SRZD


30/09/2014 01h39

Plumas, verde, rosa e mistério: Mangueira apresenta protótipos pomposos para 2015
Joice Hurtado e Luana Freitas

Verde, rosa, plumas, leveza e mistério. Assim foi a apresentação dos protótipos da Mangueira na noite desta segunda-feira, no barracão da escola, na Cidade do Samba.

A agremiação reuniu a comunidade, segmentos e imprensa para apresentar as fantasias com as quais vai homenagear as mulheres, com o enredo "Agora chegou a vez, vou cantar, mulher de Mangueira, mulher brasileira em primeiro lugar", desenvolvido pelo carnavalesco Cid Carvalho.

- Clique aqui e saiba tudo sobre o Carnaval 2015

Barracão Mangueira. Foto: SRZD - Luana Freitas

O barracão ficou lotado para a noite de revelação das fantasias. Após confraternização inicial, o locutor da escola convocou o presidente Chiquinho da Mangueira, diretores, rainha de bateria, casal de mestre-sala e porta-bandeira, Machine (síndico da Passarela), além da jogadora de volei Fofão, presente no evento, e outros mangueirenses, para integrarem a mesa de honra.

Fofão e Cid Carvalho. Foto: Fernando Azevedo

Em discurso, Chiquinho fez questão de destacar que o dia era mais um momento histórico para a Mangueira e explicou o motivo da escolha do enredo de 2015. "Esse enredo foi de autoria de Cid. Abrimos mão de três enredos que não tinham identidade com a Mangueira e eram patrocinados. Abrimos mão para atender o que era melhor para a Mangueira e para o carnavalesco Cid e o diretor Schall. E, agora, estamos buscando patrocínio e vamos conseguir. Tenham certeza que trocamos o dinheiro por um grande Carnaval. Vamos fazer um dos melhores Carnavais da Mangueira", disse, passando a palavra para Cid, que já estava a postos na passarela para começar a apresentar suas criações.

O carnavalesco fez questão de dizer que era uma "honra" estar no palco apresentando as fantasias, porque se trata da "maior escola de samba desse país". "E sei disso porque já estive no concorrente", disse. "Quando vocês vestirem a fantasia, vistam, antes de tudo, o que vocês têm de melhor: a alma da Estação Primeira de Mangueira", afirmou.

Cid explicou que o público vai ver nas fantasias as grandes mulheres brasileiras. Já as alegorias vão estar relacionadas às mulheres que marcaram a história da verde e rosa. "Os tronos estão reservados para as grandes mulheres da Mangueira", disse.

Cid Carvalho e Chiquinho da Mangueira. Foto: Marcelo Moura

A reação dos presentes foi positiva ao longo do desfile dos modelos fantasiados. Cid abusou das plumas e deu um jeito de inserir as cores da escola em cada fantasia.

Um dos protótipos mais aplaudidos foi o da "Nega mais maluca do que nunca com seu negão", que "causou" pela criatividade e performance na passarela. Além dela, a fantasia dos passistas, elegante e luxuosa, foi aplaudida de pé pelo segmento, que, ao final, agradeceu em coro.

Logomarca Mangueira 2015. Foto: DivulgaçãoA Mangueira apresentou algumas fantasias feitas somente com copos plásticos, outras com colheres de plástico, pregadores, tudo adaptado ao contexto e muito bem concretizado. A fantasia da ala das crianças, "A flor e seu jardineiro", também foi recebido com carinho e elogios. O protótipo mais aguardado da noite, o xodó de Cid Carvalho, era o das baianas. A ala aguardava ansiosa pela apresentação da fantasia que vão usar, e não foi em vão. O desfile foi encerrado com a fantasia da baiana, "As rosas de Mangueira", em diversos tons de rosa e lilás. A saia, em pétalas de espuma, é leve, permitindo que as baianas pratiquem, com facilidade, o movimento tradicional do segmento durante o desfile.

Das quase 35 fantasias apresentadas, apenas 10 são de alas comerciais. Cada vez que Cid dizia que o protótipo apresentado era de alas de comunidade, os integrantes comemoravam e aplaudiam, felizes com o que viam.

