SRZD


12/10/2014 15h49

Semifinal da Mocidade: quatro sambas vão disputar para ser o hino de 2015
Redação SRZD*

A Mocidade Independente de Padre no Miguel realizou, na madrugada deste domingo, a semifinal de samba-enredo para o Carnaval de 2015. Entre os sete sambas que disputaram, quatro foram para final, que acontece no dia 18 de outubro. As parcerias eliminadas foram a de Domeniel e cia (samba 1), Zé Glória e cia (samba 4), e a de Dudu Nobre e cia (samba 9).

As parcerias que vão para a grande final são:

- Samba 6: Beto Correa, Edjaime Lucas, Tânio Mendonça, J. Trivella, Rogerinho, Biral, Leco, Tunicão, Cristiano Plácido, Vagner Moraes, Nelson Galão, Zé Márcio e Reinaldo

- Samba 24: Ricardo Mendonça, Tio Bira, Anderson Viana e Lúcio Naval

- Samba 38: Paulinho Mocidade, Marcelo do Rap, Rafael Lima, Jorge Maia, Elton Guerreiro, Rodrigo Barbosa, Ricardo Prefeito e Sérgio Alan

- Samba 41: Wander Pires, Luis Caprici, Agnaldo, Maurício e Lero Poeta Pires

Parcerias na semifinal da Mocidade. Fotos: SRZD - Eloisa Anacleto

O carnavalesco Paulo Barros prepara o enredo "Se o mundo fosse acabar, me diz o que você faria se só lhe restasse um dia?", e vai tentar fazer com que a verde e branca de Padre Miguel conquiste o sexto título da sua história.

Foto: SRZD - Eloisa Anacleto

A semifinal da Mocidade teve duas grandes surpresas na noite, a primeira foi o reconhecimento do trabalho realizado pela Tia Nilda, coordenadora da ala das baianas, que recebeu a medalha Pedro Ernesto, como destaque da sociedade, concedida pela Prefeitura do Rio.

A segunda foi a reapresentação do segundo casal mestre-sala e porta-bandeira, Raphael Nascimento e Marcela Tavares, que foram recebidos pelo primeiro casal mestre-sala e porta-bandeira, Lucinha Nobre e Diogo Jesus.

Casais de mestre-sala e porta-bandeira da Mocidade. Fotos: SRZD - Eloisa Anacleto

A verde e branca de Padre Miguel recebeu integrantes de 5 escolas de São Paulo: Tom Maior, Rosa de Ouro, Tatuapé, Vai-Vai e Camisa Verde, que acompanharam a preparação da semifinal.

Integrantes comentam sobre a disputa na Mocidade

O diretor de Harmonia Rômulo Ramos falou sobre a fase atual da verde e branca de Padre Miguel. "Nós nos propomos a fazer um trabalho disciplinado, obedecendo a organização e se espera sempre o melhor, o carnaval romântico e amador de outros tempos, não existe mais. O carnaval de hoje é profissional e se você não se organizar vai ficaar pra trás e perde espaço. Desejo em 2015 ser campeão junto com a mocidade, leva-la a ganhar mais um título da sua história". Ele ressaltou as mudanças que aconteceram na escola: "Doa a quem doer, Paulo Barros é nosso carnavalesco, trazendo uma artista do tamanho da Claudia leite para ser madrinha da nossa bateria. Toda escola tem o seu momento e tem o seu lugar, e hoje é o momento da Mocidade. O público espera a Mocidade na Avenida, todo mundo está querendo ver a mocidade, que vem para brigar pelo título no carnaval de 2015".

Beto Correa, autor do samba 6, falou sobre o avanço de sua parceria à final da disputa. "Merecemos ser escolhidos, pois a composição é alegre e está de acordo com o que o carnavalesco pediu, na ousadia de brincar o carnaval, se fosse o último e o mundo fosse acabar , então que acabe em samba na Mocidade!"

Dudu Nobre, que defendeu o samba 9, falou sobre sua parceria e sobre o samba-enredo nos dias atuais. "Na minha parceria há humildade e quando se faz um samba se faz pensando na Avenida e na nota, não há mais lugar para rimas pobres como Mocidade rima com felicidade, Padre Miguel e céu, ou o 'tudo bem, Vila Vintém'. O samba-enredo se modernizou e temos que ter essa preocupação, com a melodia e um samba cadenciado. E, o carnaval que a Mocidade quer fazer é um para ser campeã de 2015".

Paulinho Mocidade, um dos compositores e intérpretes do samba 38, defendeu a obra de sua parceria e destacou os pontos positivos dela. "Nosso samba tem letra boa e melodia maravilhosa, estamos com a consciência limpa, pois fizemos um grande samba, a nossa escola fará um belíssimo desfile a Sapucaí vai ver".

