SRZD


10/10/2014 07h52

Semifinal da Beija-Flor: samba 10 é cortado e três disputam a grande final
Redação SRZD*

O SRZD-Carnaval acompanhou a semifinal da disputa de sambas na Beija-Flor na noite desta quinta-feira (9), quando quatro parcerias subiram ao palco e concorreram entre si pelas vagas na grande final, dia 16: Amendoim do Samba, Marcelo Guimarães, Velloso, Marcelo Valência e seus companheiros aguardavam ansiosos pelo início da disputa. Antes, os segmentos da escola de Nilópolis deram um show de simpatia e samba: passistas, baianas e os quatro casais de mestre-sala e porta-bandeira animaram o público e, juntos com a equipe de carro de som, liderada por Neguinho da Beija-Flor, cantaram hinos antigos embalados na bateria do mestre Rodney.

Era meia-noite já desta sexta-feira quando a primeira parceria começou a cantar. Após as apresentações, a escola anunciou o corte do samba 10, de Amendoim do Samba. As pessoas que desfilam, inclusive segmentos como a bateria, tiveram direito a votar nos sambas preferidos e expressar suas vontades quanto ao hino que vão querer levar para a Sapucaí em 2015, quando a Beija-Flor cantará a Guiné Equatorial através do tema "Um Griô conta a história: um olhar sobre a África e o despontar da Guiné Equatorial. Caminhemos sobre a trilha de nossa felicidade".

Fotos: SRZD - Rodrigo Trindade

Compositores comentam pontos altos dos sambas que defendem

Primeira parceria da noite a se apresentar, o samba 39, dos compositores Marcelo Guimarães, Sidney de Pilares, Jorginho Moreira, Billy Conty, Diogo Rosa, Milton Montenegro, Irlan Rios e Adílson Brandão conseguiu uma vaga na final. Em conversa com o SRZD-Carnaval, Marcelo afirmou que o fato de ir para a final é uma grande emoção para a equipe.

"Tive a felicidade de ganhar dois sambas na Beija-Flor, em 1988 e em 2009. Posso dizer a vocês que é muita felicidade o fato de pensar em ganhar nessa casa". Segundo o compositor, a obra defendida por ele está totalmente dentro do enredo e da proposta dos carnavalescos. "Contamos a Guiné Equatorial de uma forma bastante poética e singela. Salve Guiné, o Brasil e a Beija-Flor!", exclamou Marcelo Guimarães.

Parceria de Marcelo Guimarães e cia. Foto: SRZD - Rodrigo Trindade

Embora tenha sido eliminado, o samba 10, de Amendoim do Samba, Arnaldo Matheus, Eli Lobo, J.Santos, Amir Sereno e Wagner Quirino, foi bastante cantado na quadra, não só pela torcida, mas por muitos componentes da escola. Amendoim bateu um papo com o SRZD-Carnaval e comentou os pontos altos do samba que defendeu. "Nosso samba é coeso. Não é só um samba de refrão. Temos uma letra muito rica. Temos consciência de que fizemos um bom trabalho. Estávamos bastante confiantes mas a decisão veio da direção da escola".

O compositor também comentou sobre a amarga colocação da Beija-Flor no desfile de 2014, quando ficou em 7º lugar homenageando Boni. "Tivemos uma baixa nesse ano. Infelizmente o samba de nossa escola foi mal-interpretado, mas para esse ano estamos confiantes de que a Beija-Flor escolherá um bom samba para ser representada", destacou Amendoim ao falar com o SRZD-Carnaval.

Parceria de Amendoim do Samba. Foto: SRZD - Rodrigo Santiago

O samba 13, dos compositores J.Velloso, Samir Trindade, JR Beija-Flor, Marquinhos Beija-Flor, Gilberto Oliveira, Elson Ramires, Dílson Marimba e Sílvio Romai é, também, grande concorrente. Pelo menos foi o que mostrou a comunidade e a torcida, ao entoar fortemente a letra. Em entrevista ao SRZD-Carnaval, Velloso comentou um dos fatos que motivou sua equipe a compor uma boa obra. "Fizemos uma composição para resgatar o ânimo da escola, perante o 7º lugar que ficamos no último desfile. Queremos resgatar a alma africana através de nosso samba, que é muito bonito".

Velloso também fez elogios às outras equipes, mas ressaltou a confiança que tem nos seus companheiros. "Os quatro sambas são fantásticos. A disputa está muito acirrada, pois o nível está muito alto. Percebemos que a comunidade nos abraçou e estamos muito confiantes de que faremos bonito na grande final", disse ao SRZD-Carnaval.