Os cinco setores vão representar cantoras da Mangueira recebendo outras grandes cantoras brasileiras, a beleza da mulher com trajes de cada região do país, a mulher no dia a dia e outras referências ao tema central do enredo: a feminilidade.

Cid concluiu a apresentação dos protótipos dizendo que "o carnavalesco não faz nada sozinho" e convocou toda a equipe responsável por confeccionar os protótipos. O time também desfilou na passarela e foi muito aplaudido.

Confira a entrevista com o carnavalesco Cid Carvalho, Diretor de Carnaval Jr. Schall, a rainha de bateria Evelyn Bastos e a presidente da AMEBRAS, Célia Domingues, sobre as fantasias da Mangueira para 2015:

Confira abaixo os setores e as respectivas fantasias:

1º SETOR - CANDACES DO BRASIL

Ala 01: Pretas Velhas (comunidade)
Ala 02: A nobreza de Teresa de Benghela (comunidade)
Ala 03: Agotime (comunidade)
Ala 04: Dandara (comercial)
Ala 05: Tia Ciata de Oxum (comunidade)
Ala 06: Xica da Silva (comunidade)
Ala 07: Mãe Menininha Gantois (comunidade)

2° SETOR - GRANDES CANTORAS DA MANGUEIRA RECEBE GRANDES CANTORAS DO BRASIL

Ala 08: Chiquinha Gonzaga - Rosa de Ouro (comunidade)
Ala 09: Os balangandãs de Carmem Miranda (comunidade)
Ala 10: Rainhas do Rádio (comunidade)
Ala 11: Clara Nunes (comercial)
Ala 12: Dalva de Oliveira - Bandeira Branca eu peço paz (comercial)
Ala 13: Compositores - Elis Regina - Carlitos Compositores

3º SETOR - BELEZA DA MULHER BRASILEIRA

Ala 14: Miss Amazônia - Rainha das Águas Iara (comercial)
Ala 15: Rainhas e reis do Maracatu (comercial)
Ala 16: Rainha das Flores - Capim Dourado (comercial)
Ala 17: Rainha da festa da Uva (comunidade)
Ala 18: Bateria - Um por todos, todos por uma. Guardiões da rainha
Ala 19: Passistas - Príncipes e princesas

4º SETOR - GRANDES ARTISTAS

Ala 20: Mercedes Baptista (comunidade)
Ala 21: Abaporu - Tarsila do Amaral (comercial)
Ala 22: Anita Malfati - Festa na Fazenda de Georgina (ala teatral)
Ala 23: Rachel de Queiroz - Memorial de Maria Moura (comercial)
Ala 24: Ineida de Moraes - É Carnaval (comunidade)
Ala 25: Maria Clara Machado - A bruxinha que era boa (baianinhas)

5º SETOR - A LUTA PELA LIBERDADE

Ala 26: Princesa Isabel - A redentora dos escravos (comunidade)
Ala 27: Imperatriz Leopoldina (comunidade)
Ala 28: Maria Quitéria (comercial)
Ala 29: Maria Bonita e Lampião (comercial)

6º SETOR - AS MULHERES DO DIA-DIA, AS MULHERES DE MANGUEIRA

Ala 30: Nega maluca (teatral)
Ala 31: Melindrosas (comunidade)
Ala 32: Maria lata dagua na cabeça (comunidade)
Ala 33: Damas de casa (comunidade)
Ala 34: Mães de mangueira, mães do Brasil (comunidade)

Ala das Crianças: A flor e o jardineiro
Ala das Baianas: As rosas de Mangueira

Já curtiu a página do SRZD-Carnaval no Facebook?

 


Veja mais sobre:MangueiraCarnaval 2015

Comentários
  • Avatar
    30/09/2014 15:28:23Almir da Silva LimaMembro SRZD desde 11/10/2011

    Rogério, nilopolitano parceiro de mundo samba, em relação à sua curiosidade eu tenho dizer o seguinte. Ivania Ribeiro é a grafia do nome próprio de solteira de minha amada mulher, burguês é quem tem esposa porque em geral casa por interesse e não por amor. Ã?s vezes eu utilizo o facebok dela no mundo do samba. Agora, bem humoradamente pra lhe zoar, conforme eu disse, minha amada mulher é torcedora fervorosa da mesma agremiação que o idolatrado patrono de sua devotada Deusa da Passarela tem a dividir o coração... . Rsrsrs... . Saudações carnavalescas, Almir de Macaé.

