SRZD


02/12/2014 09h17

Hinos de 2015 contagiam Cidade do Samba
Joice Hurtado*

A noite que marcou o lançamento ofical do CD dos sambas-enredo do Grupo Especial coloriu a Cidade do Samba nos tons das agremiações que compõem o grupo. Representantes das 12 escolas que integram a elite do Carnaval carioca, marcaram presença para selar oficialmente o início da venda dos discos que terão a trilha sonora da folia em 2015.

Cris Vianna, atriz. Foto: Henrique Mattos

A presença de celebridades como a cantora Claudia Leitte, além das atrizes Cris Vianna e Viviane Araújo, rainhas da Imperatriz e do Salgueiro respectivamente, movimentou o evento marcado pelos bambas do samba. Apresentada por Jorge Perlingeiro, a festa foi comandada pela bateria de mestre Casagrande, da Unidos da Tijuca, atual campeã e anfitriã do evento, como já é costume. Organizada pela Liga Independente das Escolas de Samba, entidade presidida por Jorge Castanheira, a apresentação dos sambas começou por volta das 22h, com breve pronunciamento do presidente, que agradeceu a presença da imprensa e convidados das escolas de samba.

Apresentação da Viradouro. Fotos: Henrique Mattos

Primeira escola a subir no palco para sua apresentação, a Unidos do Viradouro, que em 2015 retorna ao grupo abrindo os desfiles de domingo, levou o samba que ilustrará o enredo desenvolvido pelo carnavalesco João Vítor Araújo e que contará a trajetória do negro no Brasil, ao palco principal por onde passaram as musas, o primeiro casal, Alessandra Chagas e Marlon Flores e o gingado da rainha Raíssa Machado, que está prestes a dar luz à sua primeira filha. Mostrando gingado, graça e samba no pé, a futura mamãe provou que estará firme à frente da Furacão Vermelho e Branco em fevereiro.

Apresentação São Clemente. Fotos: Henrique Mattos

Em seguida, a irreverente São Clemente, que terá Fernando Pamplona sendo homenageado em Carnaval assinado por Rosa Magalhães, teve seu hino cantado por Igor Sorriso. Fabrício e Denadir reinaram no palco de apresentações evoluindo e cantando muito o samba-enredo, acompanhados pelo coro de convidados da escola que teve Luis Eduardo Mostoff como um dos ilustres torcedores.

Apresentação Vila Isabel. Foto: Henrique Mattos

Terceira escola a se apresentar, a Vila Isabel, décima colocada no desfile de 2014, levou a leveza do samba-enredo interpretado por Gilsinho para o público. Com a presença do primeiro casal, Diego Machado e Natália Pereira, a azul e branco fez uma apresentação elegante. A rainha da Swingueira, Sabrina Sato, que esteve presente no último ensaio da escola, não esteve na festa por conta de compromissos profissionais.

 Apresentação Mocidade. Fotos: Henrique Mattos

Nona colocada no Carnaval 2014 e querendo galgar posições rumo ao campeonato, a Mocidade Independente de Padre Miguel levou seu hino ao palco tendo a voz de Bruno Ribas como guia para responder a pergunta "O que você faria se lhe faltasse apenas um dia?". Com bandeirões que representavam a torcida dos Independentes, a verde e branco levou a rainha Claudia Leitte ao palco para representar, ao lado do primieiro casal, Diogo Jesus e Lucinha Nobre, as cores de Padre Miguel. Claudia esbanjou simpatia e mostrou que o reinado a está deixando feliz. Entrosada com o casal e orientada por Andrezinho, que comandou os ritmistas na passagem do samba, a baiana se divertiu.

Apresentação Mangueira. Fotos: Henrique Mattos

Dando sequência às apresentações, a Mangueira levou o peso de sua história para o palco. Alcione, uma das mulheres homenageadas do enredo da verde e rosa, cantou os primeiros versos do samba e deu passagem para Luizito contagiar o público com a emoção da batida que é marca da escola. O primeiro casal Raphael Rodrigues e Squel que, assim como Fabrício Pires e Denadir da São Clemente, desceu do palco para evoluir especialmente para o presidente da Liesa, Jorge Castanheira e alguns dos representantes da Prefeitura e Liesa que se encontravam perto do tablado de apresentações. O destaque da verde e rosa ficou por conta do gingado da rainha Evelyn Bastos que, mais uma vez, mostrou que samba no pé faz a diferença no Carnaval. A rainha da "Tem que Repseitar meu Tamborim" deu show de graça, samba e elegância, contagiando os sambistas que prestigiaram o evento.