Parceria de J. Velloso e cia. Foto: SRZD - Rodrigo Trindade

Quem fechou a disputa acirrada foi o samba 4, de Marcelo Valência e seus parceiros Gil do Andaraí, Sandro Chalub, Menor da Beija-Flor e William Fechecler. Dois compositores conversaram com o SRZD-Carnaval e se mostraram confiantes no samba e no enredo. Para Menor, o importante é que vença um samba que represente bem a escola na Avenida. "Cantaremos a Guiné e é importante que seja escolhido o melhor samba possível. Queremos o melhor para nossa escola", ressaltou.

Já Willian comentou sobre a expectativa da equipe e exaltou o enredo escolhido. "Estamos esperando uma final muito disputada. Confiamos muito. Quero destacar que estamos animados com o enredo. A Guiné Equatorial é algo santo e merece destaque", falou ao SRZD-Carnaval.

Parceria de Marcelo Valência e cia. Foto: SRZD - Rodrigo Trindade

Wander Pires marca presença na Beija-Flor e deixa recado aos fãs

Cantor, sambista e que representa uma das grandes vozes do Carnaval Carioca, Wander Pires participou da disputa de sambas cantando a obra da parceria 39. Muito aplaudido, Wander, que recentemente passou por problemas de saúde e assustou o mundo do samba, inclusive seus fãs, afirmou que está bem e que se recupera aos poucos de uma pequena hérnia de disco.

Em entrevista ao SRZD-Carnaval, o cantor explicou o que aconteceu. "Sentia dores nas costas. Fui fazer exames e eles constataram que eu tenho uma pequena hérnia de disco. Tive que ir para o hospital passar por uma revisão. Fiquei internado alguns dias em observação e sendo medicado, mas os médicos não viram gravidade. A hérnia é muito pequena e o que estou fazendo agora é muita fisioterapia, inclusive em casa. São várias sessões. O que me ajuda muito também é acupuntura", destacou.

Wander Pires. Foto: SRZD - Rodrigo Trindade

Wander Pires iniciou carreira na Mocidade, onde teve presença marcante, e passou por várias outras escolas, como Salgueiro, Grande Rio, Viradouro e, recentemente, Imperatriz. Devido aos problemas de saúde, o cantor está sem escola atualmente, mas muitas agremiações já o sondaram e esperam tê-lo como voz principal. Perguntado sobre os convites, ele resumiu: "Recebi muitas propostas para cantar em 2015, mas ainda estou analisando. Por enquanto não fechei, mas tenho muito desejo e mais à frente vou decidir".

Quando o assunto foi a safra de sambas das escolas do Grupo Especial, Wander mostrou-se satisfeito. "As escolas estão apresentando uma safra de sambas muito boa. Quem ganha com isso é o Carnaval, são os produtores, a Liga e todas as pessoas envolvidas. O CD de 2015 será bastante rico e isso é muito bom para o nosso Carnaval".

Ao finalizar a entrevista ao SRZD-Carnaval, Wander fez questão de deixar um recado aos fãs e ao mundo do samba. "Aos poucos irei me recuperar, mas estou bem e em breve estarei de volta", disse ele para a tranquilidade dos que amam seu trabalho e sua voz.

Torcida na quadra. Foto: SRZD - Rodrigo Trindade

*Rodrigo Trindade - Colaborador do SRZD


Veja mais sobre:Beija-FlorCarnaval 2015

Comentários
  • Avatar
    15/10/2014 21:24:50Ítalo SilvaMembro SRZD desde 02/07/2014

    Eu não tenho nada contra a beija-flor ...curto e gosto de um bom samba-enredo e também nunca critiquei nada sobre a beija-flor do seu péssimo samba e péssimo desempenho na Sapucaí este ano ...bom acho que também não é uma questão de quem rir por ultimo rir melhor ano que vem será uma disputa acirradíssima como já disse sou tijucano e meu medo é a vila isabel mais nenhuma outra escola lembro eu em 2011 o desfile da Vai-Vai onde o maestro João Carlos Martins foi homenageado e ano que vem o grande maestro ISACC , e pelo oque ouvi falar nas rádios é que a vila isabel está super recuperada e vem para brigar pelo título.Outra coisa é dizer que a tijuca sem Paulo Barros ano que vem virá mais fragilizada" ao meu a escola tem sim suas qualidades sem Paulo ou sem Paulo ou sem Paulo barros para terminar :Vejo sim uma boa qualidade nos 3 sambas que chegaram a final mais esse 13 sem duvidas é o melhor , só não achei que ele casa com os protótipos mais beija-flor é beija-flor e é sim uma escola que eu admiro e tem grandes qualidades .Agora se a safra fosse ruim eu iria dizer a safra está ruim , os sambas que chegaram na final são péssimos , mais bem pelo ao contrário os 3 estrão de parabéns tanto o 4 o 13 e o 39 , deixando o meu favorecimento para o samba 13 creio eu se não ganhar será porque não tem a proposta que a escola queira desenvolver em seu desfile em 2015.Mais estarei amanha pela torcida do samba 13 !!!!