  • Avatar
    30/09/2014 14:04:02gilmar venturaMembro SRZD desde 28/09/2014

    Sinto falta da ala com homenagem à mulher carnavalesca Rosa Magalhães, passou plea mangueira com fantasias classe A, como sempre.

  • Avatar
    30/09/2014 11:58:28RogérioMembro SRZD desde 26/05/2009

    Só uma pergunta é Almir de Macaé ou Ivania Ribeiro?????????

  • Avatar
    30/09/2014 11:53:45RogérioMembro SRZD desde 26/05/2009

    convenhamos que o Cid está aprendendo, ele que sempre atirou ao vento que a escola seria campeã, viria luxuosa, está bem cometido tentando esconder os protótipos, esse ano ele falou tanto e a vila veio nua pra avenida, acho que é uma tentativa de não levar bomba depois porque se o patrocínio não chegar as fantasias podem ser reinventadas já que o mundo do samba não viu, mas eu não acredito que com esse enredo a mangueira passe da quarta colocação.

  • Avatar
    30/09/2014 10:58:29Antonio Carlos Gomes SiqueiraMembro SRZD desde 02/02/2014

    Parabens pela matéria. Ficou legal.

  • Avatar
    30/09/2014 09:32:08Almir da Silva LimaMembro SRZD desde 11/10/2011

    O que direi pode vir a `desagradar ou irritar´ pessoas que sejam fanáticas pentecostais pela verde-rosa levando-as a me detratarem como `anti-mangueirense´. O que na prática não sou. Inclusive sou casado e feliz com uma fervorosa torcedora da Estação Primeira de Mangueira. O fato é que esta notícia sobre a apresentação dos protótipos da agremiação concernentes aos quesitos Alegorias/Adereços e Fantasias levou tanto o presidente Chiquinho da Mangueira quanto o carnavalesco Cid Carvalho a ser transparentes nas declarações. `Vamos fazer um dos melhores Carnavais da Mangueira´; disse o presidente. Trata-se de uma mudança radical no discurso & marketing de Chiquinho da Mangueira, demonstrando ter aprendido a lição, depois da 8ª colocação da agremiação no Carnaval 2014. Antes do desfile ele prepotentemente dizia que `brigaria/disputaria´ o título. Prepotência esta, mostrada pelo carnavalesco Cid Carvalho, ao que parece trazida das hostes da Deusa da Passarela quando integrou a outrora vitoriosa Comissão de Carnaval na qual os integrantes eram useiros e vezeiros em dizer: `A coirmã que quiser ser campeã primeiro tem que passar por cima da Deusa da Passarela´. Haja vista, agora em sua 2ª passagem pela Estação Primeira de Mangueira o carnavalesco afirmou: `Ã? uma honra estar apresentando as fantasias desta que é a maior (sic) Escola de Samba desse País´. Com todo respeito à comunidade, à própria verde-rosa e ao carnavalesco da agremiação, a perspectiva de resultado no Carnaval 2015 da gloriosa Estação Primeira de Mangueira é a de brigar/lutar/disputar com as coirmãs 4ª, 5ª, 6ª, 7ª e 9ª colocadas este ano uma das três restantes e honrosas vagas no desfile das campeãs, cujas três primeiras vagas estão restritas à atual & imerecida campeã, a 2ª e a 3ª colocadas. Saudações carnavalescas, Almir de Macaé.

  • Avatar
    30/09/2014 08:41:46Cláudia BauerMembro SRZD desde 19/01/2013

    Só de ouvir o Cid Carvalho percebe-se que ele está muito feliz. Adorei o desenvolvimento do enredo. Pelo visto não vai colocar algumas coisas que estavam na sinopse, que aliás realmente não tinham cabimento, como a Gisele Bündchen por exemplo. Parabéns, Mangueira, esperando agora ver as fantasias das alas comerciais!!!

Comentar