SRZD


18/10/2014 06h06

'Sou carioca, sou de Madureira': samba de Noca conquista a Portela
Luana Freitas*

Foi com clima de festa, agitação e confiança que a Portela definiu o samba da parceria de Noca, Celso Lopes, Charlles André, Vinicius Ferreira e Xandt Azevedo, como o hino do enredo "ImaginaRIO, 450 janeiros de Uma Cidade Surreal", desenvolvido pelo carnavalesco Alexandre Louzada. Noca da Portela é mais um blogueiro do SRZD a vencer disputa de samba para o Carnaval 2015. 

- Vídeo: apresentação das parcerias na final da Portela

- Clique aqui e ouça o samba da Portela para 2015

- Saiba tudo sobre o Carnaval 2015

Parceria de Noca e cia. Foto: SRZD - Wellington Andrade

A noite começou com apresentação de grupo de pagode, e a quadra encheu por volta de 0h, com os foliões ansiosos para a apresentação das parcerias e a grande decisão da escola pelo hino que a azul e branca levará para a Avenida em 2015. Por volta de 1h30, as portas da quadra foram fechadas temporariamente devido à superlotação, e, ainda assim, uma fila de torcedores aguardavam do lado de fora para entrar. Oswaldo Cruz e Madureira em peso na quadra da azul e branca para acompanhar uma das noites mais esperadas antes do desfile.

O relógio já marcava 2h quando a bateria, comandada pelo mestre Nilo Sérgio, começou a agitar os presentes, seguida da tradicional apresentação dos segmentos.

Fotos: SRZD - Adriana Vieira

Toda diretoria da agremiação subiu no palco enquanto a bateria se apresentava. O primeiro a ter a palavra, Serginho Procópio passou muita confiança com o samba escolhido e pediu que os presentes cantassem e participassemm da festa de forma ordeira.

"Não tenho dúvida nenhuma que o nosso Carnaval começa a partir do momento que escolhermos nosso hino. Sem dúvida nenhuma, vai ser escolhido o melhor samba. Vamos começar a ganhar hoje. Todos nós estaremos saindo vitoriosos da quadra para a Sapucaí. Vamos cantar, torcer, mas ordeiramente. Vamos ter respeito ao próximo e que vença o melhor", disse.

O vice-presidente Marcos Falcon agradeceu a todos os presentes, torcedores, imprensa, Liesa, e segmentos da escola, destacando a importância de todos para a Portela.

Fotos: SRZD - Adriana Vieira

Ao final do discurso, o locutor anunciou a presença surpresa do cantor Carlinhos Brown, muito aplaudido pelos presentes. Ele fez discurso, cantou, vibrou, pediu abraço coletivo e protagonizou um dos momentos mais vibrantes da grande final da escola. "Aqui deu frutos, a semente que a Velha Guarda plantou.
Nós somos o manto azul e branco da Portela", disse, arrancando aplausos dos torcedores. Após descerdo palco, ele andou pela quadra, sentindo o calor dos portelenses.

Fotos: SRZD - Adriana Vieira

A apresentação das parcerias começou pouco depois de 3h, e o hino oficial foi conhecido às 6h05. No momento do anúncio, com a diretoria e integrantes reunidos no palco, Falcon disse que o samba vencedor seria anunciado pela comunidade, que, em seguida, começou a cantar o refrão da obra de Noca: "Sou carioca, sou de Madureira. A Tabajara levanta poeira...". A quadra foi tomada por muita emoção e festejo, que só terminoi perto de 7h.

Fotos: SRZD - Wellington Andrade

As parcerias se apresentaram nesta ordem:

- Toninho Nascimento, Luiz Carlos Máximo, Marquinhos de Oswaldo Cruz, Neyzinho do Cavaco e Flávio Viana
- Noca da Portela, Celso Lopes, Charles André, Vinícius GFerreira e Xande Azevedo
- André do Posto 7, Flávio Bororó e Jorge Batuke

Quadra da Portela na final. Foto: SRZD - Adriana Vieira

Parcerias falam sobre a disputa na grande final

Marquinhos de Oswaldo Cruz: "Esse samba cresceu bastante na quadra e eu acho que ganhou o público em geral. Não adiantava fazer uma letra de muito fácil entendimento porque a proposta foi seguir aquilo se pedia, que era o surrealismo e metáfora desejado pelo enredo. Saio satisfeito desta apresentação."

