SRZD


20/10/2014 08h59

'Lá vem a Imperatriz!': samba de Zé Katimba e Cia leva a melhor na disputa de Ramos
Joice Hurtado e Tadeu Palrinhas*

Encerrando a maratona das finais de samba no Grupo Especial, a Imperatriz Leopoldinense elegeu neste domingo, o hino
oficial do enredo "Axé Nkenda - Um Ritual de Liberdade", tema autoral do carnavalesco Cahê Rodrigues. Em uma noite eletrizante, a escola de Ramos decidiu pelo samba da parceria composta por Zé Katimba, Marquinho Lessa, Adriano Ganso, Jorge do Finge e Aldir Senna. 

Desenvolvendo seu primeiro enredo de cunho africano, Cahê falou ao SRZD-Carnaval sobre a expectativa na escolha do enredo. "A Imperatriz tem um grande enredo e também terá um grande samba. Temos três grandes obras concorrendo e com totais condições de defender o nosso enredo na Avenida", disse o artista.

 

A quadra, lotada de celebridades e personalidades do mundo do samba, se vestiu nas cores da escola para a festa da
final. Prestigiando Cris Vianna, a rainha da Swing da Leopoldina, Viviane Araújo, colega de elenco da atriz na novela
"Império", e David Brazil, recém-coroado como rei da bateria Invocada da Grande Rio. David dividirá a coroa com Suzana
Vieira e falou sobre a experiência de desfilar à frente da bateria.

Foto: SRZD

" É muito gratificante ter mais essa função na minha escola e que eu desfilo e frequento há muito tempo. Mas confesso que a ficha ainda não caiu, Esta semana eu e Suzana vamos ver e testar alguns figurinos porque nossa fantasia tem que ter relação uma com a outra", disse o animado rei da bateria da Grande Rio, que prometeu dar show ao lado de sua partner. "Nós ainda não temos nada preparado. Nós vamos fazer o que o nosso mestre (Thiago Diogo) mandar", finalizou.

O jogador de futebol Deco, acompanhou a esposa, que é musa na escola. O craque, que também desfila na Imperatriz, falou ao SRZD-Carnaval sobre os sambas finalistas

"Irei sair sim. Minha esposa sai como musa, e acompanho ela também na escola. Só não sei aonde, em qual parte da escola eu irei. Gosto muito de Carnaval e sempre tentava acompanhar, mas agora, mais próximo, sempre que dá, eu procuro estar presente. A festa está muito bonita e s três sambas são muito bons. Acho que vai ser uma decisão bem difícil"

A atriz Adriana Lessa, que fez mistério em confirmar ou não sua presença no desfile da escola, prestigiou o amigo Cahê
Rodrigues na festa que definiu o samba de 2015.
Fotos: SRZD

Comitivas de várias escolas coirmãs prestigiaram o evento. A presidente da Mocidade Alegre, Solange Bichara, também representou a escola ao lado de mestre Sombra. Solange é amante do Carnaval carioca e, sempre que pode, marca presença nas quadras cariocas.

"Não podia deixar de vir à final da Imperatriz, que sempre faz uma festa muito bonita para saudar o samba de 2015. O Carnaval é cor, é alegria e o que podemos ver aqui hoje é a celebração de amor ao samba", disse ela.

Leonardo Bessa, Serginho do Porto e Hugo Jr. Foto: SRZD

Representando o Salgueiro, a presidente Regina Celi, além de alguns diretores da vermelho e branco, também foram conferir a festa. Serginho do Porto e Leonardo Bessa entoaram o samba de 2015 da Academia do Samba, assim comoo a comitiva da Grande Rio. Representada por mestre Thiago Diogo, David Brazil e o intérprete Emerson Dias, a tricolor caxiense também teve o hino de 2015 entoado no palco gresilense.

Foto: SRZD

Após a apresentação dos segmentos, que, embalados por Nêgo, recordaram sambas campeões da história gresilense, a Imperatriz se despediu do samba de 2014, ano em que o enredo prestou homenagem ao ex-jogador Zico, com a aapresentação dos casais de mestre-sala e porta-bandeira. Phelipe Lemos, Estandarte de Ouro em 2014, e Rafaela Teodoro, falaram ao SRZD-Carnaval sobre os preparativos de 2015.

