SRZD


12/10/2014 05h09

'Eu vou cantar a vida inteira, pra sempre Mangueira': parceria de Renan e cia vence na verde e rosa
Joice Hurtado e Tadeu Palrinhas*

Uma noite eletrizante. Com a quadra lotada, a Mangueira definiu o samba que exaltará o enredo "Agora chegou a vez vou cantar: mulher de Mangueira, mulher Brasileira em primeiro lugar", do carnavalesco Cid Carvalho. Com a comunidade emocionada e embalada pelo rtimo da bateria "Tem que Respeitar meu Tamborim" e pela voz de Luizito, a verde e rosa escolheu na madrugada de domingo o samba que será o hino oficial da agremiação no Carnaval de 2015. A escola, com a ajuda da comunidade e torcedores fieis que puderam votar em seu samba preferido através de um aplicativo, decidiu pela parceria de Renan Brandão, Paulinho Bandolim, Deivid Domênico, Almy, Alemão do Cavaco e Cadu Zugliani, blogueiro do SRZD-Carnaval, que deixou para trás outras duas parcerias concorrentes, incluindo a campeã de 2014.

Intérpretes da Parceria vencedora. Foto: SRZD

Alemão do Cavaco, um dos membros da parceria vencedora, falou ao SRZD-Carnaval sobre a vitória em um ano onde a escoal exaltará a figura feminina. 

"A Mangueira é uma escola popular, complexa e o nosso desafio foi diário, para emocionar as pessoas da comunidade. Tínhamos uma parceria que era favorita e com um samba de enorme qualidade, mas confiamos na nossa obra desde o início e agora podemos dizer o quão indiscritível é ganhar uma disputa numa escola que é do povo", disse Alemão. 

A festa na Estação Primeira começou ainda na tarde de sábado. A escola ofereceu à comunidade uma feijoada com roda de samba e, durante a festa, anunciou sua nova parceira para o carnaval 2015: a ONU Mulheres Brasil. A escola assumirá o reforço à campanha "O Valente Não é Violento", da ONU, voltada a homens e meninos. Com ações para educadores e formadores de sua comunidade, a Mangueira pretende incentivar o apoio masculino à igualdade de gênero e ao enfrentamento à violência contra mulheres e meninas.

Segunda escola a desfilar no domingo de carnaval de 2015, a Mangueira levará à Marquês de Sapucaí enredo do carnavalesco Cid Carvalho. A escola vai homenagear as mulheres da escola, fazendo menção a personalidades femininas da história e da cultura brasileiras. Serão homenageadas, por exemplo, as "divinas damas" de Mangueira, como Dona Zica e Dona Neuma, além das primeiras habitantes do morro e as chamadas grandes mães do samba, como Vovó Lucíola e Tia Fé.

Com a inspiração oferecida pela própria comunidade e carnavalizada por Cid Carvalho, a Mangueira não perde tempo e já está com o barracão a todo vapor para 2015. Em conversa com o SRZD-Carnaval, Chiquinho da Mangueira, presidente da verde e rosa, disse que o samba vencedor representou a qualidade excepcional do enredo autoral assinado por Cid. "O samba tem todo o conteúdo que o enredo deu a ele. A Mangueira teve a felicidade de escolher um grande enredo e, ao escolher um grande enredo, os compositores tem que fazer um grande samba. E o samba, o conteúdo, é falar da beleza e das qualidades das mulher de Mangueira, da mulher brasileira, das cantoras,
enfim,as mulheres que fizeram história nesse país". Segundo ele, a safra foi muito boa e a escola está satisfeita com a escolha.

Nos últimos anos, a Mangueira apresentou problemas nos desfiles e não conseguiu colocações satisfatórias no carnaval. Para evitar problemas que possam atrapalhar o desempenho da comunidade na avenida, Chiquinho afirmou que, para o próximo ano, o trabalho será feito dentro do cronograma e visando o título na sapucaí. "O problema da Mangueira é que nós tivemos uma herança ruim. Uma dívida de quase R$ 12 milhões e ainda temos que fazer um carnaval de $ 8 milhões. É uma tarefa difícil, mas a Mangueira está com garra e tem competência para fazer um carnaval histórico. Além disso o enredo é autoral e a comunidade nunca esteve tão satisfeita com a escola.
Além disso, estamos dentro do cronograma e, a partir do próximo mês, vamos começar a acelerar um pouco mais a produção do carnaval, mas está tudo conforme pensamos",
comemorou.

