SRZD


17/11/2014 04h58

África e o Carnaval
Redação SRZD*

Paulo da Portela, Heitor dos Prazeres, Gilberto Alves, Bide e Marçal

Toca o tambor...
Vamos saldar os nossos ancestrais, não temos como fugir da nossa essência, pois tudo começa com os tambores trazidos nos tumbeiros da África, a nossa mãe matriz, e se mistura no caldeirão que traz o tempero do sincretismo, da união de culturas. O pandeiro encontra o atabaque, o agogô encontra a cuíca e estes se perpetuam em nossas vidas.

A africanidade do nosso Carnaval se reflete em seus temas de enredo, é o espelho de uma cultura que bem antes de ser marginalizada, era a válvula de escape. O batuque fazia sonhar, calava a dor do corpo e da saudade. Caminhamos pela histórias da mitologia do Carnaval, desde a criação do samba lá nos tempos de Tia Ciata e sua trupe, como também na fundação de agremiações carnavalescas e seus personagens, onde a participação do nego é prima e determinante.

Vindo de matrizes humildes a cultura negra se propagou e ganhou força no Carnaval e suas subdivisões, atingindo um destaque no cenário nacional e também mundial.  Existiria Carnaval sem o negro? Existiria samba sem os mesmos?

Salgueiro, Beija-flor, Império da Tijuca e Cubango, possuem a veia de enredos que abordam o tema, mas o que ficou realmente marcado na história, foi o desfile antológico da Vila Isabel em 1988. "Kizomba, a Festa da Raça", aclamada pelo povo, a Vila conseguiu a vitória incontestável, além de um enredo primoroso, produziu um samba enredo histórico. Foi tão fascinante que a catarse aconteceu uma única vez ficando para eternidade, na memória de quem pôde participar, das arquibancadas ou da avenida, pois as chuvas que assolaram o Rio de Janeiro naquele ano, não permitiram que o desfile se repetisse nas Campeãs. Aliás, se formos falar de sambas de enredo memoráveis falando das nossas raízes, vamos varar manhãs.

Fernando Pamplona e Joãosinho 30, "brancos" de alma negra, se destacam nessa epopéia de contar suas visões, conhecimentos sobre a história, com enredos autorais sobre a cultura afro. Ambos serão homenageados em 2015, o primeiro sendo enredo da São Clemente e o segundo com o filme "30".

Devo também citar Mestre Candeia, notável e mitológico compositor da Portela que se destacou na luta pela preservação da tradição do samba e do carnaval, ao ponto de fundar em Rocha Miranda, o Grêmio Recreativo de Arte Negra Escola de Samba Quilombo, na missão de manter viva a chama da cultura negra, o GRANES Quilombo, vive até hoje, chama que jamais se apagou.

Sambas memoráveis sobre o tema, enredos que proporcionaram grandes desfiles, de uma antologia inigualável. É diferente falar de nossa raiz, exaltar toda uma história de riquezas, de ancestralidade, espiritualidade dos orixás e exaltação aos mesmos, personagens da História que são recontados nos enredos, infinitas soluções e resoluções temáticas, as mais variadas e emocionantes, assim como seus construtores, os artistas do espetáculos, intérpretes, carnavalescos, destaques, batuqueiros e compositores.

Neste mês em que no dia 20 de novembro, celebramos a Consciência Negra, saldemos nossos antepassados, criadores dessa cultura ímpar, onde a mistura é a essência de tudo, e como um espelho reflete tudo que somos e aprendemos com o passar do tempo, sejamos bons aprendizes e aprendamos com toda humildade a perpetuá-la. Salve o samba e a nossa raça de valente. Guerreiros, seres mitológicos do samba, salve nossos guias, mentores, salve todos os orixás, axé.

*Texto de Serginho Aguiar, compositor de samba-enredo

 

 


Comentários
  • Avatar
    22/11/2014 21:18:09TedyMembro SRZD desde 12/04/2012

    Lídia, acho que nem o Telecurso te RESOLVE, pois pra isso você teria que apertar o botãozinho e ligar a tv de manhã, e pelo jeito você nem saberia apertar um botãozinho, kkk. "Querida", leia o que eu disse, no comentário anterior: "PORTANTO o que se julga ali é o DESFILE da Beija-Flor, pois a ESCOLA Beija-Flor em si já tem seu nome marcado de competência na história do Carnaval". ........... Querida, eu sou torcedor da ESCOLA BEIJA-FLOR, da ESCOLA, e a ESCOLA BEIJA-FLOR não tirou sétimo lugar, ela não estava em julgamento, pois a mesma já tem seu nome grifado entre as estrelas das melhores do Carnaval. Quem tirou sétimo lugar em 2014 foi o DESFILE DA ESCOLA BEIJA-FLOR, é ouuutra coisa totalmente diferente, que acho que pela sua capacidade limitada você nem deve conseguir entender, (risos).

