SRZD


20/11/2014 16h00

No Dia da Consciência Negra, quilombolas protestam na orla do Leblon
Redação SRZD

De acordo com dados da Polícia Militar, um grupo de pelo menos 500 pessoas fizeram uma passeata nesta quinta-feira, 20, no Leblon, no Rio de Janeiro. Em decorrência do Dia Nacional da Consciência Negra, o ato reuniu centenas de moradores do Quilombo do Palmares, localizado em São Gonçalo. A concentração começou em Ipanema e os manifestantes seguiram pela orla da Zona Sul da cidade protestando contra a falta de moradia e as poucas condições de sobrevivência.

MOradores do Quilombo dos Palmares protestam na orla do Leblon. Foto: Reprodução de internet/Facebook
O evento foi organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e foi batizado de "Leblon vai virar Palmares". Os moradores do quilombo levaram faixas e cartazes que exigiam direitos básicos como moradia, saúde e saneamento básico. Os quilombolas vivem em um terreno abandonado na Região Metropolitana do Rio, moram em barracas feitas de lona e não têm acesso à água encanada e luz elétrica.

O grupo partiu de São Gonçalo na manhã desta quinta-feira e se dirigiu ao Rio em caravanas de ônibus. O encontro foi no Posto 9 da praia de Ipanema. Os moradores do Quilombo dos Palmares esperam a construção de casas populares prometida pelo governo, enquanto isso temem ser despejados do terreno que pertenceria a uma fábrica de plásticos. 

Veja imagens do protesto:

-Manifestantes caminham pela orla

-Manifestantes "invadem" a praia

Curta a página do SRZD no Facebook:



Comentários
  • Avatar
    21/11/2014 17:11:36Almir Da Silva LimaMembro SRZD desde 21/11/2014

    Todo apoio ao MTST na luta `Leblon Vai Virar Palmares´. Esse é o significado concreto da data de 20 de novembro Dia Nacional da Consciência Negra ou Antirracista, feriado em diversos estados no Brasil, alusivo ao maior herói negro do País, Zumbi dos Palmares. Não se sabe a data de nascimento de Zumbi que foi assassinado em 20/11/1695 enquanto comandante mor da federação de quilombos Palmares, espécie de república livre e popular em pleno regime de opressão & dominação colonial-monárquico-escravista com o qual não fez conciliação. Comandado por Zumbi, Palmares é o maior exemplo de união de oprimidos do continente latino-americano, constituído por maioria de negros rejeitadores da escravidão à força e a minoria branca opositora do regime e indígenas os nativos/donos da terra igualmente decididos a lutar contra o regime, ao invés de simplesmente fugir para as matas que conheciam. Conforme o ensinamento do maior herói negro mundial o mártir internacional da Consciência Antirracista, o sindicalista e líder socialista sul-africano, Stephen-Steve Bantu Biko, na célebre frase `Racismo e capitalismo são os dois lados de uma única e mesma moeda` urge fazer o seguinte. Em meio às exigências de direitos básicos do MTST `Leblon Vai Virar Palmares´ como moradia, saúde e saneamento básico tem que ser deixado claro de que o princípio é o de que seja público, gratuito, com excelência na qualidade e universalista que significa ser de direitos iguais para todos e todas. Da mesma forma, é preciso especificar as reivindicações referentes às Reformas Agrária e Urbana nelas inclusas titulação à famílias remanescentes em quilombos. Viva o Dia da Consciência Negra ou Antirracista! Contra o capitalismo, o racismo e toda & qualquer forma de opressão! Pelo Socialismo nele incluso a igualdade étnico-racial! Saudações, Almir de Macaé.

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.