Voz oficial da escola, o intérprete Luizito comemorou a escolha do samba que levará a alma da mulher mangueirense para a Sapucaí. Ao SRZD-Carnaval, ele afirmou que o samba vencedor não poderia ser melhor. "O samba é lindo. É um samba que fala ao coração do mangueirense e presta uma grande homenagemn à mulher. O presidente descidiu da melhor forma, com o coração e com sensibilidade. O amante da Mangueira terá um grande samba, não tenho a menor dúvida. O samba vai ganhar a Sapucaí em 2015, afinal de contas, somos uma nação indomável, a maior escola de samba do planeta. Vamos cantar forte e fazer uma homenagem ao ser humano mais importante do mundo, que são as mulheres", destacou.

Idealizador do enredo, o carnavalesco Cid Carvalho, que também assinou os desfiles em 2012 e 2013, não escondeu a emoção ao falar da obra que representará a verde e rosa na Sapucaí. Segundo ele, a Mangueira fará um desfile que deverá emocionar a avenida embalada por um grande samba. "O samba vencedor é uma mistura de sensibilidade feminina, mas sem deixar de fora a garra das grandes mulheres. Esse samba nos dará a oportunidade de ser uma Mangueira com DNA de Mangueira. Eu acho que a Mangueira tem muita personalidade e um carnavalesco, aqui, tem que deixar a escola se impor com a sua personalidade, seu verde e rosa e com toda a linguagem que lhe é peculiar. Será uma Mangueira, em 2015, com a cara dessa comunidade maravilhosa. Essa escola quando se veste de verde e rosa ela vai além. Quando ela se veste do seu orgulho é difícil segurar", contou emocionado ao SRZD-Carnaval.

Com o apoio da comunidade que abraçou o enredo autoral do carnavalesco, a Mangueira deverá se apresentar completamente diferente dos últimos anos, ressaltou em conversa com o SRZD-Carnaval, o diretor de carnaval da agremiação, Júnior Schall. Segundo ele, a verde e rosa levará um samba forte e uma comunidade aguerrida para minimizar a posição de desfile. "O samba ganhou porque tinha muita emoção, garra e empenho. Tocou o coração do mangueirense. Somos a segunda escola a desfilar no domingo e, por isso, precisamos de um samba aguerrido, mas que no entanto possamos trabalhar o canto, a integração e a maturação desse samba. Essa é apenas uma etapa e
o trabalho de verdade começa agora, com o samba escolhido. A Mangueira vem forte. Vai cantar, evoluir e fluir na avenida", disse.

Clique aqui e ouça o samba da parceria campeã

Veja como foi a festa e o momento do anúncio do hino de 2015

 

 *Bruno Dutra - colaborador do SRZD-Carnaval

 



Comentários
  • Avatar
    16/10/2014 12:28:50Iuri SantosMembro SRZD desde 08/11/2013

    Não desmerecendo as mulheres citadas abaixo, acho irrelevante tê-las citadas no samba. Não acho que seja falta de visão nem de humildade, o que faltou foi espaço, pois falar sobre mulheres de Mangueira é muito, mas muito difícil. A Mangueira é recheada de mulheres que marcaram e marcam nossa história e teríamos um samba de pelo menos 20min pra conseguir, além dessas, citar mulheres como as referidas Rosa e Regina. Porém não me causaria espanto se as mesmas forem homenageadas de alguma forma no desfile. No mais, isso é uma polêmica altamente desnecessária.

  • Avatar
    14/10/2014 17:50:52luther silvaMembro SRZD desde 14/10/2014

    gostaria de entender não sou compositor gosto da mangueira nada de amizade,o melhor samba não estava na final. na final o melhor era o 1 samba. vejo com tristeza que + uma vez a mangueira não escolheu o melhor,pois o sr. Elias é sogro de um compositor campeão,isso é no mínimo antiético a mangueira esta no fundo do poço este deputado 171 tem que ir embora fora chiquinho e toda sua quadrilha a mangueira não aguenta + mentiras e falcatruas até na escolha do samba basta é hora do morro acordar.

