SRZD


25/11/2014 05h03

Unidos da Tijuca: riqueza e criatividade para retratar a Suíça na Sapucaí
Redação SRZD*

A riqueza, a organização e, principalmente o brilho das fantasias, estiveram presentes no desfile dos protótipos das fantasias que a Unidos da Tijuca levará  para a Marquês de Sapucaí na última noite de apresentações das escolas do Grupo Especial. A azul e amarelo apresentou os protótipos para o Carnaval de 2015, nessa segunda feira, na quadra da escola, localizada na zona portuária do Rio de Janeiro.

Foto: SRZD-Guilherme Campagnuci

Em um evento restrito a  convidados, segmentos e imprensa, a escola tijucana cujo símbolo é o pavão, mesclará suas cores ao vermelho e branco para contar a história do enredo "Um conto marcado no tempo" - O olhar Suiço de Clóvis Bornay, desenvolvido pelo Departamento de Carnaval formado por Mauro Quintaes, Hélcio Paim, Marcos Paulo, Carlos Carvalho e Annik Salmon. A agremiação será, mais uma vez a última a se apresentar na Sapucaí, encerrando a folia de 2015 no Sambódromo.

Foto: SRZD-Guilherme Campagnuci

Na quadra da escola, todos estavam ansiosos para ver as fantasias, e o clima era de mistério. Pouco depois das 21h, um cerimonialista deu início a festa, convidando ao palco Fernando Horta e o embaixador suíço Andre Regli. Frisando que a escola vai disputar o título, Horta disse em seu discurso que a escola está pronta para a briga.  Já o embaixador enalteceu o Brasil e a agremiação "Nem preciso dizer o quanto o Brasil é querido e em fevereiro do ano que vem queremos comemorar o título", disse o representante do país homenageado. Veja o discurso de Fernando Horta:

 

Após o discurso do dirigente tijucano, as fantasias foram apresentadas uma a uma. Bastante aplaudidas pelo público, as mais celebradas foram as indumentárias das alas 2 e 5, que representam respectivamente os dragões lendários e os cães da raça São Bernardo. A fantasia das baianas foi ovacionada pela plateia que comemorou a criatividade dos trajes criados pelo Depeartamento de Carnaval.

Fernando Horta e embaixador Andre Regli. Foto: SRZD-Guilherme Campagnuci

Em conversa com o SRZD- Carnaval, o presidente Fernando Horta se mostrou confiante em sua equipe e falou sobre as alas de comunidade e as alas comerciais que a Tijuca desfilará. "O Carnaval está muito forte, tudo dentro do cronograma. O barracão não está nem adiantado e nem atrasado e teremos apenas 4 alas comerciais", comentou ele.

Mauro Quintaes. Foto: SRZD-Guilherme Campagnuci

Mauro Quintaes, que é um dos integrantes do departamento de Carnaval e está fazendo a sua estreia na escola, falou ao SRZD- Carnaval, sobre o material mais usado nas fantasias. Confira o vídeo:

O artista deixou claro que o "DNA" de Paulo Barros será mantido. "Esse ano fizemos algo mais diferente, nós fomos buscar elementos fora do Rio de Janeiro. Misturamos elementos, fizemos um pouco de plumas em alguns momentos e colocamos bastante em outros momentos. Não perdemos a característica da teatralização, interatividade com o público e a escola terá sim, alegorias coreografadas.

Tinga. Foto: SRZD-Guilherme Campagnuci

 Tinga, intérprete da escola, falou ao SRZD- Carnaval sobre a força do componente da Unidos da Tijuca. "A garra que a comunidade tem é impressionante, é um ponto forte nosso e o objetivo é o título. A escola vai em busca do bicampeonato", disse ele que, se for campeão em 2015, garantirá o terceiro título seguido para o currículo.