  • Avatar
    22/11/2014 11:42:50Lidia CaldasMembro SRZD desde 06/05/2014

    Quem precisa de aula de Português ,acho q é vc meu " querílldoooo " POis nunca vi e ouvi falar nessa palavra q vc digitou ai em cima " Compatência "? kkkkkkkk ,me polpe tá com raivinha éé ??! por q a DEusa da passarela do sétimo lugar,não é maiss a tãoo queridinha assim.... ,do público e dos jurados kkkkkkk ?? SÃ? não mando vcc ir assistir telecurso 2.000 , porque as aulas são de um nível até q alto ,pro tipo de pessoa q vc é ,digo pra vc ir voltar la no seu antigo colégio do ensino fundamental , e pedir umas aulas de Português pra sua professora "MARIAZINHA"da 1ª série ,pra ver se vc pelo menos aprendi a escrever né !?? #Rindo_alto !!! kkkkk

  • Avatar
    21/11/2014 16:30:32TedyMembro SRZD desde 12/04/2012

    Lídia, nem se dê ao trabalho, eu estou nem aí para antipatia que sentem ou deixam de sentir pela Beija-Flor. Se a Beija-Flor tirou sétimo lugar, segundo lugar, ou primeiro isso é um questão do trabalho técnico e do desfile. Ã? como vi um torcedor da Mangueira falar uma vez: os jurados dão nota para o DESFILE da Mangueira, e não para a Mangueira, pois a Mangueira esta acima do julgamento do jurados. ... PORTANTO o que se julga ali é o DESFILE da Beija-Flor, pois a ESCOLA Beija-Flor em si já tem seu nome marcado de compatência na história do Carnaval. Entendeu, ou precisa do Telecurso pra te explicar??? (risos).

  • Avatar
    21/11/2014 11:55:25Lidia CaldasMembro SRZD desde 06/05/2014

    Disse tudoo ,GUILHERME DE LOIOLA !! SÃ? se for a deusa da passarela do 7º lugar kkkkkkkk ,,, e outra TEDY , Só queria ver se alguém ia me corrigir pois os torcedores da Beija ao meu ver era tudo burro !! mas sim voltando ao assunto a Beija pegou antipatia do público sim ,isso se confirmou quando o neguinho da beija ,no aquecimento no dia do desfile do enredo BONNI , o neguinho cantou : "Na tela da tv no meio desse povo a gente vai se ver na Globo.." E a arquibancada vai a Beija e neguinho ,achei foi pouco esse puxa saquismo todo terminou em 7º !!! #Globo_antipatia dos jurados e do público ,, mas agora agora trataram de mudar a metade dos jurados néé !?? , cm certeza esses novos jurados vão dar uma ajudinha pra Beija-flor ser umas da 3 campeãs ou até mesmo a campeã !!!!

  • Avatar
    21/11/2014 02:40:43TedyMembro SRZD desde 12/04/2012

    Lídia (fake), deixa eu te explicar um coisinha: Uma coisa é EMPATIA e outra é ANTIPATIA. Empatia é você se colocar no lugar de outra pessoa, por exemplo eu me coloco no seu lugar e imagino como deve ser chato não gostar da Beija-Flor e ver ela ser essa escola linda que ela é. Aí pela empatia eu fico mais paciente com as abobrinhas que você fala. ... Já antipatia é quando uma pessoa não gosta da outra, por exemplo você não gosta e tem antipatia pela Beija-Flor. EMPATIA e ANTIPATIA são coisas totalmente diferentes, "querida". Acorde cedo meu bem, e pega uma aulas de Telecurso do Primeiro grau pois você esta precisando, (risos).

  • Avatar
    20/11/2014 21:20:24Guilherme de LoiolaMembro SRZD desde 08/11/2014

    Bom...A muito tempo acompanho as notícias do carnaval carica neste site, porém só agora resolvo me pronunciar, pois vejo a tamanha alienação deste povo torcedor da Beija Flor, que chamam de "Deusa da Passarela" kkkkkkkk, uma escola que todo ano simplesmente faz um verdadeiro leilão de enredos, mas para mim a gota d'água foi quando a "Deusa da Passarela" veio com um enredo vergonhoso sobre Mangalarga Marchador e ainda assim conseguiu um vice campeonato não digo que a escola estava feia, minha critica a escola é que ela ou seus dirigentes na verdade não cultuam o desfile das escolas, o carnaval, a sua comunidade mas cultua o Dinheiro...Vai para o lado que dá mais $$$$$...Vc não vê a escola investir em sua comunidade que alopradamente a defende...Mas enfim que em 2015 ganhe uma escola com um enredo mais cultural que engrandeça a sua comunidade e que em 2016 a "Deusa da Passarela" kkkkkkk mude e venha com um enredo digno de sua comunidade e torcedores, um enredo totalmente autoral...o que a escola a muito tempo não faz.