Parceria de Toninho Nascimento e cia. Foto: SRZD - Wellington Andrade

Noca da Portela: "É a décima quinta final que eu chego e no momento especial que a Portela vive, de união. Creio que esse ano vamos conquistar o título que está distante há 44 anos. Vamos trazer o título para Madureira e nosso enredo é um dos melhores do ano. Agradeço a família portelense por tudo o que tem feito pela escola. (...) Minhas expectativas foram superadas e esse samba foi feito com muito carinho e vai apaixonar a todos. Acredito que com ele vamos trazer novamente o título para Madureira. Essa parceria foi feita por diferentes gerações, com compositores de idades distantes, é uma mistura infalível. Essa emoção que vimos aqui com certeza vai se repetir na Avenida. Estou muito feliz."

Parceria de Noca e cia. Foto: SRZD - Wellington Andrade

Jorge do Batuke: "É a minha primeira final de samba que participo e acho que nos apresentamos bem, apesar de não ter gostado do começo da nossa apresentação porque o andamento não ficou bom, mas fomos retomando aos poucos com a ajuda da torcida, que nos apoiou bastante. Começamos de forma regular mas já na terceira passada do samba nosso ritmo ficou empolgante."

Parceria de Jorge do Batuke e cia. Foto: SRZD - Wellington Andrade

Integrantes da Portela falam sobre a noite decisiva na escola

O presidente da Portela, Serginho Procópio, falou ao SRZD-Carnaval sobre a última eliminatória do concurso de samba-enredo da escola rumo a 2015. Ele elogiou os três sambas finalistas e revelou uma novidade.

"Chegamos à final com três grandes sambas que podem representar muito bem o enredo da escola. E confiamos muito na comissão julgadora, que vão com certeza escolher o melhor. E nessa disputa, teremos uma novidade, a imprensa  está sempre junto e nos apoiando, também poderá dar o seu voto para nos ajudar nesse momento."  

Serginho Procópio. Foto: SRZD - Wellington Andrade

Um dos diretores das 28 alas da comunidade da azul e branca de Oswaldo Cruz e Madureira, Sérvolo Jorge conversou com o SRZD-Carnaval e disse que a comunidade participou intensamente dessa etapa e a Portela está pronta para ganhar o Carnaval.

"Temos três grandes obras e qualquer uma que ganhe, com certeza, vai representar bem a escola, que escolheu um enredo maravilhoso falando de nosso Rio de Janeiro. Hoje teremos a nossa comunidade em peso, pois a direção da escola liberou a entrada para quem tem carteirinha. Tudo está devidamente organizado para esse grande evento", ressaltou.

O diretor adiantou que neste sábado, dia 18, a partir das 13h, haverá ensaio de canto na quadra da agremiação, onde também será entregue a carteira. Na -feira, dia 20, às 18 horas, serão entregues as camisas e, na terça-feira, dia 21, haverá o ensaio na Cidade do Samba a partir das 15 horas, para a gravação do CD. O ensaio geral de quadra deverá ter início no próximo dia 29 de outubro.

O diretor de Harmonia Leandro Germano, que com Washington Jorge e Jorge Pitanga, comandam a ala, revelou ao SRZD-Carnaval que a escola está pronta para a grande final. Segundo ele, cada parceria fará apresentação de seu samba com duas passadas sem bateria, seis com bateria, duas só com o canto da torcida e finalizando com mais seis com a Tabajara, totalizando cerca de 35 minutos.