Julinho e Rute. Foto: SRZD-Guilherme Campagnuci

Titulares do pavilhão tijucano, Julinho e Rute mostroaram o sentimento de confiança no barracão da Tijuca e juntos falaram ao SRZD-Carnaval sobre as expectativas para o desfile."Estamos fascinados com o barracão, está tudo muito lindo. Vocês vão se surpreender com o conjunto de fantasias e alegorias da escola", disseram.

Veja o vídeo com a apresentação das fantasias:

 

Apaludido de pé, o Departamento de Carnaval subiu ao palco no fim da apresentação, encerrando a festa. Para Helcio Paim, um dos integrantes do grupo, o trabalho segue agora com o conjunto alegórico que, segundo ele, já está a pleno vapor. "Estamos na sétima alegoria e, após a conclusão dela, vamos para a decoração".

Departamento de Carnaval. Foto: SRZD-Guilherme Campagnuci

Confira abaixo todas as alas da Unidos da Tijuca:

Setor 1 - Contos e lendas marcados no tempo
Ala 1 - Defensores dos candões
Ala 2 - Dragões lendários
Ala 3 - Ponte do Diabo
Ala 4 - O certeiro Guilherme Téu
Ala 5 - Anjos dos Alpes São Bernardo
Ala 6 - Arauto do inverno
Ala 7 - Damas brancas (Baianas)

Setor 2 - Inventos do tempo preciso
Ala 8 - Caixinha de música - Toque de precisão
Ala 9 - Canivete Suiço
Ala 10 - Senha secreta - Protegendo fortunas
Ala 11 - Homem do tempo
Ala 12 - Einsten
Ala 13 - Acelerador de partículas - Recriando a criação
Ala 14 - Aeronave Solar - Energia limpa

Setor 3 - Mistérios e culturas no tempo da criação
Ala 15 - O encontro dos Estandartes
Ala 16 - A alegria das danças (Passistas)
Ala 17 - Guarda Suiça - Divina proteção (Bateria)
Ala 18 - Magia das cores
Ala 19 - Arte e movimento
Ala 20 - As cores de Paul Lee

Setor 4 - Indústria dos sabores
Ala 21 - Fontes de aguas puras
Ala 22 - Potencial de agricultura
Ala 23 - Leite saboroso
Ala 24 - Mestre Cuca
Ala 25 - Rei dos queijos
Ala 26 - Apreciadores das uvas e dos vinhos
Ala 27 - Delícias de chocolate

Setor 5 - "Suisamba"
Ala 28 - Luzes da madrugada
Ala 29 - Espantando demônios
Ala 30 - Brincando o Carnaval
Ala 31 - Cortejo das flores
Ala 32 - Confetes
Ala 33 - Alegria em novos tempos

Confira imagens das fantasias da Unidos da Tijuca para 2015:

