SRZD


12/10/2014 06h18

'Lá vem ela toda prosa, gostosa fiu fiu...' Parceria de Djalma Falcão vence na União da Ilha
Ana Paula Catrib, Newton Sanza e Wellington Andrade*

A parceria de Djalma Falcão, Carlos Caetano, Gugu das Candongas, Beto Mascarenhas, Roger Linhares e Marco Moreno sagrou-se campeã na disputa de samba enredo promovida pela União da Ilha, na noite do último sábado. A obra conquistou o título oficial para contar em forma de samba o enredo "Beleza Pura?", do carnavalesco Alex de Souza, para o Carnaval de 2015. O resultado foi anunciado na manhã deste domingo por volta das 6h da manhã, conforme mostra o vídeo acima. Antes da divulgação, a Baterilha, comandada pelo mestre Ciça, promoveu um esquenta por um bom tempo para saudar a chegada do novo hino da tricolor insulana.

Torcida na quadra. Foto: Ana Paula Catrib

Com a quadra lotada, o público pode acompanhar as exibições dos finalistas com muita empolgação das torcidas. As apresentações dos finalistas começaram por volta da 1 da manhã, onde cada parceria teve direito a 1 passagem sem bateria, 10 com bateria e a obra cantada pela parceria, 10 passagens só da torcida cantando e 10 passagens com o intérprete Ito Melodia cantando o samba.

Compositores e diretores da escola. Foto: Ana Paula Catrib

Em sorteio realizado na quadra entre a direção da escola e a ala de compositores, a ordem de apresentação das parcerias ficou acertada da seguinte maneira:

Parceria de Miguel, Marquinho Marino, Diego Alves, Orlando Campi, Carlos Junior e Marcos Jr.

Parceria Miguel e cia. Foto: Ana Paula Catrib

Parceria de Djalma Falcão, Carlos Caetano, Gugu das Candongas, Beto Mascarenhas, Roger Linhares e Marco Moreno.

Parceria Djalma e cia. Foto: SRZD Ana Paula Catrib

Parceria de Ginho, Edu Ferry, Eduardo Conti, Profº Hugo, Marcos Silva e Delson Patrício.

Parceria Ginho e cia. Foto: SRZD

Parceria de Régis, Marcio Paiva, Carlinhos Fuzileiro, Ruth Labre, Barbicha e Canindé.

Parceria Regis e Cia. Foto SRZD Ana Paula Catrib

Parceria de Junior Nova Geração, Vinícius do Cavaco, Alexandre Moraes, Zé Luis, Comendador Elói e Dil da Baixada.

Parceria Junior Nova Geração e cia. Foto: SRZD Ana Paula Catrib

Cada parceria teve 1 passagem sem bateria, 10 com bateria e a obra cantada pela parceria, 10 passagens só da torcida cantando e 10 passagens com o intérprete cantando o samba. Vale registrar que Ito Melodia interpretou cada samba, fazendo uso da camisa da respectiva parceria concorrente ao título de hino oficial da agremiação para o Carnaval de 2015.

Blogueiro Ricardo Nicolay Foto: SRZD Ana Paula Catrib

O blogueiro do SRZD-Carnaval, Ricardo Nicolay, fez uma análise resumida das cinco obras apresentadas na noite. "O primeiro samba da parceria de Miguel e cia, se apresentou bem e empolgou o público, mas foi perdendo força ao longo da exibição. A letra da obra funcionou, considerando a interpretação do Quinho, que defendeu o hino concorrente. Já o segundo samba, expôs uma melodia bem entrosada, que foi bem recebida pelo público. O terceiro samba, da parceria de Ginho e cia, funcionou muito bem na quadra, onde o público correspondeu do início ao fim e a letra da obra está muito fiel a sinopse e ao argumento proposto pelo carnavalesco Alex de Souza. Já os sambas das parcerias de Regis e Junior Nova Geração, as duas últimas a se apresentar, se destacaram por torcidas muito vibrantes que defenderam bem a obra na quadra."

1º Casal MS e PB Cristiane Caldas e Marcinho Foto: SRZD Ana Paula Catrib

A noite também contou com a apresentação dos sambas antológicos da história da tricolor insulana, além da exibição de segmentos, como passistas, ala das baianas e do primeiro casal de mestre-sala e porta bandeira, Cristiane Caldas e Marcinho, além do intérprete Ito Melodia embalado pela bateria comandada por Mestre Ciça, o que agitou o público presente.

