SRZD


30/09/2014 06h05

Império Serrano cantará samba de Arlindo Cruz em 2015
Redação SRZD*

Para contar o enredo "Poema aos peregrinos da fé", de autoria do carnavalesco Severo Luzardo, a Império Serrano cantará o samba de Arlindo Cruz. A decisão foi tomada na madrugada desta terça-feira (30), quando a escola realizou a sua final de disputa de samba. A festividade começou com um esquenta da bateria do mestre Gilmar Cunha. Em seguida, alguns segmentos deram um show ao som de hinos antigos da escola, cantados na voz da equipe de carro de som: Arlindo Neto, Alex Ribeiro, Lucas Donato, Victor Rangel, Cremilson e Arthur deram de presente ao público uma viagem ao passado da verde e branca quando entoaram sambas de desfiles marcantes.

- Clique aqui e ouça o samba campeão no Império Serrano

Fotos: SRZD - Newton Sanza

Moças e rapazes passistas sambaram no meio da quadra rodeados por componentes e visitantes, que também assistiram de perto o bailar dos casais de metre-sala e porta-bandeira da escola. Quem abriu a noite de disputa foi a parceria de Carlinhos da Paz, Ivan Milanez, Luiz Fernando, Fábio Maciel e Hugo Fagundes. A torcida cantou forte o refrão principal que diz "Ao som da Sinfônica/O nosso Império chegou/Trazendo amor e axé/No toque do agogô/Imperiano um peregrino/Devoto ao carnaval/Unidos pelo mesmo ideal".

Em seguida, Arlindo Cruz e seus companheiros Lucas Donato, Alex Ribeiro, Andinho Samara, Rogê, Carlos Senna, Beto Br, Zé Glória, Wagner Rogério e Chico Mattos embalaram o público e a torcida cantando assim: "No toque do agogô/Eu vou com fé e amor/E pode acreditar/A fé não costuma falhar".

Quem fechou a noite de concorrência foi a equipe de Lula Antunes, Chupeta, Marcelo Ramos, Lucio Moraes, Jorge Cuica e Baloeiro. Enautecendo o pavilhão da escola, o refrão "Meu verde e branco, meu caso de amor/Confia na lança do seu protetor/Imperiano de fé bambeia não cai/E segue semeando a paz" foi fortemente cantado pelos torcedores. O resultado que consagrou o samba de Arlindo Cruz campeão foi anunciado pela Direção de Carnaval por volta das 3h20 da manhã desta terça.

Torcida na quadra do Império Serrano. Foto: SRZD - Newton Sanza

Compositores comentam emoção de disputar na final

Arlindo Cruz conversou com o SRZD-Carnaval e, muito emocionado, resumiu em algumas palavras o campeonato. "Com esse enredo maravilhoso, não resisti e tive que voltar a compor pela Império Serrano, minha escola. A comunidade recebeu nossa música muito bem. Acreditamos muito que a Império desfilará linda e o samba vai embalar ainda mais a nossa escola", afirmou. A vitória da parceria de Arlindo Cruz foi comemorada em cima do palco com emoção e choro da torcida, dos próprios compositores e de membros da verde e branca.

Parceria de Arlindo Cruz e cia. Foto: SRZD - Newton Sanza

Carlinho da Paz, mesmo não sendo campeão, elogiou as outras músicas concorrentes e demostrou-se bastante feliz em compor com seus amigos de equipe. Segundo ele, por mais que compositores tenham experiência, uma final sempre reserva surpresas. "Uma final da Império é sempre uma final, é sempre uma primeira vez. O samba de minha equipe é bom. Tentamos resgatar muitas coisas boas e foi uma devoção à fé e à Império", falou ao SRZD-Carnaval.

Parceria de Carlinhos da Paz. Foto: SRZD - Newton Sanza

Lula Antunes, outro compositor finalista, já ganhou alguns sambas na Império. Em entrevista ao SRZD-Carnaval, ele destacou as qualidades do samba de sua parceria. "Meu samba é uma prece. Foi uma oração para passar na Avenida", defendeu, apesar de não ter ganhado.

