SRZD



Guilherme Guaral

Guilherme Guaral

Ator, autor e diretor de teatro, cinema e televisão. Ganhador do Prêmio Mambembe de Melhor Autor (1998). Professor da rede estadual de educação. Professor da Universidade Veiga de Almeida, desde 2002. Formado em História (UERJ), mestre em História (UERJ) e doutor em História (UFF). Lançou em 2012 o livro 'O Estado Novo da Portela'. Já atuou em várias funções acadêmicas e administrativas: coordenador do curso de História da UVA, Campus Cabo Frio (2009-2013), diretor de escola estadual (2001-2004), diretor do Teatro Municipal de Cabo Frio (2005-2008) e secretário municipal de Cultura de Cabo Frio (2009).

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



29/10/2014 20h38

Primeiras impressões dos sambas 2015
Guilherme Guaral

Todo o ano, neste mesmo período, os amantes do universo das Escolas de Samba direcionam suas atenções para o CD do carnaval seguinte. Com a internet, como já comentado em texto anterior, podemos acompanhar o processo da escolha dos sambas, mesmo a distância. Encerrada essa etapa, uma nova se iniciou com a gravação dos sambas, com seus intérpretes oficiais e presença de diretores e a comunidade de cada Escola. Outra etapa concluída. Agora estamos na expectativa do resultado destas gravações.

Antes, porém, já podemos fazer alguns comentários sobre a "safra" para o próximo carnaval. Escutei com atenção e repetidas vezes os sambas, ainda na sua gravação com os intérpretes que os defenderam nas disputas internas. Assim, alguns desses "puxadores" foram recorrentes na minha audição e se revelaram verdadeiros "pé quente" nessa etapa. Cito, como exemplo, Ito Melodia swingando em vários sambas vencedores.

- Clique aqui e saiba tudo sobre o Carnaval 2015

Sei que muitos aspectos melódicos e harmônicos sofreram ajustes, sobretudo a adequação ao intérprete oficial, mas, mesmo ciente desse processo de transformação acredito que a essência dos sambas permanecerá e é sob esse ponto de vista que destaco a minha opinião. Sem entrar na discussão sobre a possível decadência do gênero samba-enredo, costumo classificar as composições em cinco categorias: Samba fraco; Samba bom e funcional; Samba razoável e funcional; Samba ótimo e perfeito para o desfile e samba excelente e difícil de ser cantado;

Dentro dessas denominações classifico assim os sambas para 2015:

Samba bom e funcional (Boa variação melódica, boa letra e com a "cara" da Escola)

Unidos da Tijuca, Salgueiro, Mocidade, Vila

Samba razoável e funcional (samba menos inspirado e que mantém o espírito alegre, permitindo um desfile pra cima)

Grande Rio, São Clemente, Mangueira, Ilha

Samba ótimo e perfeito para o desfile (Letra e melodia excelente, com lamentos e bossas, permitindo a participação intensa dos componentes)

Viradouro, Portela e Beija Flor

Samba excelente e difícil de ser cantado (samba com Letra e melodia sensacionais, mas difícil de ser cantado na avenida se não houver um grande trabalho de harmonia)

Imperatriz

Na minha opinião nenhum samba pode ser considerado "fraco".

Uma coisa interessante é que esse quadro pode sofrer alterações. Toda avaliação é subjetiva e sambas que, neste momento não despertam grandes emoções, quando escutados a exaustão vão nos conquistando e se tornam companheiros de viagem. Tenho noção que aos olhos dos compositores toda opinião crítica carece de "credibilidade". Também sei que a "verdade" é subjetiva, mas arrisco em emitir minha opinião. Nessa empreitada desempenhamos o pepel de "fiscais de obra pronta" e tudo parece fácil. Com certeza que não é. Respeito profundamente todos os compositores e sei que deram o seu melhor. Parabéns a todos e agora fico no aguardo do CD. Quem sabe minha opinião não sofre algumas alterações??


Veja mais sobre:Carnaval 2015

Comentários
  • Avatar
    04/11/2014 20:10:39Cláudia BauerMembro SRZD desde 19/01/2013

    Rodrigo, eu adoro sua escola. Estou julgando única e exclusivamente o samba e ele é péssimo sim. Letra que está dentro do enredo, mas é óbvia, a melodia é cortada, o samba é enjoativo. Por que não escolheram o samba do Miguel? Samba ótimo e a letra estava absolutamente condizente com a sinopse. Paciência né....