Nei Filardis, Milton Cunha e Sérgio Procópio Foto: SRZD Ana Paula Catrib

Antes de iniciar a apresentação dos sambas, o presidente Nei Filardis fez um discurso que enalteceu as qualidades da agremiação e que também arrancou aplausos do público. "Agente só sabe que o samba é bom quando os envelopes são abertos na quarta-feira de cinzas,aí sim nos teremos a certeza disso. Independente do resultado, espere a quarta-feira de cinzas, e depois disso, o Ito fez por merecer e vai ganhar um aumento. A escola é uma só, independente de quantos compositores a escola tem."

Sobre o enredo, o carnavalesco Milton Cunha destacou para o SRZD-Carnaval as características da agremiação da Zona Norte Carioca. "O enredo sobre a Beleza critica esse mundo louco que vivemos hoje. Todo mundo quer ser belo, quer aparecer e ter destaque, então é muito oportuno pra gente repensar o lado crítico. E não teria escola melhor do que a Ilha para falar disso. "A União da Ilha nunca pode perder o humor, o deboche, mantendo a verve crítica, a Ilha é genuinamente carioca. Eu rezo para que ela nunca perca isso."

Mestre Ciça e ritmistas. Foto: SRZD Ana Paula Catrib 

O mestre de bateria, Ciça, falou ao SRZD-Carnaval sobre a realização do trabalho que está desenvolvendo na agremiação. "Nossa bateria vem perdendo a sua característica há alguns anos, mas nesse ano estamos fazendo um trabalho em conjunto com os integrantes da escola para adaptarmos ao que é pedido pelos jurados. E hoje é um dia muito importante também porque esperamos um samba que vai se adaptar bem a bateria."

Pres. Ala Compositores Jorginho Foto: SRZD Ana Paula Catrib

Durante o evento, o presidente da Ala de Compositores, Jorginho, conversou com o SRZD-Carnaval sobre as orientações passadas aos demais integrantes da agremiação para a final do samba na escola. "O trabalho que precisava ser realizado já foi feito da melhor maneira possível, com a orientação para que os compositores subam ao palco mesmo levando o trabalho a sério, mas não esquecendo que isso aqui é uma grande brincadeira. Hoje, é sem stress. Foi falado para todo mundo que hoje uma parceria será a escolhida, e sairá feliz e as outras quatros vão ficar tristes, mas não podem esquecer que daqui há alguns meses vai começar nova disputa, e todos continuam sendo amigos."

Letícia Martins Foto: SRZD Ana Paula Catrib

Outra personalidade do mundo do samba presente no evento, Letícia Martins, Rainha do Carnaval 2014, que comentou para o SRZD-Carnaval o que pensa sobre estar presente na quadra da União da Ilha no momento da escolha de samba. "A Rainha tem que saber cantar todos os sambas, tanto do Especial quanto do Acesso, então é importante conhecer a qualidade dos sambas."

Confira mais fotos:

Rainha de bateria, Bruna Bruno e Musas. Foto: SRZD Ana Paula Catrib

Passistas da Ilha. Foto: SRZD Ana Paula Catrib

Baianas no palco Foto: SRZD Ana Paula Catrib

Intérprete Ito Melodia e Casais de MS/PB Foto: SRZD Ana Paula Catrib

*Colaboradores do SRZD



Comentários
  • Avatar
    17/10/2014 23:33:32Ítalo SilvaMembro SRZD desde 02/07/2014

    concordo com você Haroldo embora eu acho este samba bom o samba do Miguel e cia interpretado pelo Quinho era o melhor e o um preferido e tinha a cara da alegria e da ilha , mais se a escola escolheu esse vamos ver no que vai da na avenida.

  • Avatar
    16/10/2014 19:59:38Haroldo Pereira Do Nascimento PereiraMembro SRZD desde 20/09/2012

    presidente ney, eu o respeito, mais nao sou bobo nem surdo, este samba é muito ruim, eu estou falando com conhecimento de causa, veja quantos anos passamos no grupo de acesso, o samba que o quinho interpretou é muito melhor que esse, esta longe de ser um samba para a categoria de nossa escola, perto do que ja a nossa escola apresentou, grandes sambas, agora me parece este, fraco sem pegada, sem assimilaçao e nao contagia, a nao ser que ninguem esteje preocupado com a ilha e sim com outros interesses, a ilha é mais importante que tudo neste momento, o grande alex nao faz milagres, vamos respeitar nossa comunidade, que enchem a quadra é um caso A PENSAR