Claudinho e Selminha. Foto: Henrique Mattos

Sétima colocada no desfile de 2014, a Beija-Flor invadiu literalmente a Cidade do Samba. Como em uma passeata de sambistas, o espaço localizado em frente ao palco destinado às torcidas e imprensa no momento de cada apresentação, foi tomado pela comunidade de Nilópolis que entrou cantando em um coro arrepiante, o refrão do hino que exaltará a Guiné Equatorial na Sapucaí. Do palco, Laíla coordenou a apresentação de Neguinho da Beija-Flor e do primeiro casal formado por Claudinho e Selminha Sorriso. Emocionada com o canto dos convidados da escola, Selminha foi às lágrimas durante a passagem do samba. Além dos titulares do pavilhão, a Beija-Flor levou também seus demais casais de mestre-sala e porta-bandeira e contou com a beleza e samba no pé de Raíssa, rainha de bateria da escola.

Apresentação Grande Rio. Fotos: Henrique Mattos

Levando a ginga e o jeito malandro de Caxias para a Cidade do Samba, a Grande Rio fez uma apresentação alegre do samba que ilustrará o enredo do carnavalesco Fábio Ricardo, o qual levará a magia das cartas para a avenida. Com a presença do primeiro casal Verônica e Daniel e dos mais jovens compositores de 2015, Emerson Dias e mestre Thiago Diogo deram uma prévia do que pensam para o desfile de 2015. Ousados, alegres e "moleques", os tricolores mostraram que a escola quer fazer o samba acontecer na Passarela do Samba.

Apresentação Imperatriz. Fotos: Henrique Mattos

Eleito um dos melhores hinos de 2015, o samba-enredo da Imperatriz levou a poesia e melodia da voz de Nêgo ao palco. O grito de liberdade de Mandela e dos gresilenses foi cantado a plenos pulmões pelos integrantes da escola que coroou sua apresentação com a dança do primeiro casal Phelipe Lemos e Rafaela Teodoro, além da presença da elegante rainha de bateria da escola Cris Vianna. Com o samba na ponta da línga e do pé, a rainha da Swing da Leopoldina mostrou que está integrada com seus ritmistas.

Apresentação Ilha. Fotos: Henrique Mattos

Levando alegria  e muito humor característicos nos seus desfiles, Ito Melodia e os integrantes da União da Ilha fizeram uma apresentação cheia de energia. Um dos sambas mais criticados deste ano, o hino da tricolor tem tudo para transformar a Avenida em uma passarela de felicidade. Movidos pela paixão pela escola, os convidados cantaram a plenos pulmões os versos da composição da escola, que levou ao palco seu primeiro casal e a rainha de bateria Bruna Bruno, uma das mais antigas beldades à frente da mesma bateria de escola de samba.

Apresentação Portela. Fotos: Henrique Mattos

Terceira colocada em 2014 e com um dos sambas aclamados como favorito aos prêmios da crítica especializada, a Portela levou um mar de integrantes para sua apresentação. Movidos pela garra e paixão que tomaram conta da escola com a nova gestão, os portelenses contagiaram o público ao entoarem os versos da composição que tem Noca da Portela como um dos compositores. Monarco, acompanhado de Serginho Procópio, comandou o coro de integrantes da escola que fizeram a festa na Cidade do Samba. A energia e vibração do primeiro casal formado por Daniele Nascimento e Alex Marcelino que evoluiu na pista, fechou a apresentação da escola com chave de ouro.

Apresentação Salgueiro. Fotos: Henrique Mattos

Vice-campeã do Carnaval, a Academia do Samba cantou os sabores e saberes da Sapucaí junto a seus principais integrantes. O samba, que vem crescendo nos nesaios técnicos da escola, foi defendido com garra pelo primeiro casal, Sidcley e Marcela Alves e pela rainha de bateria Viviane Araújo. Demonstrando a alegria e a garra de sempre, a presidente do Salgueiro, Regina Celi, comandou o canto dos convidados da vermelho e branco. Xande de Pilares reforçou o microfone comandado pelos intérpretes oficiais da escola Leonardo Bessa e Serginho do Porto.

Apresentação Unidos da Tijuca. Fotos: Henrique Mattos

Encerrando a festa, a atual campeã do Carnaval, Unidos da Tijuca, apresentou seu hino para 2015, levando ao palco seus principais segmentos. Juliana Alves, rainha de bateria da escola, brilhou mostrando samba no pé e elegância, além de cantar o samba do início ao fim. Tinga, voz oficial da agremiação, comandou a apresentação que foi abrilhantada pelo primeiro casal Julinho e Rute Alves. Um pout-pourri de sambas da agremiação encerrou a festa.

Na avaliação de Jorge Castanheira, presidente da Liesa, a festa de lançamento do CD é um marco importante para o Carnavla e para os amantes do samba.

"Todos esperam este momento e o sambista tem no CD, a confirmação de que o Carnaval está próximo. Todos têm um favorito, dão suas opiniões e isto é muito válido e importante, mas vale lembrar, que Carnaval se ganha é na Avenida", disse Castanheira.