Pixulé e Nego Martins, intérpretes do samba de Domenil e cia, mostraram-se confiantes no samba que representaram. Domenil, um dos autores do samba 1, disse que o samba que desenvolveram tem a característica da escola, o andamento, o compasso certo. "É cara da escola. Desejo que a Mocidade seja campeã com este enredo".

Confira a apresentação dos sambas na semifinal da Mocidade:

Parceria de Dudu Nobre e cia

Parceria de Zé Glória e cia

Parceria de Beto Correa e cia

Parceria de Tio Bira e cia

Parceria de Paulinho Mocidade e cia

Parceria de Wander Pires e cia

Parceria de Domenil e cia

*Eloisa Anacleto - Colaboradora do SRZD

Já curtiu a página do SRZD-Carnaval no Facebook?


Veja mais sobre:MocidadeCarnaval 2015

Comentários
  • Avatar
    15/10/2014 20:40:49Cláudia BauerMembro SRZD desde 19/01/2013

    E pra completar, Márcio, vou publicar aqui o que eu disse para um independente (e com justificativa): "Leonardo, em primeiro lugar, preste atenção na melodia do samba da Tijuca de 2010. Ã? uma melodia linear, o samba não cai de rendimento. Ã? uma melodia dinâmica, tem a possibilidade de realização de várias coreografias. Esse foi o segredo (sem trocadilho rs) do desfile da Tijuca em 2010 para ganhar o campeonato. Agora voltando ao presente, preste bastante atenção apenas na melodia do samba do Wander. Não ligue para a letra. Ã? uma melodia impecável. Uma melodia igualmente dinâmica, que dá igualmente a possibilidade de várias coreografias sincronizadas como foi na Tijuca em 2010. A diferença é que a melodia desse samba está adaptada à nossa realidade. Veja uma coisa: naquela parte do samba que diz assim "pode olhar, não quero saber". Você não prevê uma bomba aí? Não é o samba pelo samba, é um conjunto de fatores, gente. Letra se muda, no samba da Tijuca de 2010 a diretoria mudou 4 linhas do samba. Não mudou melodia, só mudou letra. E a melodia desse samba não há porque mudar, apenas a letra. O samba do Mendonça, além de precisar mexer a letra como é o caso do Wander, precisa mexer a melodia, pois tem várias partes que cai de rendimento. Por isso que eu fico com o samba do Wander. E digo mais: sabendo mexer na letra, vai ser um dos melhores sambas do ano. Você pode crer nisso".

  • Avatar
    15/10/2014 20:13:23Cláudia BauerMembro SRZD desde 19/01/2013

    Ã?, Márcio, não frequento a quadra pois não sou do Rio de Janeiro. Mas tenho senso crítico suficiente para ver que esse samba com a melodia que tem com certeza vai nos tirar preciosos décimos. E se por acaso a comunidade abraçou esse "samba", eu só lamento. Pois o samba de 2010, que tem o estilo de melodia muito parecida com esse do Ricardo, também foi abraçado pela comunidade. O resto todos sabem o que aconteceu: uma enxurrada de 9,6. Agora para deixá-lo perfeito, com certeza a nossa diretoria teria que mexer tanto na letra como na melodia. Ah, Márcio, e não se esqueça de uma coisa: nosso carnavalesco é o PAULO BARROS. A característica principal dele é aliar coreografias com samba, lembra disso? Me diga, quais as possibilidades de coreografia dinâmicas que esse samba (do jeito que está, não se esqueça) proporciona? Veja o samba do Wander, eu posso enumerar aqui vários trechos. Não é o samba pelo samba, é um conjunto de fatores. A parceria do Ricardo teve tempo de arrumar, e seria necessário tanto na letra como na melodia. Chegou na final sim, por conta da falta de sambas melhores e também por causa de uma torcida grande. A parceria teve esse mérito. Aceito eles chegarem na final, mas ganhar? Não, de jeito nenhum.

  • Avatar
    15/10/2014 17:53:20Amor verde e brancoMembro SRZD desde 17/01/2012

    Eu participalmente estou torcendo pelo samba do Ricardo e cia.Esse samba quando escutei pela primeira vez , eu logo percebi que iria para a final.Um samba bem diferente , que realmente agradou a nossa comunidade.Digo que é um samba que traz uma grande emoção, aflição em certas partes e um trecho onde o povão pode se acabar e dizer a sua origem.Parabéns pelo grande samba.