  • Avatar
    03/11/2014 16:52:06Rodrigo_FJBMembro SRZD desde 23/09/2014

    Claudia Bauer, vc pode até nao gostar da União da Ilha... mas falar que o samba está ruim, leia a Sinopse do Carnavalesco, a letra nao foge a regra... nao se perde no meio, e o fiu fiu foi mas pra dar uma divertida na Avenida, coisa que o Ito Melodia sabe usar e muito bem. Abraços. Rodrigo Macaé

  • Avatar
    03/11/2014 07:52:45DANIELMembro SRZD desde 21/07/2009

    Os sambas da Beija-flor, Portela e Mangueira, com certeza funcionarão na avenida, o samba da mocidade vai depender se os componentes vão entender a proposta do enredo e o samba da Viradouro, pra mim foi um equívoco, deveriam ter dado oportunidade aos compositores, a escola empobreceu um samba de letra linda, devido teimosias. E, quanto aos sambas do grupo de acesso, certamente que melhorou a qualidade.

  • Avatar
    01/11/2014 21:49:59Alvaro CompositorsambaenredoMembro SRZD desde 06/09/2014

    Pezada gente, não gostei dos sambas do grupo especial!..persiste essa continuidade, chatice..sempre a mesma coisa, melodias repetitivas, mesmo a Beija flor, quem nunca ouviu um refrão tão parecido?, são bem melhores do grupo do acesso! Abços!

  • Avatar
    01/11/2014 16:53:32Cláudia BauerMembro SRZD desde 19/01/2013

    Na minha opinião por enquanto está assim: 1) Beija Flor, 2) Mangueira, 3) Viradouro e Portela, 4) Imperatriz, 5) Mocidade, 6) Grande Rio, 7) Vila Isabel (após o refrão do meio), 8) Salgueiro, 9) São Clemente, 10) Tijuca, 11) União da Ilha.

  • Avatar
    31/10/2014 22:21:29Ítalo SilvaMembro SRZD desde 02/07/2014

    na minha opinião 1_PORTELA 2_VIRADOURO 3_BEIJA 4_IMPERATRIZ 5_MANGUEIRA 6_VILA ISABEL 7_MOCIDADE 8_SÃ?O CLEMENTE 9_GRANDE RIO 10_ILHA 11_TIJUCA 12_SALGUEIRO!

  • Avatar
    31/10/2014 13:12:04Leandro LacerdaMembro SRZD desde 03/09/2014

    Na minha opinião o top five de 2015 em ordem de classificação 1 - BEIJA FLOR 2 - PORTELA 3 - IMPERATRIZ 4 - VIRADOURO 5 - VILA ISABEL

  • Avatar
    31/10/2014 09:14:48BoadSambaMembro SRZD desde 10/01/2010

    Todo samba enredo deve nascer de um texto, de uma sinopse para defile e este vai atendê-lo, Viradouro não sei a que sinopse atende,ao marketing musical para apelo de midia/ vejamos isso traduzido em visual. O da são clemente cai como uma luva para o que teremos na avenida é nesse momento que devemos pensar, na hora da cena aberta, muitos ficam atrás de refroes para sucesso sem pensar no que tem que existir na hora do desfile,samba enredo é a trilha sonora do filme .O da mocidade continuo dizendo é batedeira elétrica serve para qq coisa, por que o enredo é assim maluco, o importante é impactar.Grande rio e tijuca os piores, também essas escolas não tem tradição de sambas bons mesmo.Ilha é o pior da escola dos ultimos 20 anos acho que a sinopse ficou a desejar.Salgueiro , já tivemos sambas melhores no tema afim, vide vila isabel 2013. Os africanos Beija e Imperatriz o tema é muito recorrente dá uma cansada. e Mangueira sinto falta da homenagem a grande Rosa magalhães primeira mulher brasileira a ganhar um Emmy e que vive aqui no nosso quintal sambístico, acho isso uma deselegancia total da homenagem à mulher brasileira em questão e não citar esse genio feminino tão nosso e tão grandioso para o planeta.