No próximo dia 20 de dezembro, a Marquês de Sapucaí dará espaço para os ensaios técnicos das escolas de samba da Série A e do Grupo Especial. Antes disto porém, uma nova festa, a de lançamento do CD da Série A, promoverá mais um encontro entre os sambistas do Carnaval carioca. O evento acontecerá no Terreirão do Samba e a entrada será 1kg de alimento não perecível.

 *Ana Paula Catrib e Angélica Zago, colaboradoras SRZD

 



Comentários
  • Avatar
    03/12/2014 16:59:08RICARDINHO DA PORTELAMembro SRZD desde 28/02/2013

    A PORTELA FOI OVACIONADA NA CIDADE DO SAMBA .PARABÃ?NS PORTELA. QUE SHOW!TA PROMETENDO UM BELÍSSIMO CARNAVAL.QUE SAMBÃ?O, NOSSA DE ARREPIAR !

  • Avatar
    02/12/2014 23:19:58DANIELMembro SRZD desde 21/07/2009

    Foi apenas uma mostra do que pode acontecer na Sapucaí. Não tenho dúvida que os melhores sambas para 2015 são os da Beija e da Portela, não que alguns sambas sejam desqualificados, mas na comparação e diante das propostas, a Beija e a Portela superam as demais. De pés no chão, a deusa da passarela tem mostrado garra e principalmente, tem mostrado que desta vez acertou.

  • Avatar
    02/12/2014 23:10:29João SilvaMembro SRZD desde 18/08/2010

    Até no coelhinho da Páscoa também kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkk e mais kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk em tia Anastácia bem mais kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkk!

  • Avatar
    02/12/2014 22:14:42RogérioMembro SRZD desde 26/05/2009

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Avatar
    02/12/2014 17:28:25Leandro B.Membro SRZD desde 07/05/2009

    kkkkkkkkkkkkkk

  • Avatar
    02/12/2014 17:14:42João SilvaMembro SRZD desde 18/08/2010

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk eu também acredito em papai Noel!!!

  • Avatar
    02/12/2014 15:46:04RogérioMembro SRZD desde 26/05/2009

    Se a Beija-flor levar mais um título em 2015 será por seu trabalho árduo sua comunidade e o belo trabalho de um barracão que já esta sendo o centro das atenções na cidade e também por ter um dos hinos mais bonitos para 2015, Seu Anísio é forte na LIESA, mas porque ama o carnaval e respeita a gente que o faz, nós nunca precisamos de força politica ou compra te títulos pra vencer o desfile das escolas de samba, sempre trabalhamos muito para isso, esse ano se a escola ficou fora das campeãs é porque erramos em várias coisas principalmente na escolha do enredo.

  • Avatar
    02/12/2014 12:28:29Almir Da Silva LimaMembro SRZD desde 21/11/2014

    Faço autocrítica pela reaparição depois de longa ausência por adoecimento do empresário zootécnico Aniz Abrahão David o `Anísio´ na festa de lançamento do CD de sambas-enredo 2015 da LIESA nesta 2ª feira, 01/12/2014. Patrono da Beija Flor, ele foi presidente da LIESA de 1985 a 1987. Com a criação do Conselho `Superior´ (CS) em 2007 exatamente para isso, juntamente com outros dois ex-presidente da LIESA, Ailton Guimarães Jorge o Capitão Guimarães e Luiz Pacheco Drumond o `Luizinho´, o `Anísio´ passou a ser um dos três capos dominantes no órgão. Porém, devido sua idade avançada, adoecimento e ausências no CS da LIESA ele era substituído pelo presidente do Conselho Fiscal & da Unidos da Tijuca, Fernando Horta, significando perda de força, poder e títulos da Beija Flor, acarretando no seguinte de 2003 para cá. Em 2014 a Beija Flor ficou ineditamente três anos consecutivos sem vencer inclusive fora do desfile das campeãs. Há alguns anos afirmo, o Carnaval 2015 será uma espécie de preliminar da eleição na LIESA em meados do ano, porque a razão da criação do CS da LIESA é indicar para os julgadores a campeã e a rebaixada. Como o presidente-executivo fantoche da LIESA, Jorge Castanheira, se desgastou quase renunciando quando reconheceu pela imprensa ter ocorrido discrepâncias nas notas dos julgadores no Carnaval 2014. Isto levou a plenária da LIESA a obrigá-lo a mudar 24 deles e pôr fim ao quesito Conjunto. O que leva à previsão de um duelo de força & poder entre a imerecida campeã Unidos da Tijuca de Fernando Horta e a Beija Flor de `Anísio´. Uma destas junto com o Salgueiro e a Portela disputarão o título. Afinal, historicamente três agremiações o disputam. Saudações carnavalescas, Almir de Macaé.

Comentar