SRZD


21/10/2014 11h42

Beija-Flor mostra canto forte durante gravação do samba oficial para o CD de 2015
Redação SRZD*

A escola de Nilópolis levou à Cidade do Samba um grande número de componentes para a gravação do samba para o CD do Carnaval 2015. Mais de 200 pessoas estiveram na gravação ocorrida na noite da última segunda, dia 20/10/14, com impressionante organização e cantando o samba escolhido pela agremiação para desfilar seu enredo "Um Griô conta a história: um olhar sobre a África e o despontar da Guiné Equatorial. Caminhemos sobre a trilha de nossa felicidade" desenvolvido pela comissão de Carnaval da escola, chefiada por Laíla.

- Saiba tudo sobre o Carnaval 2015

Foto: SRZD - Newton Sanza

J.Velloso, Samir Trindade, JR Beija-Flor, Marquinhos Beija-Flor, Gilberto Oliveira, Elson Ramires, Dílson Marimba e Sílvio Romai são os autores do samba-enredo já cotado pelos críticos como um dos principais sambas do ano.

Velloso, líder da parceria, ganhou este ano a disputa de sambas da Beija-Flor pela 5ª vez. O experiente compositor falou ao SRZD-Carnaval sobre sua emoção por ter um samba escolhido e cantado por toda a comunidade: "Para mim é uma coisa boa. Todo ano é uma renovação. É o 5º samba que ganho. Cada ano, cada gravação, é uma expectativa diferente, uma sensação boa. Este samba já está sendo considerado pela imprensa como o melhor samba do Carnaval 2015. Vamos ver agora com a
gravação do cd se realmente vai ser o melhor samba do Carnaval. É muito gratificante para nós ter esta consideração do mundo do samba, ser considerado. Temos a esperança de sermos campeões. Nós demos um grande presente para a comunidade, agora estamos ansiosos para ver a comunidade fazer um grande desfile."

Compositores samba Beija-Flor. Foto: SRZD - Newton Sanza

A gravação que estava prevista para ter seu início às 19hs iniciou com pouco mais de 20 minutos de atraso. A bateria dos mestres Plínio e Rodney iniciou com um esquenta, passando depois por pequenos trechos em que tocava de forma independente seus diferentes instrumentos até que toda a bateria estivesse tocando junta as passagens programadas para o Carnaval. Muitos instrumentos estavam ornamentados com luzes em suas bases e aros.

Quando a bateria gravou algumas vezes a passagem do samba já com as bossas propostas para o samba foi a vez de subir ao palco o consagrado intérprete Neguinho que carrega consigo o nome da escola. Ele se mostrou bastante entusiasmado com o samba e insatisfeito com a colocação que a escola alcançou em 2014 (7º lugar).

Enquanto descansava da primeira rodada de gravações com a bateria, Neguinho conversou com o SRZD-Carnaval e deixou evidente o quanto a comunidade de Nilópolis está unida para conquistar o título do próximo Carnaval: "Eu estou tendo esta felicidade de neste Carnaval ter um samba muito bom e vou procurar fazer o máximo, dar o máximo de mim para que esta gravação seja bem sucedida e com isto nosso desempenho na Marquês de Sapucaí proporcione à nossa escola um excelente Carnaval. Como já disse nossa comissão de Carnaval e nosso diretor geral de Carnaval Laíla, com este samba aí temos um excelente produto para disputar o título e eu vou fazer máximo para que para que nós resgatemos nosso lugar e esqueçamos o resultado do Carnaval passado. O 7º lugar foi como o 7 a 1 da Alemanha (alusão a desclassificação brasileira na Copa do Mundo de Futebol) que não é de costume mas um dia ia acontecer, como aconteceu, mas vamos resgatar isto aí com este excelente samba."