Parceria de Lula e cia. Foto: SRZD - Newton Sanza

Carnavalesco conta como foi critério de avaliação de sambas

O carnavalesco Severo Luzardo bateu um papo com o SRZD-Carnaval e revelou como foi o processo de elaboração da letras dos sambas concorrentes. "Trabalhei com os compositores durante todo processo de desenvolvimento, da transformação dos sambas, da criação, então eu fui mais um compositor em cada parceria. Então eu estou muito seguro de que os 3 sambas que concorreram contam maravilhosamente bem o enredo", destacou.

Quanto ao enredo, Severo Luzardo contou como mostrará na Avenida "Poema aos peregrinos da fé". "Nós temos uma malha linda de cortejos, de autos, de procissões, de peregrinações, por todo Brasil, de diversas religiões. Em algum momento o folião que é do peregrino, da alegria, do carnaval, vai se identificar com alguma destas manifestações, seja qual religião for. E esse é o ponto alto. Juntando tudo isso ao samba, que agora sim já temos, vamos fazer com que o folião se identifique com o enredo e com o desfile", explicou ao SRZD-Carnaval.

Severo Luzardo com casal. Foto: SRZD - Newton Sanza

Protótipos serão apresentados dia 11 de outubro

O Império Serrano apresentará os protótipos de fantasias dia 11. Segundo Severo Luzardo, já há serviços no barracão. "Já estamos fazendo a reprodução de algumas fantasias. Já temos um carro pronto e o segundo está na decoração. Vamos tentar resgatar os áureos tempos da escola", prometeu o artista ao falar com o SRZD-Carnaval.

Crianças representando a fé. Foto: SRZD - Newton Sanza

Presidente da escola promete um desfile emocionante

Vera Lúcia, presidente da Império Serrano, considerou os três sambas e, em conversa com o SRZD-Carnaval, opinou. "Foram três sambas maravilhosos. Qualquer um seria muito bom e representaria muito bem a nossa escola". A dirigente também explicou como foi o esquema de votação e escolha do hino para 2015. "Eu fui o voto minerva. Caso houvesse empate, eu votaria, mas o samba foi decidido pela comunidade e pelo júri. Para mim, o mais importante foi a Nação Imperiana aprovar o samba. Esse foi o maior aspecto que eu levei em consideração", disse.

Entre os tantos problemas que a agremiação enfrentou, Vera mostrou-se empolgada com o andamento da escola e compartilhou a emoção que está sentindo. "Depois de tantas dificuldades, estamos nos erguendo e queremos fazer o melhor. Vamos passar com muita fé e amor. Vamos emocionar e muito", ressaltou a presidente ao SRZD-Carnaval.

- Clique aqui e saiba tudo sobre o Carnaval 2015

Presidente Vera Lúcia. Foto: SRZD - Newton Sanza

*Newton Sanza e Rodrigo Trindade

Já curtiu a página do SRZD-Carnaval no Facebook?

 



Comentários
  • Avatar
    17/10/2014 19:42:28JOÃ?O RIBEIROMembro SRZD desde 09/09/2009

    O samba é bom e foi merecida a vitória, assim como seria merecido se a parceria do Carlinhos ganhasse. Contrário do Enredo D. Ivone, que embora o samba tenha crescido na Sapucaí, não gostava dele.

  • Avatar
    03/10/2014 19:39:09Almir da Silva LimaMembro SRZD desde 11/10/2011

    Na notícia ora em debate de ideias o carnavalesco contratado pelo Império Serrano, Severo Luzardo foi quem avaliou como equivalentes os três sambas concorrentes finalistas. O que eu concordo, embora o que mais tenha me agradado tivesse sido a parceria liderada pelo compositor & intérprete Carlinhos da Paz. O que é subjetivo sendo uma preferência minha, pessoal. O samba-enredo 2015 do Império Serrano é uma parceria liderada pelo sambista-compositor-cantor Arlindo Cruz que tem boa qualidade tanto em letra quanto em melodia. Agora, não dá para alguém negar que tal sambista seja o que já expliquei, um granaleiro. Ou seja, é uma espécie de arroz de festa em programa televisivo da Rede Globo sobre Samba & MPB. Ã? exatamente isso mais o fato do posto de rainha de bateria da Sinfônica do Samba ter sido `vendido´ pela presidenta & diretoria do Império Serrano para uma subcelebridade sem samba no pé e estranha no mundo do samba aquilo que está por trás da escolha do samba-enredo 2015 da Coroa Imperial. No citado Carnaval 2012 por ocasião do enredo `Dona Ivone Lara: O enredo do meu samba´ o samba-enredo teve parceria liderada por Arlindo Cruz. De fato a obra musical foi aclamada pelo público da Sapucaí e pela crítica, mas, sem que o Império Serrano se sagrasse campeã e consequentemente voltasse ao Grupo Especial. Ã? lamentabilíssimo esquecer isso. O mundo do samba foi transformado em um show-business que envolve uma milionária grana-preta. Não é preciso citar `O Analfabeto Político´ de autoria do poeta Bertolt Brecht. Basta não se esquecer do samba-enredo 1990 da São Clemente intitulado `E o Samba... Sambou´ parceria dos compositores Helinho 107, Mais Velho, Nino e Chocolate. Saudações carnavalescas, Almir de Macaé.