  • Avatar
    19/11/2014 11:57:56DANIELMembro SRZD desde 21/07/2009

    Essa Lídia com cara de anjo não tem nada de "novinha", com certeza é uma AMADORA de carteirinha. O carnaval do ano passado já está mais que curtido e quem não entendeu o recado diante as notas e resultados, foram os fanfarrões. Mesmo com o festival de notas distorcidas por um grupo de jurados que já foram despejados pela liga, ainda existem os que deliram com uma catástrofe insana. A Deusa da passarela continua "DEUSA" e o desfile de 2015 será o mais esperado por todos, por motivos notórios e, por "n" motivos e até de superação, a Beija-flor virá com muito gás e procurando ser perfeita nos melhores detalhes.

  • Avatar
    19/11/2014 03:07:33GeanMembro SRZD desde 22/02/2016

    Essa Lídia é a nova Aghata do SRZD!

  • Avatar
    19/11/2014 02:57:46GeanMembro SRZD desde 22/02/2016

    Não confunda criatividade com pobreza e técnica com falta de mérito, Lídia! Sua escola não mereceu o título desse ano e ponto. Ganhou graças ao prestígio de Horta na Liesa. Pois se não fosse o Horta, a Tijuca terminaria de 4º lugar pra baixo.

  • Avatar
    18/11/2014 21:23:36Lidia CaldasMembro SRZD desde 06/05/2014

    Torcedores da Beija-flor menos arrogância e mais humildade , pois vcs pondem vir com faisãooo com outro , com pedra de diamante seja la o que for ,,,mas pra ganhar o carnaval tem q fazer um desfile técnico e competente (Vcs viram o resultado do ano passado né ?? Salgueiro com muuito luxo e com faisãoo e viram quem ganhou ?? Unidos da Tijuca uma escola técnica , que não errou e fez um desfile competente ,apesar de estar simples aparentemente mais com muita criatividade !!!!E outra coisa , cuidado pra beija-flor não pegar empatia do público , pois a empatia dos jurados eu ja sei q pegou ou não né !? pois resolveram trocar os jurados né !?, não se preocupem torcedores da Beija ,pois o mandachuva vai dar uma mãozinha amiga pra vcs ficarem nas 3 primeiras colocações e podendo até ser campeã ,isso se as outras escolas deixarem ,vai serr briga feia o desfile de 2015 !!!,,!!!

  • Avatar
    18/11/2014 18:27:14GeanMembro SRZD desde 22/02/2016

    Lídia, tu tá afim de polemizar e não tem como a Viradouro ficar a frente da Beija-Flor.

  • Avatar
    18/11/2014 15:18:26Vagner TolledoMembro SRZD desde 27/03/2012

    kkkkkkkkkkkkkk eu rio bastante de comentários estes da menina desesperada Lídia kkkk... Mas não é só ela gente, muita gente penando de medo, achavam que depois do 7º lugar este ano, a beija iria cair kkkkkk... E agora estão tudo se mordendo por ver a Deusa da Passarela cada vez mais favorita... Enfim, fiquei sabendo que o gasto com o carnaval da beija vai passar dos 20 milhões, vai ter pena de faisão pra todo lado hehehe...

  • Avatar
    18/11/2014 08:28:35RogérioMembro SRZD desde 26/05/2009

    Gente essa menina é uma pirralha vamos parar de dar ibope pra ela!!!

  • Avatar
    17/11/2014 22:54:57DANIELMembro SRZD desde 21/07/2009

    Torça bastante, pode cruzar os dedinhos, fazer figa, porque como você ( Lídia) mesma disse, só com uma macumba do tipo "inveja", para derrubar a Deusa da passarela. Agora, vê se tem coerência, torcer para quebrar carro, isso é de um hipocrisia sem cabimento!

  • Avatar
    17/11/2014 20:09:57Lidia CaldasMembro SRZD desde 06/05/2014

    Carnaval é uma caixinha de surpresas ,pois são 9 quesitos em jogo , cada quesito com 4 jurados !!!QUEM Ganha o carnaval não é a escola que vem luxuosa e criativa e sim a escola q cometer menos erros e fazer um desfile técnico !!!!O povo da Beija-flor tem que baixar a bola e ter humildade q a escola de vcs não é a melhor , ja tem outras escolas q vem superando-a , tanto é verdade q a beija-flor tem penado pra ganhar título nesta década,cuidado ! vcs estão 3 em 3 anos "ganhando " títulos apenas, mas vcs podem ter um jejum que nem o da PORTELA de 15 a 20 anos sem ganhar nada kkkkk #Mais_humildae_faz_parte !!!

Comentar