  • Avatar
    31/10/2014 06:05:14Fabiano de Vila-ForteMembro SRZD desde 15/10/2009

    Eu dividi a safra dos sambas para 2015 em 2 partes: O TOP 5 (Nesta ordem: Imperatriz, Portela, Beija-Flor, Viradouro e Vila Isabel) e OS OUTROS 7 sambas (sem colocá-los em ordem de classificação). Não há sambas ruins. Por experiência, cheguei à conclusão de que é questão de adaptar-se aos sambas, acostumar-se. Como exemplo, cito o samba da Mocidade 2014 (no CD passou-me a impressão de samba comum, porém na avenida deu um show). Aí, eu pensei: onde estava a minha cabeça de sambista que não tinha reparado esse sambaço??? Vou analisar os sambas 2015 com mais afinco e as minhas considerações sobre eles, logicamente, poderão mudar ao longo do pré-carnaval. Saudações portelenses.

  • Avatar
    30/10/2014 22:16:04João SilvaMembro SRZD desde 18/08/2010

    Eu sei quem vai levar o estandarte de ouro: é tia Anastácia quem deve levar o estandarte no rabo. Ã? só esperar pra conferir kkkkkk

  • Avatar
    30/10/2014 16:13:27Almir da Silva LimaMembro SRZD desde 11/10/2011

    Classificar/conceituar/opinar sobre safra de sambas-enredo é sempre uma questão praticamente subjetiva, de agrado/gosto/preferência pessoal, ainda mais no caso do blogueiro em questão que é o chamado intelectual adepto do mundo do samba. Para compreender-se isso basta ler a apresentação do blogueiro. Assim, em um meio comunitário de excelência na qualidade em Artes, Cultura e Dignidade conforme é o mundo do samba, as credenciais do blogueiro em questão são merecedoras de respeito por se tratar de exceção da regra. Tudo, porque intelectuais desse tipo via-de-regra mais que elitistas são aburguesados mesmo. Imagina se intelectuais aburguesados iriam exporem-se conforme faz o blogueiro em questão. Ademais, pelo título do texto `Primeiras Impressões´ deduz-se que a classificação do blogueiro sobre a safra de sambas-enredo 2015 pode ou deve vir a mudar. De qualquer forma, os meus seis `campeões´ ou os seis `melhores´ para mim são, pela ordem: Viradouro, Beija Flor, Portela, Imperatriz, Vila Isabel e São Clemente. Dentre as classificações do blogueiro em questão, a de Samba excelente e difícil de ser cantado (samba com Letra e melodia sensacionais, mas difícil de ser cantado na avenida se não houver um grande trabalho de harmonia) para o da Imperatriz me causa uma tremenda curiosidade. Afinal, no CD e na Avenida o samba-enredo 2015 da Imperatriz será cantado e puxado pelo ótimo intérprete Nêgo mais a equipe do carro do som (intérpretes de apoio) junto com o chão da Escola. Será que pode vir a ocorrer o mesmo que em 2014 quando a agremiação foi a 5ª colocada obtendo apenas uma nota 10 no quesito samba-enredo e as mais baixas (três notas 9,8 mais a descartada nota 9,6) ocorreram no quesito harmonia?! Saudações carnavalescas, Almir de Macaé.

  • Avatar
    30/10/2014 14:30:46Aghata de Padre MiguelMembro SRZD desde 08/09/2014

    O samba da Mocidade é bom pra caraleo. No mínimo o tendencioso comentarista é um anti-independente frustrado, em classificar o samba da escola apenas como funcional. Lamentável o comentário deste rapaz em relação ao samba da estrela guia da zona oeste.

  • Avatar
    30/10/2014 10:00:30Sidney GuidaMembro SRZD desde 21/06/2012

    Concordo com o Guilherme Guaral quando cita o samba da Imperatriz como excelente e o melhor da safra 2015 mais discordo com relação ao samba da Mocidade como apenas "funcional", acho o samba da Mocidade muito bom!!!

  • Avatar
    30/10/2014 08:21:50Cláudia BauerMembro SRZD desde 19/01/2013

    Pra mim ficou assim: 1) Beija Flor, 2) Mangueira, 3) Viradouro e Portela, 4) Imperatriz, 5) Mocidade, 6) Grande Rio, 7) Vila Isabel, 8) Salgueiro, 9) Tijuca, 10) São Clemente, 11) União da Ilha.

  • Avatar
    30/10/2014 08:11:18Cláudia BauerMembro SRZD desde 19/01/2013

    Eu não sei que graça que acham nesse samba da São Clemente e União da Ilha. Sambas horríveis e muuuuuuuito chatos. O samba da São Clemente pra mim tem uma letra extremamente óbvia, mais até que o da Mocidade. O da União da Ilha com aquele fiu fiu é broxante. Na minha opinião os dois piores do grupo.

Comentar