SRZD


12/10/2014 04h36

'Tem amor nesse tempero': samba de Xande de Pilares é consagrado novamente no Salgueiro
Diego Mello e Luana Freitas*

O Salgueiro já tem um hino para o Carnaval 2015. Pela segunda vez, Xande de Pilares tem um samba-enredo escolhido pela agremiação. A parceria do músico com Jassa, Betinho de Pilares, Miudinho, Luiz Pião e W.Correa, vai representar o enredo "Do Fundo de Quintal: saberes e sabores na Sapucaí". O SRZD-Carnaval esteve na quadra da escola e conta como foi a noite para os torcedores do Salgueiro.

- Ouça o samba vencedor do Salgueiro

Fotos: SRZD - Luana Freitas

A quadra do Salgueiro virou território mineiro por uma noite. As mulheres que chegavam ganhavam coleres de pau, chapéu de cozinheiro e até doce de leite. As cores vermelho e branco, claro, não podiam faltar, colorindo todo o espaço.

A banda Ritmo Total animou a quadra antes da grande final começar. Com repertório extenso - de sambas a Jota Quest -, o grupo conseguiu esquentar o público e preparou o clima para a bateria, que começou a tocar por volta de meia-noite e meia. O batuque pareceu atrair a presença de Viviane Araújo. Poucos minutos depois da "Furiosa" começar a tocar, a rainha apareceu para o público e arrancou aplausos daqueles que estavam próximos ao camarote dela.

Foto: SRZD - Luana Freitas

Ao som da bateria, passistas dançaram vestidos à caráter. Os intérpretes Leonardo Bessa e Serginho Porto subiram ao palco por volta das 1h15 para cantar sambas históricos do Salgueiro. O samba exaltação ecoou na quadra às 1h40.

Passistas vestidos como cozinheiros. Foto: SRZD - Carnaval

Integrantes e famosos falam sobre o hino de 2015 do Salgueiro

Em entrevista ao SRZD-Carnaval, o diretor de Carnaval Dudu Azevedo justificou a animação na quadra. "Os segmentos da escola querem buscar o título e recuperar esse um décimo perdido pois a escola não foi campeã por causa de um décimo", disse. "O Salgueiro sempre vem muito forte e esse ano não vai ser diferente", completou.

A opinião é a mesma da presidente Regina Celi. "Estamos investindo pesado para 2015. O barracão está a todo vapor. Os torcedores e a comunidade podem esperar um Salgueiro de muita emoção e luxo. Vamos brigar pelo título".

Dudu Azevedo e Regina Celi. Fotos: SRZD - Luana Freitas

O ator e companheiro de novela da rainha Viviane Araújo, Aílton Graça, que interpreta a Xana em "Império", foi prestigiar a amiga na quadra da vermelha e branca. Ele conversou com o SRZD-Carnaval e disse que os atores saíram da gravação da trama, se arrumaram e foram para a quadra acompanhar a escolha do hino oficial da escola. Aílton, que é mangueirense, destacou a importância do Salgueiro para o Carnaval carioca, mas disse que encerraria a noite na verde e rosa, que também realizou sua final de samba.

"Sou mangueirense de coração, mas também amo o Salgueiro pois essa escola assim como a Mangueira é um ícone do Carnaval do Rio de Janeiro. Estou muito feliz. Daqui vou partir para a minha Mangueira e me emocionar muito com a escolha de samba de lá", disse.

O carnavalesco Renato Lage e a rainha de bateria Viviane Araújo destacaram ao SRZD-Carnaval que os três sambas finalistas eram de oa qualidade e representariam bem a escola na Avenida. Viviane ainda ressaltou que "não faltou nada para o Salgueiro em 2014".

Lage se mostrou confiante com o trabalho que a agremiação prepara sobre a culinária mineira, e disse que o Salgueiro está novamente pronto para disputar o título. "São 13 anos nessa escola obtendo bons resultados. Em 2015, não vai ser diferente. Vamos brigar pelo título".

Fotos: SRZD - Luana Freitas

Quem também revelou amor pelo Salgueiro foi o músico Ivo Meirelles. "Salgueiro é o templo do samba. Foi a primeira escola em que eu comecei a frequentar uma escolha de samba". Ex-presidente da Mangueira, ele revelou não ter planos para retornar ao Carnaval. "Tenho outros projetos em mente e estou seguindo minha vida baseado nesses projetos. Atualmente estou morando em São Paulo e refazendo minha vida lá".

Paulo Nunes se mostrou salgueirense de coração. "Saio no Salgueiro desde 1989. Comecei com o pessoal antigo: Alexandre Frota, Eri Johnson e muitos outros. Tenho o Salgueiro no meu coração e amo muito essa escola. A direção me trata muito bem e seria impossível não estar aqui hoje".