  • Avatar
    14/10/2014 22:57:09Cláudia BauerMembro SRZD desde 19/01/2013

    Phellipe, essa é a questão que eu falo. Claro que samba é questão de gosto, mas é justamente nesse ponto que tu disse que eu acho desnecessário. Me diga com sinceridade: pra que colocar novamente no samba a possibilidade do título? Já aconteceu isso no samba de 2013, pra que de novo? No samba 13 isso não acontece, é um samba objetivo, com uma letra perfeita, com melodia linear, sem encheção de linguiça. Também gosto do samba 39, mas chega de se falar de vitória. Ã? a mesma coisa na minha escola, essa busca pelo vira virou, pelo ziriguidum. Espero que tenha me entendido.

  • Avatar
    14/10/2014 21:31:22Sandro Beija FlorMembro SRZD desde 03/07/2013

    eu estou morrendo de rir aqui , estou lembrando de como esses independentes entre outros rebaixou , esculhambou ...... A beija flor esse ano ( perdi as contas ) , mais a vida da voltas = pra quem tinha o pior samba do ano passou ha ter o melhor ou uns do melhor samba para o carnaval de 2015 e ter um enredo muito elogiado pelos criticos . e ja aquelas pessoas que tanto criticaram a escola de nilopolis - suas escola estao passando pela mesma situação ( pagando em dobro ) kkkkkkkkkkkkkkkkk quem rir por ultimo rir melhor . obs : ........................................ .........

  • Avatar
    14/10/2014 21:22:17Phelippe Beija FlorMembro SRZD desde 22/02/2012

    e so uma questão de gosto adoro o samba 13 e otimo porem tenho uma preferencia pelo 39 principalmente da parte EM BUSCA DA VITORIA VAMOS NOS CANTANDO EM UMA SO VOZ e uma questão de identificação e iqual quando compramos um cd td mundo acha a musica 1 a melhor porem vc prefere a 2 ja aconteceu com tds

  • Avatar
    14/10/2014 17:33:54Cláudia BauerMembro SRZD desde 19/01/2013

    Phellipe Beija Flor, o problema desse samba 39 é que boa parte da melodia dele é uma cópia descarada do samba do cavalo. Claro que pro jurado isso não vai influenciar, mas por favor né? Pra que desperdiçar esse samba 13, que é um dos melhores do ano, se não for o melhor?

  • Avatar
    13/10/2014 20:55:18Ítalo SilvaMembro SRZD desde 02/07/2014

    embora sou tijucano , eu quero que o samba 13 ganhe é lindo de mais CANTA BRAIL DANÃ?A GUINÃ? ....SAMBA 13 SAMBA 13 SHOW DE MAIS!

  • Avatar
    13/10/2014 18:42:41Paulo JúniorMembro SRZD desde 11/08/2013

    Com certeza o Samba 13 !!!!!!! A MELODIA Ã? PERFEITA, A LETRA Ã? PERFEITA, TUDO Ã? PERFEITOOOOOOOOOOOOO TEM Q SER O 13 !!! 13 13 13 13 13 13 13 13 13 13 13 13 13 13 13 13 13 13 13 13 13 13 13 #BEIJAFLORCAMPEÃ?2015

  • Avatar
    13/10/2014 06:50:18Phelippe Beija FlorMembro SRZD desde 22/02/2012

    apesar de ter declarado aqui sempre minha preferencia pelo samba 39 e continuo tendo essa preferencia acredito q so uma mudança historica pode tirar do samba 13 o direito de ser o hino oficial 2015 da Beija-Flor a felicidade e de saber que tivemos uma safra maravilhosa prova q com bom enredo e sinopse nossa ala de compositores não deixa a desejar tenho certeza q qualquer seja o samba escolhido ja temos um quesito forte na disputa 2015 somado a nossa bateria q nos ultimos anos tem passado pela avenida com uma margem de erros minima 20% do caminho ja esta percorrido com sucesso vamos chegar com mta força na disputa

  • Avatar
    12/10/2014 20:14:30Cláudia BauerMembro SRZD desde 19/01/2013

    Bom, vou falar uma coisa pra vocês nilopolitanos. A escola de vocês pode ter todos os defeitos do mundo, mas quando o assunto é escolha de samba ninguém pode contestar que é a escola mais competente. Com certeza vão escolher o samba 13, que é de uma qualidade excelente.