"Já fizemos o sorteio de apresentação. Vamos iniciar com a apresentação da bateria por volta de meia noite e trinta. As apresentações começarão 1h30 de domingo, subindo ao palco a parceria de Tuninho Nascimento, Luiz Carlos Máximo, Flavio Viana, Marquinhos de Oswaldo Cruz e Neyzinho do Cavaco, seguido de Noca da Portela, Celso Lopes. Charles André, Vinicius Ferreira e Xandy Azevedo e André do Posto 7, Jorge Batuke e Flávio Bororó."

Cecília Rabello, musa da escola e filha de Paulinho da Viola, disse ao SRZD-Carnaval que a Portela vai "ousar" no desfile de 2015 e revelou que as musas não vão desfilar no chão.

"Eu estou fazendo parte do júri deste ano e como todos os anos, os sambas são muito bons e temos uma dificuldade muito grande em escolher por isso. Mas o júri é sério e desta vez a orientação do presidente é que seja escolhido o que o portelense quer. (...)  A Portela vai fazer um desfile ousado. Todas as musas vão desfilar em carros, e não no chão. O que sei no momento é que vou representar um personagem e já me disseram que vou gostar muito."

Cecília Rabello. Foto: SRZD - Luana Freitas

A Portela recebeu a ala de Harmonia da coirmã Mocidade Independente de Padre Miguel em sua quadra. O SRZD-Carnaval conversou com o diretor Milton Goes, que falou da emoção de estar na quadra da azul e branco de Madureira. Ele aproveitou para dizer que a Mocidade está pronta para realizar a grande final no sábado, dia 18.

"Nossa expectativa é grande porque temos quatro lindos sambas e qualquer um que vença a disputa, vai levar a Mocidade ao campeonato. Estamos trabalhando para buscarmos o título. A escolha do samba será feita pelo presidente Rogério Andrade, direção de carnaval, carnavalesco e diretores de alguns segmentos. A ordem das apresentações será feita no dia, bem como as passadas de cada samba. Assim que escolhermos o samba, iremos realizar nossos ensaios as quarta-feiras. Com relação ao barracão, nossos trabalhos estão bem adiantados e fluindo dentro da normalidade. Vamos apeesentar um grande carnaval em 2015", declarou.

Harmonia da Mocidade na Portela. Foto: SRZD - Adriana Vieira

O intérprete Wantuir, que comanda o carro de som da escola pelo segundo ano consecutivo, falou ao SRZD-Carnaval sobre a qualidade dos sambas da escola e o que espera da obra escolhida.

"Nos últimos três anos a Portela vem escolhendo sambas que conseguem os 40 pontos na Avenida e agora o que esperamos é repetir esse feito com a escolha do samba hoje. Eu já tenho o meu samba definido, mas precisamos aguardar o resultado que é escolhido em conjunto com os segmentos da escola", disse.

Wantuir. Foto: SRZD - Wellington Andrade

O carnavalesco Milton Cunha, que prestigiou a grande final de samba, falou sobre o novo momento da escola, com a nova administração, liderada por Serginho Procópio.

"A Portela está renovada, e apesar de um enredo muito moderno, o que me surpreende é ver uma escola que está mudando mas sem esquecer as suas tradições como a velha-guarda, Tia Surica e tudo mais. Antes, víamos uma escola triste, mas agora estamos vendo uma escola feliz, alegre, com vida, e eu gosto muito disso."

O mestre de bateria da Portela, Nilo Sérgio, falou sobre os sambas finalistas na escola e destacou que a agremiação "promete" no próximo desfile.

"Qualquer um dos três sambas escolhidos será com certeza um dos melhores do ano na Avenida. Preparei para essa final três bossas e 1 delas se encaixou perfeitamente aos três concorrentes. Será uma final bem disputada, e o público vai se surpreender com o desfile da Portela em 2015."

Mestre Nilo Sérgio. Foto: SRZD - Adriana Vieira

O SRZD-Carnaval também conversou com o diretor de Carnaval da Portela, Luiz Carlos Bruno, que detalhou a apresentação das parcerias na noite da final.