A escola também recebeu elogios do ex-vocalista do Araketu, Tatau. "Sempre tive carinho pelo Salgueiro, que foi a primeira escola de samba carioca a abrir as portas para a minha equipe e eu se apresentar. A Regina é uma fofa e de forma nenhuma eu faltaria a essa final. Sempre que posso estou no salgueiro para curtir esses sambas de excelente qualidade".

Fotos: SRZD - Luana Freitas

Parcerias iniciam apresentações após 2h

A primeira parceria a se apresentar - às 2h20 - foi a de Demá Chagas, Alessandro Falcão, Anderon Benson, Elcinho Saara, Marquinho Moreno e William Neves. O grupo escolheu bandeiras do Salgueiro para enfeitar a quadra, que ficaram por quase todo o espaço.

- Clique aqui e veja a apresentação das parcerias na final do Salgueiro

Primeira apresentação da noite. Foto: SRZD - Luana Freitas

A segunda apresentação, que começou às 3h, foi a de Antônio Gonzaga. Aos 20 anos, ele compôs sozinho a canção e foi muito aplaudido pelo público. A torcida dele levou bolas, bandeiras e estandartes. Antes da disputa começar, Antônio falou com o SRZD- Carnaval. "Estou muito feliz e emocionado. Mal consigo falar". A letra do samba foi entoada por muitas pessoas dentro da quadra e foi muito aplaudida no final, até com gritos de "É campeão".

Segunda apresentação da noite. Foto: SRZD - Luana Freitas

Por último, às 3h37, veio a parceria de Xande de Pilares, Jassa, Betinho de Pilares, Miudinho, Luiz Pião e W.Correa. A torcida era maior do que a dos outros sambas, levando grande quantidade de bandeiras e bolas brancas e vermelhas. A canção foi entoada por praticamente toda a quadra e saiu muito aplaudida.

Terceira apresentação da noite. Foto: SRZD - Luana Freitas

Xande de Pilares e Antônio Gonzaga. Foto: SRZD - Luana FreitasXande de Pilares elogia jovem compositor Antônio Gonzaga

Antes das apresentações, Xande de Pilares foi só elogio aos concorrentes e chegou a posar com Antônio Gonzaga. "Quero fazer um elogio a todas as parcerias que junto com a minha chegaram a essa final. se chegaram até aqui é porque são merecedores. todos são merecedores da vitória", disse ao SRZD-Carnaval.

Logo após as apresentações dos concorrentes, sambas antigos do Salgueiro voltaram a ecoar. E foi com esse clima de nostalgia que a quadra se preparou para a escolha do samba do Carnaval 2015.

És 4h30, os compositores foram chamados para subir ao palco. A presidente Regina Celi pegou o microfone e anunciou que o vencedor foi o samba 6, a parceria de Xande de Pilares, Jassa, Betinho de Pilares, Miudinho, Luiz Pião e W.Correa, por 18 votos a 1 (a favor do samba de Antônio Gonzaga). A presidente não anunciou voto por voto, como tinha costume de fazer antes de revelar o resultado, transmitindo o gosto dos segmentos da agremiação.

Com amor no tempero, o Salgueiro começo a preparar a mesa para conquistar mais um título do Carnaval do Rio de Janeiro.

Foto: SRZD - Luana Freitas

Foto: SRZD - Luana Freitas

*Rodrigo Trindade - Colaborador do SRZD

Leia também:

- Regina Celi: 'Não há favoritos'

- Viviane Araújo: 'Não faltou nada para o Salgueiro em 2014'

- Dudu Azevedo elogia safra de sambas enredo do Salgueiro

- Emocionado, compositor fala sobre processo de composição

- Tentando o bi, Xande de Pilares está confiante para 2015

- Renato Lage se diz tranquilo com qualidade dos sambas

- Famosos marcam presença na quadra do Salgueiro

Já curtiu a página do SRZD-Carnaval no Facebook?



Comentários
  • Avatar
    15/10/2014 15:37:13AlexandreMembro SRZD desde 18/12/2009

    Mancebo, Almir de Macaé Vossos argumentos com palavras de efeito não têm fundamentos sólidos e sim rasos. Não fiz parte da torcida de nenhum samba, nem nunca participei. Torço sim, pelo sucesso do Meu Torrão Amado. Frequento a quadra (ensaios e disputadas de samba) e desfilo desde a década de 80. Sou sócio do Salgueiro. O fato é que tínhamos sambas muito melhores e "escolheram" este. Estranho não? Cito três: o do Gonzaga Antônio (meu preferido), o do Marcelo Motta e do Tico do Gato. Além do Demá Chagas que não é melhor que estes, mas superior o "vencedor", com um refrão capaz de sacudir a avenida. Não se trata de abraçar ou não o samba, porque assim o faremos, como SALGUEIRENSES ENCARNADOS E BRANCOS que somos, mas por fazer valer nosso lema - Apenas uma escola diferente! E pra nossa infelicidade sucumbimos ao marketing/mídia como tantas escolas.