Foto: SRZD-Guilherme Campagnuci

baianas. Foto: SRZD-Guilherme Campagnuci

Foto: SRZD-Guilherme Campagnuci

Foto: SRZD-Guilherme Campagnuci

Foto: SRZD-Guilherme Campagnuci

Foto: SRZD-Guilherme Campagnuci

Foto: SRZD- Guilherme Campagnuci

Foto: SRZD-Guilherme Campagnuci

Foto: SRZD-Guilherme Campagnuci

Foto: SRZD-Guilherme Campagnuci

*Guilherme Campagnuci, colaborador SRZD-Carnaval



Comentários
  • Avatar
    01/12/2014 16:17:46TedyMembro SRZD desde 12/04/2012

    Gean. Ué, mas os enredos não são mesmo do Eduardo Paes?! São propagandas de governo que já foram feitas em muitos enredos, e estão cansando jurados e o público. E se a Portela tiver como enredo as Olimpíadas de 2016, aí é que vai cansar mesmo o mesmo enredo de novo. Qual o problema de uma prefeitura usar uma escola como veículo de propaganda de uma cidade? Nenhum. Mas já pensou se os Sarney ficassem o resto da vida, patrocinando os enredos da Beija-Flor? Em 2012 "O poema encantando do Maranhão", em 2013 "Maranhão a musica maranhense", em 2014 "O Maranhão e o bumba meu boi". ... Seria o mesmo enredo, indicado pelas mesmas pessoas, só muda o foco . Os enredos do Eduardo Paes na Portela são isso, são enredo repetidos, que mudam só o foco. Isso esta cansando os jurados e o público que sabem que aquilo é a mesma propaganda de governo (de novo). O que ajuda a Portela a estar na disputa pelas melhores colocações é o bom carnavalesco Alexandre Louzada, e a nova e boa administração. Claro que a Portela tem mais views no You Tube que a Tijuca, a Portela tem muito mais torcida que a Tijuca, isso não define julgamento técnico de um desfile. O enredo do Salgueiro era mesmo melhor que o da Tijuca, mas o Salgueiro teve diversos erros técnicos que o Salgueiro já repete desde de desfiles anteriores.

  • Avatar
    01/12/2014 01:00:24GeanMembro SRZD desde 22/02/2016

    Torcedor sem senso crítico é uma mer-da!

  • Avatar
    01/12/2014 00:58:45GeanMembro SRZD desde 22/02/2016

    Ué Lídia você não disse que não responde pessoas sem a foto no avatar? E por que está me respondendo? Se toca que a conversa é entre mim e o Tedy, ninguém pediu sua opnião!

  • Avatar
    30/11/2014 22:44:20Lidia CaldasMembro SRZD desde 06/05/2014

    Juraaa??? A Portela merecia ganhar com aquele desfile da águia gritante e chata ?? Com aquele desfile que mais parecia um cortejo fúnebre kkkkkk ?? tá de brincadeira né ? A escola tava linda sim mas deixou a desejar no quesito harmonia kkkkk . E o Salgueiro,as alas estavam quase coladas uma nas outras , o que atrapalhou a sua evolução e fora as cores das fantasias que eram quase o mesmo tom de cor pastel. Não tinha quase variações de cores nas alas do Salgueiro . Agora reveja no youtube o desfile da Tijuca, com variações de cores , alas devidamente separadas , evolução ,conjunto e harmonia esses quesitos tudo ótimoooo ou seja Tijuca desfile técnico,suave e vibrante apesar de metade das alegorias serem pobres e apagadas , Tijuca ganhou no conjunto da obra e pelo homenageado.

  • Avatar
    30/11/2014 22:39:03GeanMembro SRZD desde 22/02/2016

    Tedy, não considero a Portela Campeã moral de 2014 por ser torcedor dela, a considero Campeã moral de 2014 porque foi a escola que mais mereceu ganhar e não ganhou. Não sou o tipo de torcedor como a Aghata que não tem senso crítico pra analisar a própria escola. E só pra você refletir que a Portela é a Campeã do povo... Vai no YouTube e preste atenção qual é o vídeo do Carnaval 2014 que tem mais audiência no canal Calefrancisco... Até no canal Fernando Jupiter(que acabou de postar os desfiles), o desfile da Portela é o vídeo com mais audiência. Ã?s vezes eu acho que você não tem visão própria. Quando passa o desfile fala uma coisa, depois da apuração fala outra... Me poupe né Tedy? E pare com essa de "Enredo do Eduardo Paes"! Por acaso está escrito no manual do julgador que o Enredo deve ser despontuado, por ser Enredo de influência de uma figura pública? Não! E parece que você não sabe como é julgado o quesito Enredo, até porque o quesito Enredo é julgado pela forma que é desenvolvido e apresentado na avenida. E discordarei de você de novo: Se considerarmos o Enredo que é a grande parte da história, o Salgueiro era o mais merecedor de 2014. Com todo respeito a Ayrton Senna.

  • Avatar
    30/11/2014 15:47:01GeanMembro SRZD desde 22/02/2016

    E graças a Deus que eu sou um dos poucos desse site que não tem atitudes hipócritas.