  • Avatar
    12/10/2014 18:22:36RogérioMembro SRZD desde 26/05/2009

    Dia 16 se tudo correr bem a Beija-flor vai dar seu grito na quadra para o samba 13, Neguinho da Beija-flor se Deus quiser terá mais um lindo samba registrado por sua vós que é reconhecida no mundo do samba e no planeta como a vós do carnaval.

  • Avatar
    11/10/2014 20:29:25Neudimar FerreiraMembro SRZD desde 09/02/2014

    A meu ver, o samba 13 já está praticamente escolhido e com certeza, será um dos melhores sambas de 2015.Quamdo houvi pela primeira vez, fiquei arrepiado com a exaltação a soberana, que por sinal estava precisando e lógico, à Guimé Equatorial.A Beija-Flor sabe como nenhuma outra agremiação exaltar a ´África e a cultura Afro-brasileira e é o momento de dar a volta por cima e esquecer o enredo fatídico de 2014.Nas escolas em que leciono, costumo usar letras de sambas de enredo nas avalições e já havia comentado com os meus alunos sobre a importância dos GRIOS para manter as tradições das diversas etnias.

  • Avatar
    11/10/2014 15:01:47Guilherme MachadoMembro SRZD desde 13/03/2010

    Os dois melhores sambas são o do Marcelo Valência e o do Samir. Penso que o samba será escolhido pela apresentação no dia da final. quem executar melhor, leva. De qualquer maneira, o Beija-flor terá um bom samba para 2015.

  • Avatar
    11/10/2014 12:49:59MOISES SILVA DOS SANTOSMembro SRZD desde 24/06/2010

    Meu parceiro o SAMBA 13 já foi escolhido antes de se apresentar na quadra, o que falo é da livre escolha não imposição de A ou B, a Beija´Flor de 100 composições inscritas caiu para 22 e sobre samba mais ouvido na internet não representa o melhor para a escola, faço uma aposta em LISURA NA ESCOLHA DO SAMBA, a BEIJA FLOR é maior que ideologias ou imposições pessoais, já vimos na escola sambas cortados e voltar e levar a nota máxima, felicidade aos compositores que ficaram e acima de tudo o melhor para a Beija Flor.

  • Avatar
    10/10/2014 23:29:09Leonardo BarrosMembro SRZD desde 31/10/2013

    Desculpa amigao, mas esse seu papo esta mais pra papo de torcedor ou amigo de compositor de samba eliminado. A comunidade quer a vitoria do samba 13, isso é um fato. Ã? o samba mais ouvido em todos os sites de carnaval. Parabens Beija flor por reunir 3 maravilhosas obras na final. Que vença o samba 13, LINDO, PRA CIMA, GUERREIRO..

  • Avatar
    10/10/2014 19:51:54MOISES SILVA DOS SANTOSMembro SRZD desde 24/06/2010

    Ã? INACREDITÁVEL COMO A NOSSA QUERIDA BEIJA-FLOR DEIXOU SUA RAIZ PARA TRAZ QUANDO EXCLUIU A COMUNIDADE E A QUADRA EM ESCOLHER SEU SAMBA ENREDO, A FAMILIA ABRÃ?AO DEVERIA NOVAMENTE TOMAR CONTA OU TERCERIZAR A ESCOLHA DE SAMBA ENREDO, POIS O QUE VIMOS NA QUADRA ONTEM FOI DEPLORAVEL COM O CORTE DO SAMBA 10, ONDE ALÃ?M DA TORCIDA VARIOS SEGMENTOS DA ESCOLA CANTARAM O SAMBA, SÃ? QUE O INTOCÁVEL GURU DO SAMBA AO PERCEBER A FORÃ?A DA COMPOSIÃ?Ã?O PARA UMA FINAL VAI E CORTA POIS SABE QUE NÃ?O VAI SER QUESTIONADO OU PELO MENOS DAR UMA JUSTIFICATIVA, SERIA MELHOR PARA A ESCOLA ACABAR COM A CONCORRENCIA DE SAMBA ENREDO E ACABAR COM A ALA DE COMPOSITORES. O CERTO Ã? QUE A ESCOLA NÃ?O APRENDEU COM AS NOTAS DO SAMBA PASSADO E QUER INSISTIR COM OS ERROS,OS OUTROS COMPOSITORES COITADOS SÃ? APENAS UMA MASSA DE MANOBRA PARA LEVAR GENTE PARA A QUADRA POIS O CARNAVAL PARA A MAIORIA SÃ? COMEÃ?A DEPOIS DAS FESTAS DE FIM DE ANO. SAUDADES DE JOÃ?O TRINTA, CABANA, FERNANDO LOPES, CESAR MORCEGO EM FIM SAMBA E AMOR PELA ESCOLA DE VERDADE.

Comentar