  • Avatar
    15/10/2014 10:39:03Pierrot apaixonadoMembro SRZD desde 06/10/2011

    Outra coisa, a comunidade está revoltada pela atitude da Presidente. Ela começa a perder pontos com quem a mantém ali, ou seja, sua comunidade. Lamentável!

  • Avatar
    13/10/2014 20:47:56Ítalo SilvaMembro SRZD desde 02/07/2014

    Bom ... resultado frustrante para uma escola que este ano ganhou o estandarte de ouro de melhor samba e em 2015 terá o pior samba do especial e acho eu que o salgueiro terá o pior samba de sua história... eu sou de minas e já falei e falo de novo este samba não tem nada a ver com o swing mineiro parece uma ginga nordestina (nada contra o nordeste) mais parece . e outra coisa tá faltando mais coisas neste samba .Acredito eu que o samba do Marcelo motta agradaria muito mais a comunidade e os sambistas ,sendo que o samba do Marcelo não é coisa de sétima maravilha mais eu acredito que pegaria nem melhor que esse fiasco.

  • Avatar
    13/10/2014 20:24:28Almir da Silva LimaMembro SRZD desde 11/10/2011

    Sobre o samba-enredo 2015 do Salgueiro e o enredo & tema (Do fundo do quintal: saberes e sabores na Sapucaí) serei coerente com o que disse anteriormente. Respeitarei os detratores da obra musical minha preferida, mesmo que sejam salgueirenses fanáticos pentecostais que, no afã de defenderem outras parcerias como a liderada pelo compositor Demá Chagas e o de autoria personalista do jovem Antônio Gonzaga, até uma `viagem` fez pra ouvir Mestre Jamelão `cantando´ o samba do jovem compositor. Não compartilho também do seguinte. O samba-enredo 2015 da Academia do Samba de fato não tem a excelência na qualidade em letra e em melodia da obra prima 2014 (Gaia â?? a vida em nossas mãos). São equivocadíssimas/patéticas as comparações tanto dos sambas quanto dos enredos & temas os quais, apesar de seguir a filosofia de patrocínio a temas com aspectos artísticos culturais talvez afros, são completamente diferentes. O mesmo é dizer, depois de Mestre Jamelão, os intérpretes atuais são apenas (sic) Neguinho da Beija Flor, Nêgo e Dominguinhos do Estácio. Isso é um sacrilégio ao Mestre o maior CANTOR-INTÃ?RPRETE-PUXADOR de sambas-enredo de todos os tempos o qual por ter sido policial civil, era equivocado em relação a isso. Com exceção da estratégica questão de mídia, não creio que o compositor-liderança na parceria da criação do samba-enredo 2015 do Salgueiro seja o arroz-de-festa de certo programa televisivo da Globo, Xande de Pilares. Eu creio mais que as lideranças tenham sido os compositores-bambas Luiz Pião, Jassa e Miudinho. Reafirmo o samba-enredo 2015 do Salgueiro é de boa qualidade, sim. Na gravação a bateria-orquestra Furiosa faz magistral acompanhamento instrumental-rítmico-musical. Os ensaios na quadra, o técnico e o desfile oficial comprovarão isso assim como o enredo & tema. Saudações carnavalescas, Almir de Macaé.

  • Avatar
    13/10/2014 19:08:08LEONARDO ALVESMembro SRZD desde 14/04/2009

    TODOS JÁ SABIAM DESSA MARMELADA... ESPERO QUE NO PRÃ?XIMO ANO HAJA COERÃ?NCIA NESTA DISPUTA ..OU SEJAM HONESTOS POIS TODOS GASTARAM DINHEIRO E PERDEREM SEU TEMPO ! POR QUE NÃ?O CHAMARAM SÃ? XANDE E CIA P FAZER Ã?NICO SAMBA SEM DISPUTAS.. OUTRAS ESCOLAS DO ACESSO COMO UNIÃ?O DE JACAREPAGUÁ.JÁ FIZERAM ERA MAS DIGNO. ..QUANTO AO SAMBA PERGUNTEM A COMUNIDADE!! MUITA INDIGNAÃ?Ã?O! SORTE AO SALGUEIRO IRÁ PRECISAR!

  • Avatar
    13/10/2014 18:55:25João SilvaMembro SRZD desde 18/08/2010

    Acho que jogaram bosta nesse tempero do Salgueiro!