  • Avatar
    14/10/2014 15:31:14luther silvaMembro SRZD desde 14/10/2014

    Vai babar o melhor samba foi cortado na Semifinal,para servir os compromissos da AIM7. Querem destruir a Mangueira,Repetir o 8 lugar?

  • Avatar
    14/10/2014 13:25:13Armando Verde e RosaMembro SRZD desde 14/10/2014

    Eu sempre leio as mensagens postadas aqui nesse site. Algumas vezes simplesmente ria muito, outros vezes ficava doido para responder, mas empre me contive. Agora dessa vez tive que efetuar um cadastro aqui pra comentar. Só uma pergunta: vcs retardados ou simplesmente naõ saber ler/entender as coisas???? Inserir Rosa Magalhaens no enredo??? Falar sobre Regina Celi para o mundo do samba??? Endoidaram??? Vcs ainda não entenderam que o enredo é pra falar das mulheres de Mangueira??? Que é uma exaltação às mulheres de Mangueira??? O Cid vai tratar das mulheres do morro de Mangueira, das mulheres que fazem e fizeram a história da Mangueira, das cantoras mangueirenses. Acordem!!! Se vcs não têm mulheres suficientes dentro de suas respectivas escolas para fazer um enredo, deixem a minha exaltar o que de melhor temos!!! Idéia ótima, enredo vasto e que mexe com o orgulho mangueirense!!! Bravo Cid Carvalho!!!

  • Avatar
    12/10/2014 18:13:36RogérioMembro SRZD desde 26/05/2009

    Concordo! Tem que apanhar muito pra aprender, mas gosto da pessoa dele, faz a politica direitinho e veste a camisa da escola,só espero que não saia falando mal da escola depois que ficar em sétimo ou oitavo lugar ainda mais que ele postou no face que esse ano ele está sendo responsável pelo barracão e só.

  • Avatar
    12/10/2014 18:03:45papiza do sambaMembro SRZD desde 28/01/2010

    ROGÃ?RIO, irrita essa demagogia,pois esse cid não teve humildade nenhuma para poder baixar a cabeça e falar da Rosa que é nossa mulher do carnaval que se mantem como exemplo pelo seu belo trabalho, só que o orgulho cego e o salto dese vi....do não permitiu enxergar essa mulher e outras do lado dele, por simples falta de cunho puro e real do enredo, podiam até falar também da regina celi do salgueiro, são realmentes o umbigo do samba, ê povinho que ainda precisam margar muita colocação baixa para se elevarem.

  • Avatar
    12/10/2014 14:08:56RogérioMembro SRZD desde 26/05/2009

    Papisa do Samba gostei da cutucada no Cid é bom pra ele ficar ligado,mas não precisava ofender kkkkk, acho esse enredo uma furada, tem muitas mulheres no universo do samba que fazem muito e que caberiam bem nesse enredo só pra sitar dona Dodo, Selminha Sorriso... e tantas outras pra não me estender, esse enredo poderia ser o melhor, mas ficou aquém, aí pergunto quando a mangueira vai entender que o mundo não gira em torno da mangueira,e sobre o samba eu sempre preferi o samba do Renan ele era meu favorito, sempre achei o samba do Lequinho pesadão.

  • Avatar
    12/10/2014 10:52:20papiza do sambaMembro SRZD desde 28/01/2010

    da dona neuza era melhor e lamento a escola não falar dessa grande mulher carnavalesca que é a rosa magalhaes, a unica mulher a gan har um emmy do brasil, isso vai denotar uma escola engessada e pacional sem vislumbrar o potencial dessa grande artista plastica do universo do samba que com certeza faz muito mais ainda pelo samba com seu talento, enquanto suas pernas puderem aguentar.mangueira sempre perdendo grandes oportunidades, coisa de vi.....do destalentado e invejoso, querendo ser mais mulher que muita mulher por aí.

Comentar