  • Avatar
    03/10/2014 14:17:43Oswaldo Fernandes FilhoMembro SRZD desde 09/04/2009

    O Melhor Samba da Disputa com certeza, desde a primeira audição sabia que se sagraria Campeão. As mesmas Críticas que ocorreram com o Samba da Dama do Samba Dona Ivone Lara, e o resultado todos já Sabem, o Samba Lindo foi Aclamado pela Sapucaí e pela Crítica.

  • Avatar
    01/10/2014 23:19:07joao silva camposMembro SRZD desde 30/09/2014

    Concordo plenamente com o parceiro Almir e acrescento que a Dilma loura de Madureira negociou até com pessoas que antes desprezava, vendeu a alma para ser novamente "Presidenta na Justiça". Não foi novidade vender o posto de Rainha da Bateria, já fez antes com a Vania Love, lembram? Não foi novidade o Arlindo vencer novamente (fará um showzinho para arrecadar algum... Não será novidade o filho da Presidenta desfilar nu....Lembram? E infelizmente não será novidade novo fracasso do Império. Tomara que eu esteja errado, mas não falei mentira........... Caramba como ela está gorda!!!

  • Avatar
    01/10/2014 21:13:26gilmar venturaMembro SRZD desde 19/03/2014

    Parabéns senhores, o valor dessa obra de arte é gigante como é gigante o talento de seus autores, fé no Severo e rumo ao título galera!

  • Avatar
    30/09/2014 15:00:42Almir da Silva LimaMembro SRZD desde 11/10/2011

    Com todo respeito à comunidade do Império Serrano, ao escolher como samba-enredo oficial 2015 da agremiação a parceria liderada pelo compositor-cantor Arlindo Cruz não foi `surpresa´. Isto, porque a escolha assim como a `venda´ do posto de rainha da bateria para uma subcelebridade que não tem samba no pé nem pertence ao meio, tem tudo a ver. Com a equivocada filosofia político-administrativa da presidenta e da diretoria que a comunidade elegeu, tinha candidatura a presidente e chapa mais representativa e melhor. E sei que os detratores e ou fanáticos pentecostais pelo Império Serrano fazem muxoxo por eu dizer isso quando o momento é o da comunidade participar e ajudar a agremiação no Carnaval 2015 à medida que se ilude `achando´ que a presidenta e a diretoria a conduzirão ao título, assim retornando ao seu lugar natural e de onde nunca devia ter saído que é o Grupo Especial (GE). Ocorre quem avisa amigo é. Tanto quanto hercúlea é a luta pelo título no cada vez mais competitivo, profissionalizado e mercantilizado GE do Carnaval Carioca quanto o é no grupo de acesso/Série A. Nela, aliás, o Império Serrano tem patinado obtendo fracassadas colocações: 6ª (2010), 6ª (2011), 2ª (2012), 3ª (2013) e 6ª (2014). O que significa dizer que, de gloriosa & vitoriosa agremiação com nove títulos no GE, o Império Serrano parece conformado com colocações intermediárias na Série A. A melhor opção de escolha como samba-enredo oficial 2015 para o Império Serrano teria sido o da parceria liderada pelo compositor & intérprete Carlinhos da Paz. Ao optar como `hino´ oficial 2015 pela parceria liderada pelo já citado compositor-cantor, o Império Serrano mostra que não `quer´ ser campeã na Série A e voltar ao GE. Saudações carnavalescas, Almir de Macaé.

Comentar