  • Avatar
    13/10/2014 18:27:11Paulo JúniorMembro SRZD desde 11/08/2013

    Sinceramente eu não gostei muito desse samba do Xande... Ele é um pouco lento e não tem muito conteúdo. Salgueiro tá fraco em questão de samba pra 2015 #SoAcho

  • Avatar
    13/10/2014 14:06:17AlexandreMembro SRZD desde 18/12/2009

    O samba escolhido, do Xande de Pilares, é um "pagodinho de grife". O samba do Demá Chagas tinha um refrão capaz de arrebatar "na hora que a jibóia esticasse". O SAMBA do Antônio Gonzaga é o Salgueiro em poesia de outrora. Fiz um exercício de imaginação...Jamelão cantando o Samba do Antônio Gonzaga tal qual o fez, quando, pra mim, Jamelão foi mais Jamelão, no "Sinhá Olímpia" e constatei que estava diante de um diamante que precisava ser lapidado. A questão é que não temos ninguém capaz de faze-lo, por isso Não Ganhou! Alusão a célebre frase - "Não sou puxador. Sou Intérprete!" - hoje temos gritadores / puladores / animadores, salvo Neguinho, Nego e Dominguinhos, cantar/interpretar o samba, sua melodia...esquece. Ouvi entrevista, em dos poucos ensaios técnicos na Sapucaí que participou, Jamelão dizer: "Optei em cantar em LÁ e percebi que a escola evoluiu melhor quando gravei o CD e cantei na quadra em FÁ." Por favor, indique quem atualmente seria capaz de faze-lo. Não respeitaram, tampouco honraram nosso Lema - Ser Uma Escola Diferente! MEU CORAÃ?Ã?O VERMELHO, SANGRA... SAUDAÃ?Ã?ES SALGUEIRENSES! SOU SALGUEIRO POR TODO SEMPRE!!!!

  • Avatar
    13/10/2014 13:45:15Pierrot apaixonadoMembro SRZD desde 06/10/2011

    Bola fora salgueiro! Escolheram o mais fraco! Tiro no pé!

  • Avatar
    13/10/2014 10:05:25Rômulo MouraMembro SRZD desde 24/09/2014

    Não é um bom samba, terão que fazer um excelente desfile pra superar este samba, que acredito que será difícil. Sem um belo samba é difícil render um bom desfile.

  • Avatar
    12/10/2014 21:36:33BoadSambaMembro SRZD desde 10/01/2010

    KKKKKKKKKK sambou fora este ano, não sinto um bom desfile vido daí não, lamento.Com o samba da vila a gente já vibrava sem nem precisar do desfile esse aí vai precisar do desfile para compensar a falta de simpatia com o publico e olha que salgueiro já fez sambas lindo para minas gerais.... enfim , não tem tu vai tu mesmo, é apenas um ano, descer não desce mas bonito com certeza já não está fazendo.

  • Avatar
    12/10/2014 20:17:24Márcio GomesMembro SRZD desde 21/12/2011

    Salgueiro ha anos sempre apresenta os melhores sambas, mas não gostei desse. Ficou parecendo samba de Paulista!

  • Avatar
    12/10/2014 17:11:50Oswaldo Fernandes FilhoMembro SRZD desde 09/04/2009

    SÃ? DISCORDO DO ROGÃ?RIO EM DIZER QUE ESCOLHERAM O MELHOR QUE TINHAM. O MELHOR QUE TINHAM FOI ELIMINADO ANTES, MARCELO MOTA E TICO DO GATO. DAÍ FICOU BARBADA PRO XANDE E COMPANHIA . AGORA TIRAR UM 10 QUE SEJA COM ESTE SAMBA MEIA BOCA Ã? QUE VAI SER DIFÍCIL.

  • Avatar
    12/10/2014 13:57:15RogérioMembro SRZD desde 26/05/2009

    Papisa do Samba tudo bem que a safra era fraca, mas escolheram o melhor que eles tinham.

  • Avatar
    12/10/2014 10:46:37papiza do sambaMembro SRZD desde 28/01/2010

    ui, sambinha fraco, não rendeu o que se esperava, podiam pegar o viés da beleza do samba capeão da vila de 2013- brasil celeiro do samba- ali tem uma ótima fórmula , ficou sem apelo grandioso podiam ter transformado num samba de congraçamento maior, lado afetivo de comunhão da comida mineira, convidando as pessoas para sentarem na mesa e saborearem essa arte de fazer amor beirando o sagrado que é nosso cardapio mineiro popular e divino ao mesmo tempo. lamento, tambem a safra era pobre, pruim enredo mal direcionado.

Comentar