  • Avatar
    30/11/2014 15:44:14GeanMembro SRZD desde 22/02/2016

    Tá bom Tedy! Você com sua opnião eu com a minha... Só acho hipócrita da sua parte, a zona que você fez depois que passou o Carnaval, dizendo que o Salgueiro é quem merecia ganhar, disse que a Tijuca não mereceu e ganhou por causa do prestígio do Horta no Liesa, e agora aparece dizendo que a Tijuca merceu por que desfilou certinha. Ok! E lembre-se que Carnaval não é só plástica não tá brother! Além das Alegorias, a Tijuca deixou muito a desejar no Samba também.

  • Avatar
    30/11/2014 02:30:39DANIELMembro SRZD desde 21/07/2009

    Piada de mal gosto, KKKKKKKKKKKKK. Mal gosto é pensar que cangalhas são as fantasias das adversárias que disputarão o título palmo a palmo em 2015. Estão confundindo composição com excesso de informação, colorido com poluição e aceitação por "inveja". As fantasias das escolas que mencionei, estão muito criativas e ricas sim, além do mais, as referidas escolas são as que melhor criaram suas fantasias em concepção ao enredo. Mas, concordo com o GIL GUILHERME, quando o mesmo diz que fantasia não é tudo, certo de que, desfile de carnaval vai além de um belo conjunto de fantasias

  • Avatar
    30/11/2014 00:00:46Gil GuilhermeMembro SRZD desde 25/11/2014

    Galera o Carnaval se ganha ou se perde no somatório de quesitos e não em um só. Então mesmo cada um tendo sua escola de coração, sei q é difícil, mas façam um esforço pra quando comentarem, tentarem comentar com imparcialidade e isenção. No meu caso por explo ( sou Tijuca ) eu ao mesmo tempo q disse q repito q achei o conjunto de fantasias da Tijuca ou melhor ou entre os 2 melhores ( Tb gostei muito das fantasias da Imperatriz ), nem por isso eu vou chegar aqui e dizer q o samba da Tijuca está entre os melhores pq seria muito fanatismo e imparcialidade da minha parte pq tenho plena consciencia q o samba da Tijuca é de regular p fraco ( acho até q cresceu bastante na gravação oficial na voz do Tinga e por isso de pior de todos acho agora que ficou um pouquinho melhor do q o do Salgueiro e o da Ilha ). Agora existem outros 7 quesitos alem de samba e fantasias , então tudo pode acontecer, mas se formos levar só em conta esses 2 quesitos acho q a Imperatriz larga na frente nesse Carnaval. A única coisa q eu posso dizer sem medo de errar é q a campeã do Carnaval mais uma vez vai sair do desfile de segunda até pq na minha opinião as 4 maiores favoritas pro ano q vem, desfilarão na segunda ( Portela, Beija lLor, Imperatriz e Tijuca ). Não ficarei surpreso se pela primeira vez ( pelo menos q eu me lembre ) as 4 primeiras colocadas saiam do desfile de um mesmo dia.

  • Avatar
    29/11/2014 22:13:05TedyMembro SRZD desde 12/04/2012

    Dei uma olhadinha no site da Beija-Flor. Gostei da fantasia "Ervas", muito bonita, foi a que fantasia que mais gostei no conjunto, tem a quantidade certa de materiais. Gostei do tecido de cor pink brilhoso na fantasia "Pimenta do reino", mas o resto da fantasia, um excesso de materiais. As demais fantasias bonitas também, algumas um tanto de materiais mais do que se deveria. No geral: bom podendo melhorar.