"Os trabalhos estão bem adiantados e a Portela vai fazer um belo carnaval. Os compositotes tiveram acesso a tudo que precisava ser dito com relação ao enredo. As parcerias terão de 35 a 40 minutos para se apresentarem, sendo duas passadas sem bateria, seis com bateria, mais duas sem, fechando mais seis com a Tabajara. Acho que as pessoas vão brigar para tirar o título da Portela", ressaltou.

Luiz Carlos Bruno. Foto: SRZD - Adriana Vieira

Títulos conquistados pelos compositores  finalistas na Portela

Em número de campeonatos em disputas de samba na escola, Noca é o que mais acumula vitórias. Ele participou das parcerias das obras de 1976, 1985, 1995, 1998, 1999 e 2005. O compositor é o segundo maior vencedor dos concursos da agremiação de Oswaldo Cruz e Madureira, com uma vitória a menos que Davi Corrêa. Outra parceira vitoriosa em disputas anteriores reúne Luiz Carlos Máximo (2009, 2011, 2012, 2013 e 2014) e Toninho Nascimento, que esteve ao lado de Máximo nos últimos três anos. A composição dos dois ainda conta, este ano, com a participação de Marquinhos de Oswaldo Cruz, que assinou o samba de 2006. A terceira parceria finalista tem, entre os autores, André do Posto 7, que venceu em 2012 e 2013 e Flávio Bororó, um dos autores do samba que a escola cantou no Carnaval de 2001.

Fotos: SRZD - Adriana Vieira

Saiba mais sobre a final de samba da Portela:

- Imprensa teve direito de voto na final da Portela

- Mestre Nilo Sérgio: 'Público vai se surpreender com desfile da Portela'

- De surpresa, Carlinhos Brown acompanha final da Portela e pede abraço coletivo na quadra

*Adriana Vieira e Wellington Andrade - Colaboradores do SRZD

Já curtiu a página do SRZD-Carnaval no Facebook?

 



Comentários
  • Avatar
    20/10/2014 14:58:24tucaMembro SRZD desde 11/08/2014

    Não é um samba obra prima...rico em versos e proza ..talvez nem seja samba bom para jurado julgar...mas é um samba fácil,com uma energia incrível,escolhido arrabatadoramente pela quadra da escola...um samba perfeito leve,brincalhão para uma escola que vai ser a segunda a desfilar...um horário que parece que as pessoas ainda estão na social...como se o melhor ainda estivesse para vir...( as melhores desfilam a partir da terceira...) aí que entre um samba desses...que dá vontade de todo mundo cantar e vibrar...se esse samba pegar na av...ninguém segura essa escola! SOU CARIOCA SOU DE MADUREIRA!!!!!

  • Avatar
    20/10/2014 10:06:53RICARDINHO DA PORTELAMembro SRZD desde 28/02/2013

    nunca vi a quadra da portela tão apoteótica. que samba lindo . nossa, sei nem o que dizer. o samba é de uma beleza, e a cada ano que se passa, a portela se supera em matéria de sambas. estamos dando sorte todos os anos em samba enredo. e pelo que vejo, portela, vem mesmo com tudo. parabéns a todos os portelenses.

  • Avatar
    19/10/2014 20:25:35GeanMembro SRZD desde 22/02/2016

    Hoje é o 1º dia do horário de verão. O último dia do horário de verão, será o desfile das Campeãs, com a Portela Campeã.

  • Avatar
    19/10/2014 18:30:03Gladisnei dos Santos SoaresMembro SRZD desde 26/11/2013

    Uma vitória absolutamente arrebatadora, depois que um autêntico furacão de vozes berrando o contagiante samba passou pela quadra da Portela. No momento de anunciar, Falcon foi taxativo. - Não preciso dizer o samba vencedor, deixo com a nação portelense. Foi a deixa para uma catarse de emoções. Wantuir entoou os versos da obra ao lado de Wander Pires, o intérprete do samba na fase eliminatória. (site carnavalesco)