Neguinho dá sua opinião do diferencial que o samba vencedor teve em relação aos outros sambas finalistas e sobre cantar sambas afros: "Nós tivemos excelentes sambas na disputa mas este, logo no começo eu já sentia que ele era um 'cavalo puro sangue', e foi o que deu. Foi a minha expectativa e deu certo, acertei. Nós já somos negros, nossa origem é africana, então é o seguinte, você cantar as suas raízes eu tenho certeza de que o desempenho é melhor. Todas as vezes em que a Beija-Flor fala do Norte ou que o tema é afro nós temos a felicidade de ter um bom desempenho em nossos desfiles e com campeonatos. Vamos ver a Beija-Flor brilhar desta vez, com este excelente samba, tenho a certeza de que vai nos proporcionar uma disputa excelente. Meu coração está confiante."

Neguinho da Beija-Flor. Foto: SRZD - Newton Sanza

Elaine Lima, destaque da escola, que com 39 anos de idade já possui 30 anos de Carnaval, diz que está muito orgulhosa por sua escola azul e branco. Ela, juntamente com Raíssa Oliveira, hoje com 24 anos mas que está na escola desde seus 7 anos de idade e é rainha de bateria da Beija-Flor desde seus 12 anos, tiveram uma participação decisiva neste Carnaval por terem trazido à direção da escola a ideia do enredo escolhido.

Elas, usando lindos e enormes turbantes, conversaram com o SRZD-Carnaval sobre o samba e o enredo e se mostraram muito felizes com a escolha da Guiné Equatorial como o tema para o desfile: "Raíssa e eu conhecemos o pessoal da África fazendo shows, se não me engano nós já temos contato com eles há 2 ou 3 carnavais. Ano passado nós viajamos, estivemos na Guiné Equatorial fazendo shows com a escola e trouxemos uma possível ideia de enredo para a Beija-Flor falando da Guiné Equatorial. O pessoal de lá é apaixonado pela escola, são torcedores natos mesmo, doentes pela escola, e propuseram sem compromisso nenhum fazer o enredo, nós nem acreditávamos nisto, mas propuseram o enredo e nós guardamos esta iniciativa e depois da viagem eles voltaram a tocar no assunto. Nós trouxemos a ideia à diretoria, à presidência, e o enredo acabou fechado dentro de outras oportunidades, porque é feito um estudo dentro da escola em que eles verificam se aprovam ou não, quais são os prós e os contras, e nós conseguimos
trazer o enredo para cá."

Elaine Lima e Raíssa Oliveira. Foto: SRZD - Newton Sanza

Raíssa contou que o embaixador da Guiné Equatorial já visitou a quadra com sua esposa e uma comitiva, inclusive tendo ido à final de samba: "Eles já estiveram na escola, eles foram na final, estiveram no nosso camarote temático, o embaixador Lázaro, então todo mundo lá na Guiné Equatorial já está sabendo do enredo da Beija-Flor e eles adoraram. Eles estão muito empolgados, inclusive quando foram ao nosso camarote eles começaram a sambar, foi uma festa ter eles brindando e sambando junto com a gente. Eles estão super empolgados e felizes com o enredo. Eles são apaixonados pela escola e por Carnaval. Eles amam a Beija-Flor. Pra gente é muito gratificante (terem participado da escolha do enredo) porque a gente quer fazer o melhor para a nossa escola e também nós sabemos que a Beija-Flor gosta de resgatar a África então a gente vendo que nossa comunidade está feliz para a gente é muito gratificante ver que a comunidade abraçou o enredo super bem. Nós estamos muito felizes."

Elaine, que vai coreografar uma cena a acontecer em um dos carros durante o desfile conta que está tirando inspiração do país africano e do samba para compor a apresentação: "Já estamos estudando a concepção da dança na coreografia dentro do 'Balelé', que é uma dança típica da Guiné Equatorial e que a gente vai tentar aprender e desenvolver o mais rápido possível para criar algo muito bonito para o desfile da Beija-Flor."