  • Avatar
    15/10/2014 17:47:06bernardoMembro SRZD desde 11/08/2011

    é ailha ja começa perdendo ora si mesma, que pena esse samba é ruim mesmo tinha um samba de miguel e cia e outro de ginho e cia tambem muito bom . mas fazer o que agora é torçer e esperar 2016 pois o sonho em 2015 ja foi

  • Avatar
    15/10/2014 15:48:41Paulo CesarMembro SRZD desde 18/02/2012

    Também acho Cadhu, mas tudo fazia parte de uma estratégia do presidente Ney Ditador Filardi. Todo sábado o Ito Melodia em tom de â??brincadeiraâ? pedia aumento. Em seu discurso antes da disputa final o Ney concedeu o tal aumento e pediu para não vaiarem o samba vencedor. O resultado disso foi um Ito cantando o samba do Djalma todo alegre, pulando de um lado para o outro como se dele fosse o samba que, aliás, ele havia decorado ao contrário dos outros sambas, que ele lia. Quanto às vaias, ele sabia que o samba vencedor não era preferência de ninguém, por isso colocou 5 sambas na final, o que nenhuma escola fez, para terminar tarde. Quem ficou até 6h da manhã é pq ama a escola e em respeito a ela, coisa que o presidente não teve, não vaiou a vencedora embora fosse claro o descontentamento geral. O presidente em seu discurso disse também que só sabemos se o samba é bom quando abrem os envelopes na quarta-feira de cinzas. Só pode ser brincadeira! O samba de 2014, aclamado e que virou hino da escola levou notas 10, 9.9, 9.7, 9.7 o que o torna um samba médio na visão do presidente. Quais notas devemos esperar dos jurados se compararmos o â??fiu fiuâ? com o samba de 2014? Não levará nenhum 10. Tinha ao menos 5 sambas muito melhores que o vencedor, que nem na final deveria ter chegado. Ouvindo os sambas concorrentes em outras escolas cheguei a conclusão de que a União da Ilha perdeu uma grande chance de ter o melhor samba do carnaval de 2015. Com todo respeito aos blocos de rua que animam milhares de foliões, este samba se encaixaria muito bem em um deles. Nem em escolas pequenas, como nossas Boi da Ilha e Acadêmicos do Dendê, que levam com muita dificuldade seu carnaval para a avenida este samba serviria. Vai ser duro ouvir este samba por 1h aos sábados até o carnaval para depois ele ser esquecido e não mais cantados nos anos seguintes.

  • Avatar
    14/10/2014 05:09:19cadhuMembro SRZD desde 25/01/2013

    Só achei desnecessário ficar falando de aumento para o interprete Ito Melodia no meio do discurso...Isso é assunto pra ser tratado em conversa particular...

  • Avatar
    13/10/2014 19:14:10Ítalo SilvaMembro SRZD desde 02/07/2014

    Eu gostava eu gosto desse samba tanto que os radialista falaram que não é um samba ruim , e eu concordo não é um samba ruim... não era o meu favorito mais eu sabia que está disputa seria acirradíssima e ganhou o meu terceiro favorito e não vejo nenhum problema nisso dos 3 que eu imagina que podia ser campeão o meu terceiro favorito venceu.... A ILHA tem um bom samba sim mais acontece que a safra estava boa e teve uma grande divisão durante as eliminatórias tanto durante a final , na minha opinião se a ilha tivesse levado 3 sambas para a final ficaria melhor .Eu acompanhei(radio) a final até certo momento. 4h nem o quarto samba tinha se apresentado mais esse samba se saiu muito bem ...

  • Avatar
    13/10/2014 15:15:42Paulo CesarMembro SRZD desde 18/02/2012

    Quando o presidente Ney Filardi disse antes de começar a disputa: "Não vaiem o samba vencedor", eu imaginei a tragédia que seria. Será que não aprenderam nada com os 8 anos passados no grupo de acesso? Depois de um honroso 4° lugar em 2014 com um samba que virou hino na escola, a Ilha tinha tudo para se firmar entre as primeiras e desfilar de novo com as campeãs, inclusive bons sambas! Péssima escolha!