  • Avatar
    19/10/2014 10:35:41Almir da Silva LimaMembro SRZD desde 11/10/2011

    Conforme tinha anunciado e diferentemente do dia 18/10/2013 quando só consegui chegar à quadra por volta da meia-noite, neste 17/10/2014 cheguei por volta das 22 horas. A bilheteria e os portões ainda nem tinham sido abertos. Só fui embora depois das sete horas da manhã de 18/10/2014 quando a bateria-orquestra Tabajara do Samba voltou à quadra depois de se apresentar junto com a massa, os casais de mestres salas e portas bandeiras, Wantuir e os demais intérpretes cantando o ´hino oficial 2015 da Portela. Não consegui me apresentar e conhecer pessoalmente Quinha da Portela e o tio avô dele mestre Caixa D´Água. O pessoal da Harmonia me disse que o Quinha depois que deixou a diretoria tem ido pouco à quadra. Depois, se o Quinha e mestre Caixa D´Água apareceram, não foi mais possível localizá-los por causa da superlotação da quadra. Ficará para uma próxima e brevíssima oportunidade. Bem, mais uma vez eu errei (rsrsrs) ao escolher o meu samba concorrente preferido (rsrsrs), o da parceria liderada pela dupla de bambas Toninho Nascimento & Luiz Carlos Máximo e apontá-lo como o que se sagraria vencedor... Rsrsrs... A vitória do samba cuja parceria é liderada pela dupla de bambas Celso Lopes & Noca da Portela é merecidíssima. O mesmo ocorreria caso o samba vencedor fosse uma das outras duas parcerias assim como se a obra eliminada na semifinal, o da parceria liderada pelos bambas mestre Caixa D´Água & Alexandre Fernandes fosse uma das excelentes e equivalentes obras musicais finalistas. Aliás, eu tenho a impressão que a maioria da torcida desta obra acabou mesmo dando apoio ao samba vencedor o da parceria liderada pelos bambas Celso Lopes & Noca da Portela. A luta pelo título continua. Saudações carnavalescas, Almir de Macaé.

  • Avatar
    18/10/2014 18:31:30GeanMembro SRZD desde 22/02/2016

    Ehhhhhhhhhhhhh Po/rraaa!!!! Noca Noca Noca... Bora Águiaaaa, a hora de voar mais alto chegou.

  • Avatar
    18/10/2014 17:02:03Gladisnei dos Santos SoaresMembro SRZD desde 26/11/2013

    ...e a vontade do povo foi respeitada, até porque era também a vontade do corpo de jurados. Lágrimas e sorrisos foram sendo multiplicados e confundidos em algo que a ciência e a filosofia nem ousam tentar entender: o samba-enredo cantado e abraçado por uma escola de samba inteira é um encontro sublime, um ato de amor, uma poesia inimitável, cujos contornos exalam magia, felicidade, algo acima da capacidade cognitiva de qualquer mortal (site tudo de samba).

  • Avatar
    18/10/2014 13:21:16Cláudia BauerMembro SRZD desde 19/01/2013

    Nada mais justo. Indiscutivelmente o melhor samba. Parabéns, Portela, rumo ao título!!!!

  • Avatar
    18/10/2014 08:06:57Gladisnei dos Santos SoaresMembro SRZD desde 26/11/2013

    O que posso dizer...simplesmente maravilhoso...saímos da quadra de alma lavada...bonito demais...de arrepiar (e olha que eu perdi meu celular lá no meio da apresentação do samba do Noca)...a comunidade portelense deu um show ao escolher o melhor samba da Portela para 2015 e não se assustem...se vier mais um estandarte de ouro para o Noca em 2015, como foi no vice campeonato da Portela (injusto) em 1995 (gosto que me enrosco). Feliz da vida,por que "?"...Sou carioca, Sou de Madureira e mais...Sou Portelense Acima de Tudo! Abraços família portelense! Avante para a Vitória!!!!

  • Avatar
    18/10/2014 06:17:45Fabiano de Vila-ForteMembro SRZD desde 15/10/2009

    Observação: cansado com a espera do resultado que saiu às 06:06 da manhã.

  • Avatar
    18/10/2014 06:16:21Fabiano de Vila-ForteMembro SRZD desde 15/10/2009

    Cansado, porém feliz com a minha escola. Obrigado, Portela!

Comentar