  • Avatar
    29/11/2014 21:02:57TedyMembro SRZD desde 12/04/2012

    Gean, eu não fico aqui puxando sardinha dessa ou aquela escola, as fantasias da Tijuca era as melhores sim, e a Tijuca no Carnaval desse ano (2014) entrou fez seu desfile certinho, e por isso ganhou. As baianas da Tijuca era bonitas e criativas, elas eram pilotos de Fórmula 1, muito bem costurada a fantasia. A Tijuca em 2014 foi a melhor em fantasias. O que a Tijuca em 2014 estava feia eram nas alegorias, nisso ela teve um nível tão baixo digno de disputar quase com a Vila Isabel de quem tinha as alegorias mais pobres. ... As fantasias da Imperatriz não eram as melhores não, excesso de bolas nas fantasias o que tornou as alas repetitivas, e excesso de borracha ou era e.v.a, as fantasias estavam com formas e cores repetitivas, e esse foi um dos motivos porque desfile da Imperatriz em 2014 do meio para o fim se tornou monótono e chato, além de com respeito ao Zico, mas o enredo era insosso e não rendeu. As fantasias da Portela eram bonitas, mas as do Salgueiro e Tijuca eram um pouco melhores.

  • Avatar
    29/11/2014 16:50:44Lidia CaldasMembro SRZD desde 06/05/2014

    Que piada de mau gosto Daniel kkkkkk em dizer que os melhores conjuntos de fantasias são os da beija, ilha e Mocidade (risos..) . ILHa ,São Clemente e Salgueiro até agora , são os piores conjuntos ,os da Mocidade razoável , os melhores conjuntos são os da 1ª IMperatriz , 2ºTijuca e 3º Viradouro .Os conjuntos da Beija Flor e Portela podem até ter luxo mas são poluídas demais , excesso de plumas outras com excesso de treco , cangalhas e algumas fantasias que não condiz com o enrendo e nem com o nome ALAS .

  • Avatar
    28/11/2014 23:33:44DANIELMembro SRZD desde 21/07/2009

    Muitos estão opinando sobre fantasias, viram as fantasias da Beija nos manequins de cera e ficaram criticando. Agora que a escola postou fotos com as fantasias vestidas em pessoas tem gente que fica caladinho. Alguns chegaram a dizer que as fantasias estavam poluídas e que não diziam nada; puro despeito!_ Os melhores conjuntos de fantasia até o momento, são o da Beija e o da mocidade, a Ilha também teve coragem, e a Tijuca virá como veio no ano em que o Barros saiu de lá pela primeira vez.

  • Avatar
    28/11/2014 19:22:37GeanMembro SRZD desde 22/02/2016

    Tedy, juro que não entendo alguns comentários seus... Um cara crítico como tu, dizer que as Fantasias da Tijuca em 2014 eram as melhores? Ah, tá de brincadeira! Se fizéssemos uma classificação das melhores Fantasias de 2014(No Carnaval Carioca), a Tijuca ficava em 7º ou 8º. O 1º lugar seria Imperatriz ou Portela. Me poupe cara, essa sua opnião. As Baianas da Tijuca eram pobres de dá dó. A Fantasia do peixe-agulhão era criativa, mas olhe o material da Fantasia: Ã? duvidoso! E Lídia, adoro ver torcedores que não tem senso crítico pra analisar a própria escola. Você e Aghata são "os exemplos".

  • Avatar
    27/11/2014 21:44:53Fabiano SouzaMembro SRZD desde 03/11/2012

    Boa noite amigos, novamente continuam algumas pessoas quase que afirmando que a minha e de muitos outros torcedores, da Viradouro, que ela será uma das que poderá ser rebaixada. Bem respeito todo tipo de opinião, pois carnaval também é democracia, mas à LIESA não será boba em cometer os mesmos erros do passado e presente, em que à escola que desfila primeiro será automaticamente rebaixada, se fosse desta forma nem precisaria haver rebaixamento,Império não permaneceu porque teve erros, e bastam ler os comentários dos jurados. Não foi a toa que mudaram os jurados e otro horário. Uma coisa é certa, vocês verão como estará à Viradouro em 2015, ela caiu por um grave erro, todos sabemos os motivos, mas é errando que se aprende. Que vença a melhor, mas não estamos entrando na briga apenas para permanecermos e sim desfilar entre as campeãs. Fiquem com Deus!

Comentar