  • Avatar
    13/10/2014 14:04:31Pierrot apaixonadoMembro SRZD desde 06/10/2011

    Sofrível está safra até agora do Grupo Especial. O Grupo A está com sambas bem superiores exemplos: Imperio da Tijuca, Caprichosos, Unidos de Padre Miguel, U. Bangu, Renascer de Jacarepaguá,

  • Avatar
    13/10/2014 13:19:49INSULANO DA ILHAMembro SRZD desde 13/10/2014

    E mais uma tragédia anunciada, vide carnaval de 2013 Vinicius de Moraes, porém o ditador Ney Filardi, resolve tomar pra si a responsabilidade de escolher um samba que está longe de ser mediano. O suposto "ex vice-presidente" que após a disputa de samba retoma suas atividades, agora de alma lavada pode comemorar. Porém é a hora de devolver o dinheiro do investimento do Carlos Caetano, pois, todos sabem muito bem que uma de suas solicitações foi que 30% do prêmio de samba campeão seria dele, devido ao grande gasto com a disputa. Ã? União da Ilha com este samba e vindo entre Beija Flor, que está mordida e Imperatriz que tem os melhores sambas nesta safra, sei não! Vai ficar difícil. Agora é a hora de jogar a responsabilidade nas costas do talentoso Alex e mais uma vez fazer com que ele supere isto. Bom comunidade insulana, além de pagarmos os R$ 180,00 par desfilarmos agora vamos nos desdobrar para o fiu, fiu!

  • Avatar
    13/10/2014 12:18:55Osmar CordeiroMembro SRZD desde 02/03/2010

    Minha Ilha não aprende mesmo , ano passado o samba foi aclamado por todos e depois de anos conseguimos emplacar um samba muito bom comparado com os demais . A receita parece q é tão simples e decidem por este , que lamentável . Tiraram de disputa o samba do Paulinho Direito pq era indecente , mas esse fiu fiu é nobre ? Agora que era pra firmar entre as 6 , vamos disputar a 7 8 9 lugar novamente .

  • Avatar
    13/10/2014 09:27:53everaldo guilhermeMembro SRZD desde 07/04/2009

    Inacreditável, só uma armação muito grande envolvendo o pro pio presidente da escola o ditador Filardi para esse samba ganhar a disputa na Ilha, depois tira varias notas baixas ai bota cupa no Jurado, eles vão ter que mexer e muito nesse samba para ficar pelo menos razoável pra mim já é o pior samba do ano.

  • Avatar
    13/10/2014 04:45:03Paulo CesarMembro SRZD desde 18/02/2012

    Mais um comentário! 'Lá vem ela toda prosa, gostosa fiu fiu...' Isso parece mais um desses funks com letras esdrúxulas do que um samba enredo. Sofrível!

  • Avatar
    13/10/2014 04:38:09Paulo CesarMembro SRZD desde 18/02/2012

    Lamentável a escolha do samba na União da Ilha! dos cinco finalistas, tinha 3 sambas muito, mas muito melhores que o vencedor. O samba das parcerias Miguel e Marquinhos Marino era o melhor deles, bonito e empolgante e mais os sambas de Ginho e Edu Ferry e Junior Nova Geração e Vinicius do Cavaco. Tinha também o samba de André de Souza e Flávio Queiroga, elimina 2 semanas antes, que também era muito melhor que o vencedor. Dizer que só sabemos que o samba é bom quando abrem os envelopes com as notas é brincadeira! Por acaso ninguém reclama das notas dos jurados? Todos sabem que o samba é ruim e já sei que não levará nenhum 10! E com samba ruim lá se vai a harmonia, evolução e bateria. Um detalhe que o site não mencionou é que um dos autores do samba vencedor, Djalma Falcão, é vice-presidente da União da Ilha. Pode isso Arnaldo?

  • Avatar
    12/10/2014 21:20:27jefferson mendesMembro SRZD desde 26/08/2009

    Ã? brincadeira,abrir mão de um samba tão bom como o samba do Marquinho mariano.Péssimo samba que a lha escolbeu.A Ilha tinha um samba maravilboso,pra tirar onda na avenida mas todos sabem ô porque abriu mão não só do melhor samba mais também de chegar forte entre as quatros canidata ao tilulo.Sou salgueirense e minha escola não teve nenhum samba bom,a Ilha teve e fez questão de jogar no lixo.Lamentável demais essa escolha!

  • Avatar
    12/10/2014 20:12:34Cláudia BauerMembro SRZD desde 19/01/2013

    Lamentável, Ilha. Que decepção. Um samba repleto de clichês e com um refrão do meio sofrível ganhou a disputa pura e simplesmente porque teve um bom desempenho na quadra. Eu tenho certeza de que vai levar lapada. Ã? por isso que eu falo sempre, a Beija Flor pode ter todos os defeitos do mundo, mas quando o assunto é escolha de samba ela é impecável. E a Ilha vai vir entre duas escolas que têm os dois melhores sambas da safra. Estou muito triste com isso.

Comentar