- Rafaela Teodoro fala sobre a fantasia de 2015

"Já estamos ensaiando em um ritmo forte, pois o que queremos sempre é ajudar a escola. Prêmios são consequência do nosso trabalho, mas aqui o objetivo são os 40 pontos", disse o mestre-sala.

A disputa

Por volta da meia noite, a disputa teve início na verde, branco e dourado. Com passadas de 30 minutos, as três
parcerias finalistas fizeram apresentações dinâmicas e muito alegres. A participação das torcidas foi determinante.  Sob o olhar atento do presidente Luiz Pacheco Drumond, que acompanhou as apresentações do palco, os compositores e suas torcidas, fizeram da festa da final de sambas em Ramos, uma das mais eletrizantes do Grupo Especial. 

Primeira parceria a se apresentar, Flavinho e Cia fizeram uma apresentação correta e tinham como torcedores, alguns
integrantes da Harmonia da escola."São 34 anos vestindo a camisa da Imperatriz e uma felicidade imensa em chegar a mais uma final", disse Flavinho, que coleciona dois Estandartes de Ouro de melhor samba-enredo.

Em seguida, a parceria de Zé Katimba, favorita na disputa, assumiu o palco tendo Tinga como voz de comando. A maior
torcida da noite deu um show em sua apresentação. " Sabemos que o trabalho foi feito e com muita união desde o início. A Imperatriz merece um samba forte, porque tem um enredo forte. A sensação de ter feito o melhor que pudemos é indescritível", disse Marquinho Lessa.

Éltima parceria a se apresentar, Josimar e os compositores do samba de número 9 colocaram ainda mais fogo na disputa. Com uma apresentação aguerrida, os compositores fecharam com chave de ouro a etapa final da disputa.

Por volta das 02h30, o diretor de Carnaval Wagner Araújo reuniiu as parcerias e principais segmentos para o anúncio do samba. Wagner enalteceu a qualidade das obras que disputaram no concurso e anunciou já para a próxima terça-feira, o primeiro ensaio de canto da verde, branco e dourado, visando a gravação do CD que ocorrerá na Cidade do Samba. Ao pronunciar o nome da parceria vencedora, a quadra, em festa, cantou com Nêgo, o samba da parceria de Zé Katimba. 

Cliue aqui e ouça o samba campeão na disputa de 2015 da Imperatriz Leopoldinense

 

*Newton Sanza - Colaborador do SRZD

Veja também: 

- Acompanhe todos os detalhes da disputa de sambas da Imperatriz

- Saiba tudo sobre o Carnaval 2015



Comentários
  • Avatar
    21/10/2014 13:18:34RogérioMembro SRZD desde 26/05/2009

    Gostei do samba da Imperatriz Na minha opinião os sambas que serão destaque no CD de 2015 serão o samba do estandarte o da Beija-flor depois Viradouro, Vila isabel, Portela e Imperatriz, um pouco mais abaixo Mangueira, São Clemente, Grande Rio, mais abaixo Tijuca, Ilha, Mocidade e Salgueiro em ultimo.

  • Avatar
    20/10/2014 21:16:48Sidney GuidaMembro SRZD desde 21/06/2012

    Perfeito, harmonioso e de fácil leitura para um samba afro, sambaço da Imperatriz... Parabéns a ala de compositores da escola que nos presenteia com mais um belo hino no carnaval do RJ!!!

  • Avatar
    20/10/2014 20:58:53Oswaldo Fernandes FilhoMembro SRZD desde 09/04/2009

    NA MINHA HUMILDE OPINIÃ?O, ESTE VAI SER O SAMBA DO CARNAVAL 2015. MARAVILHOSO.

  • Avatar
    20/10/2014 18:26:43GeanMembro SRZD desde 22/02/2016

    Parabéns Imperatriz!!!! Assim como Portela e Beija-Flor, fez a escolha certa. E é dessas 3 escolas os 3 melhores Sambas de 2015.

Comentar