A Beija-Flor vai realizar seu ensaio técnico no sambódromo no dia 25 de janeiro (domingo), às 20hs. No Carnaval será a 3ª escola a desfilar na segunda-feira, dia 16/02/2015.

Veja o coro da comunidade na gravação:

Veja o ensaio da bateria durante a gravação:

Veja o discurso de Laíla antes da gravação do samba oficial:

Veja mais fotos da gravação:

*Newton Sanza - Colaborador do SRZD

Já curtiu a página do SRZD-Carnaval no Facebook?

 



Comentários
  • Avatar
    13/11/2014 19:24:05MarceloMarromMembro SRZD desde 13/11/2014

    Emocionantes palavras Mestre Laíla. Parabéns a todos pelo belo trabalho. Me orgulho de ser Nilopolitano e Beija Flor de nascença. Vamos buscar a vitória. O estado é de felicidade e satisfação. Com Fé, organização, garra e perseverança os sonhos se realizam e o nosso tá logo ali. Salve a beija Flor!

  • Avatar
    30/10/2014 13:55:54Jorge Luiz MMembro SRZD desde 22/10/2014

    Barbie, você é uma recalcada mesmo hein.... Vai lavar uma trouxa de roupas, ou fazer uma faxina que isso passa! #sabenadadecarnaval

  • Avatar
    24/10/2014 02:10:45ROBERTOMembro SRZD desde 11/04/2009

    FALA MEU COMPADRE ALMIR DE MACAÃ? DAS PALAVRAS BONITAS,BELEZA PURA AMIGO? TÃ? sempre aqui lendo alguma coisa, só evito comentar, porque de cada 20 comentários voce tira 5 inteligente, de pessoas que realmente vivem no mundo do samba, o resto não faz gol e quer abraço e eu não vou dar. Pô amigo eu também estava na Portela na escolha do samba,só que eu estava no camarote a convite de amigos,sai de lá já clareando o dia. Quanto a menina Luana Freitas alem de linda muito simpática, aquela era oportunidade única de tirar fotos com ela uma vez que a gente só ver na Sapucaí,ela trabalhando e eu desfilando. Mais foi um cena linda, parecia Tiaguinho e Fernanda Sousa rsrsrsrsrs. Mais Almir acho que ela estava na Portela tbm, porque o srzd estava cobrindo todas escolas na final de samba, mais valeu trocar algumas palavras com voce amigo, tbm tô com saudades do irmãozinho Quinha da Portela,já tá na hora dele chegar no pedaço, mais vai chegar com certeza, Abraço meu compadre, um beijo no seu coração, fique com Deus e saudações nilopolitanas.

  • Avatar
    24/10/2014 00:30:08TedyMembro SRZD desde 12/04/2012

    Primeiro quero dizer que esta todo mundo muito chique nas fotos, kkkkk, A Beija-Flor é mesmo muito chique, rsrrs. E Domingo é DILMA 13!

  • Avatar
    24/10/2014 00:29:38TedyMembro SRZD desde 12/04/2012

    Minha nossa, que pessoa doente esse tal de João Silva, se não fosse tão ridículo seria digno de pena. Que tipo de pessoa faz piada com uma doença, o Ebola que matou milhares de pessoas no mundo?????... Ele tem que se tratar, pois normal é uma coisa ele não é.

  • Avatar
    23/10/2014 19:48:30Alex NogueiraMembro SRZD desde 10/06/2014

    Sou o Alex Beija-Flor... Meu caro João Silva, você confundiu as Guinés, rsrsrs... Normal, são 4 ou 5 ao redor do mundo... A Guiné com epidemia de Ebola é outra, (apenas Guiné, no nome), vizinha à Serra Leoa, bem longe ao norte da nossa minúscula Guiné Equatorial... Eu trabalho bem próximo, na Nigéria, conheço de perto a África e o Ebola, infelizmente.