  • Avatar
    15/10/2014 15:15:53MarcioMembro SRZD desde 15/10/2014

    meu comentario é uma resposta a sra Cláudia Bauer, quem é vc ? desfila pela escola? é da comunidade? entende de samba? se não gosta do samba que 99% da comunidade abraçou, apoie o seu samba preferido e respeite os compositores e toda a comunidade padre miguel, pq todos nós queremos esse samba chamado de axé por vc, quem é você? nunca vi na quadra, não faz parte da comunidade nem dos segmentos, então querida, vai lavar uma louça e deixa o samba para quem vive dele!

  • Avatar
    14/10/2014 13:02:58Cláudia BauerMembro SRZD desde 19/01/2013

    Eu só espero que não escolham o samba do Ricardo Mendonça. Até porque eu não ia aguentar ouvir esse projeto de axé music como trilha sonora da minha escola. Ele ir pra final eu até aceito, mas ganhar de jeito nenhum.

  • Avatar
    13/10/2014 22:58:04Alex RuizMembro SRZD desde 10/09/2014

    Paulo Felipe e Almir da Silva, concordo com vocês. Eu escutei todos os sambas e destes que estão na final, o melhor de todos é do Ricardo Mendonça. O samba do Dudu nobre depois da repaginada melhorou bastante e merecia ir para a final. Não estou dizendo que seria o vencedor, mas merecia estar na final sim. O Paulinho Mocidade deveria ter tido uma inspiração como a de 1992 e fazer um samba melhor, porque capacidade ele tem, mas este samba para 2015, esta mais para "pare e pense" do que para "sonhar não custa nada". O Samba do Wander Pires que ele fez para ser samba de quadra foi muito melhor que este samba para o carnaval e o samba 6, que me desculpem os autores, mas está horroroso! Se este samba ganhar, vai ser ridículo!

  • Avatar
    13/10/2014 20:57:16Ítalo SilvaMembro SRZD desde 02/07/2014

    POXA! TRISTE ZÃ? GLORIA CAIU.... AGORA ME RESTA RICARDO OU PAULINHO DA MOCIDADE .....

  • Avatar
    13/10/2014 19:31:27Isaías FilhoMembro SRZD desde 15/12/2011

    Como torcedor e amante da Mocidade, confesso que a safra apesar de uma quantidade gigantescas de samba, confesso que eu esperava mais das composições, poucas foram as que sobressaíram bem. Destacando os sambas que vão afinal: Samba 6 â?? Não realça com a proposta do enredo ao meu ver. Samba 24 â?? Que passagem belíssima desse trecho inicial. Muito Bom esse samba, e adoro esse Ã? DE ENLOUQUECER AMOR......adoro. VER TUDO RUIR, A TERRA TREMER! O CHÃ?O SE ABRINDO AOS SEUS PÃ?S A PROFECIA VAI ACONTECER! VEM... Ã? O JUÍZO FINAL! VIVA... O AMANHÃ? NÃ?O VEM MAIS! Samba 38 â?? De fato um bom samba, mais em algumas frases não vi concordância. Samba 41 â?? Particularmente esse samba é um pouco incoerente para uma proposta de enredo.

  • Avatar
    13/10/2014 19:30:27Isaías FilhoMembro SRZD desde 15/12/2011

    Como torcedor e amante da Mocidade, confesso que a safra apesar de uma quantidade gigantescas de samba, confesso que eu esperava mais das composições, poucas foram as que sobressaíram bem. Destacando os sambas que vão afinal: Samba 6 â?? Não realça com a proposta do enredo ao meu ver. Samba 24 â?? Que passagem belíssima desse trecho inicial. Muito Bom esse samba, e adoro esse Ã? DE ENLOUQUECER AMOR......adoro. VER TUDO RUIR, A TERRA TREMER! O CHÃ?O SE ABRINDO AOS SEUS PÃ?S A PROFECIA VAI ACONTECER! VEM... Ã? O JUÍZO FINAL! VIVA... O AMANHÃ? NÃ?O VEM MAIS! Samba 38 â?? De fato um bom samba, mais em algumas frases não vi concordância. Samba 41 â?? Particularmente esse samba é um pouco incoerente para uma proposta de enredo.

  • Avatar
    13/10/2014 18:35:05Paulo JúniorMembro SRZD desde 11/08/2013

    Tem q ser o samba do Tio Bira e Cia é um samba tão empolgante,tão a cara da Mocidade, uma das 3 escolas q vão brigar pra ser campeãs !!!!!!!

