SRZD


16/10/2014 10h57

Alterações Gustativas ou Mau Hálito?
Beatriz Alhanati*

As alterações ou disfunções gustativas (gosto ruim na boca) são muito comuns e em muitos casos são percebidas como halitose (mau hálito) e por isso é importante falarmos um pouquinho sobre elas.

- Saúde bucal e qualidade de vida

Normalmente, as pessoas que apresentam essas alterações se queixam de sentir um gosto muito ruim e juram que estão com o hálito alterado o que geralmente não está acontecendo. Como saber se seu hálito está ruim realmente? é só perguntar para alguém com quem tenha intimidade e confirmar que o hálito não está alterado. Estas alterações, da mesma forma que a halitose, precisam ser tratadas pois também prejudicam muito a qualidade de vida de quem tem.

Foto: Divulgação

Normalmente, as pessoas que apresentam essas alterações se queixam de sentir um gosto muito ruim e juram que estão com o hálito alterado o que geralmente não está acontecendo. Como saber se seu hálito está ruim realmente? É só perguntar para alguém com quem tenha intimidade e confirmar que o hálito não está alterado. Estas alterações, da mesma forma que a halitose, precisam ser tratadas pois também prejudicam muito a qualidade de vida de quem tem.

É comum quem tem este problema reclamar de boca seca e por isso sentirem uma necessidade grande de beber água, assim como de ficar mascando chiclete o tempo todo. O emocional também se encontra bem abalado e deprimido pois ficam tão preocupados em poder estar com mau hálito que costumam reparar em qualquer gesto ou reação de quem está por perto.

É isso mesmo, se alguém passar a mão no nariz, quem tem a alteração, vai achar que o outro está fazendo isso porque está sentindo o hálito "forte" que sai da sua boca.

Bem, estas alterações gustativas e ou olfativas podem ainda ser um sinal precoce de alguma doença neurológica como o Parkinson, a Esquizofrenia e o Alzheimer.

Não deixe de averiguar as causas dessa alteração com um profissional cadastrado na Abha, caso sinta que tem algo errado com seu paladar e você não confirma a halitose, ok?

Prevenir é sempre melhor por isso vamos tratar e se livrar desse problema.

Leia também:

- Mau hálito não escolhe idade

- Mau hálito tem tratamento

*periodontista em colaboração voluntária ao SRZD

Curta a página do SRZD no Facebook:


Comentários
Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.