  • Avatar
    23/10/2014 17:06:51Almir da Silva LimaMembro SRZD desde 11/10/2011

    ROBERTO, nilopolitano parceiro-irmão de mundo do samba, aí, tô enciumado e na bronca com você (rsrsrs) ante esta estória de você ter tirado fotos com esta pessoa que é minha paixão não correspondida... Rsrsrs... Não é que esta pessoa seja minha propriedade privada (rsrsrs), mas, eu não gostei nadica disso... Rsrsrs... . Agora, falando sério. Oportunamente, a exemplo da final de samba na quadra de minha amada madrinha de sua Deusa da Passarela dia 17/10/2014, eu irei assistir a um ensaio na quadra da Beija Flor. Eu avisarei com antecedência, pois, eu quero conhecê-lo. Para tanto eu pretendo chegar cedo à quadra conforme fiz na final de samba na quadra de minha amada Majestade do Samba quando infelizmente não pude conhecer o Quinha da Portela e o tio-avô dele o compositor-bamba portelense mestre Caixa D´Água. Saudações carnavalescas, Almir de Macaé.

  • Avatar
    23/10/2014 01:00:06João SilvaMembro SRZD desde 18/08/2010

    A escola da Barbie é a mesma da tua mãe quando ela ainda fazia ponto na praça onze e levava mais no couro do que tamborim.

  • Avatar
    22/10/2014 23:01:16Guísela DuarteMembro SRZD desde 25/08/2014

    Quem escreveu essa reportagem se esteve lá não sabe contar...eram 55 fileiras de 15 componentes de comunidade, ou seja, 825 componentes de comunidade, fora os diretores que eram um grupo de 40, passistas, velha guarda, baianas e convidados... Vamos contar direitinho....

  • Avatar
    22/10/2014 22:55:36Guísela DuarteMembro SRZD desde 25/08/2014

    Foco! Eu amo minha escola e por isso só procuro saber dela. Meu tempo e minhas energias são pra ela... Mas tem gente que perde um tempo enorme criticando a Beija-Flor. Isso deve ser devido a recalquice aguda!!!!!

  • Avatar
    22/10/2014 18:03:11Jorge Luiz MMembro SRZD desde 22/10/2014

    Excelente samba!!! Qual é a sua escola Barbie?

  • Avatar
    22/10/2014 17:11:21João SilvaMembro SRZD desde 18/08/2010

    Ã? que o zé povinho não costuma ler jornal, nem revistas semanais. Só a programas lixos tipo casos de família, Ratinho, Big-Brhode. Por isso que não sabe do alerta dado pela Unicef em relação ao ebola no G.E.

  • Avatar
    22/10/2014 17:02:04ClovisMembro SRZD desde 07/04/2009

    Tá na mídia a Beija-Flor. Para que ficar gastando dinheiro se tem os 'antis' que fazem justamente o que queremos, colocar a escola em evidência? Só ela tem esse poder kkkkk Agora eu não sabia que o ebola estava na Guiné Equatorial. Sei que está assolando alguns países africanos mas não sabia esses casos todo da G.E.

  • Avatar
    22/10/2014 09:53:58ACBeijaflorMembro SRZD desde 08/09/2010

    Nossa isso é o Fim do mundo a Beija-flor é mesmo D+... Sempre aparece nos comentários e isso é muito bom porque? NO REINO ENCANTADO, QUEM NASCE PRA BRILHAR, JAMAIS SE APAGARÁ taí gostei...

  • Avatar
    22/10/2014 06:24:36João SilvaMembro SRZD desde 18/08/2010

    Lacerdinha, certamente já deva existir alguma prefeitura, algum Estado ou país, quem sabe um figurão rico tipo Boni sendo sondado pra financiar a falida Beija-flor e com certeza vai meter o bedelho dando ordens a Laíla pra modificar título do tema, letra do samba, como aconteceu agora com o ditador da Guiné. Esperemos!

Comentar