  • Avatar
    13/10/2014 16:13:46Paulo Felipe Cardoso CorreaMembro SRZD desde 23/09/2014

    Amigos respeito a opinião do todos, eu particularmente estive na quadra e não gostei do samba do Wander Pires, muito melódico e a impressão de não contagiar o público na Sápucai. Quanto ao samba do Paulinho Mocidade, realmente é um samba alegre e que vem subindo de produção, mas chamo a atenção dos senhores da letra da música, pois ela não retrata uma pergunta ao público como é a canção do Paulinho Moska e como quer nosso carnavalesco, a letra diz oque o compositor do samba vai fazer se só lhe restasse um dia. Por isso e repeitando a opnião dos senhores e senhoras eu prefiro e torço para o Samba do Ricardo Mendonça.... muito bom e animado samba.

  • Avatar
    13/10/2014 16:13:43Paulo Felipe Cardoso CorreaMembro SRZD desde 23/09/2014

    Amigos respeito a opinião do todos, eu particularmente estive na quadra e não gostei do samba do Wander Pires, muito melódico e a impressão de não contagiar o público na Sápucai. Quanto ao samba do Paulinho Mocidade, realmente é um samba alegre e que vem subindo de produção, mas chamo a atenção dos senhores da letra da música, pois ela não retrata uma pergunta ao público como é a canção do Paulinho Moska e como quer nosso carnavalesco, a letra diz oque o compositor do samba vai fazer se só lhe restasse um dia. Por isso e repeitando a opnião dos senhores e senhoras eu prefiro e torço para o Samba do Ricardo Mendonça.... muito bom e animado samba.

  • Avatar
    13/10/2014 16:13:39Paulo Felipe Cardoso CorreaMembro SRZD desde 23/09/2014

    Amigos respeito a opinião do todos, eu particularmente estive na quadra e não gostei do samba do Wander Pires, muito melódico e a impressão de não contagiar o público na Sápucai. Quanto ao samba do Paulinho Mocidade, realmente é um samba alegre e que vem subindo de produção, mas chamo a atenção dos senhores da letra da música, pois ela não retrata uma pergunta ao público como é a canção do Paulinho Moska e como quer nosso carnavalesco, a letra diz oque o compositor do samba vai fazer se só lhe restasse um dia. Por isso e repeitando a opnião dos senhores e senhoras eu prefiro e torço para o Samba do Ricardo Mendonça.... muito bom e animado samba.

  • Avatar
    13/10/2014 16:08:45Almir da Silva LimaMembro SRZD desde 11/10/2011

    Sem incomodar-me com o despeito do independente que fala em `blá blá blá´, sobre a final da Mocidade digo o seguinte. Mais que crítico, sou opositor da filosofia político-administrativa comandada pelo patrono da agremiação. Ao mesmo tempo, nutro grande respeito pela Escola e por sua Comunidade. Não é surpresa nem que a final vá ocorrer com excessivos quatro sambas nem que o da parceria liderada pelo compositor Zé Glória que era o meu preferido tenha sido eliminado. Por isto o MEU PREFERIDO VOLTA SER A PARCERIA LIDERADA POR RICARDO MENDONÃ?A. Agora, informo o seguinte. Não houve proposta de mudança do quadro de julgadores da LIESA no debate realizado por outro site com especialistas do meio sobre o julgamento do quesito samba-enredo. O mesmo ocorreu em relação ao sistema-concurso de escolha de samba-enredo em quadra feito pelas agremiações. Como a presidência da LIESA afirmou à imprensa que no Carnaval 2014 houve discrepâncias nas notas dos julgadores e que cogita muda-los para o Carnaval 2015. Não serei repetitivo em dizer por onde passam as mudanças no órgão. Serei propositivo em termos de mudança do citado sistema-concurso. Por tudo que foi falado no citado debate com especialistas do mundo samba, na prática oque ficou público & notório é que em função da profissionalização cada vez maior das agremiações, tornou-se inaceitável que não haja transparência no mencionado sistema-concurso. Em outras palavras à medida que os sambas concorrentes vão sofrendo cortes ou sendo eliminado isto deve se tornar público. Ou seja, devem ser apresentadas justificativas sucintas dos cortes ou das eliminações para os compositores das parcerias, para a assistência em quadra e para a imprensa. Tudo, em nome da transparência objetivando não deixar dúvida sobre a ética no sistema-concurso. Saudações carnavalescas, Almir de Macaé.

  • Avatar
    13/10/2014 14:45:11and.ergMembro SRZD desde 14/11/2012

    QUEM FOR A FINAL E PRESENCIAR AO VIVO O SAMBA DO RICARDO E CIA VERÁ QUE VEM AI O HINO DA MOCIDADE 2015. SEM BLÁ, BLÁ,BLÁ DE DE TORCEDORES QUE NÃ?O FREQUENTAM A QUADRA E SENTE NA VEIA A EMOÃ?Ã?O DO MUNDO SAMBA !! INVADE SE JOGA NA FELICIDADE !!

Comentar