vai ficar responsável por cadastrar e verificar a idoneidade das organizações que atuam nas áreas atingidas pela catástrofe, além de distribuir os valores e donativos recebidos


O Coordenador da RESA, Halem Guerra Nery faz um apelo: "É nosso dever legal e moral considerar os animais parte das vidas atingidas pelas tragédias e manter planos de contingência permanentes para resgate, assistência e minimização de seus sofrimentos.".

Ele explica que haverá muito rigor na alocação dos recursos recolhidos: "Ao final da campanha, será publicado em jornais, sites, blogs e enviado por mala direta a todos a prestação de contas tanto doações em espécie quanto em alimentação e outros materiais. Além disso, as ONGs beneficiárias serão responsáveis pela comprovação da aplicação dos recursos materiais e em espécie recebidos."

Doações em espécie podem ser feitas diretamente para o Instituto. A conta corrente é 162.132-0, BESC-Banco do Estado de Santa Catarina - Banco 027 - Agência 001 - Florianópolis/ SC-CNPJ, do Ecosul 04.682.569/0001- 35.

Halem reforça: "Esta conta é institucional tendo como titular o Instituto Ambiental Ecosul e é movimentada conjuntamente por seu presidente Biólogo Luiz Batista Fontanela e seu Tesoureiro Azor El Achkar, Advogado e membro do Tribunal de Contas de SC."

Já os interessados em atuar como voluntários diretamente nas áreas atingidas devem entrar em contato com Halem diretamente pelo e-mail halemecosul@ gmail.com ou pelos telefones (48) 3269.8645/ 9969.4660; com Ana Corina, e-mail  [email protected] orro.com. br; ou Paulo Witoslawski, e-mail [email protected]. com.br, telefones (48) 9978.8858.
 
Conforme informações enviadas pela Resa, as seguintes entidades e ativistas independentes já estão cadastrados e recebendo apoio:
 
 
# Abrigo Animal- Joinville
# Amigo Cão-Joinville
# AJAPRA-Jaraguá do Sul
# Amigo Fiel - Jaraguá do Sul
# APRABLU-Blumenau
# Focinho Feliz-Blumenau
# Proteção Animal-Itajaí
# Viva Bicho-Balneário Camboriú
# Amigo Bicho-Itapema
# Associação de Proteção aos Animais- Porto Belo
# Ativistas Independentes de Navegantes, Porto Belo e Biguaçú
# Canis da Olga e da Kátia-Florianó polis
# APRAP-Palhoça
# São Francisco de Assis-Palhoça
# Fundo Vira-lata-Garopaba
Gado busca segurança na sede. Imagem Éltimo Segundo. 
  
"A WSPA também já está enviando a Santa Catarina seu coordenador de ações em catástrofes com animais, Médico Veterinário Werner Payne, para se integrar às iniciativa das ONGs regionais, avaliar in loco a situação, e adotar e sugerir medidas para minimizar o impacto da tragédia na vida de humanos e animais", explica Halem.


 
                                O Abrigo dos Bichos
 
A Sociedade de Proteção e Bem-Estar Animal "Abrigo dos Bichos" é uma Associação Civil de Direito Privado, de caráter sócio-ambientalista, sem fins lucrativos, fundada em 2001, em Campo Grande , Mato Grosso do Sul.  O website é www.abrigodosbichos .com.br

Sua missão é "Preservar a Saúde Pública Respeitando a Vida Animal". A instituição é mantida com doações e o trabalho voluntário de profissionais de diversas áreas de formação. É afiliada ao Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal e à WSPA - Word Society for the Protection of Animals (Sociedade Mundial de Proteção Animal) -, considerada órgão consultivo pela ONU e pelo Conselho Europeu.
 

Cláudia Zwarg
+55 (67) 8127-2861
[email protected] ichos.com. br
site: www.abrigodosbichos .com.br
blog: www.abrigodosbichos .org

 

(Imagens cedida pelo Instituto Ambiental Ecosul)


Comentários
  • Avatar
    17/03/2011 23:17:50fatima pAnônimo

    obrigado,deus por ter pessoas como vcs.eles meresem.

  • Avatar
    17/02/2010 14:27:17priscilaAnônimo

    meu cachorro foi atropelado e quebrou a pata como posso ajuda-lo nao temos dinheiro

  • Avatar
    24/09/2009 23:07:43AlexandreAnônimo

    Oi... gostaria de participar do trabalho voluntario de animais, mais especificamente com caes... amo eles... gostaria de saber como posso colaborar... ja me cadastrei em outro site de trabalho voluntário e nao recebi retorno algum, se alguem souber ... estou a disposicao, sou de Sao José-SC

  • Avatar
    05/01/2009 23:52:40CláudiaAnônimo

    Oi Nadir. O cão foi resgatado sim. E foi adotado também! Mais fotos em: http://fasesefacesanimais.blogspot.com/2 008/11/resgate-de-co-em-santa-catarina.h tml

  • Avatar
    05/12/2008 19:50:03NADIR FILIPEAnônimo

    ACHEI TRISTE A FOTO DO CACHORRINHO SOZINHO EM MEIO A CORRENTEZA.PERGUNTO ALGUEM CONSEGUIU SALVA-LO?QUE TODOS QUE ESTAO PERTO SAIBAM VER EM SEUS OLHOS O MEDO TANTO QUANTO O SER O HUMANO EM MEIO A TRAGEDIA, E OS AJUDE.PARABENS A ESTA ORGANIZAO QUE FAZ ESTE TRABALHO TAO BONITO

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.